quinta-feira, 26 de junho de 2025

Feira Medieval de Silves: NOVO REGULAMENTO EM VIGOR


Com o objetivo de engrandecer ainda mais o êxito da Feira Medieval de Silves, já a contar da próxima edição que irá realizar-se entre 8 e 16 de Agosto de 2025, fomentando a participação das associações e coletividades sedeadas no concelho de Silves, bem como dos artesãos, mercadores e pequenos produtores, o Município de Silves elaborou um novo regulamento para o certame, que contempla como principais novidades:
  • A isenção do pagamento de taxa de participação no evento, para os expositores que participem com a tipologia de artesãos e produtores locais - que são aqueles que promovem a venda de produtos artesanais, tradicionais e/ou de criação ou produção própria ou de forma artesanal, e que são legalmente reconhecidos como tal - ou de mesteirais - que são aqueles cujo mester, pelos materiais, formas e funções empregues, recriam mais fielmente o espírito da época medieval.
  • A isenção do pagamento de taxa de participação na Feira Medieval de Silves, para os pequenos agricultores que pretendam participar no evento para expor e vender produtos agrícolas e animais da sua própria criação ou produção, quando, no interior do recinto da Feira Medieval de Silves, seja implementada uma área especificamente destinada à recriação de uma praça de mercado medieval.
  • A isenção do pagamento de taxa de participação na Feira Medieval de Silves, para as associações e coletividades sediadas no concelho de Silves, que participem na Feira Medieval de Silves, mediante a exploração de espaços nas praças de alimentação do evento, quando integrem pessoas no cortejo medieval, vestidas com trajes medievais cedidos pela organização da Feira Medieval de Silves.
  • A redução de 50% no valor da taxa de participação das associações e coletividades sediadas no concelho de Silves, que participem na Feira Medieval de Silves, mediante a exploração de espaços nas praças de alimentação do evento.
A revisão em baixa da taxa de participação dos expositores que explorem espaços em determinadas praças de alimentação da Feira Medieval de Silves, de modo a garantir a uniformização e coerência dos valores das taxas aplicadas nas várias praças de alimentação existentes no recinto do evento.

São igualmente instituídas uma série de regras e procedimentos gizados para garantir a recriação histórica fidedigna de um conjunto de vivências próprias da época que se pretende retratar em cada edição do certame, e, simultaneamente, regular todo um conjunto de aspetos considerados como basilares para suportar o constante crescimento sustentável e o sucesso da Feira Medieval de Silves.

Aprovado pela Câmara Municipal de Silves, na reunião realizada no dia 5 de maio, e pela Assembleia Municipal de Silves, na reunião de 29 de maio, o novo regulamento da Feira Medieval de Silves já está em vigor, podendo ser consultado em: https://www.cm-silves.pt/pt/31930/regulamento-da-feira-medieval-de-silves.aspx

1 JULHO | 13H | ENCONTRO REGIONAL CENTRO-SUL: 11ª EDIÇÃO APPS FOR GOOD

 Entrega Prémios com presença da Direção-Geral da Educação
 
A 11º Edição do programa Apps for Good -  um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações que realcem o potencial da tecnologia na transformação das suas comunidades – realiza no próximo, dia 1 de julho, a partir das 13h00, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Encontro Regional Centro-Sul.
 
A concurso estão 53 projetos de jovens alunos de escolas de ensino básico e secundário da região centro e sul que entrarão em competição com soluções tecnológicas para resolver desafios reais na área de educação, saúde, indústria, inovação e infraestruturas, produção e consumo sustentáveis¸ erradicação da pobreza, dignificação do trabalho e crescimento económico, entre outros.
 
O programa Apps for Good, que está na sua 11ª edição, é um programa educativo tecnológico inovador que desafia alunos do 5º ao 12º ano, e professores - de escolas públicas e privadas – para, em equipa, e durante um ano letivo, experienciem o ciclo de desenvolvimento de um produto e criarem aplicações para smartphone ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Nestes 11 anos de existência, o programa já envolveu mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e mais de 700 escolas que idealizaram milhares de soluções tecnológicas.
 
O evento conta com as seguintes presenças confirmadas que farão a entrega dos prémios:

Maria Cortez Lucas | Direção-Geral da Educação
Direção do ISCTE
Luísa Bernardes | Portugal Inovação Social
Rafael Rodrigues | Synopsys
Ana Almeida | Microsoft
Daniela Carreira | REN
Afonso Machado Arnaldo | Deloitte
João Baracho | Diretor Executivo do CDI Portugal
 
Esta iniciativa, organizada pelo CDI Portugal apresenta a seguinte agenda:
 
13h00: Check-In
14h00: Momento Marketplace com Júri: exposição das equipas finalistas e primeiro contacto com o júri.
15h00: Intervalo
15h30: Momento Pitch: apresentação das soluções tecnológicas perante os elementos do júri;
17h00: Momento Marketplace com Público: exposição das equipas finalistas ao público.
17h45: Intervalo
18h00: Entrega de prémios às equipas finalistas

Horário de Verão: de 1 junho a 31 de agosto, a agência às sextas-feiras encerra às 14h. | Summer time: from 1 June to 31 August, the agency closes at 2pm on Fridays.
 
Mafalda Gomes
Account Director

 

Marinha Grande | CÂMARA INICIA FASE 3 DA OBRA DE SANEAMENTO NAS TRUTAS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande deu início à Fase 3 da empreitada da rede de saneamento doméstico das Trutas, um investimento no valor de 146.548,46 euros, que visa dar continuidade à expansão da rede de saneamento “em baixa” no concelho.

Esta intervenção tem como objetivo aumentar a cobertura da rede pública de saneamento, em articulação com o sistema “em alta”, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população e da sustentabilidade ambiental.
A obra inclui a construção de 1.140 metros de rede de saneamento e 48 ramais domiciliários, beneficiando diretamente 1.611 habitantes.

Para além da instalação da nova infraestrutura, está também prevista a repavimentação das faixas de rodagem nas zonas intervencionadas, garantindo a requalificação dos arruamentos e a segurança da circulação rodoviária.
📍 A Fase 3 da obra abrange as seguintes ruas:
Rua da Beira Baixa
Canto do Zé Neto
Rua do Algarve
Rua de Alvaiázere
Rua da Estremadura
Travessa da Estremadura
Rua do Alto Alentejo
Rua do Baixo Alentejo
Rua do Alto Douro
Rua do Vale da Ribeira
Rua da Olaria
Rua 52.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Porto de Mós | 1.º Concurso e Feira de Doces e Sabores, apresentação de participantes e patrocinadores

 Porto de Mós deu a conhecer, no dia 24 de junho, os participantes e patrocinadores do 1.º Concurso e Feira de Doces e Sabores de Porto de Mós, numa sessão que teve lugar nas vésperas das tradicionais Festas de São Pedro.

A cerimónia marcou o arranque oficial desta nova iniciativa do Município, que se realizará entre 28 de junho e 6 de julho de 2025, no recinto das festas, e que pretende celebrar, valorizar e promover a riqueza da doçaria tradicional do concelho.

 

Durante a sessão, foram apresentadas as linhas orientadoras do concurso, que se desenrola em duas modalidades – Doces em Pastel e Doces à Fatia – com categorias distintas para particulares e empresas. Cada proposta terá obrigatoriamente de incluir azeite e dois ingredientes típicos da região, como maçã, mel, queijo ou ervas aromáticas, entre outros. O Município, com o apoio dos patrocinadores, disponibilizou aos concorrentes um cabaz com os produtos necessários à confeção dos doces.

O júri, composto por cinco elementos de reconhecido mérito na área, avaliará de forma anónima os doces a concurso, tendo em conta critérios como sabor, apresentação, criatividade e utilização de produtos locais. Serão atribuídos prémios monetários, troféus e diplomas aos três melhores classificados de cada categoria e modalidade.

 

Durante o evento, foi também apresentado o Concurso Nacional de Cake Design – CakeMós, que se estreia em simultâneo com o certame e promete trazer inovação, talento e criatividade ao recinto das festas, através da arte da pastelaria decorativa.

 

A sessão de dia 24 serviu ainda para destacar o papel essencial dos patrocinadores locais, que contribuíram generosamente com a oferta de ingredientes para os concorrentes, desde azeite, queijo, ovos e fruta, até farinha, mel, cerâmica para empratamento e os troféus para os vencedores do concurso. Empresas e entidades como foram, assim, apresentadas uma a uma, recebendo uma lembrança simbólica do Município.

 

Foram igualmente apresentados os participantes desta primeira edição, oriundos de diferentes freguesias e com propostas que prometem dar nova vida aos sabores do concelho. Cada um recebeu simbolicamente a sua cesta de ingredientes, marcando o início do desafio que culminará com a entrega e prova dos doces no decorrer da Feira.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, a Cake Designer portomosense Ana Crachat – mentora do projeto –, e o Vice-presidente e Vereador da Cultura, Eduardo Amaral, intervieram na sessão, destacando a relevância desta aposta na promoção da identidade gastronómica local, na valorização dos saberes tradicionais e na dinamização do território.

 

Este evento marca uma nova etapa na promoção dos produtos locais e posiciona Porto de Mós como um destino de excelência para os amantes da doçaria tradicional e da inovação culinária.

 

Participantes

 

· Açúcar em Flor - Açúcar em Flor Atelier de Bolos Decorados e Doçaria - Emiliana de Sousa Pereira Lira

·  CASSAC - Centro de Apoio Social Serra D' Aire e Candeeiros

· Pastelaria Timóteo

· Compotas & Companhia - Maria Armanda Domingues Sereno

· MI-CAKE - Minalva Varatojo Carreira

· Requinte dos Amigos

· Bolos da Bela - Anabela Pragosa Matos

· Pasteis de Mós - Pastelaria Portomosense

·Preciosa CAKEDESIGNER - Maria Preciosa Rodrigues dos Santos

· Doces do Monte - Cidalina Maria Santos Nunes

· Quente O Biscoito

· Carla Doceletta - Carla Isabel Viana Cardoso

· Chousa da Estrada - Clara Gomes e Guilherme Amado


Patrocinadores:


·AGRO FERREIRA & VALENTE, LDA: No coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros uma tradição, passada de geração em geração, produz um queijo tão intemporal como as paisagens agrestes e milenares do Maciço Central Estremenho. OS QUEIJINHOS DOS CANDEEIROS são uma das muitas tradições originárias destes vales encantados onde a tranquilidade, o ar puro das serras e a água cristalina das suas nascentes convidam o visitante a voltar uma vez mais. A AGRO FERREIRA & VALENTE tem uma preocupação acrescida para ter leite de excelente qualidade, exclusivamente de sua produção, com parâmetros e limites mais rigorosos que a legislação Portuguesa e Comunitária. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta 13 pacotes de meia dúzia de queijos secos.

 

·AZEITE MORGADO - Numa pequena localidade chamada Telhados Grandes, em plena Serra D’Aire e Candeeiros, um lugar onde a história se ouvia ao som de galgas perdidas no tempo e o cheiro genuíno da Serra, traduziam-se num único sabor, que ainda hoje permanece a elevar a tradição e a memória desta família. Com uma história de 200 anos e 3 gerações encontramos o Lagar Morgado, com um passado rudimentar que se desenvolveu com equipamentos tradicionais e esforço humano. Não perdendo o sabor tradicional, hoje com equipamentos modernos, entra num processo contínuo até ao produto final, garantindo o melhor azeite. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 garrafas de azeite.

 

·CASA FÉTEIRA - SOC. AGRÍCOLA LDA - Criada há quase 20 anos, esta empresa familiar da freguesia de Pedreiras, quis manter e preservar o património agrícola e cultural herdado, designadamente a Quinta, o Olival e sobretudo o Lagar de Azeite que em 1912 iniciou a sua atividade. A sustentabilidade ambiental também faz parte do seu desiderato, por isso, quer o Olival quer o Lagar de Azeite possuem já toda a Certificação BIOLÓGICA adequada. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 garrafas de azeite.

 

·CUSTÓDIO & FILHOS-COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES LDA: fundada em 2006 para além de vender ovos, vende também outros produtos alimentares direcionados, principalmente, à área da Pastelaria e canal HORECA. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 2,5 dúzias de ovos da classe AL, para cada concorrente.

 

·FRUTAS AMADO LDA: existe desde novembro de 1992 e é uma empresa familiar vocacionada para o comércio e distribuição de hortofrutícolas. Tem implementada uma rede de distribuição que permite entregas em qualquer dia da semana. Comercializa produtos de várias origens, mas privilegia produtos de origem nacional dando sempre prioridade à qualidade. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 abóboras.

 

·INGREDIENTE MOURISCO: uma jovem empresa localizada em Alvados, que tem como objetivo dar a conhecer o segredo mais bem guardado do vale encantado. A produção de azeites monovarietais de rara qualidade, até agora apenas conhecida pelas famílias e amigos de Alvados é agora preservada e valorizada, salvaguardando o pequeno olival tradicional. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 garrafas de azeite.

 

·LUSOFRUTA-COOPERATIVA AGRÍCOLA DO CONCELHO DE PORTO DE MÓS: Fundada em novembro de 1965, criada com o intuito de rececionar, selecionar, embalar, conservar e comercializar os produtos produzidos pelos seus associados, esta Cooperativa tem como principal atividade a produção de Maçã e Pêra Rocha, estando a totalidade da zona de produção abrangida pela Maçã de Alcobaça IGP (Indicação Geográfica Protegida) e de Pêra Rocha do Oeste DOP (Denominação de Origem Protegida), sendo uma Organização de Produtores pioneira e com larga tradição o que traduz a importância agrícola desta zona do país. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta 13 sacos de 15kg de maçãs.

 

·MOAGEM PAULO E PAULO: No ano de 1963, Manuel Paulo Morgado, perante a necessidade, decidiu criar uma moagem. Assim nasceu a Moagem Paulo & Paulo, cuja produção inicial, não era através de eletricidade, mas sim com motores a gasóleo. De facto, apesar de o negócio passar para a seguinte geração, a filosofia de produção manteve-se fiel às raízes. Mais tarde, Fernando Paulo herdou a moagem, e, atualmente está nas mãos dos seus filhos, Pedro e António. Desde que o grão chega, até à sua limpeza e lavagem, a sustentabilidade aliada ao respeito pela tradição é um compromisso primário. Tanto a farinha de trigo como a de milho, decorridos 62 anos, continua a ser feita em mós de pedra, com apenas algumas intervenções elétricas. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 saquetas de 5kg farinha de trigo-tipo 65 + 13 saquetas 2kg de farinha de milho- tipo 175.

 

·NARCICARLOS COMERCIO PROD. ALIMENTARES LDA: A Narcicarlos é uma empresa familiar, que atua em várias áreas, incluindo a venda de mercearia, materiais de construção, eletrodomésticos, artigos para o lar. Com lojas localizadas no centro da Mendiga, oferece soluções práticas e acessíveis tanto para a casa como para o dia-a-dia. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 pacotes 1kg açúcar + 13 pacotes 1kg farinha.

 

·VERTIGEM ASSOCIAÇÃO PROMOÇÃO PATRIMÓNIO: é uma Associação sem fins lucrativos, independente, privada, criada em Abril de 1997, que tem como missão a promoção da conservação da natureza e da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. Da sua atividade surgiu a criação do Centro de Interpretação da Abelha e do Mel, um espaço interpretativo dedicado ao “mundo das abelhas” com destaque para a atividade apícola no território do Parque Natural, com valências educativas e técnicas, na promoção da biodiversidade, da educação ambiental e do meio rural. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta 13 frascos de 250g de mel multifloral de marca registada M de Mós.

 

·VITAFRUTAS - FRUTARIA DE PORTO DE MÓS: Somos a Isabel e o Tomás, a dupla por trás da VITAFRUTAS. O Tomás é um homem muito versátil - desde eletricista, pintor, carpinteiro... mas, a formação dele é de cozinha. Embora não seja a sua maior paixão, coloca em prática tudo o que aprendeu para fazer preparados de refeições na loja. A Isabel é a força administrativa por trás da Vitafrutas. Gosta de números e, por isso, está encarregue da parte da faturação, encomendas e gestão de stocks. Com um toque sentimental, os dois garantem que a loja transborde sempre cuidado, organização e boa disposição. A Vitafrutas é mais do que uma loja. É um pedacinho da nossa paixão pela qualidade e alegria de viver. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de 13 sacos de 350gr de nozes.

 

· Martins Belo CERAMICS, Lda: é uma empresa de artesanato cerâmico, fundada em 2016, sediada em Pedreiras, com forte componente artística e envolvimento comunitário, tendo crescido de forma consistente e conquistado reconhecimento local e nacional. A produção é totalmente artesanal e principalmente focada na pintura manual. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta de pratos de empratamento.

 

·MÓS PORTUGAL: fundada em 1986 e situada em Porto de Mós, a Deartis desenvolve coleções em cerâmica de alta qualidade para os quatro cantos do mundo trabalhando com as maiores cadeiras de retalhistas. Produz artigos de mesa, forno utilitários, decorativos, acessórios de casa de banho e candlepots acompanhando sempre as novas tendências. Patrocina a Feira de Doces e Sabores com a oferta dos troféus.


*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | PROJETO “PASSO SOLIDÁRIO” MOBILIZA COMUNIDADE PARA RECOLHA DE CALÇADO

A Câmara Municipal da Marinha Grande, em articulação com os Agrupamentos de Escolas Nascente e Poente da Marinha Grande, promoveu, durante o mês de junho, o projeto “Passo Solidário”, uma iniciativa de carácter solidário e educativo, que visou a recolha de calçado para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica no concelho.
O projeto decorreu até ao dia 14 de junho, envolvendo ativamente as comunidades escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos dois agrupamentos do concelho. Durante este período, foi realizado um apelo à solidariedade das crianças, famílias, docentes, assistentes operacionais e restante comunidade educativa, no sentido da doação de pares de calçado em bom estado, de vários tamanhos e tipologias, adequados a crianças, jovens e adultos.

A resposta superou as expectativas iniciais, tendo-se verificado uma participação expressiva por parte da comunidade, que ofereceu cerca de 300 pares de sapatos, o que demonstra o espírito solidário e a sensibilidade dos alunos e respetivas famílias para com causas sociais e humanitárias. A iniciativa visou não apenas a recolha de bens materiais, mas também a promoção de valores fundamentais como a empatia, a responsabilidade social, a cidadania ativa e a entreajuda.

Todo o calçado recolhido no âmbito deste projeto será entregue à Conferência de São Vicente de Paulo da Marinha Grande, uma organização com vasta experiência e atuação no apoio direto a pessoas e famílias carenciadas do concelho. Esta instituição procederá à triagem e distribuição dos donativos, garantindo que os mesmos chegam às pessoas e situações onde se fazem sentir maiores carências.

A dinamização do projeto “Passo Solidário” teve o forte envolvimento de Neusa Costa, finalista da licenciatura de Desporto e Bem-Estar, do Politécnico de Leiria, que realizou o seu estágio na Divisão de Desporto Juventude e Associativismo da autarquia.

A Câmara Municipal da Marinha Grande agradece, com profundo reconhecimento, o envolvimento e generosidade de todos os que contribuíram para o sucesso desta ação: alunos, encarregados de educação, professores, assistentes e coordenadores escolares, assim como os técnicos envolvidos na logística do projeto.

Acreditamos que cada passo solidário é um passo rumo a uma comunidade mais justa, coesa e fraterna.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

"ANIMAÇÃO DE VERÃO" ANIMA AS NOITES DE VERÃO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 A rúbrica "Animação de Verão" regressa em julho e agosto à Fortaleza de Armação de Pêra para animar as noites quentes de verão com boa música.
Os concertos têm início marcado para o próximo dia 5 de julho e decorrem até 23 de agosto, sempre pelas 22h, prometendo serões descontraídos, com muita diversão.
Com uma programação abrangente e diversificada, são muitos os motivos para assistir aos seguintes espetáculos:
 
» 5 de Julho – Benvindo Barros
» 12 de Julho – FootPrint Duo
» 19 de Julho – Turma H
» 2 de Agosto – Nicole Silver Duo
» 23 de Agosto – Helena Silva (Fado)
 
A iniciativa, de entrada livre, é organizada pelo Município de Silves com apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra e pretende dinamizar a atividade cultural e turística da vila de Armação de Pêra.
Para mais informações poderá consultar o setor de Cultura do Município de Silves, através do telefone 282 440 856 (chamada para a rede fixa nacional), ou do endereço de correio eletrónico: cultura@cm-silves.pt
---

Cantanhede | Projeto encerrou na terça-feira, dia 24 de junho. “Herbário Escolar de Plantas Invasoras” envolveu os alunos na preservação da natureza

 
O projeto “Herbário Escolar de Plantas Invasoras”, promoveu ações de literacia ambiental na Escola Básica de Cantanhede-Sul, através da criação de um herbário escolar de plantas exóticas invasoras e do contacto com a natureza.
O Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede realizou uma ação de formação e sensibilização junto de uma turma do 3.º ano da EB1 Cantanhede-Sul, dotando as crianças de conceitos básicos sobre a importância da flora nativa e dos impactos que as plantas exóticas invasoras podem causar nos ecossistemas.
Esta iniciativa permitiu aos alunos conhecer, identificar e manusear estas plantas invasoras, contribuindo para a sua sensibilização ambiental e formação enquanto cidadãos conscientes e responsáveis.
Além desta ação, o Gabinete Técnico Florestal do Município realizou ainda uma saída de campo com estas crianças, com o objetivo de identificarem na natureza as plantas exóticas invasoras e, bem assim, recolher as mesmas em segurança, de forma a poderem ser utilizadas no herbário que os alunos executaram.
"Trata-se de um projeto inovador, em contexto escolar, que envolve ciência, educação ambiental e educação para a cidadania, de grande relevância e interesse em termos educativos", destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, durante a sessão em que elogiou os vários intervenientes, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos alunos e sublinhou o valor pedagógico e científico da iniciativa.
Este projeto foi uma iniciativa da “Educ@rteNatureza”, sendo uma promoção conjunta da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, da Universidade Aberta e do Município de Cantanhede, através do seu Gabinete Técnico Florestal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, o programa Eco-Escolas e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.



Um dos selos de qualidade mais prestigiados para escolas de gestão a nível mundial. Católica Porto Business School renova acreditação internacional e consolida posição na elite global das escolas de gestão


Reconhecimento da criação de impacto na comunidade e com a sua missão de ser uma escola europeia de referência

A Católica Porto Business School acaba de ver renovada, pelo período máximo de cinco anos, a sua acreditação EQUIS – uma das mais prestigiadas acreditações internacionais para escolas de gestão -, atribuída pela European Foundation for Management Development (EFMD). Com esta distinção, a Faculdade reforça o seu estatuto como uma das poucas instituições a nível mundial com a triple crown, ou seja, acreditada simultaneamente pela EQUIS, AMBA e AACSB – um selo de excelência que apenas 1% das escolas de gestão em todo o mundo detém – e afirma-se como a única escola de gestão no norte de Portugal a integrar este grupo de elite.
“Estamos muito orgulhosos por ter recebido a reacreditação EQUIS. Este reconhecimento internacional está totalmente alinhado com a nossa ambição: ser uma escola de referência na formação de líderes responsáveis, com uma visão global. Este processo não só valida a nossa estratégia, como nos integra numa comunidade internacional de excelência, aprendizagem e partilha com as melhores escolas de gestão do mundo,” explica o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto.

Ao longo do exigente processo de avaliação, o painel da EQUIS destacou o compromisso da Católica Porto Business School com a criação de impacto positivo na comunidade e com a sua missão de ser uma escola europeia de referência - reconhecida pela forte ligação à sociedade e às organizações, pela produção de investigação relevante nas áreas da Gestão e da Economia, e pela formação integral dos seus estudantes, desde os programas de pós-graduação à formação de executivos.

Para Paulo Alves, vice-diretor da Faculdade, “a obtenção desta reacreditação exigiu que mostrássemos, com rigor e transparência, por que continuamos a merecer este selo de excelência. O feedback do painel foi, também ele, um momento de aprendizagem, validou o nosso caminho, mas sobretudo desafiou-nos a continuar a elevar a fasquia em todas as áreas. Continuamos com orgulho a ser a única escola no norte de Portugal com esta acreditação, à qual juntamos a AMBA e a AACSB, o que nos destaca como Triple Crown.”

A EQUIS é um sistema de avaliação internacionalmente reconhecido que analisa, de forma abrangente, todos os domínios das escolas de gestão, incluindo governação, programas académicos, investigação, internacionalização, ligação ao tecido empresarial e impacto social. A reacreditação por cinco anos é atribuída apenas a escolas que demonstram, de forma consistente, um desempenho de excelência.

Em Portugal, apenas quatro escolas de gestão detêm atualmente o estatuto triple crown, tendo a Universidade Católica Portuguesa duas Faculdades: Católica Porto Business School e Católica Lisbon School of Business and Economics.


*Fernanda Teixeira

Barcelos | 2ª fase de Candidaturas aos Mestrados Profissionais do IPCA

 Até 15 de agosto está a decorrer a 2ª fase de candidaturas aos Mestrados Profissionais do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), destinados para profissionais com experiência mínima de cinco anos, que pretendem requalificar-se ou adquirir novas competências.

Estes programas de formação avançada combinam a experiência das empresas com uma formação académica especializada e ajustada às necessidades atuais,  oferecendo uma resposta concreta às exigências do mercado de trabalho e aos desafios da transformação digital e organizacional.
Os cursos disponíveis são:
  • Cibersegurança Aplicada
  • Gestão Fiscal
  • Gestão para Executivos
  • Gestão Digital para Serviços Públicos
  • Gestão das Operações
  • Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
  • Tecnologias de Apoio à Educação STEAM
As candidaturas decorrem online em https://estudar.ipca.pt, onde está disponível toda a informação detalhada sobre os cursos e respetivas condições de acesso.
Os estudantes admitidos poderão ainda candidatar-se a bolsas de incentivo, atribuídas no âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, que contempla três tipologias:
  • Bolsas Mérito +,
  • Bolsas Mulheres + e
  • Bolsas Emprego +.
Com mais de 30 anos de compromisso com a qualificação e valorização profissional da região e do país, o IPCA continua a apostar na formação ao longo da vida como motor de inovação, competitividade e desenvolvimento pessoal.

*Ana Reis

Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

PRAIAS DA MARINHA GRANDE DISTINGUIDAS COM BANDEIRAS DE QUALIDADE E ACESSIBILIDADE

O Município da Marinha Grande promoveu, no dia 25 de junho de 2025, as cerimónias de hastear das Bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível, em reconhecimento do trabalho contínuo em prol da qualidade ambiental, acessibilidade e segurança nas zonas balneares do concelho, na presença de várias entidades e representantes de instituições locais e regionais.
A manhã teve início em São Pedro de Moel, com o hastear das bandeiras Azul e Qualidade de Ouro, distinções atribuídas à Praia de São Pedro de Moel pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Na Praia Velha foram, também, hasteadas as bandeiras Azul e Qualidade de Ouro. Estes galardões atestam a excelência das águas balneares, dos serviços prestados aos veraneantes e das boas práticas ambientais.
Na Praia da Vieira assistiu-se ao hastear do Galardão Praia Acessível, um símbolo do compromisso do Município da Marinha Grande com a inclusão e a igualdade de acesso para todos os cidadãos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, destacou que "estas distinções são o reflexo de um esforço contínuo e partilhado entre o Município, as juntas de freguesia, os concessionários de praia e toda a comunidade local. São prémios que validam a qualidade do nosso trabalho e a responsabilidade que temos perante o ambiente, os veraneantes e os nossos munícipes.”

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades | Exposição de pintura “Celebrar a cor”

Encontra-se patente, no Museu Municipal, a exposição “Celebrar a Cor” de Maria Esteves. 
Natural de Lisboa, reside atualmente no concelho de São Pedro do Sul. Essencialmente autodidata, frequentou breves formações presenciais nos EUA em 2017 e 2018 e ocasionalmente participa em formações online. 
Desde muito cedo percebeu que a criação artística seria algo vital na sua vida. O entusiasmo e o estímulo que sentia, ao usar as mãos para criar algo, foram “alimentados” por familiares, muito próximos, que com os seus talentos em áreas como a escultura, a escrita e o desenho foram uma incontornável fonte de inspiração. Outras pessoas que teve o privilégio de conhecer, em muito contribuíram para esta paixão, oferecendo-lhe a oportunidade de explorar várias formas de expressão artística, porém na última década foi à pintura que dedicou especial atenção. 

Os trabalhos apresentados nesta exposição são abstratos em acrílico, em diferentes técnicas, ora com cores intensas ora mais suaves.
 Quadros com forte impacto decorativo. As telas são preparadas com gesso acrílico, utilizadas tintas acrílicas com pigmentos de alta qualidade e terminadas com verniz de proteção. Cada quadro é original e único, não existindo reproduções.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO apresentada publicamente em Valença


A apresentação pública da candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO será realizada no próximo dia 27 de junho, pelas 14h30, no Auditório dos Paços do Concelho de Valença.

A CCDR NORTE congratula-se com esta candidatura cujo reconhecimento internacional terá grande importância para a valorização e promoção do património histórico e arquitetónico da fortaleza de Valença, cuja edificação atual remonta ao século XVII, mas que é testemunha de ocupações humanas e das relações raianas deste a Idade do Ferro.
O evento contará com um debate centrado nas vantagens e desafios da classificação do conjunto das fortalezas abaluartadas de Valença, Almeida, Elvas e Marvão como Património Mundial.

Estas fortalezas da Raia constituem um notável conjunto de fortificações militares dos séculos XVII e XVIII, construídas para defesa da fronteira luso-espanhola. Estes monumentos são testemunhos vivos da engenharia militar da época e da história partilhada entre os dois países e formam atualmente uma rota turística, que visa promover e valorizar este património histórico e cultural.

Em representação da CCDR NORTE estará o Vice-Presidente, Jorge Sobrado, que abordará o papel dos poderes públicos na gestão e salvaguarda deste património, partindo do exemplo de colaboração técnica e institucional desenvolvido com o Município de Valença.

*Porto, 26 de junho de 2025
Gabinete de Comunicação
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P.

Município de Alvaiázere lança o Sicó Outdoor Center durante festival que mobilizou centenas de participantes


O Município de Alvaiázere foi um dos anfitriões do Sicó Outdoor Festival, evento que decorreu nos dias 21 e 22 de junho no território de Sicó e que reuniu cerca de 400 participantes de vários pontos do país.

O festival celebrou o desporto de natureza, a identidade local e a riqueza paisagística da região, assinalando oficialmente o lançamento do Sicó Outdoor Center – um projeto estruturante para o turismo ativo e sustentável, promovido pelos municípios de Alvaiázere e Ansião, com o apoio do Turismo de Portugal.
O ponto alto do festival foi a apresentação oficial do Sicó Outdoor Center, um projeto pioneiro em Portugal que visa estruturar e dinamizar a oferta desportiva e turística do território, com base num modelo de turismo sustentável. O centro disponibiliza uma rede permanente de trilhos para várias modalidades – caminhadas, trail running, BTT, gravel e ciclismo de estrada, parapente e disc golf – acessíveis ao longo de todo o ano através da aplicação Outdooractive, parceira do projeto.

O investimento global ronda os 838 mil euros, financiado em 90% pelo Turismo de Portugal, representando uma aposta clara do Município de Alvaiázere na valorização dos seus recursos naturais e culturais, com impacto direto no desenvolvimento económico e na coesão territorial.

O Município de Alvaiázere tem vindo a afirmar-se como um destino de excelência para o turismo de natureza, através da aposta em projetos estruturantes como o Sicó Outdoor Center e na criação de sinergias entre iniciativas públicas e privadas.

Esta estratégia visa reforçar as infraestruturas de apoio, dinamizar a economia local e posicionar o concelho como um polo atrativo para visitantes ao longo de todo o ano, com base na sustentabilidade, na autenticidade e na valorização do território.

O Sicó Outdoor Festival assinalou o início de uma nova etapa para viver, descobrir e preservar o território de Sicó, a partir do Sicó Outdoor Center.

Alvaiázere, um concelho atrativo, dinâmico e sustentável!

Gabinete de Apoio à Presidência


 

DELEGAÇÃO DA TURQUIA VISITA MARINHA GRANDE

 O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 25 de junho, uma delegação da Turquia composta por representantes da Associação de Fabricantes de Moldes e Máquinas de Manisa, da Câmara de Comércio e Indústria de Manisa e do Município de Yunusemre.
A visita decorreu no âmbito do projeto “Força de Ação Civil de Manisa na Transformação Verde”, inserido no Programa de Subvenções para a Participação Civil, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pela União Europeia.
A comitiva foi liderada por Mehmet Can Çakar, coordenador de projetos e desenvolvimento de negócios da Câmara de Comércio e Indústria de Manisa, e está em Portugal entre os dias 24 e 26 de junho, para visitar a Associação Nacional da Indústria de Moldes – CEFAMOL e outros stakeholders locais, com o objetivo de trocar experiências sobre transformação verde, eficiência energética, sustentabilidade e o Acordo Verde da União Europeia.
Durante a receção, o presidente Aurélio Ferreira deu as boas-vindas ao grupo e destacou a importância da cooperação internacional em áreas estratégicas como a indústria e a sustentabilidade ambiental, reforçando o papel da Marinha Grande como centro de excelência no setor dos moldes e promotor de boas práticas em transição energética e inovação verde.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Em honra de São Pedro. Marchas Populares animam à rua na cidade de Cantanhede no próximo sábado

 

Dez grupos representativos de associações locais vão desfilar na Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade de Cantanhede, no próximo sábado, pelas 21H20, no âmbito das festas em honra de São Pedro, padroeiro da cidade.
O evento é organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Participam na iniciativa a Marcha da Gira Sol, com o tema dedicado à preservação das plantas "Com as abelhas e as joaninhas as plantas vamos preservar"; a Marcha da Tocha, com "A Mulher Gandaresa"; a Marcha de Murtede com o tema "A Água... A preservação da água no nosso planeta"; a Marcha de Vilamar, com o tema "Marquês de Marialva. Herói da Restauração"; a Marcha de Covões, com "Vindimas”.
Já a Marcha de Cantanhede Cidade participa com o tema dedicado a "Pedro Teixeira"; a Marcha das Arrôtas, com o tema "O Largo da Ti Caixa"; a Marcha da Fontinha, com "Ligações de Amor"; a Marcha de Febres, com o tema "Lagoas de Febres" e a Marcha de Sepins, com "A Nobreza".

Os 687 marchantes iniciam o percurso na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados, Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa e Rua Marquês de Marialva, terminando na Praça Marquês de Marialva.
À semelhança dos anos anteriores, o desfile em Cantanhede prossegue estas apresentações, após a concretização do desfile das Marchas ocorrido na Praia da Tocha, em honra de São João, no dia 22 de junho, também promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT).
As marchas populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.

Município de Alvaiázere entregou cerca de 100 mil euros em incentivos à natalidade


O Município de Alvaiázere realizou, no passado sábado, dia 22 de junho, na Casa Municipal da Cultura, a cerimónia pública de entrega dos primeiros incentivos à natalidade, no âmbito do programa lançado para apoiar as famílias do concelho. Nesta sessão inaugural, foi distribuído um valor global de cerca de 100 mil euros, evidenciando o forte compromisso da autarquia com a promoção da natalidade e o reforço do apoio social às famílias alvaiazerenses.
Esta medida insere-se numa estratégia mais ampla de promoção da coesão social e de fixação da população no território, tendo como prioridade a criação de condições favoráveis à estabilidade das famílias e ao desenvolvimento das novas gerações. A medida abrange todas as crianças nascidas desde 1 de outubro de 2021 e consiste num apoio financeiro no valor de 1.000 euros por criança.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, sublinhou a importância estratégica desta iniciativa e o seu enquadramento num plano mais alargado de apoio à infância e juventude:

“Este programa de incentivo à natalidade é apenas uma das muitas medidas que integram a nossa política de apoio às famílias e às novas gerações. Em Alvaiázere, trabalhamos para garantir que as crianças tenham apoio desde o nascimento até à sua inserção no mercado de trabalho, com condições que favoreçam o seu desenvolvimento, bem-estar e sucesso. É este investimento contínuo que assegura a renovação geracional e reforça a qualidade de vida no concelho.”

As famílias com candidaturas aprovadas marcaram presença na cerimónia, num momento simbólico de reconhecimento e celebração de um concelho cada vez mais atrativo, dinâmico e sustentável.

Mais informações sobre o regulamento e os procedimentos de candidatura estão disponíveis no site do Município de Alvaiázere, na Loja do Cidadão e no Gabinete de Ação Social.

*Gabinete de Apoio à Presidência