terça-feira, 29 de julho de 2025

Câmara Municipal de Aveiro integra o ICOM como Membro Institucional; Discussão Pública do Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro decorre de 26 de julho a 24 de agosto


I – Câmara Municipal de Aveiro integra o ICOM como Membro Institucional – Museus de Aveiro com reconhecimento internacional
O ICOM – International Council of Museums deliberou aceitar a candidatura da Câmara Municipal de Aveiro, como seu Membro Institucional, enquanto entidade responsável pelos Museus de Aveiro.
O ICOM é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1946, que representa mais de 50.000 membros em 138 países, entre museus e profissionais do setor. A adesão institucional da CMA reforça o reconhecimento nacional e internacional dos Museus de Aveiro, valorizando o trabalho desenvolvido, qualificando os seus equipamentos e equipas técnicas, e contribuindo para a credibilização dos projetos museológicos em curso.
Este reconhecimento ganha particular relevância no atual contexto de expansão da rede museológica municipal, que inclui a criação do novo Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, do Museu da Terra e do futuro complexo de reservas visitáveis dos Museus de Aveiro na Casa de Memória.
A integração no ICOM permite o acesso a formação especializada, partilha de boas práticas, redes internacionais de salvaguarda e valorização do património, e ao contacto com a mais recente investigação internacional na área da museologia.
O Município de Aveiro passa assim a integrar três comités internacionais do ICOM, em linha com o perfil e as coleções dos seus museus:

• CAMOC – Comité Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus de Cidade;
• ICFA – Comité Internacional para os Museus e Coleções de Arte;
• CECA – Comité Internacional para a Educação e Ação Cultural.
A CMA reforça, com esta adesão, o seu compromisso com a valorização cultural e patrimonial do Município, num posicionamento estratégico de excelência e internacionalização dos Museus de Aveiro.

II – Discussão Pública do Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro decorre de 26 de julho a 24 de agosto
A Câmara Municipal de Aveiro informa que o período de Discussão Pública do projeto de revisão do Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro (RUMA) decorre entre os dias 26 de julho e 24 de agosto de 2025, inclusive. As datas anteriormente divulgadas – de 25 de julho a 23 de agosto – estavam incorretas, pelo que se procede à presente retificação.
Durante o período de Discussão Pública, qualquer interessado poderá apresentar reclamações, observações ou sugestões, por escrito, em documento devidamente identificado e dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
As participações podem ser entregues por correio eletrónico, através do endereço geral@cm-aveiro.pt, por correio registado enviado para o Edifício Centro de Congressos, Cais da Fonte Nova, 3800-200 Aveiro, ou ainda de forma presencial, utilizando o modelo próprio que estará disponível nos locais de consulta pública e no sítio oficial da internet do Município.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Opinião - O Humor que impede o voto nos moderados

Ricardo Araújo Pereira declarou, em mais um episódio do “programa cujo nome estamos impedidos de dizer”, que tanto lhe faz se ganha a esquerda ou a direita. Se ganha a esquerda, fica bem com a sua consciência. Se ganha a direita, paga menos impostos. Disse-o com o ar banal de quem já não habita o país real, de quem observa o povo com uma sobranceria tão polida quanto bem remunerada.
Aquilo que Ricardo confessou, sem vergonha nem sentido de responsabilidade, revela uma vida à margem da luta política, embora beneficie de todos os seus resultados. É o homem que comenta o jogo com sarcasmo, mas nunca entrou em campo. Representa a elite que já não sente nada porque tem tudo.
Durante anos, construiu uma carreira a gozar com os chavões do discurso político, os seus lugares-comuns e os seus vícios. Com o tempo, substituiu esses chavões pelos seus próprios. “Isto é gozar com quem trabalha” tornou-se não apenas o nome de um programa, mas também o lema de uma geração inteira que desistiu de pensar o país. Riem-se dos partidos, dos políticos, dos debates, das propostas. Riem-se dos que ainda acreditam na democracia como esforço coletivo. Fingem depois espanto quando André Ventura cresce.
O modo como trata o debate dos pequenos partidos é particularmente revelador. Todos os anos, anuncia que esse é o seu dia preferido da campanha, o “dia mais feliz do ano”. Para ele, trata-se de um desfile de excentricidades, um buffet de bizarrices que alimenta sketches fáceis e memes de fim-de-semana. Essa abordagem contribui para a asfixia de qualquer hipótese de alguém novo entrar no sistema político com seriedade. Mesmo os que tentam fazer diferente, pensar diferente ou propor soluções são esmagados por uma troça que tudo nivela por baixo. Nada escapa ao escárnio. Tudo é ridículo por definição.
Surge então o espanto quanto ao apodrecimento do sistema. Questiona-se porque ninguém novo entra, porque são os mesmos de sempre permanecem ou porque o discurso antipolítico vence. Os chavões utilizados por Ricardo e os seus companheiros, mesmo embrulhados em ironia e boas intenções, poderiam ser ditos por qualquer populista de extrema-direita. A ideia de que todos os políticos são iguais, que ninguém presta, que o país é uma anedota, que o voto é irrelevante e que os ricos ganham sempre serve de música de fundo para os ouvidos do Chega. Funciona ainda como pano de fundo ideal para o seu crescimento.
Se repararem, ultimamente, Ventura raramente critica os humoristas. Compreende que precisa deles. Eles preparam o terreno e normalizam o cinismo. Tornam aceitável a descrença e habituam o país à ideia de que nada deve ser levado a sério. Instalam a lógica do espetáculo como substituto da vida democrática. No meio da confusão, aparece o populista com uma frase simples, direta, sem ironia. Nesse momento, o humor cede à brutalidade e perde.
Ao declarar que tanto lhe faz quem governa, porque de uma forma ou de outra sai sempre a ganhar, Ricardo Araújo Pereira anuncia que já não acredita na política como ato moral. Afirma implicitamente que já não distingue entre ser cidadão e ser consumidor. Reduz a participação cívica à contabilidade do saldo bancário. Lança o caos e sai de mansinho...
Existe, no entanto, uma diferença. Há sempre uma diferença entre quem luta e quem se ri, entre quem arrisca e quem comenta, entre quem acredita e quem desistiu. A democracia começa a morrer quando até os mais inteligentes desistem de pensar. Quando o povo se torna apenas matéria-prima para o riso fácil, instala-se o vazio. Uma democracia que vive a gozar com quem trabalha não tarda a ser substituída por um regime que trabalha contra quem ri.
A extrema-direita cresce também por causa disto. Porque os seus adversários acham que basta fazer troça. Porque os humoristas que dizem combatê-la vivem num mundo onde o riso substituiu a coragem. Porque quem tem palco, mas recusa a responsabilidade de o usar com seriedade, transforma-se em mais uma engrenagem da máquina que finge criticar.
Ricardo pode continuar a rir. Quem vive cá fora, no entanto, não está a achar graça nenhuma.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

Barcelos | Presidente da Comissão do PRR visita Campus do IPCA para acompanhar avanço das obras do B-CRIC

 Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esteve ontem no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, para acompanhar o andamento das obras do B-CRIC – Collaborative Research and Innovation Center.
Este novo complexo, dedicado à investigação, valorização e transferência de tecnologia, irá agregar os centros de investigação do IPCA, reforçando a sua capacidade científica e de inovação.
A intervenção inclui ainda a construção de uma residência de estudantes com 133 camas e de um auditório multiusos com capacidade para 500 pessoas, que servirá não só a comunidade académica, mas também a cidade de Barcelos.
Com uma taxa de execução de 75% no presente, a obra estará completa até ao final de novembro deste ano, praticamente duplicando a área atual do Campus e criando uma nova ligação entre o IPCA e a cidade.
Com um investimento total superior a 30 milhões de euros, financiado em cerca de metade pelo PRR, esta infraestrutura representa um marco estratégico na afirmação do IPCA enquanto instituição de ensino superior de excelência, impulsionando a investigação, a inovação pedagógica, a transferência de conhecimento e a sua relação com a comunidade.
O B-CRIC será um motor de desenvolvimento para o IPCA, para Barcelos e para toda a região.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

VERÃO CULTURAL NA CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA EM SÃO PEDRO DE MOEL

 A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, volta a ser palco de uma programação cultural, com atividades gratuitas que incluem teatro imersivo, poesia, tertúlias literárias, apresentações de livros e espetáculos para toda a família.
Estas iniciativas integram a programação da época balnear de São Pedro de Moel, organizada pelo Município da Marinha Grande e têm como objetivo valorizar o património cultural e literário do território.

Entre os destaques da programação estão os espetáculos de teatro imersivo inspirados em figuras centrais da cultura portuguesa, como Afonso Lopes Vieira, Amélia Rey Colaço e Adriano de Sousa Lopes, e a realização do I Festival Poético de São Pedro de Moel, que contará com a presença de nomes como Ruy de Carvalho, João de Carvalho e Henrique de Carvalho.

Haverá, também, espaço para os mais jovens, com apresentações de teatro de marionetas e música ao vivo, baseadas em textos originais de Afonso Lopes Vieira.

A iniciativa "Poesia na Rua", que leva poesia a espaços públicos da vila e da praia, e a inauguração da exposição “Galeria de Arte”, completam esta proposta cultural que se estende ao longo do verão.
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Rua Dr. Adolfo Leitão - São Pedro de Moel

PROGRAMA
De 17 JUL a 07 SET 2025
sexta a domingo

POESIA NA RUA
Distribuição de poesia na rua, comércio e praia de São Pedro de Moel, por Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço.

AGOSTO

ESPETÁCULO DE TEATRO IMERSIVO POR AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO
Sextas-feiras – 16h45
Sábados e Domingos – 22h00
(exceto dias 09, 10 e 22 e 24 de agosto)

TEATRO IMERSIVO POR ADRIANO DE SOUSA LOPES
Sextas-feiras – 15h15 e 18h30
Sábados e Domingos – 15h15, 16h45, 18h30
(exceto dias 22, 23 e 24 de agosto)
Dias 22, 23 e 24 de agosto – 15h15

I FESTIVAL POÉTICO DE SÃO PEDRO DE MOEL
Dia 2 de agosto – 15h30 às 18h30

Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço convidam:
Atores Ruy de Carvalho, João de Carvalho e Henrique de Carvalho

Amigos das Letras de Alcobaça: Fernando Paula Barroso interpreta Miguel Torga e Natércia Neto interpreta Florbela Espanca

Tertúlia poética “daqui vê-se quase tudo”, a partir do livro “A aldeia com nome de gato”, de Carlos Lopes Pires
Breve abordagem crítica por Graça Sampaio e recital “Retratos” (poemas não publicados) por Carlos Lopes Pires e leitores convidados

ESPETÁCULO DE TEATRO – Autozinho da Barca de Inferno & Os Animaes Nossos Amigos, por Break a Leg Associação Cultural
Dias 3 e 31 de agosto . 17h00 às 17h45
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Espetáculo de teatro com muppets e música ao vivo, com textos originais de Afonso Lopes Vieira

3 de agosto – 18h00 às 19h00
Apresentação do livro “Os meus poemas são uma nuvem”, de Maria Melo Sereno

Inauguração da exposição “Galeria de arte” (uma composição de cubos acrílicos com desenho de livros, acompanhados de poemas)
Patente até 07 de setembro de 2025

I FESTIVAL POÉTICO DE SÃO PEDRO DE MOEL
16 de agosto . 15h30 às 18h30
Apresentação do livro “Flor da lama”, de Paula Oz

Poesia a la carte
Leitura de poesia por A.C.R. Comeira

Espetáculo de teatro “Na corte dos Amigos das Letras”
Martim Soares de Albergaria (Fernando Paula Barroso) entrevista Luís Vaz de Camões (Miguel Linares)

SETEMBRO

ESPETÁCULO DE TEATRO – Autozinho da Barca de Inferno & Os Animaes Nossos Amigos, por Break a Leg Associação Cultural
7 de setembro . 17h00 às 17h45
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Espetáculo de teatro com muppets e música ao vivo, com textos originais de Afonso Lopes Vieira

Participação gratuita
Contactos: casamuseu.alv@cm-mgrande.pt | 964 307 878

Organização: Município da Marinha Grande

*Gabinete de Comunicação e Imagem

No sábado, dia 26 de julho. Cantanhede celebrou o centenário do nascimento de Carlos Paredes com casa cheia

 
Os Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede encheram-se de público para assistir ao espetáculo-documentário intitulado “100 Paredes”, uma homenagem multidisciplinar ao centenário de Carlos Paredes que foi um dos maiores músicos portugueses do século XX, reconhecido mundialmente como o mestre da guitarra portuguesa.
O espetáculo-documentário aconteceu no sábado, no dia 26 de julho, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Cantanhede.
Com direção artística de Bruno Costa e André Varandas, o espetáculo uniu música ao vivo, vídeo e narrativa documental, oferecendo uma experiência sensorial e emocional profundamente envolvente.
Em palco, artistas locais e nacionais juntaram-se num tributo coletivo que celebrou não apenas a obra de Carlos Paredes, mas também a cultura como força viva de identidade e união.
Bruno Costa esteve na guitarra portuguesa e Nuno Botelho na guitarra clássica, acompanhados pela voz de Beatriz Vilar. A estes intérpretes juntaram-se um Quarteto de Cordas, sob a direção artística do Maestro Artur Pinho Maria, e elementos do Clube União Vilanovense (Carla Silva, Magda Silva, Constança Mendes e Joaquim Madeira), que deram corpo à componente de expressão artística, reforçando o envolvimento da comunidade neste tributo a Carlos Paredes.
O espetáculo integra um projeto nacional itinerante que percorre várias cidades portuguesas e comunidades lusas no estrangeiro ao longo deste ano.

Em cada local onde é apresentado, o espetáculo renasce com novas formas e significados, integrando talentos da região e estabelecendo um diálogo vivo com as suas memórias, sonoridades e tradições culturais.

Sobre Carlos Paredes
Carlos Paredes (1925–2004) foi um dos maiores músicos portugueses do século XX, reconhecido mundialmente como o mestre da guitarra portuguesa — o instrumento típico do fado, que ele levou muito além das fronteiras do género.
Filho do também guitarrista Artur Paredes, Carlos nasceu em Coimbra e desde cedo revelou um talento excecional. Apesar de uma carreira musical profundamente marcada pela ditadura e pela sua condição de funcionário público, Carlos Paredes compôs e tocou com uma liberdade artística notável.
As suas composições instrumentais — intensas, poéticas, por vezes melancólicas — reinventaram a linguagem da guitarra portuguesa, elevando-a a níveis de virtuosismo e expressão únicos.
Foi autor de álbuns icónicos como “Guitarra Portuguesa” (1967) e colaborou com nomes como José Afonso, Carlos do Carmo e Fernando Lopes-Graça.



Vieira lança nova Bolacha Digestive com Pepitas de Chocolate


Uma proposta de sabor e conveniência, com o selo de qualidade e sustentabilidade da marca

A Vieira, marca 100% portuguesa e referência na produção de bolachas, apresenta a mais recente inovação na sua gama Digestive: Bolacha Digestive com Pepitas de Chocolate. Esta nova variedade combina a reconhecida receita de sucesso da bolacha Digestive mais vendida em Portugal – rica em cereais e fonte de fibra – com o prazer indulgente do chocolate, oferecendo uma opção equilibrada e saborosa para os momentos do dia-a-dia.

Com 63% de cereais, fonte de fibra e ingredientes selecionados, esta bolacha reforça o compromisso da Vieira com a qualidade nutricional. Disponível no prático formato Take&Go, em bolsas individuais recicláveis, o produto foi pensado para acompanhar o ritmo acelerado da vida moderna, mantendo a preocupação ambiental que caracteriza a marca.

O lançamento é acompanhado por uma campanha de comunicação sob o mote “Sabes que mereces”, visível nos principais pontos de venda com ações de degustação e sampling, e amplamente divulgada nas redes sociais através de parcerias com influenciadores digitais. Esta campanha pretende celebrar os pequenos momentos de indulgência consciente, sem comprometer o equilíbrio nutricional.

“Na Vieira, acreditamos que a inovação deve caminhar lado a lado com a autenticidade e a responsabilidade. A nova Digestive com Pepitas de Chocolate é a expressão perfeita desse equilíbrio: uma bolacha que respeita a tradição, valoriza os ingredientes e oferece ao consumidor um momento de prazer genuíno. Porque, no meio da correria diária, todos merecemos saborear o melhor”, afirma Raquel Vieira de Castro, CEO da Vieira.

Este lançamento reforça a estratégia da Vieira de diversificação da sua oferta, com reformulações nutricionais nas receitas mais emblemáticas e a introdução de novos sabores, sempre com foco na sustentabilidade das embalagens e na origem responsável dos ingredientes.
PVPR: €3,29

SOBRE A VIEIRA DE CASTRO:
Fundada em 1943 em Vila Nova de Famalicão, a Vieira começou como confeitaria e salão de chá, evoluindo para uma empresa de dimensão internacional. Hoje, é uma referência na produção de bolachas, amêndoas e rebuçados, com produtos emblemáticos como a Bolacha de Água e Sal, as Amêndoas Cláudias e os Rebuçados Flocos de Neve. A marca distingue-se pela aposta contínua na qualidade, inovação e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

*SARA VIEIRA
**FILIPA GUIMARÃES

Apresentação da candidatura de Nélson Santos e de Óscar Ratola Branco

 
A Aliança Mais Aveiro – no sentido de facilitar a preparação da vossa agenda – avança já com as datas de mais duas apresentações de candidatos às juntas de Freguesias do concelho de Aveiro, a saber:
Nélson Santos – Cacia – Quarta-feira, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque São Bartolomeu, Sarrazola;

Óscar Ratola Branco – Santa Joana – Sexta-feira, dia 01 de agosto, às 21h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana;
Contamos com a vossa colaboração.

Com as Pessoas. Por Aveiro.

 *José Alexandre Silva 

Gatos e o calor – Saiba como prevenir e atuar em casos de desidratação

 Lisboa, 29 de julho de 2025 – Em pleno verão e com o aumento das temperaturas, os cuidadores devem estar especialmente atentos ao bem-estar dos seus animais de companhia. No caso dos gatos, nesta altura do ano, é comum apresentarem menor apetite, tornando
ainda mais importante garantir uma hidratação adequada. Neste sentido, a AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, informa como manter estes felinos saudáveis durante o calor e apresenta os principais sinais de alerta para a desidratação.
 
Hidratação: um cuidado essencial 
Manter os gatos devidamente hidratados é fundamental. A água deve estar sempre limpa e fresca, sendo preferível utilizar fontes, que estimulam os felinos a beber com maior frequência devido ao movimento da água. Também é recomendável oferecer água filtrada ou engarrafada e disponibilizar vários recipientes espalhados pela casa – de preferência em cerâmica, vidro ou aço inoxidável, evitando os de plástico. 
Um gato saudável deve ingerir entre 40 e 60 ml de água por quilo de peso corporal por dia, incluindo tanto a água que bebe quanto a que obtém através dos alimentos. Trocar a água diariamente e disponibilizar vários pontos de acesso pela casa, longe do local de alimento (seco e húmido) são formas simples de incentivar o consumo”,
refere a Dra. Joana Valente, Responsável pelo Departamento de Medicina Felina no AniCura Alma Veterinária Hospital Veterinário. 

Alimentação no verão 
Embora não existam alimentos específicos para esta estação, é possível adaptar a dieta para favorecer a hidratação e facilitar a digestão. Uma sugestão é complementar a alimentação com caldos naturais formulados especialmente para animais de companhia. Os alimentos húmidos devem ser dados diariamente ao seu gato ao longo de todo o ano, mas poderá aumentar a quantidade diária em alturas de maior calor. 

Sinais de alerta de desidratação 
Reconhecer os sinais de desidratação nos gatos pode fazer toda a diferença. Deve-se estar atento a sintomas como: 
  • Respiração ofegante (excessiva) 
  • Salivação anormal ou espessa 
  • Perda de elasticidade da pele (ao puxar ligeiramente a pele demora a retomar a sua posição normal) 
  • Língua ou gengivas avermelhadas ou azuladas 
  • Apatia, fraqueza ou desorientação 
  • Temperatura corporal elevada 
  • Vómitos e/ou diarreia 
  • Tremores ou convulsões 

Como atuar em caso de desidratação 
Na presença de algum destes sinais, o indicado é: 
Levar o gato imediatamente para um local fresco e arejado, evitando correntes de ar muito fortes ou mudanças bruscas de temperatura. 

Oferecer água fresca, sem forçar – gatos debilitados podem inalar a água, o que se torna perigoso. Se ele não aceitar, tentar oferecer um pouco de água com seringa (sem agulha), devagar, encostando na lateral da boca. 

Não administrar medicamentos ou tratamentos caseiros. 
Dirigir-se a um hospital veterinário o quanto antes. 

Nunca deixe o seu gato em ambientes fechados, sem ventilação ou exposto diretamente ao sol. Animais com doenças renais, cardíacas ou excesso de peso requerem atenção redobrada. A desidratação é uma urgência veterinária. Caso suspeite que o seu gato está desidratado, procure imediatamente assistência num hospital veterinário
”, reforça a Dra. Joana

Com cuidados simples e vigilância constante, é possível garantir um verão mais seguro e confortável para os companheiros felinos. 

 Sobre a AniCura
A AniCura é um grupo de hospitais e clínicas de animais especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, criado com o objetivo de gerar sinergias e partilhar recursos. A empresa foi fundada em 2011, a partir da primeira fusão entre hospitais veterinários na Escandinávia. Atualmente, a AniCura é um modelo a seguir nos cuidados médico-veterinários especializados e um parceiro dos cuidadores de animais de companhia e médicos veterinários de toda a Europa. A Companhia conta, atualmente, com mais de 490 clínicas em 15 países da Europa, 79 clínicas na Península Ibérica e cerca de 12 mil colaboradores, dos quais 360 em Portugal. A AniCura disponibiliza uma ampla gama de serviços médicos e cirúrgicos: Medicina Preventiva e Cuidados Primários, Diagnóstico Avançado, Medicina Interna, Cuidados Intensivos, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oncologia, entre outros. Disponibiliza ainda Reabilitação, Fisioterapia e Nutrição, assim como alimentação e artigos para animais de companhia. Desde 2018, a AniCura integra a Mars Veterinary Health, uma empresa familiar focada em Cuidados Veterinários. Para mais informação sobre a AniCura visite www.anicura.pt ou www.anicura.group.com.
 
ATREVIA PORTUGAL
*Carina Monteiro
**Mariana Oliveira


Portalegre | 17 dadores de sangue em Fronteira

 
O concelho alentejano, afamado pelos termais lençóis freáticos, recebeu mais uma ação conjunta da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE. Pois, desta vez, direcionámos até à vila de Fronteira, bem perto de Cabeço de Vide.
O centro de saúde da vila foi gentilmente invadido por 17 voluntários, dos quais sete do sexo feminino (41,2 %). Um homem deu sangue pela primeira vez na vida.
Em Fronteira, foram armazenadas 16 unidades de sangue total, dado que um dos potenciais dadores não concretizou a dádiva.
Como habitualmente, houve confraternização no almoço convívio que fechou a brigada e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Fronteira.
Alpalhão

As nossas colheitas são aos sábados de manhã. A 23 de agosto contamos estar no centro cultural de Alpalhão (Nisa). Depois, a 30 de agosto, será a vez de rumarmos até ao centro de saúde de Montargil (Ponte de Sor).

Plano Pormenor do Cais do Paraíso e Regulamento Urbanístico em Consulta Pública


I – Discussão Pública do Plano Pormenor do Cais do Paraíso tem início sexta-feira e decorre por um período de 20 dias

A Câmara Municipal de Aveiro informa que o período de Discussão Pública da proposta do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso terá início na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto, e prolonga-se até ao dia 20 de agosto. Durante este período, qualquer interessado poderá apresentar reclamações, observações ou sugestões, por escrito, em documento devidamente identificado e dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
O plano em causa visa a reconversão de um vazio urbano de importância estratégica, situado numa das principais portas de entrada da cidade, promovendo a qualificação e a integração harmoniosa entre o tecido urbano e os canais da Ria de Aveiro.
As participações podem ser submetidas através de correio eletrónico para o endereço geral@cm-aveiro.pt, por correio registado enviado para a morada Edifício Centro de Congressos, Cais da Fonte Nova, 3800-200 Aveiro, ou ainda mediante entrega presencial, utilizando o modelo próprio que será disponibilizado nos locais de consulta pública, assim como no sítio oficial da internet do Município.
Concluído o período de participação pública, todas as contribuições serão objeto de análise, seguindo-se uma nova apreciação do documento por parte do Executivo Municipal, antes da sua deliberação final pela Assembleia Municipal de Aveiro.

II – Consulta Pública do Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro decorre até 23 de agosto
A Câmara Municipal de Aveiro informa que se encontra a decorrer, até ao dia 23 de agosto, o período de Consulta Pública do projeto de revisão do Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro (RUMA), com a duração de 30 dias, iniciado a 25 de julho. Durante este período, todos os cidadãos e entidades interessadas poderão apresentar sugestões, observações ou reclamações, por escrito, em documento devidamente identificado e dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
Criado em 2015 e revisto em 2017 e 2022, o Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro constitui o principal instrumento de regulamentação das operações urbanísticas no concelho, definindo regras complementares à legislação em vigor no que respeita ao edificado, à urbanização e aos procedimentos administrativos associados. O documento fixa também os valores das taxas, cauções e compensações relativas à prestação de serviços administrativos pela Câmara Municipal.
O projeto de regulamento pode ser consultado presencialmente no Gabinete de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Aveiro, situado no Edifício do Centro de Congressos (Cais da Fonte Nova), todos os dias úteis, das 8h30 às 16h30, e no Museu Cidade de Aveiro (Rua João Mendonça, n.º 9/11), de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. A proposta está também disponível online no portal institucional do Município, em www.cm-aveiro.pt.
As participações poderão ser submetidas por correio eletrónico para o endereço geral@cm-aveiro.pt, por correio registado para a morada Edifício Centro de Congressos, Cais da Fonte Nova, 3800-200 Aveiro, ou presencialmente, utilizando o modelo próprio disponível nos locais de consulta e no sítio oficial da internet do Município.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Grupo Celeste Apresenta Novas Bolas de Berlim com Pistácio e Kadaif — Uma Fusão de Tradição e Inovação

O Grupo Celeste, referência nacional em panificação e pastelaria há mais de 55 anos, anuncia o lançamento das novas Bolas de Berlim com Pistácio e Kadaif. Esta edição limitada vai estar disponível nas lojas Celeste no norte de Portugal a partir de 1 de agosto.

Características do Produto:

  • Odor: Aroma doce com notas de açúcar e pistácio.

  • Cor: Massa dourada, com açúcar granulado na superfície.

  • Sabor: Doce e rico, destacando os sabores de pistácio e kadaif.

  • Aparência: Forma redonda e dourada, polvilhada com açúcar granulado e recheada com creme.

Destaques da novidade:

  • Fusão de Sabores: Combina a cremosidade tradicional das bolas de Berlim com o sabor único do pistácio e o contraste textural do kadaif.

  • Edição Limitada: Disponível durante o verão (até final de stock)

Sobre o Grupo Celeste

Fundado em 1968, o Grupo Celeste é uma referência na área da indústria da Panificação e Pastelaria em Portugal. Produz e comercializa produtos frescos e ultracongelados para diferentes canais (Retalho, Grande Distribuição e Venda Direta). Com uma forte aposta em inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, a marca continua a conquistar gerações de consumidores, mantendo-se fiel aos valores de qualidade, sabor e tradição.

Em Portugal o Grupo Celeste possui três unidades fabris em Portugal (Guimarães, Vizela e Ermesinde) e uma rede de lojas próprias, na zona Norte de Portugal (Porto, Braga, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela).

Presente no Luxemburgo há 12 anos, o grupo possui também uma unidade industrial, um restaurante (Celeste Brunch House), uma padaria e um supermercado

*Grupo Celeste

GONÇALO GONÇALVES PARTICIPOU NO TRAIL TERRAS DE OIÃ


Teve lugar na manhã de domingo 27 de julho, a 6ª edição do Trail Terras de Oiã, organizado pela Associação Jovem Oianense juntamente com os OiãRunners.
Percorrendo trilhos e estradas florestais na Freguesia de Oiã, com uma considerável área florestal com vista privilegiada sobre vários afluentes do Rio Levira e Rio Cértima, com passagem pelo Parque da Fonte Doce, Parque da Seara, participou o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense Gonçalo Gonçalves na prova de Trail Curto de 16km, terminando no 58° lugar da geral masculina e 16° M40.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

ATLETAS DA ASSSCC CONQUISTAM 4 PÓDIOS NO CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS, JUNIORES E SENIORES

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada com 7 nadadores na última prova do calendário nacional de natação pura, nomeadamente da edição de 2025 do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Séniores de verão.
A competição decorreu no Complexo Olímpico de piscinas de Coimbra nos dias 24,25,26 e 27 de julho e contou com a participação de 705 atletas em representação de 96 clubes.
Os maiores destaques da participação da coletividade de Cantanhede vão para os pódios obtidos por Beatriz Portulez que se sagrou vice-campeã-campeã nacional nos 800 Livres em Juvenil e pelo 3º lugar obtido por Martim Pascoal nos 50 Mariposa no escalão de Juniores
Destaque ainda pelos pódios obtidos pelas Estafetas Femininas juvenis, nos 4x200 Livres Eva Almeida, Filipa Loisas, Beatriz Portulez e Maria Fernandes sagraram-se Vices-campeãs nacionais em juvenil enquanto nos 4x100 livres a estafeta composta por Eva Almeida, Sara Santos, Filipa Loisas e Maria Fernandes viria a obter o 3º lugar.


Fazunchar 2025: Figueiró dos Vinhos volta a fazer da arte um lugar de encontro nos dias 16 a 24 de agosto Onde a Arte Envolve a Comunidade

 De 16 a 24 de agosto, Figueiró dos Vinhos transforma-se novamente num palco vivo de arte e comunidade com a chegada da 7.ª edição do Fazunchar, o festival que tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional na arte pública e no envolvimento do território.

Este ano, o Fazunchar 2025 reforça a sua identidade multidisciplinar com uma programação que cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas e oficinas, sem nunca perder o foco no essencial: a ligação humana e a valorização do património cultural e social da região.

 

A edição arranca com a exposição da artista visual Raquel Beli, no Museu e Centro de Artes, que recria o espólio fotográfico da região com uma instalação que convida à reflexão sobre a memória coletiva e os afetos do território.

 

As residências artísticas — uma marca distintiva do festival — ganham força este ano com projetos como:

  • A criação de uma música e videoclipe originais pelo músico Ricardo Azevedo com alunos do Agrupamento, a apresentar a 22 de agosto;
  • Um novo livro de Luís Robalo, com uma rota literária espalhada pelas ruas de Arega e do centro da vila;
  • Uma visita encenada com a comunidade, concebida e orientada pela artista Inês Fouto;
  • E uma intervenção escultórica de Robert Panda na freguesia da Aguda, que levará também a cabo uma oficina com o público infantojuvenil, enquanto Raquel Beli orienta uma oficina para adultos.

 

Na arte mural, destaque para as intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro, do conceituado Bordalo II, e de Restless, vencedor do Open Call, que assinará a nova pintura na parede dos Bombeiros Voluntários.

 

Entre as novidades de 2025 está o Mercado de Autor, que abre espaço para o talento local e nacional. Artistas como Cláudia Pena, A Maria Capaz, Amelie, mon cherie, Elisa Peste, Adamastor Studio e Lu estão confirmados para a mostra e venda de obras.

 

O grande momento de celebração acontece no sábado, 23 de agosto, com a atuação de A Garota Não e um encerramento em festa com DJ Kwan.

 

Com entrada gratuita e um profundo compromisso com o território, o Fazunchar 2025 convida todos a participar numa experiência cultural única, onde a arte sai à rua, envolve as pessoas e deixa marcas duradouras. A arte envolve a comunidade, mais uma vez!

 

www.fazunchar.pt

https://www.facebook.com/fazunchar.pt/

https://www.instagram.com/fazunchar.pt/


*Raquel Lains

5 BOMBEIROS FERIDOS LEVES EM ACIDENTE COM VEÍCULO LIGEIRO DE COMBATE A INCÊNDIOS


Cinco bombeiros da corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, ficaram feridos esta tarde, na sequência do despiste do veículo ligeiro de combate a incêndios. Os ferimentos foram considerados leves.

Os operacionais integravam o Grupo de Reforço de Incêndios Rurais da Sub-região das Beiras e Serra da Estrela e deslocavam-se para o incêndio que lavra em Lindoso, no concelho de Ponte da Barca.

O acidente ocorreu pelas 14h27, ao quilómetro 71 da autoestrada A3, no sentido Sul-Norte.

As vítimas foram de imediato assistidas no local por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica e dos Bombeiros, tendo sido transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a acompanhar a evolução da situação.

28 de julho de 2025
*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização