sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Portalegre | Crato acolhe 19 dadores de sangue

 

O ano 2025 vai-se aproximando do fim. E as colheitas, que previamente agendámos, estão praticamente cumpridas. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE estiveram, para mais uma brigada, em terrenos próximos da futura albufeira do Pisão.

A vila do Crato recebeu 19 voluntários nas instalações do centro de saúde. Também nesta ocasião, as mulheres estiveram em maioria, com uma dezena de presenças (52,6 %).

Todos os dadores cumpriram a doação, pelo que foram obtidas sempre proveitosas 19 unidades de sangue total.

Destaque para o facto de três dos inscritos completarem pela primeira vez uma dádiva de sangue, pormenor que nos satisfaz.

Relativamente ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea, a boa notícia é que foram angariados mais dois voluntários disponíveis.

Ao início da tarde não faltou o almoço que reuniu quem tornou possível esta brigada. Este momento contou com o apoio da Câmara Municipal do Crato.

Monforte e Nisa

Antes do final do ano estaremos em Monforte (no quartel dos bombeiros e em colaboração estreita com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte), a 20 de dezembro. Já em 2026 vamos entrar com o pé direito numa ida a Nisa (no centro de saúde) a 03 de janeiro. São em sábados e durante a manhã.

Se

rá que o Pai Natal é dador de sangue? Se já não for, quiçá por ter ultrapassado a idade, esperemos que incentive todos nós para que o façamos! Visite:

https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

*José Rui Marmelo Rabaça

Cantanhede | Este domingo, a partir das 21h00. Espetáculo multidisciplinar assinala 350 anos da morte do Marquês de Marialva

 
A Praça Marquês de Marialva é palco, este domingo, 30 de novembro, a partir das 21h00, do espetáculo Marquês de Marialva – Honra & Glória. Trata-se de uma produção cénica constituída por momentos de teatro, música e dança, e que decorre no âmbito das comemorações dos 350 anos da morte de D. António Luís de Meneses, 3.º Conde de Cantanhede e I Marquês de Marialva.
Cantanhede volta, assim, a ser palco de um dos maiores projetos culturais do ano, produzido pela companhia de teatro Episódio Medieval – Associação Cultural. Com autoria e encenação de Nuno Marques, esta criação ambiciosa reúne história, arte e património numa encenação que promete surpreender pela escala e rigor histórico.
O espetáculo conta com um elenco de 15 atores profissionais e amadores, apoiado por 14 figurantes, e integra a participação de grupos de teatro locais, entre os quais a Associação Novo Rumo - Teatro de Amadores de Ançã, ACDC - Associação Cultural e Desportiva do Casal, Grupo Cénico Os Esticadinhos de Cantanhede, GTEF - Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” de Murtede, ACA TEA - Academia de Teatro de Cantanhede, assim como a companhia de Teatro Caixa de Palco, num esforço conjunto que reforça a ligação entre a comunidade e a sua identidade cultural.
A componente musical terá especial destaque, com música ao vivo interpretada pela Filarmónica Marialva de Cantanhede, acrescentando intensidade dramática e autenticidade ao ambiente do século XVII. A produção inclui ainda filmagens em direto.
Com uma encenação dinâmica e visualmente poderosa, o espetáculo promete transportar o público para uma época de intrigas, coragem e decisão, celebrando não só a memória do Marquês de Marialva, mas também a força coletiva que moldou a história de Portugal.
A Episódio Medieval – Associação Cultural é uma associação cultural de teatro e recriação histórica instalada na cidade de Cantanhede. Fundada em 2020, conta nos quadros com elementos que têm uma vasta experiência em produção de eventos culturais, ligados ao teatro, animação de rua, recriação histórica e música.

Pista de gelo e carrossel voltam a ser atração na Praça Marquês de Marialva. Luzes de Natal dão brilho às ruas de Cantanhede a partir de 1 de dezembro

 
É já no próximo dia 1 de dezembro, pelas 18h00, que se dá início ao programa de animação natalícia, com a inauguração das iluminações, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi novamente instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
Tal como em anos anteriores, a programação foi delineada no âmbito de uma parceria que envolve a AEC - Associação Empresarial de Cantanhede e a participação de demais entidades parceiras, nomeadamente as freguesias do concelho. O objetivo é mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia, que se prolonga até 6 de janeiro de 2026.
A Praça Marquês de Marialva volta a ser o epicentro das celebrações, com destaque para o carrossel e uma pista de patinagem que prometem fazer as delícias dos mais jovens. Incontornável é também o magnífico presépio de Samuel Machado, instalado na Escola Conde Ferreira.
A 3 de dezembro é também inaugurada a exposição “Nasceu um menino… Presépios Escritos”, que estará patente na biblioteca municipal até 7 de janeiro.
Da programação constam também concertos em várias freguesias do concelho, com destaque para o concerto pelas quatro bandas filarmónicas em quatro pontos freguesias do concelho, da Academia de Música de Cantanhede em Febres (13 de dezembro) ou do Choral Poliphonico de Coimbra na Tocha (20 de dezembro).
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 20 de dezembro, com início às 16h30, trazendo consigo alegria, música e muitas surpresas.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, e um concurso de montras, em estreita articulação com o comércio local.

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal regressa a 20 e 21 de dezembro


O Município de Proença-a-Nova volta a celebrar a época natalícia com o regresso do Mercado dos Sabores de Natal, que decorre nos dias 20 e 21 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova.

Este evento, já enraizado na programação municipal de final de ano, volta a reunir artesãos, produtores locais, associações e visitantes num ambiente festivo marcado pela gastronomia e pelo artesanato local, bem como diversos momentos de animação para toda a família.
Durante os dois dias, o espaço contará com sessões de cozinha ao vivo, muita música, animação infantil, carrossel e comboio de Natal e claro, a tradicional Casinha do Pai Natal! É com a aposta nestes elementos que o Município lança o convite à população a participar neste encontro, ou reencontro, que valoriza e destaca a produção local aliado ao espírito natalício desta quadra.

O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca a importância desta iniciativa para o concelho, afirmando: “o Mercado dos Sabores de Natal é uma oportunidade de celebrar a nossa identidade e a nossa capacidade de unir a comunidade em torno dos nossos produtos, das nossas tradições e do talento natural de quem aqui reside. Queremos que este seja um momento de encontro, de partilha e de alegria, vivido de forma aberta por todos.”

O Município recorda ainda que, até ao dia 12 de dezembro, permanecem abertas as inscrições para todos os expositores interessados em participar nesta edição do Mercado dos Sabores de Natal, sendo esta uma oportunidade privilegiada para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano e para contactar diretamente com o público num contexto de grande dinamização.

O formulário de inscrição encontra-se disponível no website do Município. Com uma programação variada, que inclui atuações musicais, momentos de magia, performances cénicas e demonstrações gastronómicas, o Mercado dos Sabores de Natal promete proporcionar dois dias repletos de espírito festivo, convidando todos a viver a magia do Natal em Proença-a-Nova.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | CCVFloresta disponibiliza pinheiros de natal gratuitos

 
O Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta) disponibiliza, a partir de 3 de dezembro, gratuitamente pinheiros de Natal a toda a população. A iniciativa pretende promover uma época festiva mais sustentável, oferecendo árvores naturais provenientes da gestão ativa da floresta do concelho.
Os pinheiros (Pinus pinaster) a serem distribuídos, resultam de desbastes florestais realizados em Proença-a-Nova, contribuindo para a redução da carga combustível e para a prevenção de incêndios. Ao escolher um pinheiro natural, cada família está também a valorizar os recursos do território e a dar um contributo concreto para práticas ambientais responsáveis.
Esta ação, promovida pelo CCVFloresta com o apoio do Município de Proença-a-Nova, reforça o compromisso conjunto com a sustentabilidade, a proteção da floresta e a valorização das tradições locais. Os interessados poderão levantar gratuitamente o seu pinheiro dentro do horário de funcionamento do CCVFloresta, até ao fim do stock disponível.
Durante esta quadra festiva, aproveite também para visitar a loja do Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta), que se encontra repleta de sugestões de presentes únicos, educativos e ligados à natureza. Uma oportunidade para encontrar o melhor presente de Natal, apoiando simultaneamente a divulgação da ciência e do território.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | “Comprar é Ganhar” regressa no mês de dezembro com 10 000€ em prémios

 
Durante o mês de dezembro o Município de Proença-a-Nova promove mais uma edição da iniciativa “Comprar é Ganhar – Sorteio de Natal 2025”, uma ação que pretende incentivar as compras no comércio local durante esta época festiva, à semelhança do que tinha acontecido nas edições de Páscoa e Verão.
A campanha abrange os estabelecimentos aderentes do concelho, devidamente identificados, oferecendo aos clientes a possibilidade de participar num sorteio final, sempre que realizem compras nesses espaços. O objetivo passa por reforçar a economia local, valorizando o comércio de proximidade e sensibilizando a população para a importância de apoiar os negócios do concelho.
Os comerciantes que ainda não tenham sido contactados e que queiram aderir à iniciativa podem fazê-lo através de contacto direto com o Município de Proença-a-Nova. O processo de adesão é simples e permite que mais estabelecimentos integrem esta campanha a qualquer momento, beneficiando de visibilidade acrescida e contribuindo para uma maior dinâmica comercial em todo o concelho.
A iniciativa prevê a atribuição de três tipos de prémios monetários que procuram aumentar o envolvimento dos consumidores ao longo do mês de dezembro. No total, serão sorteados 10 000€ (dez mil euros) em prémios, nos valores de 200€, 100€ e 75€, num conjunto alargado que pretende beneficiar muitos participantes. O sorteio está marcado para o dia 6 de janeiro de 2026, às 15h00, no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, momento em que serão revelados os vencedores.
As normas de participação podem ser consultadas no site oficial do Município, em www.cm-proencanova.pt, onde se encontram todas as informações referentes ao funcionamento da iniciativa. Com esta ação, o Município de Proença-a-Nova reforça o compromisso de apoio ao comércio local e convida a população a realizar as suas compras de Natal no concelho, contribuindo para uma comunidade mais próxima, dinâmica e solidária.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

RASTREIO DO CANCRO DO COLO DO ÚTERO NA MARINHA GRANDE

 Vai realizar-se na UCSP Marinha Grande, nos dias 13 e 14 de dezembro, o Rastreio do Cancro do Colo do Útero, uma iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, através das suas Unidades Funcionais, e que conta com o apoio do Município da Marinha Grande.
A campanha dirige-se a todas as mulheres entre os 30 e os 69 anos, proporcionando a realização do exame de forma totalmente gratuita. O rastreio permite detetar e tratar lesões que podem evoluir para cancro, bem como identificar a doença numa fase inicial, em que a probabilidade de cura é muito elevada.

Este exame apresenta-se como mais completo do que a citologia tradicional (Papanicolau), uma vez que inclui a pesquisa do vírus HPV – Vírus do Papiloma Humano, um dos principais causadores do cancro do colo do útero.

A realização do rastreio é simples, rápida e gratuita. As utentes apenas necessitam de se dirigir à sua unidade de saúde, onde serão acompanhadas pela respetiva Equipa de Saúde Familiar, podendo esclarecer todas as dúvidas com profissionais de saúde especializados.

A campanha decorre na UCSP Marinha Grande, situada na Av. Eng. Arala Pinto. Para mais informações ou reagendamento, estão disponíveis os seguintes contactos: 
Telefone: 244 572 930

O Município da Marinha Grande apela à participação de todas as mulheres abrangidas, reforçando que a prevenção e a deteção precoce salvam vidas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Municípios do Lago Alqueva rejeitam projeto fotovoltaico flutuante e alertam para impacto no turismo


Os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Moura, Alandroal e Mourão, juntamente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, reuniram no dia 24 de novembro com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para manifestarem o seu desagrado e oposição à implementação do projeto solar fotovoltaico flutuante do Alqueva. A reunião decorreu no Ministério do Ambiente e Energia e foi solicitada pela ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, que representa os municípios portugueses e espanhóis abrangidos pelo regolfo do lago da Barragem de Alqueva.
O projeto solar fotovoltaico flutuante do Alqueva pretende ocupar dezenas de hectares da albufeira e de acordo com os autarcas vai causar um impacto negativo na atividade turística da região. Francisco Grilo, Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, participou na reunião e considera que “este projeto, se for implementado em cerca de 80 hectares próximo de Moura e de Portel, vai afastar os turistas que apreciam os desportos náuticos e que querem passear de barco no maior lago artificial da Europa, pois para além das zonas que vão ficar interditas à navegação, o impacto visual é terrível”.
O autarca afirma que “a instalação deste megaprojeto vai comprometer a imagem distintiva do Lago Alqueva, que assenta na tranquilidade paisagística e na fruição plena da albufeira, porque estruturas flutuantes de grandes dimensões vão criar um cenário industrial que contraria a estratégia de promoção turística construída pelos municípios durante duas décadas”. Francisco Grilo defende que “o projeto solar fotovoltaico pode afastar futuros investimentos turísticos e coloca em risco investimentos públicos e privados realizados para qualificar a oferta turística no lago, pois diversos empresários do setor já manifestaram a sua preocupação com a possibilidade de perda de visitantes e cancelamento de atividades recreativas”.
A ATLA já solicitou uma reunião à Agência Portuguesa do Ambiente, que poderá ser realizada em breve, para os municípios manifestarem a sua oposição ao projeto.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Reguengos de Monsaraz celebra passagem de ano com músicas da década de 1990


A passagem de ano no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz vai ter a partir das 22h a festa We Are The 90’s Show, uma viagem nostálgica à música da década de 1990, com muito ritmo e boas vibrações. Esta festa idealizada pelos criadores da Revenge of the 90’s, combina atuações de DJ’s com performances de animadores no palco, proporcionando uma experiência musical com as referências culturais da década a surgirem nas projeções.
We Are The 90’s Show é um reencontro com a adolescência, numa atmosfera descontraída que convida a cantar em coro e a reviver coreografias que ficaram na memória coletiva. Na noite de 31 de dezembro vão ouvir-se os grandes sucessos da pop, dance e grunge da década de 1990, com passagem obrigatória de músicas de Britney Spears, Aqua, Spice Girls e Backstreet Boys, mas também de Melão e do Batatoon.
A passagem para o novo ano vai ser celebrada com fogo de artifício e depois a festa We Are The 90’s Show continua até às 2h da madrugada. A fechar a noite, sobe ao palco o DJ Moreno, com um set cheio de ritmo, combinando afro-house, tech-house e hip hop.
A festa de passagem de ano, organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, pretende juntar pessoas de todas as idades, num ambiente marcado pela música e pela celebração do novo ano.





*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Porto de Mós | Natal Encantado 2025 abre já este sábado!


As crianças, a família e as tradições voltam a estar em destaque no Natal Encantado de Porto de Mós.

Primando pelo acolhimento e convívio num recinto seguro e simpático, aqui as crianças encontram brincadeiras, insufláveis, mais de 10 espetáculos infantis e juvenis e a casa do pai natal, ao mesmo tempo que as famílias podem visitar a Aldeia de Natal, com diversos produtos locais e artesanais – são mais de 120 expositores –, deliciar-se com a gastronomia local e, ainda, assistir às atuações e animações de rua que dão palco aos grupos de animação cultural do concelho.
Este ano, o evento apresenta ainda mais de 20 oficinas dirigidos a crianças, adultos e famílias, ampliando a oferta educativa, criativa e lúdica para todos os públicos. Outra novidade é a exposição de clássicos, que acrescenta um elemento diferenciador e promete despertar interesse entre visitantes de todas as idades. Também a apresentação de carrilhões ou o espetáculo de gospel, por exemplo, engrossam o programa de animação como novas atratividades.

A complementar esta oferta, o comboio continuará a oferecer um passeio pela vila e a visita à Central das Artes, onde se encontram patentes as exposições do 35º Concurso de Presépios – são mais de 200 trabalhos – e do 9º Concurso de Postais de Natal.
Em paralelo, decorre o Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa, nos 13 restaurantes aderentes, com uma panóplia de pratos que navegam entre a tradição e a inovação e valorizam o bacalhau como produto de eleição da época natalícia, e o azeite e a broa como produtos que resultam da tradição e produção locais.

O Natal Encantado volta, assim, a ser um espaço que valoriza a vivência do Natal com autenticidade, tradição e muita alegria, de 28 de novembro a 21 de dezembro (às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras feriado) em Porto de Mós.

Mais informações: https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1290?event_id=4061

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DECRETA LUTO MUNICIPAL

 O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, decretou um dia de Luto Municipal , que será assinalado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelo falecimento de Fernando Manuel da Costa Esperança Pereira, antigo vereador e membro da Assembleia Municipal, figura de grande relevância na vida pública, cultural e artística do concelho.
Natural da Marinha Grande, Fernando Esperança distinguiu-se como empresário do setor vidreiro, artista, docente e profundo promotor da arte e ciência do vidro, deixando uma marca reconhecida tanto a nível local como internacional. O seu percurso cívico incluiu ainda a participação ativa nos órgãos autárquicos, onde demonstrou empenho, competência e dedicação à causa pública.

O Luto Municipal será assinalado no dia das exéquias, com a bandeira do Município colocada a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Vice-presidente da autarquia elogiou dinâmica da instituição. Universidade dos Tempos Livres hasteou Bandeira Eco-Escolas

 
Teve lugar na Escola Conde Ferreira, sede da Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC), a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas, galardão atribuído no âmbito da participação desta instituição neste programa de edução ambiental, referente ao ano letivo 2024/2025.
A UTLCC envolve cerca de 150 alunos, acompanhados por 18 monitores, e desenvolve a sua ação formativa em múltiplas áreas do conhecimento.
Durante a cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, destacou que “a Bandeira Eco-Escolas simboliza muito mais do que um prémio, representa o empenho de uma comunidade sénior que se mantém curiosa, ativa e profundamente comprometida com o futuro do planeta”.

A Universidade dos Tempos Livres é hoje, pela sua dinâmica, um exemplo notável de como a aprendizagem ao longo da vida pode contribuir para uma sociedade mais consciente, mais solidária e mais sustentável. O Município de Cantanhede continuará a apoiar este projeto, que é uma referência no nosso concelho e um motivo de orgulho para todos nós”, acrescentou.
A propósito do alcance e simbolismo deste hastear da bandeira, o autarca referiu que “o Município de Cantanhede reafirma assim o seu compromisso em promover projetos educativos que valorizem o ambiente, fomentem a participação da população sénior e reforcem a construção de uma comunidade mais informada, inclusiva e sustentável”.
Prosseguindo o seu percurso de crescimento e consolidação, a UTLCC reafirma-se como uma universidade sénior de referência, promotora de conhecimento, de experiências e de relações humanas que contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população sénior e adulta do concelho.
A crescente procura da população sénior por atividades de educação e formação ao longo da vida tem sido expressiva no concelho de Cantanhede, revelando uma comunidade cada vez mais envolvida, ativa e alinhada com princípios de sustentabilidade e cidadania ambiental – valores centrais do Programa Eco-Escolas.
Tal como no ano letivo anterior, a frequência das disciplinas e cursos é totalmente gratuita, reforçando o compromisso do Município de Cantanhede com a inclusão social, a cidadania ativa e o acesso equitativo ao conhecimento.

CORTA-MATO ESCOLAR VAI REUNIR 1500 JOVENS ATLETAS DA MARINHA GRANDE

O Parque da Cerca, na Marinha Grande, vai receber, no dia 16 de dezembro de 2025, a partir das 10h00, mais uma grande festa do desporto, com a realização do 38.º Corta-Mato Escolar concelhio, do ano letivo 2025/2026.
A iniciativa irá envolver cerca de 1500 alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, com idades entre os 8 e os 21 anos, provenientes de escolas públicas e privadas do concelho. Serão apurados os representantes do concelho para a fase distrital da modalidade, incentivando a participação desportiva e o rendimento dos jovens atletas.

A organização é conjunta entre o Município da Marinha Grande, os Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente e Vieira de Leiria, e as instituições Escola Pátio da Inês, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) e Leiria International School, contando ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.
A edição deste ano será apadrinhada pelo atleta internacional e presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, cuja presença promete motivar e inspirar os jovens participantes.
Devido à realização da prova, o trânsito na Av. D. Infante Henrique e na Av. João Beare, situadas nos limites do Parque da Cerca, estará condicionado entre as 07h00 e as 14h00, no dia 16 de dezembro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE PROMOVE VISITA AO OCEANÁRIO DE LISBOA PARA POPULAÇÃO SÉNIOR

O Município da Marinha Grande vai proporcionar, no próximo dia 02 de dezembro, uma viagem única pelo mundo marinho, a 50 idosos do concelho, no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável, alinhada com os objetivos do eixo estratégico de promoção da saúde e bem-estar da população idosa.
Os participantes terão a oportunidade de integrar o atelier sénior “O Mar é para todas as idades”, uma atividade especialmente dirigida ao público sénior, que pretende promover a aprendizagem e o contacto direto com a biodiversidade marinha. No decorrer da visita, os idosos irão observar e conhecer diferentes espécies, compreender o funcionamento dos ecossistemas oceânicos e refletir sobre práticas de conservação ambiental, através de uma abordagem pedagógica, participativa e interativa.
A iniciativa contará com o acompanhamento de guias especializados, garantindo que a experiência é adaptada às necessidades e ritmos dos participantes, assegurando conforto, segurança e acessibilidade.
Esta ação reforça o compromisso do município em desenvolver iniciativas que valorizem o bem-estar e a qualidade de vida da população sénior da Marinha Grande, promovendo experiências significativas em contextos educativos e culturais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

05 de dezembro | 14h00 às 17h00 | Presencial e On-line Agrária de Coimbra promove 8.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 05 de dezembro, das 14h00 às 17h00, presencialmente (Auditório H1) e com transmissão via Zoom, a 8.ª edição do Seminário "Gestão de Espécies Invasoras".
Trata-se de mais uma edição com enfoque numa problemática que representa uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos, mas a que muitos cidadãos permanecem alheios. Em Portugal o desafio continua a ser gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública, sendo que neste seminário será disseminado conhecimento sobre algumas formas de controlar diferentes espécies e serão apresentados projetos que pretendem contribuir para minimizar a sua proliferação.

Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras dos Mestrados em Recursos Florestais e em Desenvolvimento Sustentável, estão convidados cinco especialistas, que proferem as comunicações “Acacia longifolia, uma anfitriã de muitos microconvidados – o que sabemos sobre a relevância destas interações?”, “Plano de Ação para a monitorização e controlo de Rugulopteryx okamurae em Cascais”, “Controlo do ganso-do-Egito no Tejo e além”, “Invasoras com Valor: produção sustentável de amónia a partir de biochar de acácia” e “Life COOP Cortaderia – capacitação de entidades para o controlo de erva-das-pampas”.

Joaquim Sande Silva e Teresa Vasconcelos, coordenadores do Mestrado em Recursos Florestais e do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da ESAC, respetivamente, são os responsáveis pela abertura do seminário. O encerramento cabe a Hélia Marchante, professora responsável pela Unidade Curricular “Gestão de Espécies Invasoras”.

Os interessados em participar devem inscrever-se em tinyurl.com/8SeminarioGEI2025. Para mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@gmail.com.

*Isabel Silva

Um Exodus diferente (e últimos dias da Black Friday)

 Olá Litoral,

Por esta altura do ano, costumo estar super entusiasmado para rumar a Aveiro e participar no Exodus Aveiro Fest — que é sempre um dos momentos altos do meu ano. Este ano não haverá festival, mas ainda assim o Bernardo Conde e sua equipa decidiram organizar um ciclo de palestras mais modesto para assinalar a data.

É já amanhã, sábado, e uma das palestras será sobre a nova revista Primitiva, de cuja equipa fundadora tenho muito orgulho em fazer parte. Dias depois, iremos a Viana do Castelo:

  • AVEIRO: 29 NOVEMBRO às 16:00, no Espaço Exodus, integrada numa tarde de palestras gratuita que começa às 15:00 [ver programa completo].
  • VIANA DO CASTELO: 6 DEZEMBRO às 16:00, no Casulo Cocoon (no Parque da Cidade).

No que toca à Primitiva, a revista já está à venda online e em alguns (poucos) espaços físicos selecionados — a lista crescerá em breve.

De resto, relembro que estamos nos últimos dias das campanhas Black Friday. Entre os parceiros que uso sempre e recomendo, destaque para a IATI Seguros que oferece 10% de desconto adicionais em todos os seus seguros de viagem.

O desconto acumula com os 5% habitualmente oferecidos aos leitores do Alma de Viajante, pelo que, se for viajar nos próximos tempos, aproveite para adquirir os seguros da IATI com 15% de desconto. Que eu saiba, só fazem este tipo de descontos na Black Friday — a campanha termina no domingo, 30 de novembro. É aproveitar!

Fazer seguro de viagens IATI (15% off)

Nota: o desconto de 15% é automaticamente aplicado ao entrar no site da IATI usando o link acima.

Também a Holafly tem em vigor uma campanha Black Friday chamada Smart Travel Days. A ideia é aproveitar a época para comprar eSIM para várias viagens ou para quem viaja com um grupo de amigos. Assim, pode usar o código BLACKFRIDAY para adquirir três eSIM pelo preço de dois.

Eu comecei a usar os eSIM da Holafly no ano passado e não quero outra coisa. Os eSIM permitem ter dados móveis ilimitados e não têm data de validade, o que significa que podem ser comprados agora para utilizar mais tarde (nas viagens do próximo ano, por exemplo). A campanha da Holafly termina no dia 2 de dezembro.

Antes de me despedir, aqui fica o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens,

Filipe Morato Gomes

Cabazes solidários disponíveis nas lojas e em Pingo Doce Online. Campanha do Pingo Doce e da GNR apoia idosos em situação de isolamento


Lisboa, 27 de novembro de 2025 – O Pingo Doce e a Guarda Nacional Republicana (GNR) voltam a juntar esforços e lançam novamente uma campanha solidária com o objetivo de apoiar idosos que vivem em situação de extrema solidão. Até dia 30 de dezembro, os clientes podem também contribuir para esta causa e levar mais alegria a quem precisa, com a oferta de um cabaz de bens essenciais disponível nas lojas Pingo Doce e em pingodoce.pt.

Os cabazes solidários são constituídos por diversos bens alimentares, no valor de 10€, como massa; arroz; grão; bolachas; chá ou marmelada, entre outros artigos, e serão entregues em mão pela GNR aos idosos.
Com o Natal a aproximar-se, a campanha solidária procura consciencializar a população para os milhares de idosos que passam esta quadra sozinhos e sem as condições reunidas para a tradicional ceia natalícia, levando um pouco de conforto e carinho a quem está só.

“Desde 2022 que o Pingo Doce oferece cabazes que a GNR entrega e que levam conforto e carinho a idosos que vivem sós ou isolados. No ano passado, esta iniciativa já contou com um contributo exemplar dos nossos clientes, que quiseram também apoiar quem está vulnerável, mostrando o impacto que a solidariedade pode ter. Este ano mantemos esta missão e voltamos a convidar a comunidade a participar, reforçando, com a sua contribuição, os cabazes que o Pingo Doce oferece. É uma forma especial de contribuir para que mais idosos passem, de alguma forma, uma parte do Natal acompanhados.” afirma Mariana Lino, Coordenadora de Responsabilidade Social e Impacto Local do Pingo Doce.

GNR e Pingo Doce juntos para apoiar idosos em situação de vulnerabilidade

A GNR realiza, anualmente, os Censos Sénior com o objetivo de identificar os idosos que estão em situação de vulnerabilidade, nomeadamente os que estão sós ou isolados. Os últimos números indicam que há mais de 42.000 idosos nesta situação, em Portugal.

Esta iniciativa pretende ser mais um apoio a esta faixa etária da população e integra o protocolo que o Pingo Doce tem com a GNR desde 2022, através do qual os militares visitam as casas de idosos sinalizados, desenvolvendo ações e iniciativas locais para o combate ao isolamento, solidão e carência alimentar. Desde o início da parceria já foram entregues mais de 12.000 cabazes.

*Carina Monteiro - ATREVIA
**Ana Mendes - ATREVIA
***Helena Rocha - Media Relations – Pingo Doce


 

O encontro realizou-se ontem, 26 de novembro. Reunião em Cantanhede quer reforçar a cooperação regional na Proteção Civil

 
A Unidade de Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estiveram ontem reunidos com os serviços municipais de Proteção Civil dos 19 municípios da região, no salão nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede.
Os participantes foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede que também é presidente da CIM da Região de Coimbra, Helena Teodósio, e pelo vereador com o pelouro da Proteção Civil, Adérito Machado.
A agenda do encontro permitiu efetuar um ponto de situação da candidatura intermunicipal do ITI (Investimento Territorial Integrado) na área da Proteção Civil e neste âmbito, apreciar e debater a proposta técnica de metodologia para a localização dos meios e recursos intermunicipais a adquirir.
Já durante a tarde, os trabalhos centraram-se no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), com destaque para a preparação e coordenação da próxima época de incêndios, tendo os intervenientes partilhado experiências e discutido aspetos relacionados com os grandes incêndios deste ano, com especial enfoque nos municípios mais afetados, como Arganil, Lousã, Pampilhosa e Oliveira do Hospital.
A agenda da reunião focou-se em matérias essenciais para a segurança e resiliência da região, tendo como objetivo reforçar a articulação e melhorar a capacidade de resposta dos municípios perante os desafios da proteção e socorro, tendo a ANEPC apresentado uma formação e exercício sobre comunicações, que se prevê realizar a 15 de janeiro de 2026 e envolverá todos os 19 municípios da região.

Marinha Grande |MUSEU JOAQUIM CORREIA ACOLHE NOITE DE JOGOS DE TABULEIRO


O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, vai ser palco de mais uma edição do evento "Jogar no Museu", no 6 de dezembro (sábado), entre as 16h00 e as 20h00.
A iniciativa, de participação gratuita, é organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande, promovendo o universo dos jogos de tabuleiro e proporcionando momentos de diversão e aprendizagem entre amigos e famílias, a partir dos 8 anos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

O galardão foi entregue ontem, 26 de novembro. Município de Cantanhede distinguido com marca Entidade Empregadora Inclusiva

 
Pela terceira vez, o Instituto do Emprego e Formação Profissional distinguiu o Município de Cantanhede como “Entidade Empregadora Inclusiva”, numa iniciativa que se destina a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência.
O galardão foi recebido pela vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões, na cerimónia pública da Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, em Évora, no dia 26 de novembro.
Atribuída bienalmente, esta distinção reconhece empregadores que promovem um mercado de trabalho mais inclusivo e equitativo. A avaliação incide em quatro áreas essenciais: o recrutamento, o desenvolvimento e a progressão na carreira; a manutenção e a recuperação de vínculos laborais; as condições de acessibilidade; e o envolvimento e a interação com a comunidade.
Esta distinção foi atribuída através da apresentação de uma candidatura ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, na qual o Município de Cantanhede teve de evidenciar as práticas inclusivas no tratamento de pessoas com deficiência e incapacidade, quer ao nível laboral interno, quer na comunidade.
Além disso, é necessário cumprir todos os requisitos legais, incluindo a regularização perante a Administração Fiscal e a Segurança Social, e não possuir qualquer histórico de condenações por discriminação no trabalho.
A análise das candidaturas é realizada por um júri composto por representantes de associações empresariais, sindicais, organizações sociais e da administração pública, incluindo o IEFP.

Marinha Grande | PROJETO “OS SONS DO CAMALEÃO” APOIA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

 O Município da Marinha Grande está a dinamizar, no presente ano letivo, o projeto “Os Sons do Camaleão”, uma iniciativa integrada no PIPSE – Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, que visa reforçar as competências de consciência fonológica das crianças do 1.º ano de escolaridade, fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Na primeira sessão do projeto, decorreu a leitura do livro “Napoleão, o Camaleão”, de Filipa Fonseca Silva, dinamizada pela Terapeuta da Fala do Município, Beatriz Moreira, nas turmas de 1.º ano da Escola Básica de Casal de Malta, prevendo-se o seu alargamento a outras escolas do concelho ao longo do ano letivo. Após a leitura realizaram-se atividades de compreensão da história e de divisão silábica.
As sessões incluem, ainda, a identificação e produção de rimas, o reconhecimento das sílabas iniciais e finais, a identificação do fonema inicial e as associações entre fonemas e grafemas, competências essenciais para a alfabetização.
O PIPSE, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), tem como missão combater dificuldades de aprendizagem e promover o sucesso educativo, através de intervenções próximas, articuladas e adaptadas às necessidades de cada criança, desde o pré-escolar até ao 1.º ciclo.
A participação do Município da Marinha Grande no programa concretiza-se através de uma equipa multidisciplinar composta por profissionais das áreas da Psicologia, Nutrição, Terapia da Fala e Mediação Intercultural, que desenvolvem projetos de promoção de competências, prevenção de dificuldades e apoio direto às comunidades educativas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem