sexta-feira, 25 de julho de 2025

Porto de Mós | CIMRL entrega EPI’s para reforço da Proteção Civil

A Cerimónia de Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) da CIMRL às Corporações de Bombeiros do concelho de Porto de Mós teve lugar hoje, dia 25 de julho, na Praça da República, em Porto de Mós. Na mesma cerimónia foi, ainda, entregue um veículo motorizado à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Porto de Mós e equipamentos de proteção individual às Equipas de Sapadores Florestais do concelho de Porto de Mós por parte deste município.
Este investimento resultou da iniciativa inédita da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que se distinguiu por ser a única CIM do país onde todos os municípios abdicaram de verbas para canalizar o valor para a aquisição de EPI’s, reforçando a capacidade de resposta das estruturas locais de proteção civil.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, que destacou este momento como um reconhecimento público da dedicação dos agentes de Proteção Civil e das forças de segurança, em particular num período marcado pelo aumento do risco de incêndios rurais.

Já Paulo Batista, 1º Secretário da CIM Região de Leiria, enalteceu a atitude dos municípios da região que decidiram, de forma unanime, apoiar esta causa.

A entrega destes equipamentos reveste-se de especial importância, não só pelo reforço operacional que representa, mas também pelo gesto solidário e coordenado da CIMRL, colocando a segurança das populações e a valorização dos operacionais no centro das decisões políticas intermunicipais.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

HÓQUEI CLUBE PAIVENSE PROMOVE NO FIM DE SEMANA O “I PAIYVA DOURO ARTISTIC ROLLER CUP”


O Hóquei Clube Paivense vai promover em Castelo de Paiva, no próximo fim de semana, o seu primeiro grande torneio de patinagem artística.
De 25 a 27 de julho, o recinto do Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva recebe cerca de 300 atletas oriundos de vários locais do país, num momento desportivo marcante que promete ser de muito desporto e de grandes emoções, num ambiente único.
Para muitas atletas o entusiasmo é grande e destacam que, “é um sonho receber um torneio desta dimensão na nossa casa! Treinamos aqui todos os dias e agora vamos competir aqui também, diante da nossa família e amigos. Vai ser inesquecível!”.
Por sua vez, António Ribeiro, actual presidente do Hóquei Clube Paivense refere que, “este torneio representa um marco para a patinagem artística em Castelo de Paiva. Ter um evento desta dimensão no concelho é bom sinal de crescimento. E contar com a Arrabia Guest Houses Glamping como patrocinador oficial é determinante — são parceiros com visão, que acreditam no valor do desporto e do território. O nosso obrigado também ao Município de Castelo de Paiva pelo apoio constante.”

A entrada na iniciativa desportiva conta o apoio do Município de Castelo de Paiva, é gratuita e haverá sorteios, brindes e surpresas expostas no patrocinador oficial, localizado no exterior do pavilhão municipal.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Um compromisso sério, com Aradas e Aveiro.

 

Uma Casa de Música completamente cheia, com apoiantes, amigos, associações, clubes e família! Aradas juntou-se para a apresentação de Catarina Barreto, a candidata da Aliança Mais Aveiro à Junta de Freguesia de Aradas. Uma Aradas que cresceu muito nos últimos oito anos, sob a égide governativa de Catarina Barreto, e que se prepara para continuar a evoluir e a captar investimento.

Compromissos assumidos, para cumprir!

Por Mais Aradas e Mais Aveiro, Luís Souto Miranda e Catarina Barreto elencaram vários compromissos, para cumprir, de palavra dada.

Luís Souto Miranda

Não fazemos promessas vãs ou utópicas, somos responsáveis e assumimos, mais que promessas, um contrato, um compromisso com os nossos eleitores. Aquilo que propomos, é mesmo para cumprir”.

  • Estamos na Casa de Música, que resultou num investimento, da autarquia, de cerca de um milhão de euros, que requalificou o antigo Centro Cívico. Esta obra irá, como previsto, integrar um projeto ambicioso, com um valor estimado de 16 milhões, o Quarteirão de Artes e de Cultura de Aveiro, que avançará por fases, iniciando-se com o Complexo da Memória e Identidade – Arquivo Municipal, num projeto total, que ir tornar Aradas a capital da cultura municipal;

  • Vamos requalificar a zona do Carocho, em diálogo com a ADAC. É altura de encontrar uma solução que sirva os interesses da comunidade e que respeite os interesses da comunidade e os elevados padrões de exigência em matéria de segurança de instalações públicas. Acreditem, o Carocho está nas nossas prioridades;

  • Temos de intervir na Avenida Europa, dotando-a de passeios, no espaço da freguesia, assim como integrar Aradas na rotas das vias cicláveis do município;

  • A futura via panorâmica, que ligará a Rua da Pega, em Aveiro, a Ílhavo, que terá impacto na freguesia. Também próximo da Ria, propomos uma intervenção na Malhada do Eirô, tornando aquele espaço num local de fruição pública;

  • Chegou a hora de nos voltarmos para o Esteiro de São Pedro, e de conciliarmos o ecossistema com a educação ambiental e o turismo de natureza, numa grande oportunidade para Aradas e para Aveiro este futuro Parque Ecológico do Esteiro de São Pedro;

  • Em diálogo com todas as partes, o Largo da Capela da Quinta do Picado será qualificado, com proveito para todos.

Catarina Barreto

Ainda há motivação para continuar depois de conquistar tanto? Confesso que foi um duro exercício pessoal, foi um balanço do bom e do mau e que houve muito. Foi o equilíbrio entre virar costas à maledicência e continuar de cara levantada a lutar por conquistar mais para Aradas”

  • Sei o quanto é importante a reabilitação do Largo da Capela da Quinta do Picado. Lutaremos por isso!;

  • Sabemos o quão necessário é criar em toda Avenida Europa o acesso pedonal, garantindo a segurança dos transeuntes. Trabalharemos nesse sentido!;

  • Temos presente que a Freguesia precisa de continuar a reabilitação do seu parque escolar, da sua rede viária e de zonas cicláveis e de lazer, empenharemos todos os esforços nesse sentido;

  • Temos plena consciência e profundo conhecimento do problema que assola as Piscinas do Carocho, o Complexo da ADAC, o Complexo do Futebol Clube Bonsucesso, empenhar-nos-emos para concretizar a solução;

  • Sabemos que temos zonas de beleza natural que precisam e devem ser intervencionadas, com respeito pelo ecossistema e pela fauna e flora existente, como é a Malhada do Eiró, a Esteiro de São Pedro, assumiremos o compromisso de contribuir para a sua dignificação.

  • Mantemos o compromisso sério e inabalável de manter a Freguesia limpa, de fomentar as respostas sociais e de lazer, de continuar a conquistar mais para Aradas;

  • Lutaremos para que o quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro/Aradas se afirmar com um importante e inovador polo de Cultura na nossa Cidade e na bela Região de Aveiro;

  • Faremos todos os esforços para a Casa de Memória, futuro Arquivo Municipal, seja uma realidade a curto prazo.

  • Criaremos as condições para continuar a proporcionar oferta de habitação de qualidade, mas também respostas a custos controlados;

  • E de nos mantermos no pódio das freguesias, que mais capacidade tem de captar investimento público e privado

Com rigor, respeito pelas pessoas e com contas certas

Luís Souto Miranda:

CONDICIONAMENTO DE ESTACIONAMENTO NA RUA PINTOR BERNARDO MARQUES (ZONA TRASEIRA DO EDIFICIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES) A PARTIR DO DIA 28 DE JULHO

 Para possibilitar a realização dos habituais trabalhos de montagem da 20.ª edição da Feira Medieval de Silves, o Município de Silves solicita a compreensão de todos para que não sejam estacionadas viaturas na Rua Pintor Bernardo Marques (zona de estacionamento do edifício da Câmara Municipal de Silves), a partir do dia 28 de julho, às 07h00, data em que terão início os trabalhos de eletricidade.
A autarquia está consciente dos transtornos que uma organização desta dimensão causa nos moradores da cidade de Silves, sendo a colaboração de todos imprescindível e vital.
Agradecemos a melhor compreensão pelos transtornos causados.

 

 

AVEIRO GANHA NOVA LOJA LIDL COM INVESTIMENTO SUPERIOR A 9 MILHÕES DE EUROS


O Lidl abre hoje, dia 25 de julho, a sua nova loja em Aveiro – Verdemilho. Uma loja totalmente nova construída no mesmo local do edifício antigo, que se apresenta agora com um novo conceito. Um espaço mais moderno e eficiente, adaptado às necessidades dos clientes.

Com um investimento de mais de 9 milhões de euros, a nova loja localizada na Avenida da Europa, em Verdemilho (junto à Rotunda Eça de Queirós), expandiu a sua área de vendas para 1.600 m², proporcionando uma experiência de compra mais cómoda, rápida e agradável.
Com um layout mais moderno, o novo conceito de loja que o Lidl tem vindo a introduzir de Norte a Sul do país, permite alargar a oferta de produtos frescos e não alimentares, reforçando o compromisso da marca com a qualidade e a inovação do seu sortido.

À entrada, os clientes encontram a secção de produtos frescos, incluindo ilhas de fruta e legumes, bem como as arcas de carne. A zona de padaria foi também renovada, contando com serviço self-service, máquina de corte de pão e bacalhau a corte. Junto às seis caixas de pagamento rápido foi criada uma zona de bebidas frescas.

No que diz respeito à sustentabilidade, a loja está equipada com iluminação LED e irá contar também com painéis fotovoltaicos. Adicionalmente, oferece um posto de carregamento de viaturas elétricas, com capacidade para duas viaturas, permitindo ao cliente fazer compras enquanto carrega o carro — poupando tempo e dinheiro. Esta nova loja dispõe ainda de um parque de estacionamento com 173 lugares, dos quais 62 com sombreador, garantindo maior conforto aos seus clientes.

No âmbito do seu programa Realimenta, o Lidl continuará a beneficiar a instituição social Florinhas do Vouga, a quem presta já apoio desde 2017, com a recolha dos bens da loja Lidl de Aveiro - Verdemilho e da loja de Aveiro - Esgueira. Só no ano de 2024, o retalhista conseguiu entregar a esta associação um total de quase 13 toneladas de bens, beneficiando, desta forma, 300 pessoas e consolidando o seu compromisso de combate ao desperdício alimentar e de apoio às comunidades onde está presente.

Desde a chegada a Portugal em 1995, o Lidl trouxe uma proposta disruptiva que transformou a experiência de compra dos portugueses, com uma promessa de qualidade a preços mais acessíveis e artigos diferenciadores. De um parque de 13 lojas em 1995, o Lidl conta agora com mais de 280 lojas em 2025, um investimento que gerou mais de 44 mil milhões de euros para a economia portuguesa, nos últimos anos.
 

Sobre o Lidl:
A completar este ano 30 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 8000 colaboradores, distribuídos por mais de 280 lojas, de Norte a Sul do país e, para além da sede, 4 direções regionais e entrepostos: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).

Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente Forvis Mazars, em 2023, o Lidl Portugal contribuiu com 3.078 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,2% do PIB nacional.

Em 2025, o Lidl Portugal recebeu pela quarta vez consecutiva, a certificação Top Employer, atribuída pelo Top Employers Institute, pelas suas Boas Práticas/Gestão de Recursos Humanos.

O Lidl Internacional pertence ao Grupo Schwarz e é um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa. O Lidl Internacional conta com cerca de 12.350 lojas, mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 31 países e com cerca de 375.000 colaboradores, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e proximidade com os seus clientes.

*Nuno Abreu

Proença-a-Nova | Festival da tigelada arranca a 9 de agosto em 22 restaurantes


O Festival da Tigelada arranca a dia 9 de agosto e vai prolongar-se até ao dia 31 em 22 restaurantes aderentes do concelho.
Durante o mês de agosto os visitantes terão a oportunidade de provar e saborear esta sobremesa tão característica de Proença-a-Nova. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia irá oferecer aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados e alguns brindes a distribuir pelos clientes que consumirem este doce. Há ainda o sorteio de uma mochila piquenique a quem apresentar o talão de refeição no Posto de Turismo.
A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova e a realização do Festival vem também reforçar o aumento da aposta neste produto endógeno, que reforça o interesse do Município em dar a conhecer este doce tão típico do concelho, produzido ao longo de todo o ano e com interesse acrescido nos meses de maior enchente.
O balanço do ano dos anos anteriores tem sido positivo: pela forte procura pela tigelada seja em doses individuais, seja em caçoulo para levar, principalmente por parte de turistas que vêm a Proença-a-Nova para degustar a tigelada que já todos conhecem. O Município tem aposta ano após ano na promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas.
Atualmente, a maioria dos restaurantes tem a tigelada nas suas ementas durante todo o ano e um dos pontos de venda é a marca Proença-a-Nova Origem, em que pode encomendar para levantar em Proença-a-Nova ou na loja o Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos