quarta-feira, 8 de outubro de 2025

NOVO LIVRO DE SÉRGIO GODINHO APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 Sérgio Godinho, cantor, compositor, escritor e ator vem a Silves apresentar o seu mais recente livro "COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ: HISTÓRIAS SUICIDAS".
Promovida pelo Município de Silves, com entrada livre, a iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal de Silves no próximo dia 17 de outubro, pelas 18h00. A sessão de lançamento dará a conhecer as histórias profundas e marcadas por destinos inevitáveis das várias personagens que, conforme revela a sinopse, "são almas que esvoaçam como borboletas diante do fogo" e que "enfrentam o desalento e a dificuldade de viver em circunstâncias singulares, a quem sempre se exigem decisões difíceis".
A apresentação da sessão estará a cargo de Paulo Pires, gestor cultural, com mais de 20 anos de carreira ligada às artes, cultura e criatividade, que irá surpreender e cativar o público até ao último momento.
No dia 17 de outubro venha conhecer as personagens fascinantes da obra de Sérgio Godinho, na Biblioteca Municipal de Silves.
 
+ sobre o escritor:
Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é, para citar uma das suas canções clássicas, o verdadeiro “homem dos sete instrumentos”, contando com uma carreira artística de invejável longevidade que se prolonga há mais de 50 anos de modo intocável.
Começada com “Os Sobreviventes”, seria redutor destacar um título da sua vasta discografia de discos de estúdio e ao vivo. E ainda, para crianças, “Os Amigos do Gaspar”, a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, “A Caixa” ou “O Pequeno Livro dos Medos”, entre outros. Editou ainda o livro de poemas “O Sangue Por Um Fio”, o de crónicas “Caríssimas Quarenta Canções”, o livro de contos “Vidadupla” e os romances “Coração Mais Que Perfeito” e “Estocolmo”, constando ainda no seu currículo variadíssimas colaborações literárias e musicais. Quarenta das suas letras foram também “revistas” por outros tantos ilustradores no livro “Sérgio Godinho & As Quarenta Ilustrações”.
Publicou em Janeiro de 2018 “Nação Valente”, o seu 18º trabalho discográfico de estúdio, e, no final de 2020, “Ao Vivo No São Luiz”, registo efetuado em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. No final de 2021, juntou a poesia à fotografia em “Palavras são imagens são palavras”. Recentemente, uma versão revista e atualizada do seu songbook chegou aos escaparates com o título de “75 Canções”, reunindo partituras, letras e cifras.
No início de 2024, publicou o seu terceiro romance “Vida e morte nas cidades geminadas”, afirmando o seu percurso na escrita ficcional. Também 2024 associou-se à passagem do quinquagésimo aniversário sobre a revolução dos cravos e concebeu o espetáculo “LIBERDADE25”, uma viagem musical pelo seu acervo único de canções que se confunde com a banda sonora do quotidiano português das últimas cinco décadas.
Mantém a sua atividade sendo presença assídua em palcos, festivais literários, bibliotecas e noutros eventos culturais. Em 2025, uma nova publicação literária, o livro de contos “Como se não houvesse amanhã".

Barcelos | IPCA acolhe a General Assembly da RUN-EU e uma semana dedicada à cooperação europeia

 O IPCA é esta semana o palco da General Assembly da RUN-EU – Regional University Network-European University, um dos momentos mais importantes da agenda anual desta aliança europeia.
O encontro reúne, em Barcelos, cerca de 300 participantes provenientes das instituições parceiras e associadas da rede.
Ao longo da semana, o Campus do IPCA transforma-se num espaço de trabalho colaborativo, reflexão estratégica e celebração da identidade europeia, reforçando o papel do Politécnico enquanto parceiro ativo na construção de um Espaço Europeu de Educação Superior mais coeso, inovador e inclusivo.
Em simultâneo, decorre a Students’ Week, que integra quatro Short Advanced Programmes (SAPs) organizados pelos centros de investigação do IPCA. Estas formações intensivas juntam estudantes e docentes de várias nacionalidades em torno de desafios interdisciplinares e experiências de aprendizagem internacional.
Os primeiros dias foram marcados pelas reuniões dos Work Packages e do Executive Management Board, centradas na partilha de resultados e na definição das próximas etapas de desenvolvimento da RUN-EU.
Hoje realizou-se a Reunião do Steering and Strategy Group (SSG), que reúne os presidentes e vice-presidentes das instituições de ensino superior parceiras, responsáveis pela orientação estratégica da aliança e pelo reforço da sua sustentabilidade a longo prazo.
Ao final do dia, os participantes serão recebidos num programa cultural que promete momentos de grande animação, com atuações de grupos tradicionais portugueses, num ambiente de convívio e valorização das culturas europeias.
Amanhã juntam-se aos trabalhos os Associated Partners, para um conjunto de atividades preparatórias que antecedem a General Assembly, a realizar na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 9h00, no auditório Eng. António Tavares, no Campus do IPCA. Este é o evento principal desta semana dedicada à cooperação internacional.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Oliveira de Frades | Feriado Municipal assinalado ao som de “Ritmografias”

Ontem, dia 7 de outubro, o Cineteatro Dr. Morgado - Casa das Artes de Oliveira de Frades recebeu o concerto “Ritmografias” do Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho. 
A força da percussão uniu-se à magia da voz num espetáculo onde o ritmo, a emoção e o talento se entrelaçaram. Um verdadeiro encontro entre o canto popular da Bulgária, Espanha e Portugal e a criatividade contemporânea dos jovens músicos. 
Uma viagem musical que marcou o Feriado Municipal, celebrando a cultura, a arte e a nossa comunidade, onde a tradição e a modernidade dançaram em perfeita harmonia.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

CATARINA MARQUES EM EVIDÊNCIA NO TRAIL DE S. JUSTA

Teve lugar na manhã de domingo 5 de outubro a 13ª edição do Trail de Santa Justa, que integrou 2 distâncias de trail, organizado pela equipa Oralklass - ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva, designadamente a sua equipa de trail Running e o Município de Valongo, tendo os atletas participantes, percorrido trilhos e caminhos na Serra de Santa Justa e de Pias, no concelho de Valongo, com início e fim junto à Igreja de Santa Justa.
Participou nesta competição a atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Catarina Marques, competindo na prova de 15km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, terminando a mesma com grande destaque no 2° lugar da geral feminina e 1ª F45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

NUNO ALMEIDA E TÂNIA SIMÕES PARTICIPARAM NO AZORES BRAVOS TRAIL

 
Numa organização da Associação de Atletismo da Ilha Terceira, em parceria com o Governo Regional dos Açores e dos Municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, realizou-se na manhã de sábado 4 de outubro a 6ª edição do Azores Bravos Trail, que integrou 4 distâncias de trail competitivas.
Participaram nesta competição no arquipélago dos Açores, 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura na prova de 35km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail da ATRP, tendo no sector feminino a atleta Tânia Simões, alcançado a 24ª posição na classificação feminina e o 3º lugar no escalão F35.
No sector masculino, Nuno Almeida, alcançou o 57º lugar na classificação masculino e o 4º lugar no escalão M50.
Destaque para o resultado da atleta Tânia Simões com uma subida ao pódio na sua estreia com a camisola da equipa.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

MUNICIPIO DE SILVES ASSOCIA-SE AO MOVIMENTO "OUTUBRO ROSA"

 No mês da Prevenção do Cancro da Mama, o Município de Silves em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), associa-se ao movimento “Outubro Rosa”, com a dinamização de uma Ação de Sensibilização que pretende despertar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do cancro de mama.
Destinada a toda a comunidade, a iniciativa irá decorre no dia 15 de outubro, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Silves.
 
Relembramos que o movimento “Outubro Rosa” é promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.
 
Faça parte do movimento "Outubro Rosa", no dia 15 de outubro em Silves.

 

 

ERSE | Estudo sobre indicadores de energia não fornecida

 No âmbito do estudo promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre o Valor da Energia Não Fornecida (VoLL), e em conformidade com o Regulamento (UE) 2019/943, solicitamos a colaboração da sua empresa através do preenchimento do formulário de inscrição disponível no link abaixo.

A participação é essencial para garantir a representatividade e a qualidade dos resultados do estudo, contribuindo para o reforço da segurança e eficiência do sistema elétrico nacional.

Formulário Inscrição no estudo

 

Informação complementar

No âmbito das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) 2019/943 relativo ao mercado interno da eletricidade, está a ser realizado em Portugal um estudo técnico com vista à determinação do Valor da Energia Não Fornecida (Value of Lost Load - VoLL), segundo a metodologia definida pela Agência para a Cooperação dos Reguladores da Energia (ACER). Este estudo está a ser desenvolvido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), por solicitação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O VoLL corresponde a uma estimativa económica do valor que os consumidores atribuem à continuidade do fornecimento de eletricidade, ou seja, ao custo que estariam dispostos a suportar para evitar interrupções no serviço. Este indicador é fundamental para o planeamento da segurança de abastecimento, definição da capacidade elétrica necessária e estabelecimento de critérios de fiabilidade do sistema.

A Qmetrics é a entidade responsável pela realização dos questionários dirigidos a um conjunto representativo de consumidores, com o objetivo de recolher informação sobre o impacto económico de potenciais falhas de fornecimento.

 

Para mais informações, poderá contactar:

ERSE : Email: erse@erse.pt | Telefone: 213 033 200

Nota: Ao entrar em contacto, por favor indique que pretende obter informações sobre o estudo de determinação do Valor da Energia Não Fornecida (VoLL).

Qmetrics: Sónia Santos | Email: sonia.santos@qmetrics.pt | Telefone: 213 220 420

Poderá também encontrar mais detalhe sobre este estudo no link abaixo apresentado:

Detalhes sobre o Estudo


Aberta a nova edição do concurso escolar da Rota do Românico

Aberta a nova edição do concurso escolar da Rota do Românico
No corrente ano letivo de 2025-2026, a Rota do Românico promove a sétima edição do seu concurso escolar, subordinado, de novo, ao tema “A Sociedade na Idade Média”.

Os trabalhos deverão ser submetidos no sítio da internet da Rota do Românico até ao próximo dia 15 de maio.

Dirigido aos estabelecimentos de ensino dos 86 municípios da Região Norte, do pré-escolar ao ensino secundário, o concurso premiará os melhores trabalhos em quatro categorias: Ilustração, Criação Literária, Experiências Científicas e Tecnológicas e Categoria Aberta.
No âmbito temático da sociedade medieval, os trabalhos poderão abordar os estratos sociais, as profissões, a saúde, a educação, a alimentação, as atividades de lazer, entre outros tópicos.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
*António Coelho
Planeamento e Comunicação
Rota do Românico | Itinerários Culturais
Praça D. António Meireles, 45, 4620-130 Lousada

l XI Festa do Fado das Coletividades do Concelho de Lisboa

 Esta sexta-feira, dia 10 de outubro inicia-se mais uma edição da Festa do Fado das Coletividades do Concelho de Lisboa. A primeira sessão preliminar realiza-se na Associação Cultural "O Fado" (ACOF), às 21h00.
A Festa do Fado das Colectividades é um evento que pretende promover o Fado e sublinhar a importância do Movimento Associativo Popular para o desenvolvimento desta arte musical, que é património imaterial da humanidade, criando oportunidade para o aparecimento de novos valores.
Cada sessão terá 12 a 15 fadista. Nas quatro sessões teremos mais de quarenta fadistas amadores. Só podem inscrever-se fadistas amadores, que representarão coletividades, filiadas da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa. Destas 4 sessões sairão 12 a 15 fadistas escolhidos segundo uma avaliação feita nas respetivas galas pelo júri, para a grande gala final, que irá decorrer dia 21 de novembro no Teatro Aberto.
As galas realizar-se-ão:
- 10 de outubro  -  Associação Cultural "O Fado".
- 17 de outubro  -  Casa do Concelho de Arcos de Valdevez. (Marvila)
- 31 de outubro  -  Grupo Sportivo Adicense;
- 7 de novembro -  Grupo Sport Chinquilho Cruzeirense;
 Dezoito coletividades estarão representadas ao longo das quatro galas, eis as filiadas inscritas:
- Mirantense Futebol Clube, Grupo Sportivo Adicense, A "Voz do Operário", ASCRM Penha de França "Os Fidalgos da Penha", Grupo Desportivo da Mouraria, Casa do Concelho de Gouveia, GRC "Onze Unidos", Academia Recreativa "Leais Amigos", Grupo Sportivo Chinquilho Cruzeirense, Casa do Alentejo, Academia do Lumiar 1.º de Junho de 1893, Grupo Dramático Escolar " Os Combatentes", Casa Regional Ferreira do Zêzere, Clube Reacreativo " Leões das Furnas", Associação Desportiva "Os de Bába", Associação Cultural "O Fado" e Casa do Concelho de Alvaíazere.
Apresentamos abaixo o júri que irá escolher, entre os mais de quarenta fadistas amadores, os melhores para subir ao palco do Teatro Aberto.
João Carlos Callixto - Musicólogo, nasceu em Lisboa em 1977. Autor de programas radiofónicos e televisivos, atualmente apresenta programas como "Passado ao Presente" na RDP Internacional e RTP Memória e "Gramafone" na Antena 1. Colaborador de publicações musicais e literárias desde 1996, publicou, em 2005, o livro Na Terra dos Sonhos; em 2013, em co-autoria, o livro Portugal Eléctrico; em 2014, Canta, Amigo, Canta – Nova Canção Portuguesa (1960-1974); em 2018, de novo em co-autoria, Portugal 12 Pts – Festival da Canção; em 2019, Gramofone – Páginas da Música no Arquivo RTP. Tem presentemente no prelo uma obra em co-autoria sobre a editora discográfica Orfeu.
António Manuel de Moraes - Escritor e historiador, nasceu em Torres Vedras em 1947. Licenciado em Direito. Criador dos "prémios Amália Rodrigues" e foi Conselheiro da Fundação. Autor do livro "Fadário", com 120 poemas que refletem a história do Fado. Autor do livro "Cem anos D`O Fado, de Malhoa a Galhardo e a Valério". Recebeu Medalha de Mérito Cultural, pela Câmara Municipal de Lisboa em 2024. Neste ano de 2025 recebeu galardão Valor e Exemplo da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Joana Machado - Fundação Amália Rodrigues; Investigadora desta Fundação e responsável pelo acervo da Casa Museu, é mestranda no curso de Cultura e Comunicação na FAUL, onde desenvolve uma dissertação sobre Amália Rodrigues.
Ana Sofia Carvalhêda  - Autora e apresentadora de programas radiofónicos, nomeadamente na Antena 1. Filha do radialista Armando Carvalhêda, nasceu praticamente na Rádio. Produtora de um dos programas mais duradouros da rádio portuguesa, "Viva a Música", entre 1996 e 2021. Desde 2022 apresenta o programa "Árvore da Música" na Antena 1, nas manhãs de domingo. Esteve recentemente junto ao palco da "Caixa Alfama" onde conversou e entrevistou os fadistas que subiram ao palco.
Rui Martins Ferreira - Nasceu em Lisboa, professor universitário e fadista. Venceu em 1988 a Grande Noite do Fado, com tema de Amália Rodrigues, tendo recebido carteira profissional. Conhecedor profundo da carreira da "diva" do Fado. Tem-se dedicado ao estudo do Fado e sobretudo de Amália Rodrigues, tendo defendido em tese de mestrado em 2006. Autor de várias monografias como " Amália ou o Fado Incarné" ou "Amália, a divina voz dos poetas e de Portugal".
Jaime Ferreira de Carvalho - Alfacinha, homem da rádio com uma longa carreira. Rádio Renascença e Rádio Comercial foram duas das rádios por onde manteve os seus projetos de comunicação. Atualmente apresenta o programa "Clube Amizade" na RDP Internacional. Programa dedicado à cultura e à música nacional com projeção internacional.

Silves | PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PRÉVIA DO PLANO DE PORMENOR DA CARAVELA COMEÇA HOJE

 Decorre de 07 a 27 de outubro de 2025, o período de participação pública prévia do procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Caravela (PPC), cuja proposta foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Silves (CMS) de 08 de setembro de 2025.
O Plano de Pormenor da Caravela, com proximidade ao aglomerado da Caravela, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, enquadra-se na estratégia de desenvolvimento territorial definida pelo Município de Silves, que, apostando numa política pública de promoção da atratividade e competitividade territorial, nomeadamente incentivando a oferta de habitação, o reforço de equipamentos e a instalação de atividades económicas, em complemento com os espaços urbanos existentes, garante a salvaguarda e valorização dos recursos existentes, com destaque, no caso em apreço, para o património cultural e natural, e promove o reforço e adequação das infraestruturas públicas.
Durante este período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração, devendo utilizar, para o efeito, a ficha de participação disponível no seguinte link https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3171/pp-da-caravela.aspx e remetê-la para a Câmara Municipal de Silves, Praça do Município, em Silves, ou através do endereço eletrónico dogu.ordenamento@cm-silves.pt.
Os documentos inerentes a este procedimento de elaboração (termos de referência, contrato para planeamento, qualificação da elaboração do PPC para efeitos de sujeição a Avaliação Ambiental Estratégica e a respetiva deliberação da Câmara Municipal de Silves) podem ser consultados e descarregados através do link anteriormente mencionado ou consultados presencialmente na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística, Ordenamento do Território, da Câmara Municipal de Silves (mediante marcação prévia), ou na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
Sendo que este procedimento, que visa a elaboração de plano territorial municipal, encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, concretamente com o ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico, ODS 3 - Saúde de qualidade, e ODS 9 - Inovação e infraestruturas, para referenciar apenas os mais relevantes.

 

Barcelos, | 4.ª Grow Your Skills Up traz mais de 100 empresas e ofertas de emprego ao IPCA

 De 13 a 15 de outubro, o Campus do IPCA, em Barcelos, volta a ser o ponto de encontro entre estudantes, diplomados e o mercado de trabalho, com mais uma edição da Grow Your Skills Up – Feira de Emprego e Formação.
A iniciativa é coorganizada pelo IPCA, através do G3E – Gabinete de Emprego, Empreendedorismo e Alumni, pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA) e pelo Município de Barcelos.
Durante três dias, o evento vai reunir mais de 100 empresas e entidades de vários setores – entre as quais se destacam a Blip, Grupo Érre, Invest Braga, Deloitte, Brestahl Engineering, Hotel Intercontinental, Nestlé e o unicórnio português Smartex.ai –, que trarão dezenas de ofertas de emprego e estágio em áreas como engenharia, gestão, tecnologias, turismo e indústrias criativas.

13 de outubro: desenvolvimento de competências
O primeiro dia será dedicado à capacitação dos participantes, com sessões sobre elaboração de CV, preparação para entrevistas e tendências do mercado de trabalho.
As atividades decorrem no Campus do IPCA (Edifício P e Sala do Restaurante) e na Casa da Juventude, incluindo sessões específicas para estudantes de Turismo e Design.
Neste dia realizam-se também as Speed Interviews, dinamizadas pelas empresas Grupo Érre, Fujitsu, Otiima e Grupo ABB, onde os participantes poderão demonstrar as suas competências em entrevistas rápidas.

14 e 15 de outubro: Feira de Emprego e Formação
Nos dois dias seguintes, o Campus do IPCA transforma-se num grande espaço de networking e recrutamento, com empresas e entidades prontas para recrutar novos talentos.
Além dos stands e das oportunidades de emprego e estágio, haverá sessões temáticas abertas ao público, em parceria com o Exército Português, o IEFP e várias empresas de consultoria.
O evento encerra, no dia 15 de outubro, com a mesa-redonda “Emprego para todos – Como construir um mercado de trabalho mais inclusivo”, que contará com representantes do IPCA, Município de Barcelos, IEFP, Associação Amar21, Continental e Jerónimo Martins.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia que pode ser feita através do site do IPCA (https://ipca.pt/) ou do link: 👉 https://app.beamian.com/grow-your-skills-up-25/new-visitor
A Grow Your Skills Up afirma-se, assim, como um espaço privilegiado de encontro entre estudantes, alumni e empregadores, promovendo a empregabilidade, a formação contínua e o empreendedorismo jovem.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)