terça-feira, 7 de outubro de 2025

Instituto apela à doação de sangue para manter reservas e dar resposta às necessidades

 
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou ontem à doação de sangue para poder manter as reservas em níveis adequados no verão e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou ontem à doação de sangue para poder manter as reservas em níveis adequados no verão e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver.
No âmbito da campanha "Verão é tempo de descansar, mas a ajuda não pode parar! Dê Sangue! Nestas férias, seja o herói que os doentes precisam", o IPST está a realizar até 15 de setembro sessões de colheita em todo o país, "em zonas onde habitualmente se concentram muitas pessoas de férias".
Esta campanha visa mitigar as dificuldades que se registam habitualmente no período estival em manter os níveis de reservas de sangue necessários, explica em comunicado.
Sublinhando que "os meses de agosto e setembro são aqueles em que a maioria das pessoas goza o seu merecido descanso", o IPST apela à população que, antes ou durante as férias, faça uma dádiva de sangue, para poder "manter as reservas de sangue em níveis adequados e dar resposta às necessidades dos doentes".
O instituto lembra que "dar sangue é um gesto simples, sem contraindicações para adultos saudáveis", que têm de ter mais de 18 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e ser saudável.
No momento da dádiva, realça, "é importante estar bem hidratado e alimentado".
O IPST passou a publicar semanalmente, à segunda-feira, a situação das reservas em www.dador.pt para que os dadores regulares e os dadores de primeira vez possam inteirar-se da situação e realizar a sua dádiva de sangue.
Neste 'site', os dadores podem consultar os locais fixos de colheitas de sangue, que são os três centros de sangue e transplantação do IPST, em Lisboa, Porto e Coimbra, e todos os hospitais com serviço de colheita, assim como os locais de colheita móvel espalhados pelas zonas de veraneio do país.
Em declarações recentes à agência Lusa, a presidente do IPST, Maria Antónia Escoval, apelou ao reforço na dádiva de sangue, pedindo a todas as pessoas, especialmente dos grupos A positivo e negativo e 0 positivo e negativo que efetuem a sua dádiva de sangue, "porque todos os dias há cerca de 1.100 doentes nos hospitais portugueses que necessitam de sangue".

Fonte: IPST

JOVEM AUTORA SARA CARVALHO APRESENTA PRIMEIRO LIVRO NA MARINHA GRANDE

 O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe, no próximo dia 18 de outubro de 2025, às 15h30, a apresentação do livro “Cacos de Amor”, da jovem autora Sara Carvalho, uma edição da Oficina da Escrita.

Com apenas 15 anos, Sara Carvalho estreia-se na literatura com uma obra de poesia que percorre os caminhos do amor e do desejo, explorando as emoções que moldam a experiência humana. Em versos delicados e intensos, “Cacos de Amor”reflete sobre os encontros e desencontros da vida, a paixão, a entrega e a vulnerabilidade — sentimentos que todos reconhecem e que conferem à obra uma dimensão universal.

Nascida em Chãs, Leiria, a 10 de fevereiro de 2009, Sara sempre demonstrou uma forte ligação à arte e à escrita. Desde cedo, o lápis e o caderno foram os seus companheiros inseparáveis. Aos 12 anos, descobriu na leitura e na escrita a sua verdadeira paixão e, aos 15, concretiza o sonho de publicar o seu primeiro livro.
Conhecida pela sua ambição, criatividade e determinação, Sara Carvalho apresenta-se agora ao público com uma voz poética genuína e sensível, prometendo emocionar os leitores com esta obra que celebra o amor nas suas múltiplas formas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Caminhada pela Ecopista do Vouga (Nespereira – Ribeiradio)

No próximo dia 19 de outubro (domingo), irá realizar-se uma caminhada pela Ecopista do Vouga (Nespereira - Ribeiradio). 
A concentração está marcada para as 9h00, no Baloiço do Rio, em Ribeiradio. 
Este corredor verde permite aos utilizadores a prática de atividade física, contemplando as fantásticas paisagens do vale do Vouga e da região de Lafões. 
Deixe-se envolver pela beleza da natureza do nosso território!
Inscrições / Informações:
turismo@cm-ofrades.pt 938 360 056

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Concurso Regional Idadismo Zero. CCDR Centro desafia jovens a combater o idadismo

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança amanhã, 07 de outubro - Dia da Consciencialização do Idadismo, o Concurso Regional Idadismo Zero, que desafia os alunos do ensino superior da região Centro a apresentarem ideias para combater o idadismo.
Com este concurso, a CCDR Centro, em articulação com as instituições de ensino superior da região Centro, pretende reconhecer e valorizar ideias, iniciativas e projetos que contribuam para o combate ao idadismo e para a promoção de uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas. O idadismo surge quando a idade é motivo de divisão e discriminação, causando danos e injustiças, comprometendo a solidariedade intergeracional e constituindo um obstáculo à definição de políticas públicas e à promoção do envelhecimento ativo e saudável.

O Concurso Regional Idadismo Zero tem como objetivos:

  • Estimular a discussão sobre o idadismo entre os alunos do ensino superior, motivando-os a refletirem e proporem, individual ou coletivamente, ações concretas;
  • Promover a realização de projetos ou iniciativas que contribuam para o combate ao idadismo;
  • Reconhecer e reproduzir no território ideias, projetos ou iniciativas que ajudem a construir uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas, garantindo que todos, independentemente da idade, tenham a oportunidade de viver uma vida plena, digna e significativa em todas as etapas.
O concurso destina-se a todos os alunos do ensino superior público e privado da região Centro. As candidaturas podem ser apresentadas em equipas de um a três estudantes, com um professor responsável e o período de candidaturas será de 07 de outubro a 15 de dezembro de 2025.

A iniciativa vencedora receberá um prémio repartido da seguinte forma:
750€ para a equipa de alunos vencedora;
250€ para o professor responsável.

O projeto vencedor será, sempre que possível, desenvolvido pela CCDR Centro, podendo ser implementado como boa prática regional no combate ao idadismo.Esta é uma oportunidade para os jovens transformarem ideias criativas em ações concretas, podendo ser apresentadas iniciativas de qualquer área de ensino superior e em qualquer suporte.

Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas em https://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/Idadismo.aspx

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

RENOVADA PARCERIA COM O CENTRO MÉDICO DE S. MATEUS E A SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE


Lurdes Silva, Presidente da Direcção – Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhada por Paulo Ferreira, coordenador técnico da Secção de Natação, na presença do administrador Luís Silva, rubricou recentemente na Clinica de S. Mateus, sediada na cidade de Cantanhede, o protocolo de colaboração com aquela unidade de saúde, que permitirá à Secção de Natação, continuar a contar com o apoio do Centro Médico de S. Mateus, para o desenvolvimento e complemento das suas actividades.
No âmbito da parceria existente, já há alguns anos, que contempla o acompanhamento de forma regular e de perto dos nadadores da Sociedade Columbófila, decorrem os exames médicos de início de época, sendo examinados todas crianças e jovens que praticam regularmente a modalidade, na Sociedade Columbófila, dando assim cumprimento à legislação em vigor que responsabiliza os clubes pela saúde e bem-estar físico dos seus atletas.
Para além da obrigatoriedade que a Associação tem no início de cada época desportiva, aquando a realização das inscrições, nas respectivas Associações Distritais, fazer prova dos exames médicos efectuados, este protocolo celebrado entre a Sociedade Columbófila de Cantanhede e o Centro Médico de S. Mateus, renovado nesta data, permite para além da realização dos referidos exames médicos, a vigilância da saúde das crianças e jovens que praticam desporto, que em caso de necessidade, os referidos atletas são devidamente encaminhados para as consultas das respectivas especialidades, bem como para a realização de exames de diagnósticos complementares que aquela clínica está habilitada a realizar no local, beneficiando da vantagem da entrega imediata dos referidos diagnósticos.
Sob a direção clínica do Dr. Luís Silva, o Centro Médico São Mateus surgiu em Cantanhede no ano de 2002, com o objetivo de alcançar duas áreas diferentes, mas com necessidades específicas, nomeadamente proporcionar serviços médicos e de enfermagem, análises clínicas, eletrocardiogramas e espirometrias, ecografias, exames psicotécnicos, entre outros, bem como o acesso um vasto leque de especialidades a indivíduos e famílias através de uma clínica com um serviço fiável e contínuo no tempo contemplando os serviços prestados pelos centros de saúde, com a oferta de horário de atendimento alargado, vocacionado igualmente para auxiliar as Associações e Clubes desportivos e empresas na implementação de critérios de qualidade no que à saúde e segurança diz respeito, apostando numa cultura de prevenção de riscos profissionais e na promoção da vigilância da saúde dos atletas e colaboradores.