domingo, 3 de agosto de 2025

Uns Bad Nerves sem nervos e uns MAQUINA a fechar com chave de ouro


A última noite do Rocketmen teve de tudo um pouco, mas valeu muito pelas duas últimas atuações. Os Bad Nerves regressaram a Portugal menos de um mês depois da ultima passagem; e os Maquina fecharam com chave de ouro um festival com grande nível em três dias.
O iraniano Hassan K começou sozinho o último dia do festival. Munido de uma guitarra e de um computador, foi atraindo cada vez mais público ao Jardim da Sereia.

Num dia com artistas de todas as partes do Mundo, os australianos Dr. Sure's Unusual Practice foram os seguintes e dirigiram-se ao público com um bom português “Olá Coimbra”. Assentes na energia do vocalista Doug, o quinteto australiano mostrou-se feliz pela primeira atuação em Portugal. “Temos tanta sorte em estar aqui. Que local lindo”, exclamou Doug.

Após a pausa para jantar, os já veteranos The Boys mobilizaram uma plateia cada vez mais numerosa. Sempre muito comunicativos, a banda britânica mostrou-se em grande forma e cativou os presentes no Jardim da Sereia, abrindo caminho a uma das melhores atuações do festival.

Os Bad Nerves regressaram a Portugal menos de um mês depois de terem estado no Nos Alive e deram ao espaço emblemático de Coimbra uma dos momentos mais marcantes do evento. “A minha namorada é brasileira, falo alguma coisa de português”, expressou-se o vocalista.

O festival encerrou com chave de ouro com os MAQUINA. O trio nacional levantou pó e o muito público presente, concluindo um festival que foi uma aposta ganha numa cidade que costuma parar em agosto.


*Raquel Lains



INCÊNDIOS RURAIS | PONTO DE SITUAÇÃO | DIA 3 DE AGOSTO 2025

Incêndios Rurais: Ponto de Situação – dia 3 de agosto, às 17h30
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informa que, entre as 00h00 e as 17h30 do dia de hoje, 3 de agosto, foram registadas 80 ocorrências de incêndios rurais em território continental. Do total de ocorrências, 26 tiveram início durante o período noturno (entre as 20h00 do dia 02 de agosto e as 7h00 de hoje), mobilizando um total de 1.598 operacionais, com o apoio por 407 veículos e 110 missões aéreas.

Ocorrências em curso mais relevantes:
  • São Cibrão, município de Vila Real – 309 operacionais e 103 veículos;
  • Lourido, município de Celorico de Basto – 200 operacionais e 61 veículos;
  • Sirarelhos, município de Vila Real – 173 operacionais e 54 veículos.
Destaca-se ainda o incêndio em Lindoso, no município de Ponte da Barca, que entrou em fase de Resolução às 10h45 de hoje. No local permanece um dispositivo de 443 operacionais e 143 veículos, empenhados em ações de consolidação e vigilância.

Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil ativados:
  • Ponte da Barca
  • Castelo de Paiva
  • Arouca
  • Penamacor
  • Idanha-a-Nova
A ANEPC relembra que está em vigor a Situação de Alerta, declarada pelo Governo, entre as 00h00 de 3 de agosto e as 23h59 de 7 de agosto, para todo o território de Portugal Continental, com o objetivo de reduzir o risco de ignições e reforçar a resposta operacional.
  • Durante este período, estão em vigor medidas excecionais, designadamente:
  • Proibição de acesso a zonas florestais definidas nos planos municipais;
  • Proibição de queimadas e queimas de sobrantes agrícolas (mesmo as já autorizadas);
  • Interditos trabalhos com maquinas em espaços florestais e rurais (ex: corta-matos, motorroçadoras);
  • Proibição de fogo de artifício, independentemente de licença.
Consulte outras medidas em vigor em www.prociv.gov.pt

A ANEPC apela à colaboração de todos no cumprimento rigoroso destas medidas. A prevenção e o comportamento responsável são essenciais para evitar ignições e garantir a segurança de todos.

Acompanhe a informação atualizada página institucional da ANEPC- www.prociv.gov.pt

*Alcina Coutinho


Cantanhede | Compra de bilhetes online também deixa antever uma edição de sucesso. Primeiros três dias de Expofacic marcados por verdadeiras enchentes

 
Estão confirmadas as expetativas da Comissão Organizadora da 33.ª edição da Expofacic, que anteviu uma elevada afluência à edição de 2025 da maior feira-festa do país. Os três primeiros dias registaram uma elevada adesão do público, facto que se constatou logo no dia da abertura, no qual subiram ao palco Os Quatro e Meia e José Pinhal Post-Mortem Experience.
Na sexta-feira, uma legião de fãs acompanhou Nininho Vaz Maia e Plutónio, enquanto no sábado o palco principal esteve por conta dos míticos os Xutos & Pontapés e dos Hybrid Theory.
A par disso, a venda de bilhetes online aumentou consideravelmente este ano, o que já de si constitui um excelente indicador do interesse que o cartaz de espetáculos suscita.
É claro que o bom tempo ajuda, mas não esqueçamos que a reorganização do recinto, que permite uma circulação mais fluída e cómoda dos visitantes, a aposta na segurança, as novidades desta edição e o cartaz musical de excelência e capaz de agradar a todos os públicos, são determinantes para que tenhamos muita gente na Expofacic”, explica o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, para quem “restam poucas dúvidas” de que a edição deste ano “vai ser um marco”.
Também a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, tem recebido um feedback muito positivo por parte dos expositores, os quais tem visitado institucionalmente, notando que, mesmo quando há espetáculos no palco principal, vê-se muita gente a circular nas zonas dos expositores e das tasquinhas, facto revelador de que a Expofacic é muito mais que um cartaz de espetáculos e que a dinamização dos vários setores está a ser muito bem conseguida.
As primeiras horas que antecederam os concertos de Tony Carreira e ABBA Experience, este domingo, 3 de agosto, deixavam também uma indicação clara que este seria mais um dia de autêntica romaria ao Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.
A abrir a segunda semana, o cartaz promete nova multidão, com a atuação esta segunda-feira, 4 de agosto, dos Némanus, que se encontram a assinalar 25 anos de carreira, e da jovem e promissora fadista Bia Caboz.

Cantanhede | Dia do Agricultor reuniu dezenas de agentes ligados ao setor. Desafios da agricultura estiveram em debate no âmbito do programa da Expofacic

 
O Dia do Agricultor da 33.ª Expofacic foi dedicado ao debate de temas do setor que estão na ordem do dia. Na sessão realizada para o efeito no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, este sábado, 2 de agosto, o vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Machado, elogiou a iniciativa conjunta da INOVA-EM, AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, Adega Cooperativa de Cantanhede, Cooperativa Agrícola de Cantanhede e Cooperativa Agrícola da Tocha, pela orientação dada ao programa.
Estas jornadas são um contraponto importante ao ambiente de celebração e festa que se vive no concelho, porque no contexto de uma tão grande feira de atividades económicas, faz todo o sentido informar, refletir e debater questões que interessam aos agentes económicos e, neste caso, aos agricultores”, começou por referir.
De acordo com o autarca, “cabe ao Município promover e incrementar condições que propiciem o desenvolvimento da agricultura e o aumento dos rendimentos de quem vive do setor”, todavia, “é fundamental que os agricultores estejam em permanente interação com os especialistas desta área”, para ultrapassar os problemas que vão surgindo.
Dirigindo-se aos agricultores, Adérito Machado deu também particular ênfase à questão do financiamento. “Lanço aqui um repto para que aproveitem da melhor forma as oportunidades que surgem no âmbito dos programas de financiamento comunitário, como os que estão sob gestão da AD ELO, que lançará em breve um programa de apoio direto aos agricultores”, concluiu.
“O papel das cooperativas na valorização do território”, “Apoios e incentivos do crédito”, “Apoios ao investimento” e “O investimento na agricultura” foram os temas em debate nestas jornadas técnicas, nas quais foi também apresentado o estudo experimental do uso da raios UV no combate ao míldio e oídio em videiras, na Bairrada.
O tratamento é feito com recurso a luz ultravioleta e surge como uma alternativa ao uso de produtos químicos, como sulfatos. Esta tecnologia, que já é usada na desinfeção de equipamentos de saúde, tem demonstrado bons resultados no controlo de doenças como o oídio, sem o uso de pesticidas.
O programa do Dia do Agricultor terminou com uma mesa redonda/debate e, da parte da tarde, os participantes efetuaram uma visita à Expofacic.