domingo, 6 de abril de 2025

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA A EXPOSIÇÃO “INTERMITÊNCIAS” DE VÂNIA COLAÇO

 O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, recebeu na tarde deste sábado, 5 de abril, a inauguração da exposição "Intermitências", da artista plástica Vânia Colaço, que reuniu dezenas de convidados.

A abertura da exposição contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves, que sublinhou a importância de apoiar os artistas locais e de revalorizar o património do concelho, num projeto que é, também, coletivo.
Para Vânia Colaço, este regresso é, acima de tudo, um reencontro com o sentido de comunidade que sempre associou aos museus locais. Nesta mostra apresenta os seus primeiros desenhos, bem como trabalhos recentes, sentindo o mesmo entusiasmo de há 25 anos.

A mostra propõe uma reflexão sobre os ciclos, pausas e recomeços no percurso artístico da autora, com especial enfoque no desenho. A exposição marca simbolicamente um regresso às origens: há exatamente 25 anos, foi neste mesmo museu que Vânia Colaço deu os primeiros passos no mundo do desenho, durante um workshop de desenho de observação orientado pelo artista José Mouga.
"Intermitências" oferece ao público um diálogo entre o passado e o presente do trabalho de Vânia Colaço, através da justaposição de desenhos antigos — realizados no âmbito do referido workshop, retratando peças do Mestre Joaquim Correia — com obras mais recentes, onde se destaca a sua faceta de retratista a lápis de cor, técnica que tem desenvolvido nas suas últimas exposições.

"Intermitências" estará em exibição no Museu Joaquim Correia durante os próximos meses, convidando os visitantes a refletirem sobre o tempo, a transformação e a persistência do gesto artístico.

Vânia Catarina Roldão Colaço nasceu (1980) e cresceu na Marinha Grande. Licenciou-se em Design de Equipamento em Coimbra (2005) e fez Mestrado em Direção Comercial e Marketing em Madrid (2011).
Residiu em Madrid entre 2007 e 2020, onde, em 2011, co-fundou “AVISPA”, estúdio de Design Gráfico e Comunicação. Em 2023, tornou-se Embaixadora e Formadora oficial da marca de materiais de arte profissionais Faber- Castell.

Enquanto artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte.
Atualmente reside na Marinha Grande, enquanto desenvolve a sua atividade artística, dedicando-se ao lápis de cor de uma forma realista.

Horário:
De 5 de abril a 28 de junho de 2025
Quarta a sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 (com últimas entradas às 12h30 e 16h30).




*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário