sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Centro de Portugal afirma-se como destino de turismo de natureza em feira internacional em Espanha


Naturcyl - Feira Internacional de Ecoturismo decorre de 19 a 21 de setembro no Real Sítio de San Ildefonso, Segóvia
A Turismo Centro de Portugal está a dar a conhecer a oferta de turismo de natureza da região na 8.ª edição da Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo de Castela e Leão, que decorre até 21 de setembro no Real Sítio de San Ildefonso, província de Segóvia. Espanha, o principal mercado emissor internacional para a região, volta assim a ser um palco privilegiado para afirmar o Centro de Portugal como destino de excelência em turismo de natureza e sustentabilidade.
Com um stand de 54m² (tenda B – stand B06), o Centro de Portugal está a apresentar a sua oferta ao nível do ecoturismo e do património natural enquanto produtos estratégicos para o território. No espaço, estão presentes os PROVERE regionais Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha e Explore: iNature & Geopark (com a presença do Geopark Naturtejo, Geopark Estrela, e Geopark Oeste),
São também promovidos outros recursos turísticos da região a este nível, nomeadamente o projeto Terras da Transumância, os parques e reservas naturais da região e as Cartas Europeias de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas e das Terras do Lince.
Um dos momentos mais altos da participação da Turismo Centro de Portugal aconteceu esta tarde, dia 19, às 16h00. O stand da entidade acolheu um Brinde de Boas-Vindas, seguida de degustação de produtos regionais, nomeadamente vinhos e queijos. Este momento contou com a presença de Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, que participou também na inauguração oficial da feira, assim como a Vice Conselheira de Castilla y Leon, Mar Sancho, e o Diretor-Geral de Turismo da Junta de Castilla Y Leon, Ángel González Pieras
De acordo com Rui Ventura, “a presença na Naturcyl é estratégica para a nossa região, que se afirma cada vez mais como destino de excelência no turismo de natureza. Espanha é o nosso principal mercado emissor e esta feira é uma oportunidade privilegiada para reforçar o compromisso da Turismo Centro de Portugal com a sustentabilidade e a valorização do património natural e cultural”.
A Naturcyl é já uma referência em Espanha, juntando todos os anos viajantes, profissionais e adeptos do meio natural em torno dos valores de sustentabilidade, conservação e turismo de natureza. O lema da feira em 2025 é “Uma árvore, mil segredos: uma viagem ao coração da natureza”. O certame tem também um enfoque especial no astroturismo, área em que o Centro de Portugal se distingue com projetos de referência como o Starlight Aldeias do Xisto.
Programação do Centro de Portugal na Naturcyl

A programação do stand da Turismo Centro de Portugal inclui apresentações temáticas e degustações gastronómicas, que reforçam a ligação entre natureza, cultura e gastronomia da região.
Dia 19 de setembro09h30 – 13h00 | Bolsa de Contratação de Turismo de Natureza (B2B), com participação das Aldeias Históricas de Portugal (Sala Conferências)
16h00 | Brinde de Boas-Vindas e degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)Dia 20 de setembro11h30 – 11h55 | Apresentação “Geoparques em Portugal: Turismo Sustentável com o Selo UNESCO”, por Carla Jacinto (Geoparque Naturtejo) e Inês Cabau (Geoparque Oeste) (Sala A)
17h00 | Degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)Dia 21 de setembro12h00 – 12h25 | Apresentação “GR22 – Trilho Histórico Ibérico”, por Duarte Rodrigues (Aldeias Históricas de Portugal) (Sala A)
15h00 | Degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)

Mais informações sobre a feira em www.naturcyl.es.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Sílvia Ribau
Diretora do Departamento de Estratégia e Operação
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


UMA INICIATIVA POR UMA BOA CAUSA. BOMBEIROS DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEM CAMINHADA SOLIDÁRIA

 
No âmbito das celebrações do seu 50º aniversário, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva vão promover na manhã do feriado de 5 de Outubro, uma Caminhada Solidária em Castelo de Paiva, numa jornada de saudável convivialidade, aberta a toda a comunidade.
A participação não é apenas uma forma de se exercitar e apreciar a beleza do território paivense, num trajecto estimado de 7,5 quilómetros, de média dificuldade, com duração de 2h30, mas também um gesto de apoio vital para esta associação humanitária de Castelo de Paiva.

A concentração está agendada para o Quartel dos Bombeiros Voluntários, na Avª General Humberto Delgado, onde funcionará o secretariado, com partida agendada para as 9h30, sendo que as inscrições podem ser feitas até ao dia 22 de Setembro, via online (preferencial): https://forms.gle/n23wsRSveM5xg7wK7 ou pelos contactos de telemóvel: 919 115 368 | 919 825 117

O valor da inscrição é 6 euros ( 4 euros para menores de 10 anos ) e inclui a participação na caminhada com direito ao “ kit “ com T’shirt e Reforço Alimentar, Festa Final no quartel dos BV de Castelo de Paiva, demonstração de zumba com Bruno Falcão, e acesso a barraca com venda de bebidas e petiscos.

A organização apela à participação de todos nesta iniciativa solidária em prol dos bombeiros voluntários, procurando mobilizar a sociedade local para o apoio a quem arrisca a vida na defesa de pessoas, bens e da nossa floresta.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa





Barcelos | IPCA recebe a 50.a European Students’ Convention

 De 21 a 25 de setembro de 2025, a cidade de Barcelos será palco da 50.ª edição da European Students’ Convention (ESC50), o mais relevante encontro político estudantil europeu, organizado pela European Students’ Union (ESU), em parceria com o FAIRe Portugal.
Esta iniciativa é realizada com o apoio do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), da Câmara Municipal de Barcelos, do Turismo de Portugal e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O evento, que decorre em parte no Campus do IPCA, reunirá cerca de 100 delegados de 40 países europeus para debater o futuro do ensino superior e das políticas estudantis na Europa, sob o tema: “Students Shaping Europe’s Future: Advocacy for Strengthening Erasmus+ in the MFF 2028–2034”.
Mais do que um congresso, a ESC é um espaço de definição de prioridades, partilha de boas práticas e reflexão sobre os desafios do ensino superior europeu. Ao longo destes dias, o IPCA será o epicentro de debates, workshops e momentos culturais que darão voz aos estudantes e colocarão Portugal no centro da discussão sobre o futuro do programa Erasmus+ e do ensino superior na Europa.
Paralelamente, nos dias 20 e 21 de setembro, o IPCA recebe também o Fórum de Associados da FAIRe, subordinado ao tema “Reconhecer e Valorizar: Desafios e Caminhos para o Reconhecimento Académico nas Mobilidades Estudantis”.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e a Vice-Presidente, Paula Tavares, marcarão presença como oradoras nestes encontros de grande prestígio, que contarão ainda com a participação online do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico.
 
Sobre a ESU
A European Students’ Union (ESU) é a organização que representa quase 20 milhões de estudantes através de 43 associações estudantis em 40 países europeus. Atua como voz dos estudantes junto da União Europeia, Conselho da Europa, UNESCO e outras instituições internacionais.

Sobre o FAIRe Portugal
O FAIRe Portugal é a plataforma nacional que reúne associações de estudantes portuguesas com ligação ao ensino superior. Representa os estudantes portugueses a nível europeu e promove o diálogo sobre políticas educativas, garantindo que a voz nacional está presente no debate europeu.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

MUNICÍPIO DE SILVES JUNTA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO

 A Câmara Municipal de Silves associa-se às comemorações da Semana Europeia do Desporto que decorrem entre os dias 23 e 30 de setembro, com um programa dinâmico e adaptado para todas as idades. #BEACTIVE, volta a ser a temática principal da campanha promovida pela Comissão Europeia, com coordenação em Portugal do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P), e que incentiva todos os cidadãos a manterem-se ativos, reforçando a importância do desporto na sociedade.
Ao longo de 8 dias, nas diferentes freguesias do concelho de Silves, serão dinamizadas diversas atividades que passam por caminhadas, jogos, desportos aquáticos, workshop de voleibol de praia, fitness, passeio de caiaque, desporto sénior, ginástica laboral, lançamento da aplicação APPTIVA e ainda inauguração de exposição.
 
