O Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe no próximo dia 30 de abril, pelas 21h30, o espetáculo “Cartas da Guerra 61-74”, uma criação de Ricardo Correia, centrada nas memórias da Guerra Colonial Portuguesa.
A peça parte de uma narrativa ficcional em que um filho, no ano 2023, escreve uma carta ao pai em 1973, procurando, através desse gesto, estabelecer um diálogo com cinquenta anos de atraso. O enredo é inspirado na mobilização do pai do autor para a Guiné-Bissau em 1973/74, e na investigação desenvolvida por Joana Pontes, que estudou a correspondência trocada entre militares e as suas famílias durante os anos da guerra.
Através de cartas reais e de testemunhos indiretos, a peça explora os silêncios, as omissões e as subjetividades que escaparam à censura do regime fascista português, abordando as lacunas emocionais e históricas deixadas por um conflito que, apesar de terminado há décadas, continua presente na memória coletiva e individual de muitos portugueses.
“Cartas da Guerra 61-74” constitui assim uma reflexão profunda sobre herança, identidade e reconciliação com o passado, num espetáculo que cruza teatro documental e ficção pessoal, e que promete tocar o público pela sua intensidade e humanidade.
Maiores de 12 anos
Preço: 3.00€
Bilheteira online:
*Gabinete de Comunicação e Imagem


Nenhum comentário:
Postar um comentário