quinta-feira, 17 de abril de 2025

“MARINHA SOCIAL" REFORÇA COMPROMISSO COM A INCLUSÃO

 Decorreu esta quarta-feira, 16 de abril de 2025, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de apresentação oficial do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 5ª Geração (CLDS 5G), designado "Marinha Social", que marca o arranque de mais uma etapa no compromisso local com a inclusão social e o combate à pobreza.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do diretor distrital do Instituto da Segurança Social, João Paulo Pedrosa; e da presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (ADESER II), Marina Domingues.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, sublinhou a importância do CLDS 5G como instrumento de proximidade e resposta às necessidades concretas da população, destacando “a responsabilidade coletiva na promoção da coesão social e no apoio aos que mais precisam”.

O CLDS 5G - Marinha Social representa, assim, "mais um passo para um concelho mais inclusivo, solidário e resiliente, reforçando as parcerias locais e mobilizando recursos e competências para enfrentar os desafios sociais atuais”, acrescentou.

Este projeto é promovido pela  ADESER II, enquanto Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP), em estreita colaboração com o Município da Marinha Grande, entidade responsável pela coordenação e execução do programa, no seguimento da transferência de competências em matéria de ação social.

A Marinha Grande é, desde a primeira hora, um dos territórios beneficiários, com projetos coordenados pela ADESER II, reconhecida pelo seu trabalho consistente e de qualidade na área da inclusão social.

Com um financiamento de 512.000 euros, e uma duração de quatro anos, o CLDS 5G – Marinha Social intervém ao nível de dois eixos estratégicos:

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação
Eixo 4: Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contexto de emergência social e de cenários de exceção.

A iniciativa insere-se no quadro nacional dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, programa iniciado em 2007 e que, ao longo das suas quatro gerações anteriores, já apoiou 185 territórios em Portugal, com um investimento público superior a 148 milhões de euros.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário