segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Marinha Grande | ELEITOS REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE FOGOS RURAIS


A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, por unanimidade, na sua reunião extraordinária de 14 de novembro, a designação dos dois representantes das Juntas de Freguesia do concelho para integrar a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR).

A decisão surge na sequência das recentes eleições autárquicas, garantindo a participação das freguesias na definição e execução das políticas de prevenção e gestão de incêndios rurais. Foram eleitos: Álvaro Pinto Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria; e Franklin de Sousa Ventura, Presidente da Junta de Freguesia da Moita.

A CMGIFR, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, integra ainda representantes do ICNF, forças de segurança, bombeiros e associações florestais, constituindo-se como estrutura essencial para o planeamento e articulação das políticas municipais de defesa contra incêndios.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda | X Jornadas Internacionais de Turismo debatem o turismo em mudança


Evento decorrerá nos dias 27 e 28 de novembro e terminará com a entrega do “Chapéu de Ouro do Município”. Inscrições abertas para os participantes

A Câmara Municipal de Águeda realizará, nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Artes de Águeda das X Jornadas Internacionais do Turismo, uma iniciativa que reúne especialistas, entidades públicas e privadas e agentes do setor para debater o futuro do turismo, sob o tema “Transformar o Turismo: Novos Horizontes”. Contará com comunicações e exemplos de Portugal, Espanha, Cabo Verde, Marrocos e Sri Lanka.

O evento terá início às 10 horas do dia 27, numa sessão de abertura que contará com a presença de Jorge Almeida e Edson Santos, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda; bem como de Anabela Freitas, Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, e Augusto Veiga, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.
Ao longo dos dois dias, serão promovidos seis painéis de discussão que abordarão temas relacionados com o setor turístico, incluindo a inovação e digitalização do turismo, a personalização das experiências turísticas, o impacto dos grandes eventos culturais e desportivos nos territórios, a valorização dos destinos e as estratégias para um turismo mais sustentável.

“Inovar para crescer: o futuro do turismo” é o primeiro painel (dia 27, 10h30), que contará com representantes do Turismo de Portugal, Dentsu Creative e Turismo do Centro, para abordarem caminhos para a internacionalização, digitalização e investimento.

Seguir-se-á, às 11h45, “Viagens à medida: experiências personalizadas”, que explorará a importância das narrativas, do envolvimento das comunidades locais e da cultura na experiência turística. Já “A influência dos festivais na promoção turística dos territórios” (dia 27, 14h30) trará a palco representantes do Rock in Rio e Live Nation Portugal, evidenciando o impacto dos grandes eventos culturais na imagem e atratividade dos destinos.

O primeiro dia das X Jornadas Internacionais de Turismo encerrarão com o painel “Experiências de sucesso no turismo: como valorizar destinos”, que apresenta casos de estudo de Sri Lanka, Cabo Verde e Açores, destacando estratégias de promoção cultural e criatividade territorial.

No dia 28, às 10h30, o quinto painel abordará de que forma os grandes eventos desportivos podem transformar territórios, reforçando a sua notoriedade nacional e internacional. As comunicações centrar-se-ão no impacto destes eventos na criação de experiências de alto valor, na capacidade de atrair públicos diversos e na promoção das identidades culturais e paisagísticas de cada destino. Vão ser destacados exemplos concretos como Mundial 2030 em Marrocos, Rally de Portugal e Ironman Portugal.

O sexto e último painel do encontro está agendado para as 11h45 do dia 28, com o tema “Destino sustentável? Que estratégias adotar”, que contará com intervenções do Município de Viladecans (Espanha) e do Instituto de Turismo de Cabo Verde, centradas nas políticas de sustentabilidade e no crescimento da procura por cidades mais verdes.

A programação integra ainda uma visita livre ao evento “Águeda é Natal”, na tarde do primeiro dia, e uma sessão prática, no dia 28, com um workshop de harmonização de vinhos da Bairrada e gastronomia tradicional da região (14h30), no Palácio da Borralha, mediante inscrição prévia e limitada.

As Jornadas encerrarão com a cerimónia de entrega do galardão “Chapéu de Ouro de Águeda 2025”, às 16h30, também no Palácio da Borralha, distinção que reconhece uma entidade ou personalidade pelos contributos relevantes para o setor turístico.

Mais informações, programa completo e inscrições em https://www.cm-agueda.pt/visite/jornadas-internacionais-de-turismo

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

18 de novembro | 14h00 | Escola Superior Agrária de Coimbra, sala D3.09. Agro-empreendedorismo em foco na Agrária de Coimbra

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove amanhã, dia 18 de novembro, a palestra intitulada “Agro-empreendedorismo - o percurso que escolhi", a ser proferida por Paulo Antunes, ex-estudante desta instituição de ensino superior. A palestra tem início às 14h00, na sala D3.09.
Paulo Antunes realizou o seu trabalho final da Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária na temática da Apicultura, é o fundador da empresa GoldenCap, que já acolheu dois estudantes desta Escola em estágio, e já foi convidado para o programa Bitalk.
Dinamizada no âmbito da Unidade Curricular "Apicultura, Micologia e Produtos Silvestres”, a palestra está aberta à participação do público em geral.

*Isabel Cristina Batista da Silva
Gabinete de Comunicação

MARINHA GRANDE RECEBEU TAÇA NACIONAL INDOOR DE PATINAGEM DE VELOCIDADE

 A Federação de Patinagem de Portugal escolheu a Marinha Grande para a atribuição dos últimos dez títulos de Campeão Nacional da época, na disciplina de Patinagem de Velocidade, com a realização da Taça Nacional Indoor, no Pavilhão Gimnodesportivo Nery Capucho, nos dias 15 e 16 de novembro.
A competição contou com a presença do vereador do desporto, Armando Constâncio, que referiu que "ao acolher a realização da Taça Nacional Indoor, o Município evidencia a importância da Marinha Grande na promoção do desporto, valorizando o talento local e contribuindo para o desenvolvimento da Patinagem de Velocidade em Portugal".
A iniciativa destinou-se aos escalões de Iniciados, Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores. Reuniu 197 atletas em representação de 19 clubes nacionais: 15 do continente, 3 da Madeira e 1 dos Açores, num ambiente de grande competitividade e fair-play.
Dos dez títulos nacionais em disputa, três ficaram na Marinha Grande, devido ao excelente desempenho dos atletas do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, nomeadamente:
Anantveer Dhot, Campeão Nacional de Iniciados Masculinos;
Manuel Piteira, Campeão Nacional de Juniores Masculinos;
Diogo Rolo, Campeão Nacional de Seniores Masculinos.
Para além dos títulos conquistados, a Marinha Grande celebrou ainda dois títulos de Vice-Campeão Nacional, através de Diogo Alves (API Marinha Grande, Juvenis Masculinos) e Fabiana Rolo (AEMGP, Juniores Femininos), bem como uma medalha de bronze obtida por Beatrice Constantin (AEMGP, Seniores Femininos).
O Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, da Madeira, arrecadou igualmente três títulos nacionais, através de Maria Rodrigues (Iniciados Femininos), Pedro Marques (Cadetes Masculinos) e Clara Pereira (Juniores Femininos). Já a Associação Desportiva do Arsenal de Canelas conquistou dois títulos, por intermédio de Vasco Saramago (Juvenis Masculinos) e Constança Jacinto (Seniores Femininos).

O CS Marítimo somou um título nacional com Margarida Vieira (Cadetes Femininos), enquanto o Roller Lagos viu Maria Dias sagrar-se Campeã Nacional de Juvenis Femininos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DO PROJETO “MARINHA NATAL 2025”

 O Município da Marinha Grande e a Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG) apresentam publicamente o projeto “Marinha Natal 2025”, no dia 18 de novembro de 2025, pelas 14h00, no Auditório do Edifício da Resinagem.

Trata-se de uma iniciativa que que pretende envolver comerciantes, agentes locais e a comunidade na dinamização da época natalícia.
A sessão, aberta a todos os interessados, vai dar a conhecer a visão, os objetivos e as regras de participação desta edição do programa, que volta a apostar na valorização do comércio local e na criação de um ambiente festivo em todo o concelho.

Durante a apresentação serão, também, destacadas as oportunidades de participação destinadas aos associados da ACIMG, bem como propostas e ideias para atrair visitantes, estimular a economia local e reforçar o espírito comunitário que caracteriza esta quadra.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Iniciativa Hospital Innovation Challenge (HIC). Startup baseada em Aveiro apresenta solução inovadora para responder a desafio lançado pela ULS São João


  • Iniciativa do Health Cluster Portugal seleciona seis soluções inovadoras para responder a desafios colocados por dois hospitais portugueses, dois franceses e um hospital da Eslováquia.
  • Plataforma para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes; diagnósticos remotos de doenças cardíacas com base em IA; plataformas que promovem a adesão à dieta, e de gestão de fluxos de trabalho são algumas das soluções selecionadas.
  • Health Cluster Portugal garante continuidade da iniciativa organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH.
Porto, 28 de outubro de 2025 - Foram selecionadas seis startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de entre um total de 23 que se candidataram com soluções que visam dar resposta a desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência, no âmbito da iniciativa Hospital Innovation Challenge, lançada pelo Health Cluster Portugal e que será apresentada na Innovating Health Together Conference, que decorre entre hoje e amanhã, 29 de outubro. Esta iniciativa inédita pretende colocar os hospitais no ciclo de inovação e aproximar startups e PMEs dos desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência.
 
Entre as soluções selecionadas estão as de três empresas portuguesas, uma de Espanha, uma Eslovaca e uma empresa baseada na Letónia/ Ucrânia, refletindo “a boa adesão que a iniciativa recebeu tanto em Portugal como fora do país, assim como a capacidade de estas empresas responderem praticamente em tempo recorde com soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos hospitais, e cuja implementação permitirá melhorar os resultados em saúde”, refere Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal.
 
Queremos que o Hospital Innovation Challenge seja uma iniciativa com continuidade, estabelecendo-se como um ponto de encontro regular entre hospitais e empresas, podendo acelerar a implementação de soluções inovadoras que permitam tornar a saúde mais preditiva, eficiente e equitativa”, acrescenta o diretor executivo.
 
Soluções selecionadas no âmbito do Hospital Innovation Challenge:
 
Solução da Vitruvian Shield para responder ao desafio da ULS São João
A Vitruvian Shield, baseada em Aveiro, desenvolveu uma plataforma digital de saúde em modelo SaaS para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes. Integra dispositivos wearable, análises suportadas por inteligência artificial e conformidade regulamentar, permitindo a recolha de dados em tempo real e a produção de evidência clínica robusta. Ao captar continuamente sinais vitais e aplicar algoritmos preditivos, a plataforma deteta precocemente situações de deterioração clínica, envolve os pacientes e emite alertas atempados, o que permite aumentar a segurança, apoiando os cuidados à distância e impulsionando a geração de cuidados de saúde preditivos em contexto hospitalar e descentralizado.
O desafio lançado pela ULS São João pressupunha o desenvolvimento de uma ferramenta de IA para otimização do processo de doação de órgãos, em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
 
Solução da OPVANCE para responder ao desafio do CHU Rennes
A solução TERAS, da Opvance, empresa baseada na Madeira, permite que os hospitais aproveitem de forma segura o valor dos seus dados clínicos e modelos de Inteligência Artificial. Construído com base em princípios de Zero-Trust, garante conformidade e auditabilidade, enquanto disponibiliza informação acionável diretamente junto do doente. Ao transformar dados complexos em painéis claros e em tempo real, a solução apoia decisões mais seguras e acelera a inovação em saúde. Concebido para funcionar em ambiente on-premise ou em cloud soberana, protege os doentes, dá mais poder aos clínicos e impulsiona a transformação nos cuidados de saúde em toda a Europa.
O CHU Rennes procurava uma solução técnica para integrar modelos de machine learning.
 
Solução da XOresearch para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Cardio.AI é uma solução lançada pela XOresearch, uma startup que desenvolve atividade entre a Letónia e a Ucrânia, baseia-se em inteligência artificial para promover diagnósticos remotos de doença cardíaca, de qualidade e a custos acessíveis. O diagnóstico de eletrocardiograma (ECG) é mais aprofundado e preciso, disponibilizado em pouco tempo, com um biossensor de ECG descartável de utilização única.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, tinha como base o diagnóstico da disfunção da microcirculação coronária.
 
Solução da Luz Eclética para responder ao desafio da CHU Grenoble
A Bloom é a solução proposta pela portuguesa Luz Eclética e consiste num sistema de alerta baseado em Inteligência Artificial que, a partir de dados clínicos recolhidos rotineiramente (TACs, análises laboratoriais, histórico de peso, variáveis fisiológicas e prescrições nutricionais), seja capaz de prever a diminuição do índice de massa muscular esquelética (SMI) ou a necessidade de nutrição artificial prolongada. Esta solução permitirá a referenciação antecipada para a nutrição clínica e intervenções atempadas e personalizadas.
O desafio lançado pelo CHU Grenoble, França, prendia-se com necessidades ao nível nutricional em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
 
Solução da Idonia para responder ao desafio da ULS Coimbra
A espanhola Idonia propõe uma solução inovadora para o diagnóstico do cancro de pele. As imagens dermatológicas provenientes dos cuidados primários são encaminhadas para a Legit Health que funciona através de Inteligência Artificial, garantindo um fluxo de trabalho seguro e sem falhas. Esta plataforma permite uma análise objetiva e quantitativa para apoiar decisões clínicas e automatizar a triagem, podendo melhorar significativamente a eficiência dos cuidados prestados. A IA fornece pontuações de gravidade objetivas e suporte ao diagnóstico de mais de 300 condições dermatológicas, podendo agilizar o encaminhamento para a especialidade.
A ULS de Coimbra procurava ferramentas inovadoras, capazes de apoiar a deteção precoce do cancro de pele.
 
Solução da BeKa Software s.r.o. para responder ao desafio do University Hospital Martin
A BeKa Software apresentou a Planly, uma solução baseada em inteligência artificial para o planeamento de processos na saúde e nos serviços de âmbito social, para dar resposta ao desafio lançado pelo University Hospital Martin, na Eslováquia. Digitaliza e automatiza o planeamento, otimiza a alocação de recursos e assegura a conformidade com regras organizacionais complexas. Ao reduzir a carga administrativa e melhorar a transparência, a Planly poupa tempo a gestores, aumenta a satisfação das equipas e contribui para uma maior eficiência e melhor qualidade dos cuidados prestados.
O University Hospital Martin pretendia uma solução para desbloquear a carga administrativa e reduzir a dependência de processos manuais.
 
A iniciativa, organizada no âmbito dos projetos TEF-Health e DigiHealthPT EDIH, tem como parceiros o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o EIT Health Innostars, e consiste na apresentação de soluções inovadoras para responder a desafios reais de âmbito clínico ou administrativo colocados por cinco hospitais europeus parceiros do TEF-Health: a Unidade Local de Saúde de São João, no Porto; a Unidade Local de Saúde de Coimbra; o Grenoble University Hospital, em França; o CHU Rennes, em França; e o Martin University Hospital, na Eslováquia.
 
As propostas apresentadas foram avaliadas por um júri composto por representantes dos hospitais que submeteram os desafios. Além de proporem a solução desenvolvida, as empresas terão oportunidade de interagir diretamente com os representantes dos hospitais e, assim, melhor conhecerem o ecossistema europeu de inovação em saúde. As seis soluções selecionadas serão apresentadas na Conferência internacional Innovating Health Together (IHTConference), organizada pelo Health Cluster Portugal, que decorre entre hoje e amanhã, no Super Bock Arena Congress Center, no Porto.
 
Mais informações sobre o Hospital Innovation Challenge em: https://www.ihtconference.com/hospitalchallenge25    
 
Mais informações e programa da Innovating Health Together Conference (IHTConference) em: https://www.ihtconference.com/

*Maria João Serra

MARINHA GRANDE RECEBE 33.ª FAG A PARTIR DO DIA 29 DE NOVEMBRO


A 33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG), realiza-se de 29 de novembro a 8 de dezembro de 2025, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), com o apoio do Município da Marinha Grande e várias entidades locais.

O evento, que já é uma das mais emblemáticas iniciativas da região, pretende promover o artesanato português, a gastronomia tradicional, o folclore e a música popular, reunindo artesãos de todo o país e oferecendo uma experiência cultural e gastronómica diversificada.

A edição de 2025 volta a ocupar o Pavilhão n.º 1, onde estarão reunidos expositores de artesanato, produtos regionais, áreas de restauração, palco de animação cultural e espaços dedicados às juntas de freguesia do concelho. Entre os destaques estão o artesanato ao vivo e produções certificadas por unidades produtivas artesanais, garantindo autenticidade e valorização dos ofícios tradicionais

A área gastronómica contará com restaurantes regionais, uma tasquinha de uma associação local, food trucks e uma seleção alargada de produtos típicos portugueses, como queijos, enchidos, doces conventuais, tripas de Aveiro, poncha da Madeira, gin artesanais e muito mais.

A lista de expositores reúne criadores de diversas regiões, apresentando trabalhos em cerâmica, madeira, joalharia de autor, vidro, têxteis, cestaria, papel criativo, bijuteria, tapeçaria e brinquedos em madeira, entre muitos outros. Marcam também presença expositores da área comercial e produtores gastronómicos de várias zonas do país.

A programação cultural volta a ser um dos grandes atrativos da feira, apresentando concertos, espetáculos humorísticos, atividades infantis, tunas académicas e performances ao vivo. Entre os nomes confirmados estão 4Mens, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Pearl Band – Tributo a Pearl Jam, Kappa Jotta, ÁTOA, além de diversos DJ sets e atuações temáticas.

Destaque ainda para os dias com entrada gratuita (2, 3 e 4 de dezembro), nos quais se mantém o acesso livre à zona da restauração e às atuações programadas, como Jorge Batista e Taverna Comedy.

A entrada tem um custo diário de 4 euros, exceto nos dias de acesso gratuito. As crianças até 12 anos têm entrada gratuita durante todo o evento.

*Gabinete de Comunicação e Imagem