quinta-feira, 17 de abril de 2025

Aveiro recebeu três workshops sobre descarbonização promovidos pela AIP no âmbito do projeto europeu REEValue

  
Aveiro recebeu três workshops sobre descarbonização promovidos pela AIP no âmbito do projeto europeu REEValue
Empresas e especialistas debateram soluções práticas para reforçar a sustentabilidade e competitividade dos setores alimentar, bebidas e transportes.
Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) organizou em Aveiro três workshops dedicados à descarbonização das cadeias de valor nos setores da alimentação, bebidas e transportes, no âmbito do projeto REEValue, financiado pela Comissão Europeia através da iniciativa LIFE.
Estes workshops juntaram representantes de empresas, entidades públicas e especialistas nacionais e europeus para partilhar boas práticas, discutir soluções tecnológicas e identificar instrumentos de financiamento que apoiem a transição para modelos de produção mais sustentáveis.
A sessão de abertura contou com intervenções de António Casimiro, coordenador do projeto pela AIP, Mário Xuareb, CEO da MBB – Câmara do Comércio de Malta, e Claude Mercieca, da Agência de Energia e Água de Malta (EWA), entidade líder do consórcio europeu.
Três workshops, três temas essenciais para a descarbonização
primeiro workshop, subordinado ao tema "Tecnologias para a Descarbonização nas cadeias de valor do setor alimentar e bebidas", contou com a participação de Adriana Fonseca de Almeida (Veolia Portugal), Catarina Nobre (Centro Valoriza, IP Portalegre) e outros especialistas, que apresentaram abordagens ligadas à economia circular, valorização de resíduos e gases renováveis, e o papel da academia.
segundo workshop, dedicado a "Boas Práticas de Descarbonização", apresentou casos concretos de empresas nacionais, com intervenções de João Pedro Silva (Lactogal), Gabriela Rodrigues (Casa Mendes Gonçalves), David Mota (Grupo Luís Vicente) e João Rocha (Santos e Vale), que partilharam as suas experiências na redução da pegada carbónica.
terceiro workshop, realizado no dia 9 de abril, centrou-se no "Financiamento para a Descarbonização", abordando oportunidades de apoio através dos EEA Grants (Susana Escária – Secretaria-Geral do Ambiente), do Portugal 2030 (Francisco Ramires – Compete 2030) e de linhas de financiamento nacionais (Manuel Queiroz Ribeiro – Banco de Fomento Português).
Um consórcio europeu para acelerar a transição energética
REEValue é um projeto europeu que visa capacitar as empresas dos setores de alimentos, bebidas e transportes para melhorar a eficiência energética e investir em energia renovável. O projeto promove colaborações ao longo das cadeias de valor que se traduzem em economia de energia e custos, através de sessões de mentoria, reuniões personalizadas, workshops e uma conferência internacional.
O consórcio REEValue é liderado pela Agência de Energia e Água de Malta (EWA) e reúne oito organizações de seis países europeusEWA e CRES (agências nacionais), AEMS e UNIBS (especialistas técnicos), AIPCâmara de CorkECSLA e MBB (representantes comerciais), e a empresa italiana Sammontana, como caso de boas práticas.
Estes três workshops em Aveiro reforçaram o papel da cooperação europeia na promoção da sustentabilidade industrial e deixaram um conjunto de contributos práticos e inspiradores para todas as empresas participantes.


*AIP - Departamento de Comunicação e Informação


Nenhum comentário:

Postar um comentário