sábado, 15 de novembro de 2025

OCORRÊNCIAS RELACIONADAS COM O MAU TEMPO PONTO DE SITUAÇÃO - DIA 14NOV – 17H00


Entre as 14h00 do dia 12 de novembro e as 17h00 do dia 14 de novembro, registaram-se 2772 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa — depressão Cláudia — que está a afetar o território de Portugal continental.

As sub-regiões mais afetadas foram a Península de Setúbal (595 ocorrências), Grande Lisboa (346 ocorrências) e Algarve (293 ocorrências).

As principais tipologias de ocorrência registadas foram:
  • Inundações: 1476
  • Queda de árvores: 538
  • Limpeza de vias: 308
  • Queda de estruturas: 232
  • Movimentos de massa: 200
  • Salvamentos aquáticos: 9
  • Salvamentos terrestres: 9
Há a registar duas vítimas mortais em Fernão Ferro (Seixal) e 32 pessoas deslocadas no concelhos de Abrantes, Salvaterra de Magos, Seixal e Pombal.
Na resposta a estas ocorrências estiveram empenhados 8706 operacionais, apoiados por 3352 veículos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o impacto dos efeitos do mau tempo pode ser minimizado através da adoção de comportamentos preventivos adequados. Assim, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda-se a adoção das seguintes medidas de prevenção:
  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, removendo inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criar obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Assegurar a fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência em áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores provocada por ventos fortes;
  • Adotar precauções na circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, particularmente nas áreas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a permanência nesses locais;
  • Evitar atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, bem como o estacionamento de veículos junto à orla marítima;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e prestando especial atenção à eventual formação de lençóis de água nas vias rodoviárias;
  • Não atravessar zonas inundadas, prevenindo o risco de arrastamento de pessoas ou veículos para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Retirar de zonas normalmente inundáveis animais, equipamentos, veículos e outros bens para locais seguros;
  • Acompanhar permanentemente as informações meteorológicas e seguir as indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Presidência

NB: Imagem c/DR Litoral Centro

Oliveira de Frades, | X Feira da Castanha | 23 NOV

 No próximo dia 23 de novembro realiza-se a décima edição da Feira da Castanha, no Parque de Lazer Moinho da Ponte, em Souto de Lafões.
Promovida pela União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, com o apoio do Município, este evento promete um dia cheio de tradição, sabores irresistíveis e diversão.
A iniciativa contará com um programa diversificado: almoço temático, caminhada (PR5 - Rota das Poldras), jogos tradicionais, magusto e a atuação musical do Grupo Pedra do Ar.

Inscrições até 20 NOV | Caminhada e Almoço temático 938 360 056 | 933 186 881


*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Castelo de Paiva | Dinâmica associativa na Festa das Artes. PROJECTO GERAÇÃO EM REDE PROMOVEU FESTA DAS ARTES


O vereador Rui Gomes, que na autarquia paivense, tutela os pelouros do Desporto, Juventude e Associativismo, esteve ontem presente na Festa das Artes, um evento que assinalou dois anos de trabalho artístico, educativo e comunitário desenvolvido no âmbito do “Projeto GerAção em Rede – E9G”.
Este evento incluiu uma ampla mostra de trabalhos produzidos pelos jovens ao longo do biénio, nomeadamente artes gráficas, expressões manuais e peças de artesanato tradicional, sendo que, esta iniciativa promoveu ainda um encontro intergeracional e um momento de partilha de saberes tradicionais ao reunir os moradores dos lugares de Midões e Gondarém, da freguesia da Raiva, com os jovens envolvidos no projecto.
Desenvolvido no âmbito do Programa Escolhas – 9.ª Geração, este projecto visa promover competências escolares e profissionais, a inclusão pela arte e pelo desporto e a participação cívica junto de crianças e jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade.
Em Castelo de Paiva, esta iniciativa, a decorrer desde Outubro de 2023, é promovida pelo Centro Social de Santa Maria de Sardoura e desenvolvida em parceria com um consórcio composto por nove instituições, entre as quais a Câmara Municipal.
Neste evento, que decorreu nas instalações do Centro Sol Nascente, estiveram também presentes Patrícia Lázaro, técnica do Programa Escolhas, integrado no Instituto Português do Desporto e Juventude, a coordenadora do projecto, Alexandra Sousa, o responsável pelas oficinas, Vitor Gomes, o secretário do Gabinete de Apoio ao Presidente, José Teixeira, e o técnico superior de Desporto, Sandro Silva.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

RUA DOUTORA MARIA DA LUZ DE DEUS RAMOS, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, COM RESTRIÇÕES DE TRÂNSITO ENTRE 17 DE NOVEMBRO 2025 E 21 MARÇO 2026

A Rua Doutora Maria da Luz de Deus Ramos, em São Bartolomeu de Messines, sofrerá restrições de trânsito entre o dia 17 de novembro de 2025 e 21 de março de 2026, na sequência da realização de trabalhos de repavimentação de arruamentos.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos. Estamos a melhorar o nosso Concelho.

Porto de Mós marca presença na Feira Internacional de Turismo em Espanha

 Porto de Mós marca presença na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior 2025 que decorre de 13 a 16 de novembro, em Valladolid, Espanha, fazendo-se representar pelo Vice-presidente e Vereador do Desporto, Cultura, Turismo e Ambiente, Eduardo Amaral.
A promoção do território de Porto de Mós assenta, sobretudo, na apresentação da sua Rede de Percursos – com mais de 700km – temática em destaque na edição deste ano da feira. E ainda na divulgação da Semana Santa, por ser um produto muito apreciado pelo turista espanhol e as Festas de São Pedro, pela sua dimensão e autenticidade.
A presença de Porto de Mós acontece integrada na participação da CIM Região de Leiria que é a região internacional convidada da edição de 2025 da INTUR.
De acordo com a CIMRL, esta presença “reforça o compromisso da região com o desenvolvimento turístico sustentável, a promoção do património e a criação de novas oportunidades para os nossos municípios. De 13 a 16 de novembro, a CIMRL estará a divulgar as iniciativas, projetos estratégicos e a visão conjunta dos 10 municípios que trabalham diariamente para afirmar a Região de Leiria como um destino autêntico, inovador e cada vez mais competitivo no panorama do turismo de interior.”



*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Barcelos | Startup Incubada na START@IPCA premiada na Web Summit

 A Teemy, uma das startups apoiadas pela Incubadora de Startups e Projetos do IPCA (START@IPCA), foi distinguida na Web Summit com o galardão de "Melhor Performance no Programa R2WS" da Startup Portugal, um feito que projeta o ecossistema de empreendedorismo do IPCA a nível internacional.
A distinção foi atribuída no âmbito do Road 2 Web Summit (R2WS), uma iniciativa de prestígio, desenvolvida em parceria pela Startup Portugal e pela Web Summit, cujo principal objetivo é destacar e dar palco às startups early-stage mais promissoras do panorama nacional.
A Teemy, que se encontra incubada na START@IPCA, foi premiada pelos critérios de “presença notável, pitch performance engagement ao longo de todo o programa”, ao demonstrar a sua capacidade de captar a atenção de investidores e pares internacionais no maior evento de tecnologia e inovação da Europa.
Teemy: A Tecnologia que Liga à Realidade
A Teemy é uma aplicação inovadora baseada em tecnologia que se propõe a “conectar pessoas a lugares reais”. A sua solução combina, de forma única, o turismo, a cultura e a diversão gamificada, ao incentivar os utilizadores a explorar o mundo, colecionar stickers e socializar no espaço físico.

O Papel da START@IPCA na Aceleração do Sucesso
Este reconhecimento é também uma validação da qualidade dos serviços e recursos disponibilizados pela START@IPCA, uma iniciativa do Gabinete de Empreendedorismo, Emprego e Alumni do IPCA, e reforça a missão da instituição como catalisadora de inovação, que capacita os empreendedores para o mercado global. A incubadora do IPCA presta um apoio essencial no arranque e aceleração de projetos, facilitando o acesso a serviços de consultoria especializados (desenvolvimento de produtos, digitalização de processos, marketing), programas estruturados de pré-aceleração e aceleração, espaço físico, recursos de escritório e networking, e formação contínua em empreendedorismo.
Este sucesso é um testemunho do ecossistema vibrante que o IPCA está a construir, ao ajudar a transformar ideias inovadoras em negócios de impacto global.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

MARINHA GRANDE INAUGURA SALA SNOEZELEN


O Município da Marinha Grande, em parceria com o Rotary Club da Marinha Grande e a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, instalou uma Sala Snoezelen cuja cerimónia inaugural se realizará no dia 20 de novembro, pelas 14h30, no Centro de Saúde da Marinha Grande.
A criação desta sala resulta de uma necessidade identificada no âmbito do Projeto Insanium, iniciativa orientada para o acompanhamento especializado de utentes com Alzheimer e para o apoio às suas famílias. A Sala Snoezelen dedicada à estimulação cognitiva e sensorial de pessoas com diagnóstico de Doença de Alzheimer, visa proporcionar um ambiente seguro e controlado. Favorecendo o relaxamento, a comunicação, a estimulação sensorial e a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.
Este novo recurso será partilhado por várias instituições da comunidade, evidenciando o compromisso das entidades envolvidas na promoção de respostas inovadoras e integradas no domínio da saúde e apoio social.
A inauguração deste espaço representa um passo significativo na ampliação dos serviços dedicados à população com demência na Marinha Grande. Reforçando, deste modo, a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas na construção de soluções que valorizam o bem-estar e a dignidade das pessoas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Estudantes da Universidade de Coimbra lançam livro que convida a descobrir a química que sustenta a vida

 
Amílcar Duque Prata e João Afonso Santos, estudantes de doutoramento em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vão apresentar, na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, pelas 18h15, a obra “O Mundo Que Não Sabemos Ver”, um convite a descobrir a química que sustenta a vida.
A sessão de lançamento terá lugar na biblioteca do Departamento de Química da FCTUC. A partir dessa data, o livro estará disponível online, através das plataformas fnac.pt e amazon.es.
De acordo com os autores, este livro «abre as portas do universo invisível da química e desmonta, com clareza e rigor, a ideia de que vivemos “sem químicos”. A obra propõe uma viagem acessível e envolvente pelos fenómenos que moldam o nosso quotidiano, da luz ao sabor, da água às estrelas que deram origem aos elementos», revelam Amílcar Prata e João Santos.
Com linguagem simples, exemplos práticos e explicações pensadas para leitores sem formação científica, os estudantes da FCTUC revelam como compreender a química é compreender o próprio mundo. «O livro aborda temas essenciais com átomos, ligações, reações, sustentabilidade, materiais e energia, mostrando que a ciência pode – e deve – ser compreendida por todos», concluem os autores.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia