A Câmara Municipal de Aveiro promove no próximo sábado, 5 de julho, a tradicional Festa da Botadela, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e nas restantes marinhas do Salgado Aveirense, localizadas na Rua do Sal, junto ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA). O evento decorre entre as 09h30 e as 18h30, com entrada gratuita e atividades para todas as idades.
De raiz profundamente aveirense, a Festa da Botadela assinala o início da safra do sal, num momento simbólico de celebração do trabalho dos marnotos, após meses de preparação das marinhas. A data marca o arranque de uma nova época de colheita, com momentos de convívio, cultura, gastronomia e tradição.
Durante todo o dia, haverá visitas, oficinas, performances, demonstrações e experiências nas seguintes marinhas: Troncalhada, Grã-Caravela, Santiago da Fonte, Peixinhos, Pontinha, Passã, Senitra, Pajota e Noeirinha.
Às 12h30, realiza-se o tradicional Jantar da Botadela (em formato piquenique comunitário), com convite aberto a toda a comunidade para partilhar a refeição na marinha, trazendo os seus próprios farnéis à base de produtos típicos da Região de Aveiro.
O programa inclui ainda animação musical, oficinas infantis, demonstrações do trabalho dos marnotos, visitas culturais, observação de aves no CMIA e experiências de contacto direto com o sal e a salicórnia.
Programa em destaque (Marinha da Troncalhada):
09h30 – Apanha de salicórnia
10h00 – Poesia, danças, cantares, oficinas de plasticina/sabonete de sal e apancar (6–12 anos, inscrição prévia)
10h30 – Transporte tradicional de areia e areamento de solos
11h30 – Visita-experiência Botadela com animação
12h30 – Jantar da Botadela (formato piquenique)
15h00 – Animação com grupos culturais e visita guiada à safra do sal
16h00 – Performance deambulante pela brass band Farratuga
17h30 – Encerramento com DJ Blytz
Atividades nas marinhas aderentes (horários entre as 09h00 e as 17h00):
Incluem apanha e degustação de flor de sal e salicórnia, experiências com pés no sal e na lama, reconstrução de muros, visitas guiadas a culturas de salicórnia e demonstrações com utensílios tradicionais.
CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental
Ao longo do dia estará de portas abertas com observação de aves (09h00–12h30 e 13h30–17h00).
A CMA convida todos os cidadãos e visitantes a participar nesta celebração da identidade local, com o sal e os seus saberes como protagonistas.
Primeira parte de uma trilogia dedicada à música e grandes compositores
II – Dança e Música em novo espetáculo de Paulo Ribeiro
Luís de Freitas Branco e de Maurice Ravel são o foco do espetáculo; Paulo Ribeiro cruza tempos, realidades e geografias diferentes através da dança
No próximo dia 4 de julho o Teatro Aveirense recebe a nova criação da Companhia Paulo Ribeiro. Maurice Accompagné tem a música e grandes compositores como pano de fundo, podendo ser assistido às 21h30 na Sala Principal.
Em 2024, a Companhia Paulo Ribeiro iniciou uma nova trilogia partindo da música e compositores de diferentes épocas: o início do século XX, a década de 60 e a atualidade. A música será a respiração do tempo, dos constrangimentos e das esperanças dos anos que se foram vivendo.
Três peças coreográficas diferentes que procuram uma unidade na sua diversidade formal e musical (e sentimental), que se inspiram primeiro na música e, a seguir, na vida e na sensibilidade dos compositores escolhidos.
Maurice Accompagné, a primeira parte da trilogia, incide sobre o início do século XX, cruzando a vida e a obra de Luís de Freitas Branco e de Maurice Ravel. A peça seguinte será focada na atualidade, a década de 20 do século XXI, que colocará lado a lado Louis Andriessen e Luís Tinoco. Por fim, regressar-se-á aos anos 60, a partir de Joly Braga Santos e Benjamin Britten.
Paulo Ribeiro quer cruzar tempos, realidades e geografias diferentes, lembrar como a música e o corpo transcendem o momento e nos ligam irremediavelmente uns aos outros, se possível transcrever a dimensão e a elevação que a música e o corpo possuem, independentemente das contingências e dos momentos mais ou menos propícios que os moldam.
É claramente pelo corpo e pela música que nós estamos todos conectados para além da banalidade e da espuma dos dias.
III – Aveiro recebe a partida da 3.ª etapa da 5.ª Volta a Portugal Feminina em Bicicleta
Aveiro acolhe, esta sexta-feira, dia 4 de julho, a partida da 3.ª etapa da 5.ª Volta a Portugal Feminina em Bicicleta, a maior competição de ciclismo feminino em território nacional.
A prova realiza-se entre os dias 2 e 6 de julho e conta com um número recorde de 140 atletas, em representação de 20 equipas oriundas de 8 países. Com um total de 519,8 quilómetros divididos por 5 etapas em linha, a edição deste ano tem na etapa Aveiro–Pombal (128,1 km) a chamada etapa rainha, com uma subida decisiva nos últimos 6 quilómetros.
A partida está agendada para as 12h00, junto ao Centro de Congressos de Aveiro, no Cais da Fonte Nova.
A CMA associa-se à Federação Portuguesa de Ciclismo na valorização da igualdade de género no desporto, com especial destaque para o ciclismo feminino, promovendo a principal prova do calendário nacional da modalidade.
Por motivos logísticos, a Rua do Cais da Fonte Nova estará encerrada ao trânsito entre as 08h30 e as 15h00, no dia 4 de julho (sexta-feira).
IV – Aveiro recebe três provas de Orientação no próximo fim de semana
Aveiro será palco de três provas de Orientação nos dias 5 e 6 de julho, incluindo duas etapas da Taça Nacional de Sprint, integradas no calendário da Federação Portuguesa de Orientação, e uma prova aberta – Aveiro City Race – destinada a todos os que pretendem experimentar a modalidade.
No sábado, dia 5, a arena da prova estará localizada no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, com os percursos a decorrerem pelo Bairro da Beira-Mar. A primeira etapa da Taça Nacional de Sprint tem início às 14h00, seguindo-se, às 20h30, o Aveiro Sunset City Race, com partida em massa.
No domingo, dia 6, a arena da prova muda-se para a Casa da Comunidade Sustentável. A segunda etapa da Taça Nacional de Sprint arranca às 10h00, com um percurso que atravessa o Bairro e o Parque de Santiago.
Devido à partida em massa da Aveiro City Race, a Avenida Lourenço Peixinho estará encerrada ao trânsito por um curto período, entre as 20h30 e as 20h40, de sábado, 5 de julho.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem c/DR Litoral Centro