sexta-feira, 1 de agosto de 2025

GARANTIA DE SUCESSO NUM CERTAME CONSOLIDADO SARDOURA MOSTROU-SE AO MELHOR NÍVEL   NA 6ª EDIÇÃO DA FESTA DO VINHO  

 
Presidente José Rocha destacou investimento municipal no centro da freguesia 
Promovida pela Junta de Freguesia de Sardoura, foi um rotundo sucesso a edição da Festa do Vinho, Gastronomia e Actividades, uma jornada festiva com milhares de pessoas a passar pelo Largo do Fundo do Adro, em três dias de grande convívio, num certame local que registou forte adesão de visitantes, e que teve a participação de mais de quatro dezenas de expositores locais que mostraram o que de melhor tem a freguesia nos mais diversos domínios, para além de muita animação musical que enriqueceu o evento, criando um ambiente de salutar confraternização que todos aplaudiram. 
Na sua intervenção da cerimónia de abertura,
Ricardo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, mostrou – se agradecido pela forma entusiástica como a população de Sardoura se voltou a envolver neste certame e se associou a esta iniciativa, louvando o esforço dos produtores locais, que trouxeram os melhores vinhos da freguesia, e de todos os expositores e instituições que marcaram presença e que contribuíram para que esta Feira do Vinho, Gastronomia e Actividades fosse mais um êxito e seja a verdadeira mola impulsionadora para o progresso que a freguesia precisa e merece, afirmando –se pela positiva, destacando que este certame está consolidado e ganhou já uma forte projecção que vai potenciar outras dinâmicas e assegurar a sua continuidade no futuro. 
Por sua vez, o edil José Rocha, que na abertura oficial se fez acompanhar pelo Vice-Presidente, José António Vilela, pela Vereadora Liliana Vieira, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, congratulou-se pela concretização da obra do Parque de Lazer do Fundo do Adro, com conexão à EN 222-1, num investimento de cerca de 270 mil euros, contribuindo para melhorar aquele espaço publico e a torna-lo mais amplo e atractivo, permitindo criar outras dinâmicas e acolher eventos, desde logo expandir o espaço útil de exposição deste certame anual.  
O Presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou, na sua intervenção, a pujança desta iniciativa, enaltecendo um certame que ajuda a criar dinâmica económica e a valorizar a freguesia e o próprio concelho, deixando uma saudação aos trabalhadores municipais que colaboraram na montagem do evento, e a todos os expositores que aderiram à iniciativa, lembrando a aposta que continua a ser feita no sector da vinha e na qualidade dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva e nos produtos endógenos. 
O programa desta 6ª edição da Festa do Vinho de Sardoura, contou com um programa aliciante, com muita animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, dj’s, concertos musicais e os tradicionais bailaricos. 
Depois da abertura oficial do certame, que se realizou ao final da tarde de Sexta Feira, e das intervenções alusivas ao evento, a estruturar referências à organização evento e às dinâmicas económicas que potencia para a freguesia, realizou-se o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação dos
Amantes do Douro, continuando a festa com uma Aula de Zumba com Bruno Falcão, e à noite a festa prolongou-se com animação de rua, com a presença dos Ranchos Folclóricos de S. Martinho e de Castelo de Paiva, para além da participação habitual do grupo Gaitas Daninhas, e a actuação do Grupo Musical “ Eklipse “, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do Dj Hélder Ferreira.
     Já no Sábado, dia 26, o certame abriu portas com a participação das Concertinas “ Os Ramadas “ e a presença do grupo musical da ACUP, sendo que, à noite, a animação de rua esteve a cargo dos Bombos de Rio de Moinhos e do grupo Postas de Bacalhau, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical Musikanto, com o encerramento da noite a merecer o registo do DJ Bruno Falcão. 
No Domingo, ultimo dia do certame, a iniciativa reabriu depois do almoço, tendo a tarde sido preenchida com a presença de Nel Marçal, registando-se ainda a presença do Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras, e mais tarde, muita animação e bailarico com a Festa Total / Ricardo Ramalho e Pedro Sousa, seguindo-se o encerramento do certame às 20 horas. 





*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa





Teatro Aveirense revela programação de setembro


Teatro Aveirense revela programação de setembro Estreia de peça de Sara Barros Leitão; Olga Roriz, Mickaël de Oliveira, Gisela Ferreira, Susie Filipe e Ana Madureira com Vahan Kerovpyan entre os outros destaques; Apresentação dos trabalhos finais do Laboratório de Dramaturgia.
Aveiro, 01 de agosto – O Teatro Aveirense acaba de revelar a sua programação de setembro. A rentrée envolve a estreia de dois espetáculos, de Sara Barros Leitão e de Gisela Ferreira, assim como a apresentação de novas criações de Olga Roriz, Mickaël de Oliveira, Ana Madureira com Vahan Kerovpyan e Susie Filipe, assim como a apresentação dos trabalhos finais do Laboratório de Dramaturgia 2025.
A estreia de “Suplicantes”, de Sara Barros Leitão, assinala um dos pontos altos de setembro. Coproduzido pelo Teatro Aveirense, o espetáculo assume o texto homónimo de Ésquilo para uma reflexão sobre o tema da migração nos tempos atuais, num exercício de questionamento da Europa, das fronteiras, da hospitalidade e da integração. Encontro marcado para os dias 27 e 28 de setembro.
Também “O Salvado”, de Olga Roriz, promete marcar o público aveirense. Com apresentação a 17 de setembro, este é um novo solo da bailarina e coreógrafa, o primeiro desde A Sagração da Primavera, apresentado há doze anos. Uma criação que pergunta o que se consegue salvar da catástrofe e o que se pode ainda preservar de uma existência de sete décadas, tendo sido desenvolvido ao longo de um ano e seis residências artísticas, uma das quais no Teatro Aveirense, entidade que também coproduziu o espetáculo.
Já “Crocodile Club”, de Mickaël de Oliveira, tem no Teatro Aveirense mais uma paragem da sua bem-sucedida digressão. Com nomes como Inês Castelo Branco e Bárbara Branco no elenco, este é um espetáculo que procura abordar o atual espectro político português e os novos populismos, que procuram manipular a insatisfação e acicatar o medo. “Crocodile Club” é sobre os limites da democracia, girando em torno de um retiro de fim de semana entre amigos. Apresentação no dia 6 de setembro.
No dia 11 de setembro estreia “nome de solteira”, de Gisela Ferreira, que tem como temática central o trabalho não-pago e as desigualdades entre géneros, colocando em causa o ideal da mulher perfeita, que cuida de tudo e todos sem nunca descurar a sua aparência. Este projeto foi o vencedor da bolsa de criação Palcos Instáveis 2ª Casa - Especial 3ª edição do Laboratório de Aveiro.
Na música, destaque para o concerto de Susie Filipe, na apresentação do seu primeiro álbum a solo, “Em Tempo Real”. Susie Filipe é uma reconhecida atriz e baterista aveirense, envolvida em projetos como Moonshiners, SIRICAIA, ESTRO/WATTS e Sangue Suor, entre outros. Apresenta-se pela primeira vez enquanto cantora e compositora, com recurso a guitarra, piano e bateria, num espetáculo marcado para o dia 20 de setembro em que a música, a poesia e o teatro vivem em tempo real.
Para as famílias, no dia 21 de setembro está previsto “Quero Um Piano”, de Ana Madureira e Vahan Kerovpyan, um espetáculo onde micro-tons orientais, meios-tons ocidentais, meias-palavras e personagens sem meias convidam a cuidar das tonalidades de cada um e a saber ver e ouvir as dos outros.
Nos dias 13 e 14 de setembro os participantes do Laboratório de Dramaturgia 2025 levam à cena o resultado de um processo que envolveu sessões de formação com figuras como Apichatpong Weerasethakul, Tim Etchells, Mickaël de Oliveira e Teresa Coutinho, entre outros. O Laboratório de Dramaturgia, do Teatro Aveirense, tem como objetivo incentivar a criação textual dramática e promover o conhecimento e a reflexão teórica sobre as diferentes manifestações históricas da dramaturgia. Esta apresentação final, que tem por título “Os lugares não são para depois (aquilo que antes lá ficou)”, conta com 13 obras breves a partir das quais se propõe um passeio pelo interior do Teatro Aveirense.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Silves | ATENDIMENTOS DESCENTRALIZADOS SOBRE A DISCUSSÃO PÚBLICA DO REOT 25

 Decorre de 28 de julho a 08 de setembro de 2025, o período de discussão pública do Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território de Silves, aprovado na reunião da Câmara Municipal de Silves de 30 de junho de 2025.
 
Nesse âmbito, e visando uma maior proximidade com o cidadão, uma maior acessibilidade à informação, maior transparência no processo e um maior envolvimento dos autarcas locais neste processo de planeamento, os serviços municipais irão proceder, em colaboração com as Freguesias e Uniões de Freguesia, à realização de atendimentos presenciais
descentralizados com a seguinte agenda:
·Alcantarilha e Pêra – 05 de agosto de 2025
·Algoz e Tunes – 12 de agosto de 2025
·São Bartolomeu de Messines – 19 de agosto de 2025
·São Marcos da Serra – 26 de agosto de 2025
·Armação de Pêra – 02 de setembro de 2025
 
A inscrição para o referido atendimento, pode ser efetuada junto da sua Freguesia ou União de Freguesia, ou para o endereço eletrónico dogu.ordenamento@cm-silves.pt .
 
Certos de que este procedimento constitui uma oportunidade para adequar as politicas públicas de ordenamento do território às recentes dinâmicas territoriais, com enfoque nas especificidades e necessidades concretas da população, apela-se à participação e envolvimento de todos.

 

CINANIMA revela seleção oficial e estreia competição internacional “All Aboard”

 A 49.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que vai decorrer entre 7 e 16 de novembro, anuncia a seleção oficial de 105 filmes. Esta será uma edição focada na vitalidade e diversidade da animação mundial, e também na contínua aposta do festival na descoberta de novos talentos e na valorização de obras nacionais de excelência. 

Seleção oficial: diversidade, talento e inovação 


Competição Internacional de Curtas-Metragens apresenta 30 filmes provenientes de mais de 20 países, entre os quais três produções portuguesas, sendo estas: “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade; “Porque Hoje é Sábado”, de Alice Eça Guimarães e “Sequencial”, de Bruno Caetano.  
Este ano, o festival destaca-se pelas diversas coproduções internacionais, valorizando a dinâmica entre países e enriquecendo a diversidade da competição. 


Na Competição Internacional de Obras de Estudantes, foram selecionados 23 filmes de 15 países. A seleção deste ano reúne obras oriundas de vários pontos do Mundo - da Europa, do continente asiático e americano, com países como o Chile, a China ou Singapura - confirmando a importância do festival enquanto plataforma de projeção de novos realizadores no cenário internacional. 


No contexto nacional, o CINANIMA reafirma a sua missão em promover e dar visibilidade à produção portuguesa, com destaque para o Prémio António Gaio: o galardão nacional de maior prestígio do festival. Criado para premiar o melhor filme português nesta competição, o Prémio António Gaio é uma das distinções mais relevantes do panorama da animação nacional e tem contribuído, ao longo das edições, para impulsionar carreiras de jovens autores e consolidar o reconhecimento internacional de realizadores consagrados. Nesta edição, concorrem oito filmes portugueses


A aposta na descoberta de novos talentos estende-se ainda à Competição Jovem Cineasta, que distingue duas categorias etárias: 16 filmes realizados por jovens com mais de 18 anos e 12 obras criadas por jovens até aos 18 anos. Estes espaços de competição são, tradicionalmente, terreno fértil para o surgimento de novos criadores que utilizam a animação como ferramenta de expressão artística. 


Na Competição de Longas-Metragens, cinco obras disputam o prémio. 

All Aboard: uma viagem pela pluralidade e dinamismo 


A grande novidade do CINANIMA 2025 é o lançamento da competição internacional All Aboard. Esta nova secção acolherá a riqueza criativa e a diversidade formal da animação contemporânea, valorizando linguagens híbridas de interseção visual e a promoção de uma visão plural e dinâmica — com 16 filmes a concurso. 


Um festival de referência internacional


CINANIMA mantém-se, ano após ano, como um ponto de encontro internacional incontornável para criadores, produtores, estudantes e amantes do cinema de animação. A 49.ª edição reafirma esta identidade, apresentando uma programação que combina tradição, inovação e descoberta, sendo um espaço privilegiado para o diálogo entre gerações, estilos e geografias.

 
A seleção oficial está disponível aqui.

Apresentação Nélson Santos - Candidato à Junta de Freguesia de Cacia

 Um compromisso sério, com Cacia e Aveiro.

Em Sarrazola, no Parque de São Bartolomeu, uma obra de qualidade inegável, que une gerações. Nélson Santos foi apresentado como recandidato à Junta de Freguesia de Cacia, pela Aliança Mais Aveiro. Uma freguesia que cresceu de forma ímpar nos últimos oito anos sob a liderança do agora recandidato. E sem palavras vãs e com compromissos e contas certas para cumprir, o futuro fez-se ali, numa sessão que contou com a presença de muitas pessoas.

Compromissos assumidos, para cumprir!

Por Mais Cacia e Mais Aveiro, Nélson Santos e Luís Souto elencaram vários compromissos, para cumprir, de palavra dada.

Luís Souto Miranda

Estaremos na primeira linha da defesa dos interesses da população de Cacia e Aveiro num assunto que ainda permanece sem resolução e que necessita desse entendimento, que é o da abolição das portagens na A25, essenciais para o desenvolvimento regional.

  • O desenvolvimento da Área de Localização Empresarial – Aveiro Norte será uma prioridade no nosso mandato. Proporcionar meios para que Aveiro receba mais empresas, e para que os aveirenses possam ter melhores salários, é este o melhor caminho;

  • Estão a decorrer concursos para as piscinas e para o mercado. E por nós, não são para parar;

  • A ligação da Ponte da Refer à rua Dr. Marques da Costa, em Sarrazola, que está em execução de projeto, é para avançar mesmo;

  • Concretizar a instalação do posto náutico no Rio Novo do Príncipe, que traga as melhores condições aos clubes que ali trabalham, que têm feito muito, com pouco;

  • O Baixo-Vouga lagunar por ser uma grande oportunidade de turismo, vamos valorizar a sua biodiversidade, com percursos de educação ambiental, em parceria com associações e entidades regionais;

Nélson Santos

Temos obras anunciadas, projetos planeados, compromissos assumidos — e que, connosco, são para cumprir. Porque Cacia merece. E o nosso povo também. Aprendi que um político sério é aquele que diz a verdade, mesmo que ela custe a ouvir. Agora aparece um jovem candidato a prometer resolver tudo. Mas, muitas vezes, quase sempre, nem sabe do que fala. Se os problemas fossem fáceis de resolver, nós já os teríamos resolvido. A nossa candidatura fala a verdade.

.Há um tema incontornável: as portagens. Cacia é, provavelmente, a freguesia mais castigada pelos pórticos da A25. Sem portagens, não há o caos da Quintã. Não há filas às 8h nem entre as 17h e as 19h. Este é um problema que temos de enfrentar juntos;

  • Neste Natal, no Cacia vila Natal, teremos um "Bosque Encantado de Natal", no Parque de São Bartolomeu, em Sarrazola. Mais uma ideia para fazer sonhar, para fazer sorrir, para unir a comunidade;

  • Só com esta equipa é possível fazer mais por Cacia, mais por Aveiro, e continuar este ritmo de progresso e elevação da nossa freguesia. Temos vários projetos já iniciados, que nunca é tarde relembrar: O novo mercado de Cacia; as novas piscinas; A escola primária de Sarrazola; A requalificação da antiga sede da Junta; A nova rua da Bosch; O novo acesso a Sarrazola.

  • Estamos ainda a trabalhar com a CIRA, no sentido de garantir acessos ao rio para atletas, pescadores e todos os utilizadores;

  • Queremos expandir o Parque São Bartolomeu e, quem sabe, ligá-lo ao Rio Vouga e à Torre.

Com rigor, contas da Habitação e as contas que favorecem a especulação

Luís Souto Miranda:

Uma palavra sobre habitação. Este é um assunto relevante para Cacia, Aveiro, no país e na Europa. Ninguém tem uma solução mágica. Não podemos, por isso, brincar com o tema e fazer propostas para ficar bem na fotografia e, de forma irresponsável, lançar ideias que só favorecem a especulação e que não resistem ao mais simples exercício de fazer contas, como fez o PS. Como se dizia antigamente, é só fazer a prova dos nove, mas infelizmente o PS não sabe fazer contas, ou melhor, sabe fazer a subtração que resulta no saldo negativo, na dívida sem controlo.

O elogio a Nélson Santos

Luís Souto Miranda:

Nas muitas visitas que fiz à freguesia, confirmei aquilo que já sabia – o Nélson é um autarca próximo das pessoas. Atento às necessidades de todos, mesmo que seja apenas de um dos seus habitantes. Tem uma capacidade de gestão e de realização ímpares e conhece, como ninguém, a freguesia, o que falta fazer.


Marinha Grande | “MANHÃS COM HISTÓRIA” ÀS QUINTAS-FEIRAS NA “BIBLIOTECA MUNICIPAL

 Todas as quintas-feiras durante o mês de agosto (dias 7, 14, 21 e 28), pelas 10h00, a Biblioteca Municipal da Marinha Grande acolhe a atividade “Manhãs com Histórias”, dirigida ao público infantil e juvenil.
A iniciativa tem como principal objetivo estimular o gosto pela leitura e promover a proximidade das crianças com o espaço da biblioteca, através da partilha de histórias e momentos de descoberta do mundo dos livros.

A atividade decorre na Sala Infantil/Juvenil e tem uma duração entre 30 a 60 minutos, proporcionando uma experiência educativa e lúdica, num ambiente acolhedor e pensado para os mais novos.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573322.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Publicado novo número do Jornal da Sociedades das Ciências Médicas


A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) tem o prazer de anunciar que o último número do Jornal da Sociedade (JSCMed) já está disponível.

Podem aceder ao novo número através do seguinte link:

Gostaríamos também de aproveitar esta oportunidade para convidar toda a comunidade a submeter artigos para publicação em futuros números do JSCMed.

Agradecemos a vossa atenção e desejamos uma excelente leitura.

*Joaquim Ferreira
Presidente da SCML

Marinha Grande | JARDIM DO BAMBI RECEBE 20.ª CRIATIV(A)RTE

 O Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel, recebe a 20.ª edição da CRIATIV(A)RTE – Feira de Artes, promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, nos dias 9 e 10 de agosto de 2025.

Este evento de entrada livre, com um ambiente informal e sem fins lucrativos, tem como objetivo celebrar a arte, a cultura e a partilha de saberes, promovendo também o comércio local e valorizando a diversidade criativa da comunidade.

Durante os dois dias, a feira acolhe uma programação que alia exposição de artesanato, produtos regionais, artigos reciclados, workshops, performances, jogos e espetáculos ao ar livre. A edição deste ano integra ainda as Comemorações do Dia Internacional da Juventude, com atividades dinamizadas pelo Conselho Municipal da Juventude da Marinha Grande.
PROGRAMA
20.ª Criativ(a)rte - Feira de Artes 
São Pedro de Moel

Dia 09 de agosto . sábado . 16h00 às 23h00

16h00 às 23h00
FEIRA DE ARTESÃOS
Exposição de produtos realizados por cada artesão (inscrições efetuadas previamente)

16h00
ATIVIDADES DINAMIZADAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DA MARINHA GRANDE
Atividades realizadas no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Juventude.

16h00 às 21h00
INSUFLÁVEL CARRO DE BOMBEIROS 
Crianças até aos 12 anos

16h00 às 21h00
JOGOS DE TABULEIRO XL

16h30 às 18h00
POESIA INUSITADA NO JARDIM
Poesia de Afonso Lopes Vieira com a presença do poeta e da atriz Amélia Rey Colaço.

17h00 às 19h30
PARQUE DE ESPUMA
Vem divertir-te a valer neste banho de espuma mega divertido! Podes trazer o fato de banho e uma toalha, caso “mergulhes” mesmo nesta aventura!
Crianças até aos 14 anos

17h00 às 19h00
ANIMAÇÃO COM MALABARISTAS
Dois divertidos malabaristas, em monociclo, que vão surpreender o público com as suas peripécias.

18h00 às 20h30
SUNSET COM DJ CHICO
O projeto “DJ Chico” passa por criar boas energias e uma boa ligação artista/público. O objetivo deste projeto é percorrer o mundo, destacando-se pela música e pela sua boa dinâmica e interação com o público.

21h30
ESPETÁCULO DE CLOWN “LEVADOS PELA CORRENTE”, pela Persil Noir
Dois premiados Clowns Inventores encontram-se, inesperadamente, passado muitos anos. Mas a relação dos dois é tudo menos normal! Rivais desde sempre, disputam prémios e distinções, procurando, sempre, ser melhor que o outro, “doa a quem doer”! Disputando a atenção do público, exibem as suas melhores experiências, na esperança de um deles vir a ser considerado o Melhor Inventor de Sempre!”

23h00
FESTA REMEMBER BAMBI COM DJ GUALTER MORAIS
Atividade dinamizada e organizada pelo Bambi Café, com o apoio da CMMG.

Dia 10 de agosto . domingo . 14h00 às 21h00

14h00 às 21h00
FEIRA DE ARTESÃOS
Exposição de produtos realizados por cada artesão. (Inscrições efetuadas previamente)

INSUFLÁVEL CANDY Crianças até aos 12 anos.
EQUIPAMENTO INFANTIL – SURF MECÂNICO Jovens a partir dos 13 anos.
JOGOS DE TABULEIRO XL

14h00
ATIVIDADES DINAMIZADAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DA MARINHA GRANDE
Atividades realizadas no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Juventude.

14h30/16h30/18h00
ANIMAÇÃO DE RUA COM OS BRASSDASS
Conhecidos como a Boys Band do Oeste, são uma fusão de garra e boa música, com umas notas de humor e inspiração regional e mundial, resultam covers que atravessam gerações e personalidades e prometem dar que falar e dançar. Da música pop ao rock, passando pelo pimba, metal e ainda techno... É DASS!

15h/16h/17h00
SHOW DE BOLAS DE SABÃO GIGANTES
Animação itinerante com bolas de sabão de todos os tamanhos e cores.

15h30 às 17h30
POESIA INUSITADA NO JARDIM
Poesia de Afonso Lopes Vieira com a presença do poeta e da atriz Amélia Rey Colaço.

17h00 às 19h00
ANIMAÇÃO DE RUA COM OS CANDY PARTY
Vem conhecer a doce “Candy” e o divertido amigo malabarista, o “Sr. Brinquedos”. Será que trazem doces para os amiguinhos mais novos?!

19h30
ESPETÁCULO DE TEATRO - “O PROJECIONISTA”, pelo Teatro do Botão
O nosso projecionista tem quase tudo pronto para receber o público: as cadeiras quase organizadas, o material técnico quase perfeito, só com um ou dois problemas e a bobina encaixada no projetor e que é quase de certeza a do filme certo. À chegada dos espetadores, está quase confiante de que nada pode correr mal... até começar a correr. E oh, se corre! Mas mesmo que tudo falhe, nada impedirá que o projecionista faça chegar o filme ao público. Como? Descubram connosco, nesta hilariante aventura! Este é um espetáculo que recorda os anos dourados do cinema mudo... com muito humor à mistura!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Eco-Escolas do concelho destacam-se em iniciativa nacional. Município de Cantanhede conquistou o 3º lugar nacional no desafio “Muros com Vida”


O Município de Cantanhede foi distinguido com o 3.º lugar nacional no desafio “Muros com Vida”, uma iniciativa promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do Programa Eco-Escolas, que contou com a participação de 231 trabalhos, de 70 municípios.
Os alunos das EB/JI da Tocha, do Jardim de Infância da Sanguinheira, da EB de Covões e da EB/JI de São Caetano, bem como da Escola Básica de Cantanhede-Sul e das IPSS PROVIDA - Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha e PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de Covões participaram no desafio “Muros com Vida”, ação que a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede dinamizou sob orientação dos respetivos docentes coordenadores.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que tem o pelouro da Educação, “esta distinção é o reflexo do forte compromisso do Município com a educação ambiental e com a valorização do papel das nossas escolas na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Este prémio pertence a todos os que participaram com entusiasmo e dedicação: alunos, professores, técnicos municipais e a comunidade educativa em geral”.
Subordinado à temática “Biodiversidade e Sustentabilidade”, este desafio consistiu na realização de pinturas ao ar livre em muros do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo.
A distinção atribuída ao Município de Cantanhede teve por base diversos critérios, nomeadamente o número de muros pintados no concelho, as formas de comunicação utilizadas para incentivar a participação das escolas, o apoio logístico e material fornecido, incluindo tintas, a promoção de ações de formação e workshops no âmbito do projeto, o acompanhamento das atividades de pintura e a divulgação do desafio através de, pelo menos, dois meios distintos.
O Gabinete de Educação Ambiental da autarquia desempenhou um papel central na mobilização das escolas para o desafio, promovendo ações de sensibilização específicas junto da comunidade educativa.
Entre estas, destacam-se a atividade “O papel das abelhas na preservação da biodiversidade”, realizada na EB Cantanhede-Sul e no Jardim de Infância da Sanguinheira, o projeto “A Abelha vai à Escola”, dinamizado no Jardim de Infância da Sanguinheira e na EB/JI da Tocha, e uma sessão sobre “A importância da floresta e da biodiversidade”,na EB de Covões.

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA ACOLHE A EXPOSIÇÃO “PERCURSOS DE FLORESTA” DE JOÃO CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, inaugurou no passado dia 26 de julho, a exposição “Percursos de Floresta”, da autoria do artista João Correia. A mostra está patente ao público até 6 de fevereiro de 2026 e reúne um conjunto de quarenta obras realizadas entre 1985 e 2025, explorando diferentes olhares e abordagens sobre o tema da floresta, através de diversas linguagens artísticas.
A exposição propõe uma viagem sensível e simbólica pelo universo florestal, dividida em três núcleos:
Floresta Imaginada – onde convivem o desenho, a pintura, a escultura, o cinema de animação e a ilustração;
Floresta Mitológica – povoada por figuras simbólicas e narrativas do imaginário religioso e cultural;
Floresta Real – centrada no Pinhal do Rei, representado através do desenho, da pintura e da fotografia, fruto da ligação profunda do artista à paisagem natural da Marinha Grande.
“Percursos de Floresta” destaca-se ainda pelo diálogo geracional entre a obra de João Correia e a do seu pai, Joaquim Correia, numa evocação simbólica que reforça os laços afetivos e criativos entre ambos, e a sua ligação ao território.
A exposição pode ser vista de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (últimas entradas individuais às 12h30 e 16h30).
*Gabinete de Comunicação e Imagem

XX FEIRA MEDIEVAL DE SILVES. Xilb, A Conquista Final


De 8 a 16 de agosto as ruas da cidade de Silves voltam a trajar-se a rigor para receber a XX Feira Medieval de Silves.

Ao longo de 8 dias a imponente XILB (Silves), antiga capital do Reino do Al-Gharb, que hoje corresponde ao Algarve, vai regressar ao passado e reviver a sua "Conquista Final", tema que marca a edição dos 20 anos da Feira Medieval de Silves.

Através da recriação das vivências intensas do período da última conquista desta cidade histórica por parte do Califado Almóada, os visitantes terão a possibilidade de experienciar a atmosfera única de outrora e fazer uma verdadeira viagem no tempo até ao período entre a primeira conquista cristã da cidade (ocorrida em 1189, no reinado de D. Sancho I) e a reconquista muçulmana (ocorrida em 1191), momento marcante em que Abu Iúçufe Iacube Almançor, o eminente califa Almóada, a quem corria nas veias sangue de Xilb, com o seu forte exército, volta a ter o domínio da esplendorosa XILB.

Este ano a Feira Medieval de Silves celebra 20 anos de história, autenticidade, cultura e recriações históricas com a chancela habitual de um evento impactante, carregado de rigor histórico, qualidade artística, que alia o entretenimento à valorização do património, com um cuidado minucioso dos detalhes, que vão desde os trajes de época, decorações, gastronomia até aos ofícios tradicionais. “A Feira Medieval de Silves é já um verdadeiro símbolo de identidade cultural do Concelho de Silves”, conforme destacou a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

O evento trará, uma vez mais, o deslumbramento à zona histórica da Cidade de Silves num cenário de fantasia e puro encantamento, com sons de outras épocas, aromas exóticos, muita animação histórica contando com a presença de mais de uma centena de expositores, incluindo artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores, transformando-se, assim, num palco vivo da Idade Média.

Diariamente, às 18h00, o Cortejo Medieval marca o inicio da atmosfera mística da Feira. Vestidos a rigor, os participantes desfilam pela Medina e pelos Arrabaldes. A Praça Al-Mut’amid será palco dos Jogos de Guerra às 20h00 e 22h30.

Esta edição especial, será também marcada pela estreia de dois grandes espetáculos.

Pelas 21h00, 22h00, 23h00 e 24h00, o espetáculo de vídeo “Xilb, a Derradeira Conquista” revive os últimos momentos da antiga Silves muçulmana. Com música épica, narração envolvente e visuais que se fundem com o ambiente histórico, esta é uma homenagem à força de um povo e à memória de uma cidade lendária.

Já a Sé Catedral de Silves prepara-se para receber, às 20h00, o recital de música espiritual e contemplativa “De Al-Andalus à Pérsia de Rumi”. Uma viagem sonora pelas composições sonoras das 3 culturas e religiões que conviveram pacificamente em Al-Andalus (cristãos, muçulmanos e judeus-sefarditas).

Com a assinatura visual do fotógrafo André Boto, a XX Feira Medieval de Silves vai ser inesquecível.

Silves espera por si. Venha fazer parte desta história!

Barcelos | 2ª fase | Candidaturas abertas para Mestrados da APNOR

 Até dia 22 de agosto estão a decorrer as candidaturas aos Mestrados em Gestão das Organizações e em Contabilidade e Finanças da APNOR.
Estes cursos, realizados no âmbito da APNOR – Associação de Politécnicos do Norte, que inclui, além do IPCA, os Politécnicos de Bragança, Porto e Viana do Castelo, constituem uma proposta inovadora a nível nacional, valorizando recursos científicos e pedagógicos, que se traduzem na qualidade do ensino ministrado.
Os cursos decorrem no Campus do IPCA, em Barcelos.
Candidaturas e mais informações: https://estudar.ipca.pt/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)