O projeto
“Herbário Escolar de Plantas
Invasoras”, promoveu ações
de literacia ambiental na Escola Básica de Cantanhede-Sul, através
da criação de um herbário escolar de plantas exóticas invasoras e
do contacto com a natureza.
O
Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede realizou uma
ação de formação e sensibilização junto de uma turma do 3.º
ano da EB1 Cantanhede-Sul, dotando as crianças de conceitos básicos
sobre a importância da flora nativa e dos impactos que as plantas
exóticas invasoras podem causar nos ecossistemas.
Esta
iniciativa permitiu aos alunos conhecer, identificar e manusear estas
plantas invasoras, contribuindo para a sua sensibilização ambiental
e formação enquanto cidadãos conscientes e responsáveis.
Além
desta ação, o Gabinete Técnico Florestal do Município realizou
ainda uma saída de campo com estas crianças, com o objetivo de
identificarem na natureza as plantas exóticas invasoras e, bem
assim, recolher as mesmas em segurança, de forma a poderem ser
utilizadas no herbário que os alunos executaram.
"Trata-se
de um projeto inovador, em contexto escolar, que envolve ciência,
educação ambiental e educação para a cidadania, de grande
relevância e interesse em termos educativos",
destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o
pelouro da Educação, Pedro Cardoso, durante a sessão em que
elogiou os vários intervenientes, reconheceu o trabalho desenvolvido
pelos alunos e sublinhou o valor pedagógico e científico da
iniciativa.
Este
projeto foi uma iniciativa da “Educ@rteNatureza”, sendo uma
promoção conjunta da Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade de Coimbra, da Universidade Aberta e do
Município de Cantanhede, através do seu Gabinete Técnico
Florestal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Marquês de
Marialva, o programa Eco-Escolas e o Centro de Formação da
Associação de Escolas de Beira Mar.
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