quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Évora é Património Mundial há 39 anos

A data foi assinalada ontem, 25 de novembro, com uma sessão pública evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho 
“A marca da classificação do Centro Histórico de Évora, que hoje celebramos, é uma marca maior que a todos nos orgulha e obriga”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, na intervenção que encerrou a sessão que celebrou o 39.º aniversário da classificação, pela UNESCO, do centro histórico de Évora como Património Mundial. 
Enfatizando a importância do dia 25 de novembro para Évora, Carlos Zorrinho assinalou que esta data “marca um dia em que uma geração sinalizou um caminho percorrido em séculos de história. O nosso 25 de novembro só foi possível pelo trabalho continuado de gerações e gerações, por sonhos, projetos, ilusões e desilusões, pela afirmação plena da vontade de quem pisou o chão onde foi desflorando o nosso centro histórico.” A necessidade de um plano de salvaguarda com ações concretas para o centro histórico, foi também referida pelo autarca eborense. 
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante um vasto conjunto de entidades, o autarca sublinhou o papel ímpar de Abílio Fernandes, “o Presidente da Câmara que liderou este projeto estruturante para a nossa cidade e para a região.” A coincidência de que, também no dia de ontem, a cidade tenha recebido uma visita da Comissão de Acompanhamento da Capital Europeia da Cultura Évora_2027, serviu para reforçar a ideia de o “Vagar ser um estado que nos permite desconectar e reconectar”, salientou o Presidente da Câmara.
 Como oradores, a sessão contou com Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da CCDR-Alentejo para a Cultura; Filipe Marchand d'Orey, coordenador do dossier de candidatura, e José Filipe Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Nos seus discursos, estes responsáveis contaram a história do processo de candidatura e lançaram a discussão sobre os desafios futuros do Centro Histórico de Évora. 
A cerimónia contou com um momento musical assegurado pela associação Eborae Música. 
Recorde-se que o centro histórico de Évora foi o segundo a ser reconhecido, em Portugal, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (1986), depois de Angra do Heroísmo (1983). Na sua declaração de valor, esta organização considerou a capital alentejana como “o melhor exemplo de cidade da idade de ouro portuguesa, após a destruição de Lisboa pelo terramoto de 1755.”

JÁ DISPONÍVEL PARA VENDA | "O avô tem Parkinson"


O livro "O avô tem Parkinson" já se encontra disponível para venda na nossa loja online e nas receções CNS.
"O avô tem Parkinson" conta a história da Flor, uma menina que acha que o seu avô Augusto é diferente, mas não sabe porquê! Inicia, então, uma investigação ultra secreta que a leva a conhecer melhor o avô e a descobrir que o seu amor e curiosidade o podem ajudar.
Este livro infantil retrata como a empatia é fundamental para que as pessoas com doença se sintam compreendidas e apoiadas. Este livro não é só sobre doença de Parkinson, é uma história de amor e resiliência.

CNS | CAMPUS NEUROLÓGICO

Rede Mobi Viseu Dão Lafões melhora experiência de utilização com novos abrigos e melhorias no serviço


Com a instalação de 30 abrigos e centenas de postaletes em toda a região, a Mobi Viseu Dão Lafões garante paragens mais seguras, identificáveis e funcionais para os utilizadores

A Mobi Viseu Dão Lafões, rede intermunicipal de transportes públicos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, operada pela Transdev, deu por concluída a instalação de 30 novos abrigos de passageiros em todo o território abrangido pelo sistema. Esta medida insere-se no esforço contínuo de qualificação e modernização do serviço, que está agora a operar na sua capacidade máxima e com cobertura total da região.
No âmbito desta estratégia de investimento na melhoria da rede, está também prevista a instalação de centenas de postaletes (paragens com sinalização simples), de forma a uniformizar a imagem da rede e reforçar a visibilidade das paragens em todo o território.

Estes novos equipamentos vão permitir uma melhor identificação das paragens, maior proteção contra as condições meteorológicas e uma perceção mais clara e coerente da rede por parte dos utilizadores, aproximando ainda mais a Mobi Viseu Dão Lafões dos padrões de qualidade e funcionalidade das grandes redes urbanas.

Um total de 140 autocarros em circulação diária

Em período escolar, a operação da rede Mobi Viseu Dão Lafões mobiliza cerca de 140 autocarros diariamente, assegurando o transporte regular de milhares de passageiros, incluindo estudantes, professores, trabalhadores e população em geral, entre todas as freguesias e sedes de concelho.

A rede assegura uma cobertura integral do território dos 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões, destacando-se as linhas urbanas de Mangualde e de Tondela. Este serviço público essencial promove a coesão territorial, a mobilidade sustentável e a igualdade de oportunidades no acesso à educação, ao emprego e aos serviços.

Este esforço operacional é complementado por um investimento na digitalização dos serviços, que garante uma experiência de transporte cada vez mais simples, integrada e acessível.

Passes a 20 euros com carregamento digital

Entre as melhorias recentes, destaca-se a possibilidade de carregamento digital do passe mensal, que tem o custo de apenas 20 euros e é válido para toda a rede Mobi Viseu Dão Lafões.

O carregamento pode ser feito através do MB Way ou da rede Pagaqui, sem necessidade de deslocações e a partir do conforto de casa, num processo rápido e intuitivo que reforça a conveniência dos utilizadores habituais. Para acederem ao carregamento via MB Way, os passageiros apenas precisam de atualizar o seu endereço eletrónico num dos pontos de venda da rede Mobi Viseu Dão Lafões. Esta funcionalidade está igualmente disponível em Pontos de Venda com Terminal de Pagamento Automático.

Outra inovação é a integração da Mobi Viseu Dão Lafões no Google Transit, a funcionalidade de transportes públicos do Google Maps, que apresenta as linhas disponíveis, os horários de partida e chegada e permite visualizar todas as paragens ao longo da linha selecionada.

Em alternativa, a app Mobi Viseu Dão Lafões, disponível gratuitamente na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS), oferece todas as funcionalidades da rede: planeamento de viagens, consulta de horários e percursos, e visualização, em tempo real, da localização dos autocarros e do tempo estimado de chegada às paragens. Tudo para garantir maior previsibilidade e comodidade no dia a dia.

“Mobilidade é um fator decisivo para a qualidade de vida”

João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância para os utilizadores da melhoria dos serviços. “A mobilidade é um fator decisivo para a qualidade de vida dos cidadãos de Viseu Dão Lafões. Este investimento da rede intermunicipal de transportes públicos, com novos abrigos, melhor sinalização e soluções digitais mais simples, é mais um passo no esforço contínuo para colocar este serviço no patamar de exigência que os utilizadores merecem. O foco é claro: remover barreiras para que o transporte público seja, cada vez mais, a primeira escolha de quem vive, estuda e trabalha na região”.

“A modernização da rede Mobi Viseu Dão Lafões é um processo contínuo e centrado nas pessoas”, sublinha, por sua vez, Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “Estamos a investir em melhores condições, tecnologia e conforto, para que cada vez mais cidadãos reconheçam no transporte público uma opção prática, eficiente e sustentável. A instalação de novos abrigos e postaletes, a digitalização dos serviços e a criação de soluções simples, como o carregamento digital de passes, demonstram o compromisso da CIM em ouvir os utilizadores e aproximar o transporte público das necessidades reais das populações”.

Toda a informação sobre percursos, horários, passes e tarifas está igualmente disponível no site oficial da rede: www.mobiviseudaolafoes.pt.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa





Figueiró dos Vinhos celebra a Passagem de Ano 2025/2026 com música, brinde e fogo-de-artifício


Na noite de 31 de dezembro, a partir das 23h00, o Jardim Municipal acolherá um programa especial de Passagem de Ano 2025/2026, preparado para proporcionar um momento de encontro e celebração aberto a toda a comunidade. A programação inclui animação musical ao longo da noite e um momento de ceia, convidando munícipes e visitantes a reunir-se num ambiente festivo e acolhedor.
À chegada da meia-noite, realizar-se-á o tradicional brinde que assinala a entrada em 2026, bem como o espetáculo de fogo-de-artifício que marcará o início do Novo Ano.


 

COMUNIDADE DA CASA DA CRIANÇA MARIA GRANADO VOLTOU APOIAR PROJECTO “DEI UM BRINQUEDO, GANHEI UM AMIGO”

 
Dando continuidade à colaboração iniciada nos finais do ano 2024, as crianças, as suas famílias e a equipa que constituem a comunidade educativa da Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto, voltaram generosamente a contribuir para tornar possível a segunda edição do Projecto” Dei um Brinquedo, Ganhei um Amigo”, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do seu Projecto de Cooperação . de Partida! desenvolve na Ilha de Santiago em Cabo Verde, contribuindo dessa forma para tornar um Natal mais aconchegado às crianças do concelho do Tarrafal de Santiago.
Repetindo este gesto solidário, a comunidade da Casa da Criança Maria Granado, para além de contribuir com um conjunto, muito significativo de prendas para o Natal das crianças mais carenciadas daquela cidade cabo-verdiana, contribuiu igualmente com outros bens, nomeadamente vestuário, calçado, medicamentos, produtos alimentares, produtos de higiene, material escolar e pedagógico.
A campanha que decorreu nas instalações daquela Instituição de 15 de outubro a 14 de novembro, vai proporcionar, neste Natal, a cerca de 120 crianças, da cidade do Tarrafal, receber o seu brinquedo e paralelamente receber também, vestuário, calçado, material escolar e produtos de higiene, que muito irá mitigar algumas das dificuldades vividas pelas suas famílias.
Numa altura em que o concelho do Tarrafal de Santiago, se está a reerguer do forte temporal, ocorrido no passado dia 13 de novembro, que provocou uma destruição avassaladora, causando danos de grande monta, este contributo solidário, das crianças, das suas famílias e da equipa educativa da Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto, sediada na cidade de Coimbra, vai certamente contribuir para combater a pobreza e a exclusão social potenciando melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Município da Ilha de Santiago.

Noite nos museus leva os mais novos a descobrir o património em Cantanhede


Na noite de 28 para 29 de novembro, realiza-se no Museu da Pedra e no MACC – Museu de Arte Colecionismo de Cantanhede a atividade “Noites nos Museus”, com o tema “O presente de Natal”.
A atividade, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, terá início às 20H00 de dia 28 e termina pelas 09H00 do dia 29 de novembro.

Com objetivos fundamentais de promover diferentes formas de usufruir de espaços culturais e de criar hábitos de frequência destes espaços, visa também proporcionar uma noite diferente e repleta de atividades lúdico-pedagógicas.
As inscrições estão limitadas a número máximo de 25 crianças. Todas as informações podem ser obtidas informações presencialmente no MACC ou através do telefone 231 423 730, mas as inscrições, para respeitar ordem de inscrição, terão de ser feitas usando o endereço eletrónico macc@cm-cantanhede.pt .

O valor por participante é de 12,50 euros e inclui a participação em todas as atividades programadas, ceia e pequeno-almoço.

Os participantes deverão trazer saco-cama, almofada, lanterna, roupa prática e confortável, pijama e material de higiene pessoal.


Conheceu a Unidade de Cuidados na Comunidade. PRESIDENTE RICARDO CARDOSO VISITOU A USF DE CASTELO DE PAIVA

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso, que esteve acompanhado da vereadora Susana Sousa, que detem o pelouro da Saúde, visitou no início desta semana, as instalações da Unidade de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo de Paiva. 
Nesta primeira visita, os autarcas paivenses reuniram com o coordenador da USF Paiva Douro, David Silva, a coordenadora da UCC Terras do Paiva, Joselina Teotónio, e a enfermeira gestora, Rosário Vieira, para identificar as necessidades destes serviços e perceber de que forma o Município pode contribuir para que exista uma maior coordenação entre a área da saúde e a comunidade.
 Recorde-se que, ainda este ano, a USF Paiva Douro, avançou com o gabinete das consultas de Cardiopneumologia já descentralizadas em Castelo de Paiva e agora recentemente com um investimento mais de 12 mil euros por parte do município, ficou em funcionamento, o gabinete das consultas de Podologia. 

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Cantanhede prepara estreia do II Festival de Patinagem Artística da ASSSCC


A Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a ultimar os preparativos para a segunda edição do seu Festival de Patinagem Artística, que terá lugar nos dias 20 e 21 de dezembro, no Pavilhão Marialvas, em Cantanhede.

Sob o tema “Peripécias Portuguesas”, o espetáculo propõe uma viagem pelas tradições, pela história e pela identidade cultural do país, apresentada de forma dinâmica e irreverente.
A organização promete uma produção “repleta de emoção, humor e criatividade”, destinada a públicos de todas as idades

O festival será protagonizado exclusivamente pelos patinadores da ASSSCC, abrangendo atletas desde os escalões de iniciação até à competição.

Além dos elementos da casa, o evento contará ainda com a participação de convidados especiais, clubes parceiros e atletas medalhados em competições nacionais e internacionais.

A iniciativa pretende celebrar a patinagem artística num ambiente que alia arte e tradição, num espetáculo que, segundo a organização, procurará “encantar miúdos e graúdos” com momentos de fantasia e espetáculo visual.

Os bilhetes, com o valor simbólico de 5 “Botas”, estarão brevemente disponíveis para venda.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Cantanhede.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail patinagem@scc.pt.

Municípios foram distinguidos na terça-feira, 25 de novembro. Município de Cantanhede recebe galardão “Territórios da Longevidade 2024”


O Município de Cantanhede foi distinguido com o prémio “Territórios da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC) Centro, na terça-feira, 25 de novembro, no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.
O galardão foi recebido pela vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, numa sessão que contou com a participação da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
A CCDR Centro desenvolveu, com o apoio técnico-científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma atualização da metodologia da 1.ª edição para identificar os municípios da região Centro mais amigos da longevidade.
De acordo com a CCDR Centro, “Estes territórios oferecem e promovem contextos económicos, sociais, culturais, de participação, aprendizagem ao longo da vida e apoio que permitam uma vida saudável, plena e feliz em todas as etapas, especialmente para a população sénior”.
A metodologia utilizada integra duas componentes, uma componente estrutural baseada em indicadores estatísticos que se entende refletirem o conceito de territórios/comunidades age-friendly (comunidades pensadas para que as pessoas possam envelhecer com saúde, bem-estar, autonomia e qualidade, independentemente da idade ou condição física e mental).
A outra componente conjuntural reflete as dinâmicas locais tendo por base as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro.
Dos 25 municípios distinguidos como “Territórios da Longevidade 2024”, oito são das Beiras e Serra da Estrela, oito da Região de Coimbra, três da Região de Aveiro, dois da Região de Leiria, dois de Viseu Dão Lafões, um da Beira Baixa e um do Médio Tejo.

DIA 27 DE NOVEMBRO – CONTRANGIMENTOS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA URBANIZAÇÃO QUINTAS E MONTEIRO, NO CERRO DE SÃO MIGUEL, FREGUESIA DE SILVES


O fornecimento de água na Urbanização Quintas e Monteiro no Cerro de São Miguel, na Freguesia de Silves, irá sofrer constrangimentos no dia 27 de novembro, entre as 09h00 e as 14h00.
As intervenções na rede pública de abastecimento de água decorrem no âmbito da empreitada de “Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água na Urbanização Quintas e Monteiro no Cerro de São Miguel”.

O Município de Silves agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados e informa que serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente.

 

Marinha Grande | RITA SARAIVA APRESENTA PRIMEIRO LIVRO INFANTIL


O Município da Marinha Grande promove, no próximo dia 6 de dezembro de 2025, às 16h00, no Edifício Cosmos Azul & Mar, em São Pedro de Moel, a apresentação literária de “Olhos Fechados – cada pé, cada asa”, o primeiro livro infantil da autora local Rita Saraiva, editado pela Flamingo Edições.
A iniciativa contará com a participação da Professora Cristina Nobre, responsável pela análise literária da obra, destacando a fusão entre imaginação, arte e emoção que a autora imprime no seu trabalho. Com texto e ilustrações de sua autoria, Rita Saraiva apresenta uma história sensível e cativante: entre pinhais, dunas e praias do Oeste, o pequeno Tomás vive uma aventura de bicicleta que desperta a sua criatividade e transforma a relação com o pai.

A sessão tem a duração prevista de 120 minutos, é destinada a famílias e a participação é gratuita, estando sujeita à lotação do espaço.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Show de Ciência convida famílias a descobrir como a Física pode ser divertida


Na Semana da Ciência e da Tecnologia, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro convida miúdos e graúdos a assistirem ao show de ciência “Física Viva” e a surpreenderem-se com a Física que nos rodeia. O espetáculo acontece no próximo domingo, dia 30 de novembro, às 15h30, no auditório da Fábrica.
“Física Viva” é um espetáculo interativo que desafia o público a experimentar, em tempo real, diferentes fenómenos físicos. Com uma linguagem acessível e momentos de imaginação e criatividade, o espetáculo alia rigor científico à diversão, promovendo a participação ativa dos espectadores. O show começa com uma apresentação de luz laser e cor, seguindo depois por várias áreas da Física, como Ondas, Mecânica e Eletromagnetismo.
O espetáculo resulta de uma adaptação do "Show de Física" do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, desenvolvido por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo.
Dirigido ao público em geral a partir dos 6 anos, o espetáculo tem um bilhete de 7 €. As inscrições podem ser realizadas através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
www.ua.pt/fabrica


Instalação do Conselho Diretivo da VALSOUSA

Decorreu ontem, 25 de novembro, na sua sede em Lousada, o ato de instalação do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA),“para o mandato de 2025-2029, tendo-se realizado de seguida a primeira reunião deste órgão executivo, para efeitos de eleição do seu Presidente e do seu Vice-Presidente.
 Nos termos dos seus Estatutos, e sob a condução do Presidente cessante, Nuno Fonseca, foi submetida a sufrágio secreto a proposta de que o cargo de Presidente do Conselho Diretivo, para este mandato, seja exercido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, e o de Vice-Presidente, pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. 
Para além destes, o Conselho Diretivo da VALSOUSA será ainda composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, pelo Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, pelo Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida. 
No início de um novo mandato autárquico, o Presidente agora eleito destacou a importância desta Associação de Municípios, com já 36 anos de atividade, na promoção do desenvolvimento integrado e sustentável do espaço regional do Vale do Sousa, e dos seus mais de 320.000 habitantes, através das áreas prioritárias de intervenção da VALSOUSA, nomeadamente: do Ambiente e Sustentabilidade, através da sua empresa intermunicipal AMBISOUSA. E.I.M.; da Modernização Administrativa e da Transição Digital, no âmbito do projeto Vale do Sousa Digital; e do Património, Cultura e Turismo, pela intervenção e projeção da Rota do Românico, a nível interno e externo, alicerçada no trabalho de parceria com todos os municípios integrantes do projeto, e com os atores sociais, económicos e culturais deste território, agora exponenciada pela sua integração no Plano de Ação Regional para a Cultura Norte 2030, através da medida “Rotas a Norte”. 
Realçou, ainda, as oportunidades e potencialidades que se abrem, agora, com o novo quadro de gestão de fundos europeus, nomeadamente através dos Programas Portugal 2030 e Norte 2030, que permitirão a consolidação daqueles projetos, assim como a alavancagem de novos domínios, como será o caso da mobilidade inter-regional, através da desejada concretização, entre outros, do itinerário complementar IC35 e da Linha ferroviária do Vale do Sousa. 
Ainda nesta mesma reunião, o Conselho Diretivo da VALSOUSA procedeu à designação do novo Conselho de Administração da AMBISOUSA – Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, E.I.M., para o mesmo quadriénio, que terá como Presidente o autarca de Paredes, Alexandre Almeida, e como Vogais o autarca de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e o autarca de Penafiel, Pedro Cepeda. Lousada, 26 de novembro de 2025.

*Associação de Municípios do Vale do Sousa

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA OFERECE VISITA E CONCERTO EM DIA DE ANIVERSÁRIO

 O Município da Marinha Grande organiza, no próximo dia 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira), às 16h30, o 28.º Aniversário do Museu Joaquim Correia, com um programa cultural que oferece a visita orientada a este espaço museológico e um concerto pela Orquestra Juvenil da Marinha Grande, cuja entrada é gratuita.
As comemorações têm início às 16h30, com uma visita orientada conduzida pela técnica do Município às exposições atualmente patentes: “Orfeu”, de Joaquim Correia; “Percursos de Floresta”, de João Correia; e “Aos nossos Olhos”, da APPACDM. A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia, para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt, estando limitada a um máximo de 25 participantes.
Pelas 18h00, em colaboração com a Junta de Freguesia da Marinha Grande, terá lugar o concerto da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, que promete envolver o público num espetáculo musical pensado para celebrar esta data especial.
O Museu Joaquim Correia, inaugurado a 5 de dezembro de 1997, está instalado no histórico Palácio Taibner de Morais – conhecido como Palácio dos Barosas – edifício recuperado para acolher o valioso espólio do Professor Escultor Joaquim Correia, um dos maiores nomes da criação artística do concelho.

O museu reúne um vasto conjunto de obras doadas pelo artista e pela sua família à Câmara Municipal da Marinha Grande, gesto que enriqueceu de forma singular o património cultural local. O acervo integra bustos, estátuas em bronze e gesso, medalhas, desenhos, pinturas e estudos que testemunham a sensibilidade e mestria do escultor.

A sua abertura representou um marco na história cultural do concelho, consagrando o reconhecimento público a Joaquim Correia e permitindo que a sua obra, antes pertencente ao artista, passasse a ser património de todos.

O Museu Joaquim Correia está aberto de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (últimas entradas individuais às 12h30 e 16h30; e últimas entradas para grupos às 12h00 e 16h00).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Tipologia de apoios e competências estiveram debatidos em reunião com autarcas. Helena Teodósio quer reforçar “cultura de proximidade e diálogo” com freguesias

 
Cerca de um mês depois das eleições autárquicas, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, reuniu com os presidentes de junta eleitos para o mandato 2025-2029, para debater os contornos dos apoios a conceder para ajudar as freguesias a exercerem cabalmente as suas competências.
O encontro, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, teve como pontos principais da agenda o esclarecimento sobre o quadro de atribuições e competências das freguesias, ao abrigo do Regime Jurídico das Autarquias Locais, o financiamento das freguesias e a tipologia de apoios da Câmara Municipal nas diversas vertentes.
Numa fase posterior, os autarcas de freguesia vão reunir com o Executivo Municipal com vista a calendarização dos projetos de cada uma para o mandato que agora se iniciou, bem como negociar os projetos que a Câmara Municipal se propõe financiar em 2026, tendo em vista a elaboração do orçamento, o qual, à semelhança dos últimos anos deverá contemplar verbas consideráveis para o apoio às freguesias.
No encontro com os autarcas de freguesia, na qual se fez acompanhar dos vereadores Fernando Pais Alves, Célia Simões e Adérito Machado, e de dirigentes da autarquia, Helena Teodósio manifestou a “inteira disponibilidade da Câmara Municipal para aprofundar as parcerias que tão bons resultados têm produzido até agora”, destacando a importância de se reforçar “uma cultura de proximidade e diálogo permanente” com os autarcas de freguesia.
A líder da autarquia cantanhedense reconheceu que “a verba associada à transferência de competências para as freguesias exige uma revisão da fórmula de cálculo”, uma vez que “é manifestamente insuficiente para fazer face às exigências das novas atribuições”. Daí que, tenha adiantando, “o reforço da coesão territorial tal como a preconizamos obriga a Câmara a suprir a gritante insuficiência de verbas provenientes da Administração Central”.

Águeda | Nota de pesar pela morte de Virgílio de Campos Cardoso


A Câmara Municipal de Águeda manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Virgílio de Campos Cardoso, figura de grande relevância na vida cívica e política do nosso concelho e um dos fundadores do PSD em Águeda. Ao longo da sua trajetória, destacou-se pela dedicação à causa pública, tendo sido membro da Assembleia Municipal de Águeda entre 1976 e 1979 e novamente entre 1982 e 1985, período em que contribuiu ativamente para o desenvolvimento e afirmação do nosso município.
Neste momento de tristeza, a Câmara Municipal endereça sentidas condolências à família e amigos, em especial à sua filha, Paula Cardoso, Deputada à Assembleia da República, expressando solidariedade e respeito por todos os que com ele conviveram e reconhecem o seu legado.

Águeda perde um cidadão empenhado e exemplar, cuja memória permanecerá como referência de serviço e compromisso com o bem comum.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE FERNANDO ESPERANÇA


O Município da Marinha Grande manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Fernando Manuel da Costa Esperança Pereira, empresário, vidreiro, docente colaborador e figura de grande relevo para a nossa comunidade.

Nascido na Marinha Grande em 1959, Fernando Esperança licenciou-se em Gestão de Empresas e integrou o corpo docente colaborador do mestrado internacional Arte e Ciência do Vidro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, lecionando a disciplina de Tecnologia do Vidro. A sua carreira foi marcada por um profundo compromisso com o conhecimento, a inovação e a divulgação da arte e indústria vidreira.
Participou em diversas conferências internacionais da Glass Art Society, tendo estado presente, entre outras, na 27.ª Conferência Internacional em Tampa (1997), nas edições de Brooklyn (2000), Corning (2001 e 2009), Amesterdão (2002), Seattle (2003) e St. Louis (2006). Organizou, ainda, a 1.ª exposição temporária do Museu do Vidro — IN-VITRO 98 — e foi comissário da Exposição de Vidro Português Contemporâneo integrada na conferência Glass Art & Science, Portugal 99.

O seu percurso artístico e cultural passou, também, pela participação em várias edições da Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, onde deixou contributos reconhecidos e valorizados pela comunidade artística local e nacional.

No plano autárquico, exerceu funções como vereador da Câmara Municipal da Marinha Grande, entre 25 de novembro de 2010 e 5 de maio de 2011, demonstrando o seu sentido de responsabilidade, serviço público e dedicação à Marinha Grande.

Neste momento de dor, o Município apresenta à família, amigos e a todos os que com ele privaram as mais sentidas condolências.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Estão abertas as inscrições para a 12.ª Edição do Apps for Good Portugal


· Apps for Good: Uma metodologia em cinco passos que leva as equipas da ideia ao protótipo com apoio de Experts.
· Edição de 2024 contou com a participação de 158 escolas, 3.207 alunos e 337 professores.
· Programa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que usa tecnologia com propósito e desenvolve competências para a cidadania ativa.
Lisboa, 26 de Novembro - Estão abertas as inscrições para a 12.ª edição do Apps for Good (AFG), um programa educativo desenvolvido pelo CDI Portugal e que coloca os alunos do 5.º ao 12.º ano, jovens universitários que serão futuros professores (UpComing Educators) e os próprios os professores a usar a tecnologia para resolver problemas reais da comunidade. Assente numa metodologia de projeto, o AFG desafia equipas a identificar desafios locais, alinhá-los com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — como educação de qualidade, saúde e bem-estar, igualdade, ação climática ou cidades sustentáveis — e a criar aplicações com impacto social. Com formação para docentes, recursos prontos a aplicar e mentoria de especialistas, o programa desenvolve competências digitais, criatividade, pensamento crítico e cidadania ativa, transformando ideias em soluções concretas com propósito social. As escolas interessadas poderão inscrever-se gratuitamente em https://cdi.org.pt/apps-for-good/
Na 12.ª edição, o AFG terá a Inteligência Artificial como foco transversal. Serão disponibilizados conteúdos, desafios e mentoria específicos para apoiar as escolas na adoção de ferramentas de IA generativa e de aprendizagem automática, com foco em segurança, ética, privacidade e transparência. A abordagem privilegia a resolução de problemas reais com IA — desde análise de dados à prototipagem assistida — reforçando o pensamento crítico e a criatividade.
Metodologia em cinco passos: da ideia ao impacto

As escolas inscrevem-se e os professores têm acesso a formação creditada e a uma plataforma com cursos e recursos prontos a usar. Os alunos em equipa escolhem um tema ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definem um problema concreto, investigam utilizadores, desenham e concebem um protótipo da aplicação, validam com utilizadores e aperfeiçoam continuamente. Ao longo do processo, contam com o apoio de Experts — profissionais voluntários que orientam e inspiram no desenvolvimento dos projetos. O percurso culmina em competição: Encontros Regionais (junho-julho) e Evento Final (setembro), onde as equipas apresentam os projetos a júris e público.
Os resultados mais recentes mostram escala e continuidade:

Em 2024, o AFG envolveu 158 escolas, das quais 79% integraram o programa no currículo e 69% repetiram participação. Participaram 337 professores (53% já tinham estado em edições anteriores) e 3.207 alunos: 65% do ensino regular, 31% do profissional e 4% da formação de adultos. Mais de metade dos docentes trabalhou com alunos com necessidades educativas especiais.
“A escola é um terreno fértil. Com o Apps for Good estamos a plantar sementes que podem se transformar em percursos profissionais, projetos de vida ou até mesmo inovações que amanhã estaremos a utilizar. Aproximamos o currículo ao mundo, colocamos os alunos perante desafios reais, mostramos que a inovação não está longe e damos palco para os seus talentos.”, afirma Matilde Buisel, gestora do programa Apps for Good em Portugal.
O AFG entrega uma metodologia de projeto pronta a aplicar, com formação, mentoria e recursos que facilitam a integração no calendário letivo. Para os alunos, traduz-se em competências digitais e socioemocionais — resolução de problemas, trabalho em equipa, comunicação e cidadania ativa — e numa experiência concreta de desenvolvimento de produto, do problema social ao pitch.

*Sónia Matos
Client Manager



UC testa tecnologia que traduz sinais cerebrais em movimento físico através de mão robótica e realidade virtual no pós-AVC

 
O projeto UpReGain, liderado por um grupo de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a testar a utilização de estratégias inovadoras e personalizadas para apoiar a reabilitação de pacientes que sofreram de acidente vascular cerebral (AVC).
Os primeiros ensaios estão a ser realizados com pessoas saudáveis, mas dentro de pouco tempo o projeto avançará para testes com pacientes de AVC. Os resultados preliminares são promissores.

«Neste projeto combinamos uma interface cérebro-computador (BCI) – que estabelece uma ligação direta entre o cérebro e dispositivos externos, sem recorrer a músculos ou nervos –, um exoesqueleto de mão robótica, que oferece feedback físico e somatossensorial, e ambientes de realidade virtual com elementos de gamificação. Esta combinação permite aos pacientes visualizar os movimentos num avatar e executar tarefas em contexto de jogo», explica Aniana Cruz, investigadora do ISR e coordenadora do projeto UpReGain.

De acordo com a especialista, o objetivo principal é o uso da imaginação motora: ao imaginar abrir ou fechar a mão, o cérebro ativa as mesmas áreas motoras como se o movimento fosse realmente executado. Esse sinal cerebral, captado por electroencefalografia (EEG), é interpretado pelo sistema e transformado em feedback visual (mão virtual), físico (mão robótica) ou em atividades gamificadas (por exemplo: agarrar objetos, espremer frutas, encher um copo).
«O nosso objetivo é comparar abordagens distintas – imaginação motora com feedback robótico, com avatar virtual ou com jogos gamificados – e avaliar o impacto de cada uma em relação à terapia convencional. Pretendemos, também, uma reabilitação de acordo com o perfil de cada paciente e a sua evolução clínica, combinando EEG com Eletromiografia (EMG), uma técnica que regista a atividade elétrica dos músculos, em casos de movimento residual. Queremos, ainda, avaliar a viabilidade prática, nomeadamente no que diz respeito à preparação, calibração, tempo de utilização e aceitação, tanto pelos pacientes como pelos profissionais de saúde», destaca Aniana Cruz.

O projeto UpReGain é liderado por uma equipa multidisciplinar do ISR, com investigadores especializados em BCI, realidade virtual, reabilitação e visão por computador, em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Coimbra / Polo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

«O objetivo final é transferir a tecnologia BCI do laboratório para a prática clínica, contribuindo para aumentar significativamente a taxa e a qualidade da recuperação motora após um AVC», conclui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia