quinta-feira, 17 de abril de 2025

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REFORÇA CAPACITAÇÃO DE ASSISTENTES OPERACIONAIS

 O Município da Marinha Grande promoveu, no passado dia 16 de abril de 2025, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma Ação de Capacitação para assistentes operacionais, realizada no âmbito do Programa de Intervenção na Promoção da Saúde Escolar (PIPSE).
A ação teve como tema “O papel dos Assistentes Operacionais na Promoção do Bem-estar”, com uma duração total de 6 horas e acreditação pelo Centro de Formação Leirimar. A iniciativa visou reforçar as competências dos assistentes operacionais dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, reconhecendo o seu papel fundamental no apoio ao processo educativo e na criação de ambientes escolares seguros e saudáveis.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e do bem-estar, assumindo um papel determinante na adoção de estilos de vida saudáveis e na melhoria da literacia para a saúde por parte de toda a comunidade educativa. A escolha do tema surge, assim, da necessidade de reforçar a intervenção ao nível da alimentação saudável, do desenvolvimento socioemocional e da mediação de conflitos em meio escolar.

Os objetivos principais da ação foram:
Identificar tipos de conflito e estilos de abordagem em contexto escolar;
Reconhecer técnicas de gestão de conflitos e de comunicação;
Treinar competências socioemocionais aplicadas à mediação;
Promover conhecimentos sobre alimentação saudável em idade escolar;
Refletir sobre a influência dos contextos socioculturais nos hábitos alimentares;
Reforçar a importância da nutrição no sucesso escolar.

A formação foi dinamizada pelas formadoras Ana Guerra (nutricionista) e Sara Filipe (psicóloga), que abordaram os temas com base em práticas atuais e participativas, promovendo o envolvimento dos participantes.

Esta ação insere-se na estratégia do Município da Marinha Grande de qualificar e valorizar os recursos humanos que integram a comunidade educativa, promovendo ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e resilientes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário