terça-feira, 28 de outubro de 2025

Rede Mobi Viseu Dão Lafões já está disponível no Google Maps e permite novos métodos de pagamento


Utilizadores podem agora planear as suas viagens na aplicação do Google e carregar os passes via MB Way ou Pagaqui.

A Mobi Viseu Dão Lafões, rede intermunicipal de transportes públicos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, operada pela Transdev, já está integrada no Google Transit, a funcionalidade de transportes públicos do Google Maps. A partir de agora, os passageiros podem consultar percursos, paragens e horários diretamente na aplicação, tornando as deslocações diárias mais simples e práticas.
Esta integração representa um marco importante na facilidade de utilização da rede, permitindo planear as viagens de forma mais intuitiva e com informação fiável e atualizada.
Para consultar os horários no Google Maps, basta abrir a aplicação, introduzir o destino desejado, selecionar “Direções” e escolher o ícone de transportes públicos. A app apresentará as linhas disponíveis, os horários de partida e chegada e permite visualizar todas as paragens ao longo da linha selecionada.

Os passageiros podem também continuar a usufruir de todas as funcionalidades através da app Mobi Viseu Dão Lafões, que disponibiliza, em tempo real, a localização dos autocarros em circulação e o tempo estimado de chegada à paragem pretendida, garantindo maior comodidade e previsibilidade no dia a dia.

A app Mobi Viseu Dão Lafões está disponível para download gratuito na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). Adicionalmente, toda a informação sobre percursos, horários e tarifas pode igualmente ser consultada em www.mobiviseudaolafoes.pt.

Novos métodos de pagamento

Como parte da estratégia de modernização contínua do serviço, a rede Mobi Viseu Dão Lafões passou também a disponibilizar novos métodos de carregamento dos passes, através do MB Way e da rede Pagaqui. Para acederem à funcionalidade de carregamento através do MB Way disponível no site, os passageiros devem, previamente, atualizar o seu endereço eletrónico num dos pontos de venda da rede Mobi Viseu Dão Lafões.

Estas soluções permitem aos utilizadores carregar os passes mensais de forma simples, rápida e cómoda, no conforto das suas casas ou numa rede alargada, num processo simples e intuitivo. Desta forma, reforça-se a conveniência e a proximidade do serviço, colocando a tecnologia ao serviço do dia a dia dos passageiros.

“A integração da Mobi Viseu Dão Lafões no Google Maps é mais um passo importante no caminho que temos vindo a prosseguir na modernização e digitalização dos transportes públicos da região”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

“A conjugação com métodos de pagamento simples e acessíveis, como o MB Way e o Pagaqui, reforça o nosso compromisso com um serviço de proximidade, cada vez mais prático, eficiente e adaptado às necessidades das pessoas. Estamos a colocar a tecnologia ao serviço dos cidadãos que vivem, estudam e trabalham nos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal e, desta forma, facilitar e promover cada vez mais a utilização do transporte público na nossa região”, acrescenta.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

Proença-a-Nova | Assembleia e Executivo Municipal tomaram posse para os próximos quatro anos


Os deputados da Assembleia Municipal e os vereadores da Câmara Municipal de Proença-a-Nova para o exercício no mandato 2025-2029 tomaram posse na sessão de instalação realizada no dia 27 de outubro no Auditório Municipal.

No seu discurso de tomada de posse, João Lobo, presidente reeleito, reafirmou o seu sentido de missão à causa pública “e impulsionado pelas equipas extraordinárias que temos na Assembleia Municipal, e nas Uniões e Juntas de Freguesia que me sinto com energia redobrada e uma vontade incansável de continuar a ajudar com toda a minha experiência e conhecimento, o processo contínuo de construirmos um concelho que queremos com mais educação, mais saúde, mais empresas, mais cultura, mais turismo, mais ordenamento com mais e melhor floresta, mais infraestruturas, mais mobilidade. Este é um caminho que fazemos há 20 anos que se traduz em sucessos e insucessos, algumas cicatrizes, mas a consciência tranquila de que tudo foi feito em prol do desenvolvimento do nosso concelho”.
O novo ciclo que agora se inicia, e que será o último para João Lobo, “é com toda a firmeza e clarividência do conhecimento dos processos, estruturado num programa que se consolida na visão estratégica que temos para os próximos 4 anos, mas que tem a amplitude de mais 20, que nos motiva para continuarmos de forma serena, justa e solidária a querer fazer do Concelho de Proença-a-Nova, o sítio certo para viver, investir e fruir”, concluiu

João Paulo Catarino, reeleito como presidente da Assembleia Municipal, agradeceu ainda a todos quantos participaram nas listas e foram eleitos, não só nestas eleições, mas nos anos de democracia pós 25 de abril; e assegurou uma postura construtiva e de trabalho em equipa por parte da Assembleia Municipal à semelhança do trabalho profícuo e democrático de todos os membros dos ciclos anteriores, independentemente das cores políticas.

Relativamente à lista de ordenação que saiu das eleições de 12 e outubro, a ordem foi a seguinte: João Paulo Marçal Lopes Catarino; Paula Cristina Valério Sequeira; Daniela Dias José; Paulo Jorge Dias Cardoso; André Manuel Alves Dias; Jaime Sequeira Lourenço; Catarina Alexandra Marques Lourenço; João Gabriel Gonçalves Batista; Vitório Manuel do Rosário Cardoso; António Laia Ribeiro; Margarida Lopes Cristóvão ; Maria da Conceição Fernandes Cardoso Alves; José de Matos Tavares; Luís Filipe Cardoso Alves; Fernando Miguel Alves Cascalheira; Nuno Filipe Antunes Fernandes; Luís António Alves Gonçalves; Pedro Miguel Santos Lopes e António Alberto Antunes Coelho. O Executivo Municipal é composto por João Lobo, João Manso, João Paulo Esteves Marrocano, Catarina Sofia de Encarnação Dias, Custódio Francisco Lopes.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos



No dia 1 de novembro. Concerto “Requiem” de Gabriel Fauré une arte e espiritualidade na Igreja Paroquial de Pocariça


A Igreja Paroquial da Pocariça vai acolher o concerto “Requiem”, de autoria de Gabriel Fauré, no sábado, dia 1 de novembro, pelas 18H00.

O espetáculo será interpretado pelo Grupo Vocal Ançãble, acompanhado pelo organista António Hipólito, pela violinista Aurora Miranda e pela harpista Carlota Monteiro.
O concerto é dedicado a uma das obras mais emblemáticas da música sacra do século XIX.

O “Requiem” de Gabriel Fauré é uma composição intemporal, reconhecida como uma das mais belas do género, e promete proporcionar um momento de profunda elevação artística e espiritual na Igreja Paroquial da Pocariça.

Nas vésperas do dia dedicado à oração pelos fiéis defuntos, esta interpretação assume um significado especial. O “Requiem” de Fauré é uma oração de esperança por todos os que partiram, um convite à recordação e à homenagem daqueles que continuam presentes no coração de cada um. Mais do que uma reflexão sobre a morte, é uma celebração da vida e da eternidade.

Este concerto é também uma meditação íntima e serena sobre o sentido da vida e da morte, conduzindo o público a uma reflexão profunda sobre a eternidade.


9.ª Edição do Jazz nas Adegas celebra Silves com 22 sessões de música, vinho & tapas

 O Município de Silves anuncia a 9.ª edição do Jazz nas Adegas, um ciclo que volta a conjugar música e enologia como marca cultural do concelho. Entre 7 de novembro de 2025 e 23 de maio de 2026, as 22 sessões percorrem as quintas e adegas locais, propondo ao público uma experiência intimista onde o jazz se mistura com os Vinhos de Silves.
Dirigido a maiores de 18 anos, o ciclo convida os participantes a descobrir o “Outro Algarve”: as sessões decorrem num espaço diferente, oferecendo um ambiente sofisticado e reservado. Para além do concerto, os presentes podem provar três vinhos do produtor anfitrião e saborear tapas confecionadas com produtos regionais, combinando assim a componente musical com um percurso sensorial enogastronómico.
O programa reúne músicos de jazz cujo repertório será adaptado ao carácter único de cada adega — um formato que pretende reforçar a ligação entre criação artística e tradição vitivinícola. Ao oferecer uma “simbiose entre a música, o vinho e a tradição local”, o evento procura também dinamizar a região fora da época alta do turismo.
A iniciativa, já consolidada no calendário cultural do Algarve, confirma-se como plataforma de valorização do património rural e enológico de Silves, ao mesmo tempo que atrai públicos interessados em experiências culturais diferenciadas.
Datas e locais das sessões
 
07 e 08 NOV’25
Martin Teutcher Quarteto
QUINTA JOÃO CLARA
Alcantarilha
 
21 e 22 nov’25
João Melro Trio
Quinta do Rogel
Alcantarilha
 
05 e 06 dez’25
Sofia Moreira Quarteto
Quinta do Francês
Odelouca - Silves
 
09 e 10 jan’26
Hollywood Trio
Quinta do Barradas
Silves
 
30 e 31 jan’26
The Dida Diga Doos
Quinta do Malaca
Pêra
 
06 e 07 mar’26
Jack & Laura
Herdade Barranco do Vale
São Bartolomeu de Messines
 
27 e 28 mar’26
Pandeiro in Jazz
Paxa Wines
Silves
 
10 e 11 abr’26
Al Guitar Duo
Quinta Barranco Longo
Algoz
 
17 e 18 abr’26
Quarteto João Novais
Quinta da Vinha
Silves
 
08 e 09 mai’26
Swing Téte & Paula Padilha
Convento do Paraíso
Silves
 
16 mai’26
Silves Filarmónica Combo
Quinta dos Sentidos
Silves
 
23 mai’26
OJA
Patuá Wine
São Bartolomeu de Messines
 
Os bilhetes, disponíveis por 25 euros, incluem o concerto, provas de vinho e tapas, um voucher para visita ao Castelo e ao Museu Municipal de Arqueologia, e a oferta de uma garrafa de vinho. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma BOL e nos pontos de venda: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy.
 
Esta edição conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve, promovendo a integração da comunidade local no evento. Para mais informações, o setor de Turismo do Município de Silves encontra-se disponível através do telefone 282 440 800 (ext. 2743) ou do e-mail turismo@cm-silves.pt.
 
Descubra o charme dos Vinhos de Silves numa celebração de música, tradição e sabores inesquecíveis!

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO E VENTO - MEDIDAS PREVENTIVAS

 1. SITUAÇÃO 

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias: 
– Precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada; 
– Aumento da intensidade do vento no litoral e nas terras altas, com condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região Sul. 
 Informação meteorológica em www.ipma.pt  

 2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
 Agravamento das condições meteorológicas adversas com precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e intensificação do vento, sendo previsto nesse período:
 – A ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro; 
 – A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; 
 – A instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo; 
 – Piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve; 
 – Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS 
 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente: 
 – Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; 
 – Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; 
 – Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; 
 – Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais; 
 – Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; 
 – Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias; 
 – Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 
 – Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. 

* ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização 
** Imagem c/DR

Encontro assinala o Dia do Cuidador Informal, a 5 de novembro. Cantanhede acolhe encontro regional dedicado aos cuidadores informais

 
No próximo dia 5 de novembro, o Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede vai receber o encontro “Sou Cuidador Informal – Quero cuidar com competência e apoio, viver com equilíbrio”, uma iniciativa do Grupo Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem, das Unidades de Cuidados na Continuados (UCC) de Cantanhede, Mealhada e Penacova.
A ação conta com o apoio das Câmaras Municipais de Cantanhede, Mealhada e Penacova, e insere-se numa estratégia de valorização e capacitação dos cuidadores.
O evento pretende promover a literacia em saúde e reforçar as competências dos cuidadores informais, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no acompanhamento de familiares e pessoas dependentes”, sublinhou a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
O programa do encontro inclui a sessão “A Possibilidade de Ser Cuidador – Recursos de Apoio”, que reunirá profissionais e representantes de várias entidades nomeadamente Ana Isabel, enfermeira da UCC Bairradina, Zélia Almeida, do Grupo Literacia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Ana Afonso, assistente social da UCC Bairradina, Liliana Matias, do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal da Câmara Municipal de Cantanhede, Liliana Gonçalves, da Associação Nacional de Cuidadores Informais, destacará o papel das associações e Carlos Fernandes, do Grupo Literacia da ULS de Coimbra.
De seguida vão ser apresentados os “Manuais de apoio ao cuidador” da ULS de Coimbra, por Barbara Guerra e João Pedro.
Durante a tarde, o encontro contará com um momento cultural seguido da tertúlia “O Bem-Estar do Cuidador: Uma Prioridade”. A sessão será moderada por Florbela Paiva, enfermeira da UCC de Condeixa, e contará com diversas perspetivas complementares sobre o bem-estar físico, emocional e espiritual do cuidador.
Participam Júlio Azenha, enquanto cuidador informal, Maria José Alves, enfermeira da UCC Bairradina, e Elsa Feliciano, nutricionista das UCC Bairradina e Cantanhede. A atividade física será tema de Sofia Domingues, enfermeira de reabilitação.
O programa encerra com uma sessão de Yoga do Riso, dinamizada por Marina Sá Neto, da Associação Colourfuland, culminando num momento de homenagem aos cuidadores informais, de reconhecimento pela sua dedicação e pelo papel essencial que têm na comunidade.
As inscrições para participar no encontro podem ser feitas através do link https://shorturl.at/aYWVJ .

Barcelos | Novo doutoramento no IPCA: Design em Tecnologias Digitais

 A Escola Superior de Design do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) anuncia o novo Doutoramento em Design em Tecnologias Digitais, a concretização de uma importante etapa de afirmação da investigação avançada em Design na instituição.

O novo Doutoramento em Design em Tecnologias Digitais visa proporcionar competências e autonomia no desenvolvimento e gestão de atividades de I&D aplicada a problemas reais relacionados com o Design em Tecnologias Digitais, recorrendo a ferramentas das áreas criativas e tecnológicas para promoção de conhecimento sobre os desafios do design, comunicação e interação digitais e a desenvolver soluções alinhadas com as necessidades das regiões, tornando-as mais preparadas para dar respostas aos desafios atuais e futuro, e com uma forte ligação ao tecido empresarial e aos ecossistemas de I&D+i, promovendo projetos colaborativos.
O Programa, aprovado pela A3ES para o período máximo de seis anos, resulta da forte aposta do IPCA e promove a partilha de competências e conhecimentos da Escola Superior de Design em colaboração com Escola Superior de Tecnologia do IPCA, e as Unidades de Investigação ID+ e 2AI, numa lógica de trabalho colaborativo em rede, caracterizando-se pelo seu carácter diferenciador ao integrar emergentes temáticas na formação (design de comunicação em media digitais; design generativo e manufatura aditiva; design de Interação, produto e industrial; práticas criativas e automatização ciber-física).
Nesta estratégia de formação avançada, o IPCA contribui para a consolidação da área do Design através de sinergias com a área da Tecnologia, promovendo o diálogo amplo e interdisciplinar, fundamental para a construção de conhecimento no mundo atual altamente digitalizado e interconectado.
A 1.ª fase de candidaturas à 1ª edição do Doutoramento em Design em Tecnologias Digitais está aberta até 11 de novembro.
Toda a informação disponível no site do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
 

Turismo Centro de Portugal lança nova versão do Observatório do Turismo Sustentável


Atualização inclui versão em inglês, dados estatísticos atualizados e novas ferramentas de análise e monitorização.

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) apresentou uma nova versão do seu website, que disponibiliza informação mais completa e melhorada sobre a atividade turística na região. O site dispõe agora de uma estrutura renovada, com mais conteúdos, funcionalidades e indicadores atualizados, reforçando o papel do OTSCP enquanto importante instrumento de apoio à decisão no setor do turismo.
Entre as principais novidades da nova versão do Observatório, disponível em http://smat.observatorio-tcp.pt, destaca-se a criação de um espaço dedicado à monitorização de rotas cicláveis e pedestres no Centro de Portugal. Este módulo inclui um painel interativo com informação sobre o comportamento dos utilizadores em diversas rotas, cruzada com dados do INE - Instituto Nacional de Estatísticas (dormidas e estada média dos visitantes) e do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera (temperatura e precipitação). O painel permite realizar pesquisas livres e consultar relatórios regulares.

O site disponibiliza também gráficos atualizados da evolução dos indicadores estatísticos para todos os municípios e comunidades intermunicipais do Centro de Portugal, com séries desde 2015, bem como os Relatórios de Avaliação da Satisfação dos Residentes e o primeiro Relatório Anual de Progresso apresentado à UN Tourism, com a definição de indicadores a serem medidos regularmente na região.

A página passa ainda a contar com uma versão integral em inglês e integra informação sobre a rede internacional de observatórios INSTO, à qual o OTSCP pertence, o que reforça a dimensão internacional e o reconhecimento global do projeto.

Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, “esta nova versão do site do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é uma evolução de grande importância, que coloca o conhecimento ao serviço de todos os que trabalham, investem e decidem no turismo. A sustentabilidade neste setor começa pela capacidade de medir e compreender os comportamentos dos visitantes e os resultados da atividade. O Observatório é o espelho dessa visão. É um projeto de cooperação, ciência e partilha, fundamental para o desenvolvimento de melhores políticas públicas e estratégias privadas”.

Projeto desenvolvido em parceria

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é um projeto da Turismo Centro de Portugal, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria / CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, com o apoio do Centro 2030, e coordenado pelo professor Francisco Dias.

A rede INSTO é uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em destinos de todo o mundo. O seu objetivo é ajudar os territórios a tomar decisões informadas que minimizem os impactos negativos do turismo e maximizem os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.

Enquanto membro da INSTO, o OTSCP compromete-se a monitorizar e medir a atividade turística e os seus impactos em onze áreas temáticas principais: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão de águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Os progressos em cada uma destas áreas são reportados anualmente.

*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

Iniciativa Hospital Innovation Challenge (HIC). da baseada em Aveiro apresenta solução inovadora para responder a desafio lançado pela ULS São João


  • Iniciativa do Health Cluster Portugal seleciona seis soluções inovadoras para responder a desafios colocados por dois hospitais portugueses, dois franceses e um hospital da Eslováquia.
  • Plataforma para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes; diagnósticos remotos de doenças cardíacas com base em IA; plataformas que promovem a adesão à dieta, e de gestão de fluxos de trabalho são algumas das soluções selecionadas.
  • Health Cluster Portugal garante continuidade da iniciativa organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH.
Porto, 28 de outubro de 2025 - Foram selecionadas seis startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de entre um total de 23 que se candidataram com soluções que visam dar resposta a desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência, no âmbito da iniciativa Hospital Innovation Challenge, lançada pelo Health Cluster Portugal e que será apresentada na Innovating Health Together Conference, que decorre entre hoje e amanhã, 29 de outubro. Esta iniciativa inédita pretende colocar os hospitais no ciclo de inovação e aproximar startups e PMEs dos desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência.
 
Entre as soluções selecionadas estão as de três empresas portuguesas, uma de Espanha, uma Eslovaca e uma empresa baseada na Letónia/ Ucrânia, refletindo “a boa adesão que a iniciativa recebeu tanto em Portugal como fora do país, assim como a capacidade de estas empresas responderem praticamente em tempo recorde com soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos hospitais, e cuja implementação permitirá melhorar os resultados em saúde”, refere Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal.
 
Queremos que o Hospital Innovation Challenge seja uma iniciativa com continuidade, estabelecendo-se como um ponto de encontro regular entre hospitais e empresas, podendo acelerar a implementação de soluções inovadoras que permitam tornar a saúde mais preditiva, eficiente e equitativa”, acrescenta o diretor executivo.
 
Soluções selecionadas no âmbito do Hospital Innovation Challenge:
 
Solução da Vitruvian Shield para responder ao desafio da ULS São João
A Vitruvian Shield, baseada em Aveiro, desenvolveu uma plataforma digital de saúde em modelo SaaS para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes. Integra dispositivos wearable, análises suportadas por inteligência artificial e conformidade regulamentar, permitindo a recolha de dados em tempo real e a produção de evidência clínica robusta. Ao captar continuamente sinais vitais e aplicar algoritmos preditivos, a plataforma deteta precocemente situações de deterioração clínica, envolve os pacientes e emite alertas atempados, o que permite aumentar a segurança, apoiando os cuidados à distância e impulsionando a geração de cuidados de saúde preditivos em contexto hospitalar e descentralizado.
O desafio lançado pela ULS São João pressupunha o desenvolvimento de uma ferramenta de IA para otimização do processo de doação de órgãos, em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
 
Solução da OPVANCE para responder ao desafio do CHU Rennes
A solução TERAS, da Opvance, empresa baseada na Madeira, permite que os hospitais aproveitem de forma segura o valor dos seus dados clínicos e modelos de Inteligência Artificial. Construído com base em princípios de Zero-Trust, garante conformidade e auditabilidade, enquanto disponibiliza informação acionável diretamente junto do doente. Ao transformar dados complexos em painéis claros e em tempo real, a solução apoia decisões mais seguras e acelera a inovação em saúde. Concebido para funcionar em ambiente on-premise ou em cloud soberana, protege os doentes, dá mais poder aos clínicos e impulsiona a transformação nos cuidados de saúde em toda a Europa.
O CHU Rennes procurava uma solução técnica para integrar modelos de machine learning.
 
Solução da XOresearch para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Cardio.AI é uma solução lançada pela XOresearch, uma startup que desenvolve atividade entre a Letónia e a Ucrânia, baseia-se em inteligência artificial para promover diagnósticos remotos de doença cardíaca, de qualidade e a custos acessíveis. O diagnóstico de eletrocardiograma (ECG) é mais aprofundado e preciso, disponibilizado em pouco tempo, com um biossensor de ECG descartável de utilização única.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, tinha como base o diagnóstico da disfunção da microcirculação coronária.
 
Solução da Luz Eclética para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Bloom é a solução proposta pela portuguesa Luz Eclética e consiste num sistema de alerta baseado em Inteligência Artificial que, a partir de dados clínicos recolhidos rotineiramente (TACs, análises laboratoriais, histórico de peso, variáveis fisiológicas e prescrições nutricionais), seja capaz de prever a diminuição do índice de massa muscular esquelética (SMI) ou a necessidade de nutrição artificial prolongada. Esta solução permitirá a referenciação antecipada para a nutrição clínica e intervenções atempadas e personalizadas.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, prendia-se com necessidades ao nível nutricional em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
 
Solução da Idonia para responder ao desafio da ULS Coimbra
A espanhola Idonia propõe uma solução inovadora para o diagnóstico do cancro de pele. As imagens dermatológicas provenientes dos cuidados primários são encaminhadas para a Legit Health que funciona através de Inteligência Artificial, garantindo um fluxo de trabalho seguro e sem falhas. Esta plataforma permite uma análise objetiva e quantitativa para apoiar decisões clínicas e automatizar a triagem, podendo melhorar significativamente a eficiência dos cuidados prestados. A IA fornece pontuações de gravidade objetivas e suporte ao diagnóstico de mais de 300 condições dermatológicas, podendo agilizar o encaminhamento para a especialidade.
A ULS de Coimbra procurava ferramentas inovadoras, capazes de apoiar a deteção precoce do cancro de pele.
 
Solução da BeKa Software s.r.o. para responder ao desafio do University Hospital Martin
A BeKa Software apresentou a Planly, uma solução baseada em inteligência artificial para o planeamento de processos na saúde e nos serviços de âmbito social, para dar resposta ao desafio lançado pelo University Hospital Martin, na Eslováquia. Digitaliza e automatiza o planeamento, otimiza a alocação de recursos e assegura a conformidade com regras organizacionais complexas. Ao reduzir a carga administrativa e melhorar a transparência, a Planly poupa tempo a gestores, aumenta a satisfação das equipas e contribui para uma maior eficiência e melhor qualidade dos cuidados prestados.
O University Hospital Martin pretendia uma solução para desbloquear a carga administrativa e reduzir a dependência de processos manuais.
 
A iniciativa, organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH, tem como parceiros o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o EIT Health Innostars, e consiste na apresentação de soluções inovadoras para responder a desafios reais de âmbito clínico ou administrativo colocados por cinco hospitais europeus parceiros do TEF-Health: a Unidade Local de Saúde de São João, no Porto; a Unidade Local de Saúde de Coimbra; o Grenoble University Hospital, em França; o CHU Rennes, em França; e o Martin University Hospital, na Eslováquia.
 
As propostas apresentadas foram avaliadas por um júri composto por representantes dos hospitais que submeteram os desafios. Além de proporem a solução desenvolvida, as empresas terão oportunidade de interagir diretamente com os representantes dos hospitais e, assim, melhor conhecerem o ecossistema europeu de inovação em saúde. As seis soluções selecionadas serão apresentadas na Conferência internacional Innovating Health Together (IHTConference), organizada pelo Health Cluster Portugal, que decorre entre hoje e amanhã, no Super Bock Arena Congress Center, no Porto.
 
Mais informações sobre o Hospital Innovation Challenge em: https://www.ihtconference.com/hospitalchallenge25    
 
Mais informações e programa da Innovating Health Together Conference (IHTConference) em: https://www.ihtconference.com/
 
*Maria João Serra

 

Crónica - Os mil homens escravizados por D. Afonso Henriques


Há episódios na génese de Portugal que se perderam entre o brilho das vitórias e a penumbra dos arquivos. Entre os feitos que a memória consagrou e os gestos que a prudência esqueceu, existe um instante de severa ambiguidade: aquele em que D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, mandou escravizar mil homens moçárabes. O mesmo rei que a tradição coroou como libertador de terras e de almas decidiu, com mão firme e fé inabalável, reduzir à servidão cristãos que falavam árabe e rezavam, talvez, num latim esquecido.
As fontes não abundam, mas bastam para revelar a substância do facto. A Crónica dos Godos, texto de origem leonesa que acompanhou as primeiras décadas da Reconquista, regista com secura quase administrativa: “Tomou Lisboa e fez cativos mil moçárabes.” Nada mais. Essa sobriedade, porém, é de uma eloquência dolorosa. Ao lado da euforia que os cronistas reservaram para a queda de Lisboa em 1147 — vitória obtida com o auxílio dos cruzados vindos do norte da Europa e coroada pela entrada triunfal do rei —, paira a sombra de uma decisão que ilustra, melhor do que qualquer mito, a dureza do tempo medieval.

Os moçárabes eram cristãos arabizados que viviam sob domínio islâmico nas cidades do Al-Andalus e do Al-Gharb. Conservavam a fé, mas falavam a língua do Alcorão, vestiam à maneira mourisca e participavam, com naturalidade, de uma cultura que se tornara mestiça. Quando Lisboa caiu, essas populações encontraram-se no centro de uma encruzilhada identitária. Aos olhos dos conquistadores, não eram muçulmanos, mas tampouco cristãos “puros”. Eram o que o século XII mais temia: seres de fronteira, híbridos, suspeitos, difíceis de classificar num mundo que via a salvação e a política com o mesmo olhar teológico.

A decisão de D. Afonso Henriques de escravizar mil desses homens inscreve-se na lógica implacável da Reconquista. O cativeiro, longe de ser uma exceção bárbara, era um instrumento aceite e legitimado pela mentalidade do tempo. O direito de guerra autorizava o vencedor a dispor do vencido, e a Igreja, embora pregasse a caridade, aceitava o resgate e a servidão como consequência natural da vitória. Nas palavras de José Mattoso, “a escravidão medieval era a tradução social da hierarquia espiritual que se acreditava existir entre os homens”. O rei português, homem do seu século, não fez senão aplicar o princípio: o poder funda-se também sobre a submissão dos corpos.

No caso dos moçárabes, a escravidão teve um sentido mais profundo que o simples saque de guerra. Ela exprimiu uma política de consolidação do território. O novo reino, ainda em formação, precisava definir quem pertencia e quem ficava fora do círculo da fidelidade régia. Escravizar mil moçárabes significava, em termos simbólicos, marcar a fronteira entre o cristão da cristandade latina e o cristão contaminado pelo Islão. Era um gesto de purificação política, mais do que religiosa: uma maneira de depurar a comunidade nascente da ambiguidade cultural que a enfraquecia.

O episódio não aparece na De expugnatione Lyxbonensi, crónica escrita por um cruzado inglês que participou no cerco de Lisboa. O autor, imbuído do fervor espiritual da cruzada, não se deteve em contradições. Procurava exaltar o milagre da conquista, não as sombras que o acompanhavam. Mas é precisamente nesse silêncio que se revela o peso da história. O que as crónicas calam é muitas vezes o que mais profundamente define uma época.

Nada se sabe do destino desses mil homens. Provavelmente foram distribuídos por quintas régias e mosteiros, utilizados na reconstrução das muralhas ou embarcados nas galés que patrulhavam o Tejo. Alguns poderão ter sido resgatados, outros permaneceram servos até à morte. Nenhum deixou nome nos registos, nenhuma voz atravessou os séculos. Restou apenas a nota breve de um escriba, o número redondo e a certeza de que ali se cruzaram as duas faces da fundação de Portugal: a da libertação e a do domínio.

Com o passar dos séculos, o episódio desapareceu da narrativa nacional. A historiografia romântica, ansiosa por exaltar o génio fundador de Afonso Henriques, preferiu ver nele o santo guerreiro, o cavaleiro de Deus que libertou Coimbra e Lisboa e instaurou a pátria. Mas a História, quando lida com rigor, raramente confirma as hagiografias. Como lembra Hermenegildo Fernandes, o primeiro rei foi “um homem de fronteira, forjado na guerra e moldado por uma ideia de poder que não conhecia indulgência”.

Reconhecer esse lado obscuro não é negar a grandeza do fundador, mas restituí-lo à sua dimensão humana. O Portugal que nasceu da espada de Afonso Henriques nasceu também do trabalho forçado dos vencidos, da ambiguidade dos moçárabes e da necessidade de ordenar o caos da diferença. A nação emergiu da fé e da violência, da promessa de liberdade e do peso da servidão.

Os mil homens escravizados por D. Afonso Henriques não figuram nas epopeias, mas a sua ausência é um testemunho eloquente. Foram eles, anónimos e esquecidos, que sustentaram a ordem nova, que trabalharam as terras libertas, que construíram o reino sobre o qual se ergueria a ideia de Portugal. A sua história, quase apagada, recorda que toda a fundação traz no seu alicerce um preço oculto — e que a liberdade de uns, tantas vezes, nasceu da servidão de outros.
*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

Oliveira de Frades | Noite de Halloween em Oliveira de Frades | 31 outubro | 20h00

De forma a assinalar o Halloween, em Oliveira de Frades, o Município está a preparar uma decoração alusiva à Noite das Bruxas, no Cineteatro Dr. Morgado, no Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro e na Biblioteca Municipal, para miúdos e graúdos se divertirem e um programa cheio de diversão. 
No Cineteatro Dr. Morgado, a partir das 20h00, haverá pinturas faciais e diversas atividades para as crianças. Pelas 20h30 terá lugar a sessão de cinema “Uma Família Assustadora”.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

SMMP promove reunião plenária no Palácio da Justiça do Porto com magistrados do Ministério Público


Porto, 27 de outubro de 2025 — O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) promove, esta quarta-feira, 29 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, uma reunião plenária de magistrados do Ministério Público no Palácio da Justiça do Porto ( Campo dos Mártires da Pátria).

Este encontro soma-se aos já realizados noutras comarcas e integra a ronda de plenários que o SMMP pretende concretizar até ao final do ano, com o objectivo de identificar os principais obstáculos estruturais e operacionais que comprometem a atividade do Ministério Público e o regular funcionamento dos tribunais.

A ordem de trabalhos contempla temas relevantes como as estratégias de actuação da Direcção Nacional do SMMP, a implementação do alargamento dos conteúdos funcionais nas comarcas, os recursos humanos e materiais disponíveis, bem como a discussão do caderno reivindicativo. Durante o período em que decorrem os plenários poderão surgir alguns constrangimentos nos serviços, contudo, todas as diligências urgentes e essenciais serão asseguradas pelo magistrado de turno, nomeadamente os interrogatórios de arguidos detidos, os procedimentos de protecção de menores previstos no artigo 91.º da Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, os pedidos de habeas corpus e os interrogatórios de cidadãos detidos ilegalmente em território nacional.

O SMMP sublinha que estas reuniões plenárias constituem um exercício legítimo de participação colectiva, essencial para o fortalecimento da magistratura e para a construção de soluções que respondam aos desafios enfrentados pelo Ministério Público.


Gabinete de Imprensa
*Rogério Bueno de Matos
**Ana Clara Quental
Porto, 27 de outubro de 2025 

Airbus e AED Cluster Portugal assinam acordo de cooperação no âmbito do programa Eurofighter


A Airbus Defence and Space e o Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação no âmbito da futura substituição da frota de caças em Portugal.
Ao abrigo deste acordo, a Airbus e o AED Cluster Portugal estabeleceram as bases para iniciar um conjunto de pesquisas com o objetivo de desenvolver uma proposta industrial de valor para a substituição da atual frota portuguesa de F-16 por uma solução verdadeiramente europeia: o programa Eurofighter.

“Num momento em que a soberania europeia e a autonomia industrial estão no centro da nossa estratégia, a Airbus acredita firmemente que o Eurofighter é a melhor opção para esta substituição”, afirmou José Luis de Miguel, Head of Region Europe da Airbus Defence and Space. “A nossa ligação com Portugal baseia-se em décadas de cooperação, não apenas no setor civil, mas também no militar, através do programa C295 de Transporte Tático Médio, e a nossa intenção é continuar a fortalecer esta relação de confiança mútua.”
“A Airbus é um parceiro internacional de referência, com uma relação de longa data com o AED Cluster Portugal”, afirma José Neves, presidente desta organização. “Este Memorando de Entendimento reforça a cooperação internacional e posiciona a indústria portuguesa nas cadeias de valor globais, promovendo um setor mais colaborativo e inovador, preparado para programas tecnologicamente exigentes. Com esta parceria, o Cluster reafirma o seu compromisso em criar pontes entre Portugal e os principais players internacionais, gerando valor económico, científico e estratégico para o país.”

Nos últimos anos a Airbus tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da cadeia de valor aeroespacial em Portugal, através de um trabalho colaborativo e com resultados demonstrados, promovendo oportunidades de inovação e crescimento em parcerias firmadas com mais de 30 empresas portuguesas e criando, até ao momento, 1.500 empregos altamente qualificados no país. Esta colaboração tem permitido à indústria nacional aproximar-se de projetos aeroespaciais internacionais, servindo os interesses estratégicos de Portugal e reforçando a base industrial europeia comum de defesa.

Sendo o maior programa europeu de Defesa, e que reúne países parceiros na NATO (Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido), o Eurofighter representa não apenas uma garantia de segurança, mas também um motor de crescimento económico e de criação de emprego. Importa referir que o programa Eurofighter assegura mais de 100.000 postos de trabalho em toda a Europa. Até ao momento, foram já encomendadas mais de 740 aeronaves Eurofighter por nove países - Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria, Arábia Saudita, Omã, Kuwait e Qatar — tornando o Eurofighter o programa europeu de aviões de combate mais bem-sucedido em termos de produção. O Eurofighter manter-se-á operacional para além de 2060, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento e validação de novas tecnologias para a próxima geração de aeronaves de combate.

*Carina Sequeira (Omnicom PR Group)



SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM NOVEMBRO NO POSTO FIXO DA ADASCA


Caros colegas dadores e amigos!
Vamos realizar uma brigada no dia 1 de Novembro, para compensar a do dia 25 de Outubro, que por falta de médico não foi feita, como estava previsto.
Como pode ser possível num Instituto Público como o IPST, a pessoa responsável (?) esquecer-se de elaborar a escala dos médicos?! Assim vai este País, onde tudo pode acontecer, menos o assumir responsabilidades. A Direcção da ADASCA, sempre deu cara e continuar, até por actos alheios...
É verdade que já tudo passou, mas, a Direcção da ADASCA ficou com um amargo de boca que, não vai passar tão breve.
Podem confirmar as datas por este link http://www.adasca.pt/schedule?month=2025-11 Compareçam, passem a palavra, apesar do dia ser feriado.

Link com datas das brigadas para Novembro