O lançamento da aplicação APPTIVA marca o arranque da Semana Europeia do Desporto. Promovida pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) a APPTIVA pretende incentivar a prática de atividade física e de comportamentos saudáveis, bem como aumentar a literacia nestes temas e estará disponível para download a partir do dia 23 de setembro.
No mesmo dia, irá inaugurar, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, a exposição, de acesso livre, "As Modalidades Olímpicas: Um Olhar (Picto)Gráfico, que estará disponível para visita até ao dia 25 de outubro.
 
No dia 25 de setembro terão lugar atividades inseridas no projeto Desporto Sénior, com inscrição junto dos professores das Classes.
 
O dia 26 de setembro vai ser dedicado à comunidade escolar (escolas aderentes), com a maior aula de Educação Física do Mundo, no âmbito do Dia Europeu do Desporto na Escola.
 
O desporto em Família, será uma das propostas do dia 27 de setembro que, de manhã, inclui caminhadas, jogos, construções na areia, a decorrer na Praia dos Pescadores em Armação, e, à noite, uma mega aula de hidro, nas Piscinas Municipais de Silves.
 
Para os amantes dos desportos ao ar livre, terá lugar, no dia 28 de setembro, na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra o workshop de Voleibol de Praia e ainda o Passeio de Caiaque, na Barragem do Funcho.
 
O desporto inclusivo é também uma das apostas incluídas na abrangente programação. No dia 29 de setembro tem lugar o treino aberto de Andebol em Cadeira de Rodas, no Pavilhão Desportivo E.B.2,3 João de Deus em São Bartolomeu de Messines e no dia 30 de setembro na Fissul, em Silves, haverá uma aula aberta de Ginástica Adaptada.
 
Também os clubes e associações desportivas do concelho integram a iniciativa, com um programa próprio (disponível para descarregar, abaixo, nesta página). Entre 23 de setembro e 04 de outubro serão desenvolvidas diversas diversificadas, para pequenos e crescidos, nas freguesias de Alcantarilha, Algoz, Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines, Silves, Tunes.  
 
O programa geral poderá ser consultado nesta página, estando a participação sujeita a inscrição obrigatória. Para mais informações consulte o Sector de Desporto através dos contactos 282 440 270 ou desporto@cm-silves.pt.
 
Seja #BEACTIVE, junte-se a nós na Semana Europeia do Desporto!

 

EXPOSIÇÃO “HOMENAGEM – INÁCIO JOSÉ DE OLIVEIRA MENDONÇA” NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES DE ALCANTARILHA A PARTIR DE 20 DE SETEMBRO

 Obras da Coleção Luís Negrão e Família
 
Inaugura no próximo sábado, dia 20 de setembro, pelas 16h00, no Centro de Exposições de Alcantarilha, a exposição de artes plásticas que se apresenta como sendo uma "HOMENAGEM" ao pintor autodidata e figura incontornável da história da vila de Alcantarilha, Inácio José de Oliveira Mendonça.
A mostra pretende espelhar “o artista e o homem, indissociáveis entre si”, evidenciando a pessoa de essência boa, que vivia em plena liberdade e com uma personalidade despojada de interesse material.
 
Promovida pelo Município de Silves, a exposição será composta por um conjunto de 15 obras de arte do polivalente artista, pertencentes à coleção Luís Negrão e Família, com curadoria de Hugo Santos Silva, dando continuidade ao trabalho de dinamização do Centro de Exposições de Alcantarilha, contribuindo para afirmar este espaço cultural no meio artístico regional.
 
Aproveite o convite! De 20 de setembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026 visite a exposição "HOMENAGEM - INÁCIO JOSÉ DE OLIVEIRA MENDONÇA ", no Centro de Exposição de Alcantarilha, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 19h00, com entrada livre.

Dra. Joana Morgado | Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer


O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer pretende consciencializar para a doença neurodegenerativa mais comum e principal causa de demência.

O diagnóstico atempado, e numa fase inicial da doença de Alzheimer e outras demências, adquire uma enorme importância, uma vez que a intervenção precoce pode alterar o prognóstico. Este diagnóstico permite elucidar o doente, família e cuidadores, sobre a existência de esquecimentos, dificuldades na realização de tarefas, ou manifestações de irritabilidade. Nos últimos anos desenvolveram-se métodos diagnósticos mais precisos: exames que permitem avaliar o desempenho cognitivo do doente (avaliação neuropsicológica); exames que permitem ver a estrutura cerebral (TAC de crânio ou Ressonância Magnética cerebral); e biomarcadores que representam as alterações neuropatológicas da doença (punção lombar e/ou PET). Em breve estará disponível uma análise ao sangue que permite determinar um dos biomarcadores que representam as alterações neuropatológicas da doença, devendo esta análise ser solicitada pelo médico especialista apenas se houver critérios para o seu uso.
Além da vasta investigação em meios de diagnóstico, tem sido feito um esforço no sentido de se encontrar um fármaco que possa modificar a progressão da doença de Alzheimer. No último ano, a Agência Europeia do Medicamento deu parecer favorável a dois fármacos, que diminuem a presença cerebral de uma das proteínas existentes na doença (proteína beta-amiloide) e que se associam a um ligeiro atraso da sua progressão. O seu uso terá de obedecer a critérios rigorosos na seleção dos doentes e a uma monitorização contínua, de forma a reduzir os potenciais efeitos adversos.

Para além de tratamentos com fármacos, o tratamento das demências assenta maioritariamente em tratamentos ou medidas não farmacológicas. Estes tratamentos consistem em exercícios cognitivos e motores, realizados de forma informal e formal, com apoio da Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Fisioterapia. As alterações de comportamento que se associam a estas doenças devem também ser abordadas, maioritariamente, com medidas não farmacológicas (por ex. estabelecer rotinas, realizar exercício físico regular, criar um ambiente calmo, comunicar de forma clara e objetiva, não argumentar contra ideias inventadas, não exigir realização de tarefas que o doente já não consegue fazer). As alterações de comportamento são normalmente fonte de grande sofrimento para o doente, família e cuidadores.

Uma vez que não há um tratamento curativo, e que estas doenças são mais frequentes à medida que a idade vai avançando, devemos divulgar de forma urgente as medidas que ajudam a reduzir o risco de se vir a ter uma demência. Devemos prevenir e tratar os fatores de risco vascular, como a hipertensão arterial, a diabetes Mellitus, a elevação do colesterol, assim como evitar fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas, promover uma alimentação saudável, variada e equilibrada, promover o exercício físico, realizar tarefas estimulantes do ponto de vista cognitivo e interagir socialmente. A falta de visão e de audição contribuem também para o isolamento, condicionando menor interação social e estimulação, devendo ser corrigida quando possível.

cnscampus.com

Barcelos | 2ª Fase de Candidaturas aos CTeSP do IPCA decorre até 24 de setembro

 Está a decorrer, até 24 de setembro, a 2ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Esta é uma nova oportunidade de acesso ao ensino superior, através de cursos com forte ligação às empresas e elevada empregabilidade.

O IPCA disponibiliza mais de 400 vagas, distribuídas pelo Campus de Barcelos e pelos Polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde, em regime diurno e pós-laboral.
As candidaturas realizam-se exclusivamente online em estudar.ipca.pt e toda a informação útil pode ser consultada em etesp.ipca.pt
Cursos em parceria com empresas (com propinas pagas)
O IPCA aposta também em CTeSP desenvolvidos à medida das necessidades das empresas da região, que suportam financeiramente os estudantes:

As candidaturas a estes dois cursos decorrem também até 24 de setembro.
Formação prática com estágio garantido
Os CTeSP do IPCA têm a duração de dois anos letivos e incluem seis meses de estágio em empresa, proporcionando aos estudantes uma formação prática e altamente valorizada pelo mercado de trabalho.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Estarreja | Este sábado: BioRace regressa com número recorde de participantes

  
5230 atletas de todos os distritos e ilhas, participam numa das provas mais desafiantes e singulares do calendário desportivo nacional.
 
Com lotação esgotada, e um novo recorde no número de participantes, a BioRace Estarreja Challenge – Corrida de Obstáculos regressa aos Percursos BioRia. Este sábado, dia 20 de setembro, a 9.ª edição da BioRace Estarreja Challenge, alia desporto, natureza, superação e diversão.
 
Não há registo de uma corrida de obstáculos cronometrada com este número de participantes num único dia e por isso, este ano, as camisolas dos atletas levam impressa a marca de “maior corrida de obstáculos do planeta”.
 
As inscrições esgotaram em tempo recorde, com a prova-rainha dos 10 km a atingir o limite em apenas 12 horas. A edição de 2025 contará com 5230 atletas, divididos pelas seguintes categorias: 10 km, 5 km, versões elite, júnior (para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos) e inclusiva.
 
Obstáculos, natureza e superação
 
O percurso decorre nos Percursos BioRia e no Baixo Vouga Lagunar, entre Salreu, Canelas e Fermelã, no sul do concelho de Estarreja, oferecendo não só o desafio físico, mas também uma experiência imersiva na paisagem natural, com campos, valas, fardos, lama, troncos, obstáculos de madeira, naturais e artificiais, e outros cenários.
Esta BioRace’25 espera-se memorável, por desafios, por paisagens, e por reunir a comunidade numa prova que celebra desporto, natureza e biodiversidade. Uma prova de resistência, superação, espírito de equipa e convívio, unindo atletas de toda a parte do país, estando representados todos os distritos e ilhas, e de diferentes idades.
 
Esta é também uma oportunidade para a Câmara Municipal de Estarreja promover ações de sensibilização ambiental: desde a reutilização de materiais para os obstáculos até ações de limpeza e de preservação ambiental, que têm sido parte integrante do espírito BioRace desde as primeiras edições.
 
Um evento que mobiliza Estarreja
 
Mais do que uma competição, a BioRace é um evento de celebração e de promoção do território e da sua biodiversidade, promovendo a ligação ao meio ambiente e sensibilizando para a sua preservação.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e conta com o apoio de dezenas de voluntários. Para além do impacto desportivo e turístico, a BioRace representa um momento de forte identidade comunitária, que coloca Estarreja no mapa dos grandes eventos desportivos de aventura.
 
Os participantes são aconselhados a usar o transporte público ou a estacionar nas zonas designadas pela organização uma vez que haverá logística de transfer, conforme em anos anteriores, para facilitar a deslocação. Participe com espírito desportivo, cooperação e cuidado ambiental.
 
*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

“Compre em Águeda” avança para a sua 6.ª edição

 Com um investimento de 30 mil euros, distribuídos em vales de compras para serem descontados no comércio local, ação inicia a 1 de outubro
 
A Câmara Municipal de Águeda promove, entre 1 de outubro e 14 de dezembro, a 6.ª edição do “Compre em Águeda”, uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o comércio de proximidade e incentivar a população a realizar as suas compras nos estabelecimentos locais. O investimento, de 30 mil euros, resulta na atribuição de 250 vales (200 no valor de 100 euros e 50 de 200 euros), que poderão ser descontados em compras nos estabelecimentos aderentes do concelho, até 3 meses após a publicação dos resultados.
A ação destina-se aos estabelecimentos do comércio local de todo o Concelho de Águeda, enquadrados designadamente nas seguintes Classificação das Atividades Económicas (CAE): 9602; 93130; 95230; 96010; 96091; 7911; 7912; os iniciados em 55, 56 e os iniciados em 47 (com exceção do CAE 47111 – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 – Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados).
Os proprietários dos estabelecimentos comerciais interessados em aderir à iniciativa deverão preencher o formulário que estará disponível na página da Internet da Câmara Municipal, até ao dia 15 de outubro, onde consta ainda o regulamento (https://www.cm-agueda.pt/p/compreemagueda). Os comerciantes que já tenham aderido às edições anteriores deverão manifestar interesse em renovar esta inscrição, através do e-mail visitagueda@cm-agueda.pt.
Nas compras efetuadas nos estabelecimentos aderentes durante este período da iniciativa (1 de outubro a 14 de dezembro), o cliente terá direito a cupões de participação consoante o valor das suas compras, que, depois de devidamente preenchidos, terão de ser colocados na tômbola que estará disponibilizada no Posto de Turismo de Águeda até às 17h30 de dia 15 de dezembro.
 
Calendarização:
– Até 15 de outubro – adesão dos estabelecimentos comerciais;
– 1 de outubro a 14 de dezembro - período de compras no comércio aderente, elegível para o sorteio;
- 15 de dezembro (até às 17h30) – último dia (e hora) para depositar os cupões na tômbola que se encontra no Posto de Turismo de Águeda;
- 15 de dezembro (pelas 18h00) – sorteio;
- Até 3 meses após a publicação dos resultados – descontar os vales de compras “Compre em Águeda” no comércio aderente.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Porto de Mós | Estratégia Municipal de Saúde reuniu técnicos

O Município de Porto de Mós promoveu, no dia 18 de setembro, uma reunião de trabalho no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde, que contou com a presença de técnicos das áreas da saúde, desporto, educação, proteção civil, ação social, planeamento territorial, ambiente e gestão urbanística.

A sessão foi coordenada pela Vereadora da Educação, Ação Social, Saúde e Juventude, Telma Cruz, que destacou a importância de envolver diferentes setores na definição de políticas e medidas que promovam o bem-estar da população.
Esta estratégia, conforme definido no Decreto-Lei n.º 23/2019, tem como objetivo responder de forma integrada às necessidades em saúde no concelho, garantindo o acesso universal, equitativo e sustentável a estes cuidados básicos. Entre os pontos em análise, encontram-se a identificação dos determinantes de saúde, a definição de prioridades de intervenção, a avaliação dos recursos existentes e a criação de um referencial comum de planeamento e monitorização.

A reunião representou, por isso, um passo fundamental para a construção de um documento estratégico que servirá de guia para ações futuras do município, numa lógica de prevenção da doença, promoção da saúde e melhoria das condições de vida da população.

Com esta abordagem colaborativa e multidisciplinar, o Município de Porto de Mós reafirma o seu compromisso em colocar a saúde pública como eixo central do desenvolvimento local.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | Abertas candidaturas para pequenos investimentos na agricultura

 
Estão abertas as candidaturas para apoiar pequenos investimentos nas explorações agrícolas localizadas no território do GAL Pinhal Maior (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei), com uma dotação orçamental global de 220.772,34 euros.
Esta medida visa fomentar o investimento agrícola, permitindo a melhoria da capacidade produtiva das explorações e incentivando a adoção de práticas sustentáveis, fundamentais para o futuro do setor.
Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola, sendo apenas permitida uma candidatura por beneficiário.
Entre os investimentos elegíveis destacam-se aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, como tratores e alfaias; produção e valorização de produtos endógenos como cogumelos, medronho, cereja, maçã, laranja, limão, mel, azeitona (de mesa e para azeite), amêndoa, castanha, plantas aromáticas e medicinais; e apoio à criação de ovinos e caprinos em regime extensivo.
As candidaturas que promovam modos de produção sustentáveis – nomeadamente o uso eficiente da água, a produção em modo biológico e a utilização de energias renováveis – serão especialmente valorizadas.
Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável financiados até 55% para investimentos entre 2 mil e os 50 mil euros; 60% para investimentos em sistemas de irrigação existentes; 50% em investimentos em sistemas de irrigação em novas áreas; e 60% em investimentos de melhoria de desempenho ambiental. O prazo para apresentação das candidaturas decorre até às 17h00 do dia 17 de novembro de 2025, devendo a formalização ser efetuada através do Portal da Agricultura ou do Portal do PEPAC.
O Gabinete de apoio ao empresário e agricultor do Município de Proença-a-Nova encontra-se disponível para mais informações e apoio na apresentação das candidaturas.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos