quarta-feira, 14 de março de 2018

BPI “ataca” transferências online

P
 
 
Mais e menos
 
Prazo para reclamar de algumas despesas do IRS termina amanhã. Os contribuintes têm até amanhã, 15 de Março, para reclamarem junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) se verificarem que o valor assumido pelas Finanças para algumas despesas de IRS está incorrecto. Como pode ler aqui, há dois momentos em que os contribuintes podem actuar, consoante o tipo de despesas em causa. Numa primeira fase poderão apresentar uma reclamação se verificarem que os valores assumidos nas despesas gerais familiares ou nas facturas pedidas com NIF por causa benefício fiscal não estão bem contabilizados (documentos dos gastos nos restaurantes, nos cabeleireiros ou nas oficinas de reparação de automóveis, por exemplo). Depois, há um segundo momento em que a pessoa pode indicar manualmente o valor das despesas se ele não estiver correcto. Será possível fazê-lo no momento da entrega da declaração (em Abril e Maio), mas aí isso já só será possível relativamente a quatro grupos de despesas: saúde, educação, encargos com imóveis e despesas com lares.
Segurança Social facilita pagamentos por multibanco. Os trabalhadores independentes e do serviço doméstico já podem pagar as contribuições por multibanco, incluindo no caso de pagamentos em atraso, que implicam um acréscimo de juros de mora. Como é explicado pela Segurança Social, no caso dos trabalhadores independentes, beneficiários do seguro social voluntário e produtores agrícolas dos Açores, deixa de ser necessário indicar o número de dias de trabalho e passa a ser apresentado o valor dos juros de mora (calculados no momento) para o pagamento de contribuições em atraso. Em alternativa, os valores em dívida podem ser pagos através da internet, na Segurança Social Directa. Os trabalhadores de serviço doméstico, passam a ter disponível o pagamento das contribuições dos trabalhadores que descontam com base na remuneração real, sendo que nesta situação terá de ser indicado o valor real auferido.

BPI passa a cobrar transferências online para outros bancos. Sob a gestão do espanhol Caixabank, o BPI tem perdido algumas das características que o diferenciavam dos seus pares, nomeadamente no domínio das comissões. Exemplo disso, o Jornal de Negócios noticiou esta semana mais uma alteração de preçário neste banco, que traz o pagamento das transferências realizadas pela Internet a partir de Junho. E o valor fixado, de 1,04 euros (inclui imposto de selo), está próximo dos valores máximos cobrados neste domínio. Quatro ou cinco transferências por mês e a factura a pagar ao banco dispara. As transferências realizadas através das ATM, as vulgares caixas de multibanco, ainda estão isentas de custos, pelo que o melhor é, sempre que possível, optar por esta solução.
Jumbo é o supermercado mais barato, mas não em todas as localidades.Gerir o orçamento familiar passa muito pelas compras nos supermercados. O último estudo da Deco conclui que a cadeia Jumbo foi considerada a mais barata de Portugal continental. O Continente e o Continente Modelo, que lideraram a tabela no final de 2017, surgem agora em segundo lugar. Segue-se depois o Pingo Doce. E no final da lista estão as lojas Lidl e Minipreço. Mas dentro destas cadeias, os preços vão variando a nível nacional, o que obriga os consumidores a ter uma atenção permanente nos preços. O simulador na Deco que pode ajudar.
Sugestões, dúvidas, correcções podem ser enviadas para rosa.soares@publico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário