segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Barcelos | IPCA dá as boas-vindas aos novos estudantes de CTeSP

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu hoje os novos estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), nos Polos de Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde.
No total, são cerca de 1600 os estudantes que escolheram o IPCA para iniciar este percurso académico, enchendo de vida e dinamismo todos os Polos da instituição, através de atividades de integração especialmente preparadas para os recém-chegados.
Em Braga, a sessão de boas-vindas contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente do Município, Ricardo Rio, e do Diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), Filipe Chaves. Já em Esposende, os novos estudantes do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) foram recebidos pelo Vice-Presidente do IPCA, Agostinho Silva, e pelo Presidente do Município, Guilherme Emílio.
Durante a tarde, os Polos com aulas em regime pós-laboral vão também receber os seus novos estudantes, a partir das 18 horas.
Amanhã, o acolhimento ganha ainda maior dimensão no Welcome IPCA Dia “i”, que decorrerá no Campus do IPCA, em Barcelos, reunindo todos os novos estudantes de todos os ciclos de estudo — CTeSP, licenciaturas, mestrados e mestrados profissionais. O programa promete ser memorável, conjugando momentos institucionais com humor, música e animação académica, num verdadeiro espírito de proximidade e celebração.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Formação juntou profissionais e amantes da gastronomia. Cantanhede assinalou Dia Mundial do Turismo com formação sobre harmonização de vinhos

 
O Município de Cantanhede assinalou o Dia Mundial do Turismo, no passado sábado, dia 27 de setembro, com uma formação dedicada à harmonização de vinhos de produtores de Cantanhede e sabores locais.
A ação, que decorreu no Mercado Municipal, foi ministrada por Paulo Pechorro, formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC).
Dirigida aos profissionais de restauração e bebidas e à comunidade em geral, a iniciativa decorreu no âmbito do programa Formação + Próxima, promovido pelo Turismo de Portugal, e teve como objetivo fomentar a formação de qualidade, no sentido de facultar o aperfeiçoamento de competências, promover a economia circular e divulgar os produtos endógenos.
Esta formação, que contou com o apoio da ETPC - Escola Técnico Profissional de Cantanhede, incluiu também um momento de degustação de vinhos e sabores do concelho – com as iguarias a serem confecionadas por alunos do curso de Cozinha, sob orientação da professora Ana Vitorino -, para os visitantes do Mercado Municipal, sendo os equipamentos para a confeção dos produtos gentilmente cedidos pela TEKA.
Este ano, as comemorações do Dia Mundial do Turismo estiveram subordinadas ao tema “Turismo e transformação sustentável”, tendo esta ação o intuito de evidenciar o contributo essencial do turismo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Dia 29 de setembro - Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar. Eurest combate desperdício alimentar com novas parcerias e iniciativas

 Lisboa, 29 de setembro de 2025 – Comemora-se hoje, 29 de setembro, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar. Num mundo onde um terço dos alimentos acaba desperdiçado, a Eurest Portugal assinala este dia com novas iniciativas e parcerias que reforçam a meta de reduzir em 50% o desperdício até 2030, no âmbito da estratégia global Planet Promise, envolvendo consumidores de escolas, Business & Industry e segmento saúde em ações concretas de sensibilização e doação de alimentos em todo o país.
 
No âmbito das celebrações deste dia, a Eurest lança novas parcerias estratégicas, como um acordo de colaboração com a TAP Air Portugal e a Refood que irá viabilizar que todas as doações da campanha “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente” realizadas na TAP revertam para a Refood dos Olivais. A campanha associa o gesto de devolver o tabuleiro vazio a um compromisso social: por cada tabuleiro entregue sem desperdício alimentar, a Eurest doa 10 gramas de alimentos não perecíveis a instituições de solidariedade. Face ao elevado volume de refeições servidas diariamente neste espaço de refeições, esta iniciativa gera um impacto muito significativo. Foi também estabelecido um protocolo com a Refood da Maia, garantindo que o excedente de produção das unidades locais da Eurest é redirecionado para esta instituição, reforçando a dimensão solidária e sustentável da operação.
 
Também nas escolas a mobilização ganha força. No Colégio Helen Keller, em Lisboa, a Eurest dá também início à campanha “Heróis Zero Desperdício”, que promove hábitos de consumo mais responsáveis desde cedo, através de uma dinâmica pedagógica e divertida que recompensa as crianças sempre que devolvem os tabuleiros sem sobras de comida.
 
Hoje, todas as refeições servidas pela Eurest irão ter sopas, pratos e sobremesas preparados com talos, cascas, sementes e outras partes de alimentos que são quase sempre desperdiçados.  Com esta ação – Aproveitamento Integral de Alimentos - pretende-se mostrar aos consumidores que utilizar as partes menos nobres dos alimentos é uma forma sustentável, saborosa e criativa de combater o desperdício alimentar.
 
Visionária neste caminho, a Eurest lançou já em 2007 a campanha “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente”, muito antes de o tema ganhar a relevância global que hoje assume. Desde então, tem desenvolvido múltiplos projetos inovadores, incluindo o programa de Aproveitamento Integral de Alimentos, o concurso interno EurestChef Stop Food Waste – que já originou três livros de receitas sustentáveis, com a quarta edição prevista para outubro – e a campanha “Heróis Zero Desperdício”, distinguida como Melhor Projeto do Ano pela revista Viver Saudável.
 
Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal, afirma: “Na Eurest acreditamos que cada pequeno gesto conta. Ao longo dos anos temos mostrado que é possível transformar hábitos, reduzir significativamente o desperdício alimentar e gerar impacto positivo na comunidade. O Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar é uma oportunidade para reforçar junto de consumidores e parceiros o nosso compromisso com uma alimentação mais responsável e solidária.”

*Élia Henriques
Client Manager

Evento Anual do Pacto Português para os Plásticos "Desafios para o Futuro" | 1 outubro 2025 | ESAC

01 de outubro de 2025, 09h00 – 13h00, auditório principal da ESAC
Evento anual do Pacto Português para os Plásticos “Desafios para o Futuro”

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe, no próximo dia 1 de outubro, das 09h00 às 13h00, no seu auditório principal, o evento anual do Pacto Português para os Plásticos (PPP), sob o tema "Desafios para o Futuro".
Este evento reunirá indústria, academia, entidades públicas e sociedade civil para refletir sobre os objetivos e prioridades até 2030 e preparar, em conjunto, as novas metas do Pacto Português para os Plásticos. O programa incluirá apresentações e uma mesa-redonda com diferentes perspetivas do setor. Será também apresentado o 4.º Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, referente a 2023.
Dar-se-á a conhecer o progresso decorrente dos esforços, individuais e coletivos, dos membros da iniciativa, com vista a garantir uma economia mais circular para os plásticos em Portugal, na qual estes nunca se converterão em resíduos ou poluição.

*Isabel Silva

Na terça-feira, 30 de setembro. Município de Cantanhede promove workshop sobre novas medidas do Estatuto do Cuidador Informal

 
A Câmara Municipal de Cantanhede vai promover um workshop gratuito sobre as novas medidas introduzidas no Estatuto do Cuidador Informal, na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, no auditório do Museu da Pedra, das 14H30 às 16H30.
A iniciativa destina-se a cuidadores informais, familiares, profissionais da área social e de saúde, bem como a todos os cidadãos interessados em conhecer melhor os apoios e direitos recentemente atualizados neste estatuto.
O encontro contará com a presença de técnicos especializados que irão esclarecer dúvidas, apresentar exemplos práticos e fornecer informações úteis para facilitar o acesso às medidas de apoio disponíveis.
A iniciativa é promovida pela Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Cantanhede, através do GMACI (Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal) e o CLDS 5G Cantanhede, contando ainda com o apoio de entidades como a ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.
O workshop surge como uma oportunidade para valorizar o papel fundamental dos cuidadores informais, promovendo o reconhecimento das suas necessidades e reforçando a importância do acesso a informação clara e atualizada.
Além de apresentar as recentes alterações legislativas, o encontro pretende criar um espaço de partilha, esclarecimento e proximidade entre os cuidadores e os serviços de apoio, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida de quem cuida e de quem é cuidado.



Inaugurado pelo Presidente da República a 29 de setembro de 2024. Museu de Arte e do Colecionismo celebra 1.º aniversário com mais de 21 mil visitantes

 
O MACC – Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede assinala esta segunda-feira, 29 de setembro, o 1.º aniversário. Este primeiro ano fica marcado por uma intensa atividade cultural, comprovando-se a pertinência da criação desta unidade museológica.
Entre 29 de setembro de 2024 e 28 de setembro de 2025, o MACC registou 21.613 visitantes, o que dá uma média mensal de 1.801 visitas. A par disso, recebeu 302 visitas guiadas, ou seja, 25 por mês.
Inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o MACC nasceu a partir da doação ao Município de Cantanhede pelo médico, político e humanista, Cândido Ferreira, de um acervo constituído por centenas de milhar de peças reunidas em cerca de 100 coleções.
Na ocasião, o chefe de Estado destacou a dimensão pedagógica que o MACC poderá assumir, garantindo que “parte da coleção do Dr. Cândido Ferreira irá seguramente merecer a devida atenção de muitos estudiosos”.
A unidade museológica encontra-se organizada em sete grandes áreas de colecionismo, designadamente pintura, mobiliário e artes decorativas portuguesas, arqueologia de todas as civilizações, artesanato do mundo, história do dinheiro, história postal, temas de bibliografia e afins e colecionismo dito popular.
Instalado no centro da cidade, na sequência da reabilitação e adaptação da Casa do Capitão Mor, antiga Casa Municipal da Cultura, à qual surge agora justaposto um novo módulo construtivo implantado na área antes ocupada pelas antigas instalações da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, este equipamento cultural aposta forte nas funções cultural, patrimonial e educativa, que não podem deixar de fazer parte de equipamentos coletivos desta natureza.

As obras-primas do modernismo catalão (WOW!)

 

Olá Litoral,

Estou quase de partida para uma curta viagem à ilha Terceira, nos Açores (todas as sugestões de lugares a visitar ou restaurantes onde comer são bem-vindas), mas ainda fui a tempo de publicar algumas novidades no blogue. Vamos a isso.

Na semana passada falei de um mega-artigo sobre o que ver e fazer em Barcelona, e é de novo sobre a capital da Catalunha que hoje escrevo. Isto porque, como verdadeiro apaixonado pelo chamado modernismo catalão, optei por fazer textos individuais sobre várias das principais atrações de Barcelona (da autoria de Antoni Gaudí e não só), com muitas fotografias para ilustrar e dar a conhecer os espaços aos mais curiosos. Espero que sejam úteis:

(a bold estão as minhas obras preferidas)

Fazer seguro de viagens IATI (5% off)

NOVIDADE

Desde janeiro deste ano, juntamente com uma equipa de topo composta por viajantes, jornalistas e um designer, ando envolvido na criação de um novo projeto editorial que verá a luz do dia ainda este ano. Em breve enviarei um "save the date" para o lançamento oficial, mas pode contar com algo verdadeiramente especial no panorama editorial português. Mantenha-se atento, que nós estamos muito, muito entusiasmados com o que aí vem!

A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens,

Filipe Morato Gomes

P.S. Se aprecia a época natalícia, não deixe de conhecer os melhores mercados de Natal da Europa. Não espere muito mais para planear.

Cantanhede | Durante três dias. Feiras d’Outono realizam-se de 3 a 5 de outubro na Praça Marquês de Marialva

 

As Feiras d’Outono decorrem de 3 a 5 de outubro, com mais uma edição da Feira de Reduções, da Feira do Mel e do Artesanato e da Feira de Velharias e Antiguidades, na Praça Marquês de Marialva.

Numa organização entre o Município de Cantanhede e a Associação Empresarial de Cantanhede (AEC), com apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o evento conta com a participação de mais de duas dezenas de entidades comerciais.

Este conjunto de ações tem como horário previsto para sexta-feira, dia 3, das 18h00 às 22h00, sábado, dia 4 das 10h00 às 20h00, e domingo, dia 5 das 10h00 às 20h00, num espaço em que os visitantes podem adquirir, a preços apelativos, vários artigos de vestuário, calçado, bijutaria, artigos para lar, doçaria, entre outros.


Os artigos para venda vão ter grandes descontos, pelo que o consumidor tem a possibilidade de os adquirir com excelente relação qualidade/preço. Os empresários aproveitam, nesta altura, para escoarem o stock já fora do período de saldos.

Além da exposição e venda deste género de produtos, vai decorrer a Feira do Artesanato, atividade que prevê uma vertente direcionada para a comercialização de produtos manufaturados, contando para o efeito com a participação de vários artesãos do concelho.

A Feira contempla também a apresentação e comercialização de outros produtos endógenos como o Mel, licores, jeropiga, doçaria, bolos, pão e vinho.

Já na Feira de Velharias e Antiguidades, no dia 5 de outubro, os aficionados por antiguidades e peças colecionáveis poderão visitar e alargar o seu espólio.



“DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!” . Cacia


É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos/impedimentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue, sem a sua adesão a situação vai complicar-se, não temos dúvidas.
Temos repetido vezes sem conta: a dádiva de sangue é um acto de amor que salva vidas!A tua dádiva pode ser a esperança que alguém tanto precisa”. Faz parte desta corrente de solidariedade. Com o lema “DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!”
Agradecemos o vosso apoio e generosidade. Com a vossa doação de sangue, estamos salvando vidas e trazendo esperança para aqueles que mais precisam.


As sessões para a dádiva de sangue a realizar pela ADASCA ainda em Setembro, vão decorrer nas seguintes datas:

OUTUBRO: Sessões para a dádiva de sangue a realizar pela ADASCA

-Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:00 (4ª.s feiras)
-Dias 3, 10, 17 e 31 das 15:00 horas às 19:00 horas ( 6ª.– feiras)
-Dia 25 (Sábado) entre as 9 horas e as 13 horas
- Dia 23 de Outubro auditório da Altice Labs das 9 horas às 13 horas
- Dia 26 de Outubro (domingo) no Salão da Junta das 9 horas às 13 horas Cacia

 Lojas 15 e 16 (Aveiro)
Mercado Manuel Firmino. Lojas 15 e 16
Endereço: Praça do Mercado, 82
3800-223 Aveiro
(junto ao Fórum de Aveiro)
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
www.adasca.pt
Coordenadas GPS:
N 40.64174
W -8.64860