terça-feira, 19 de agosto de 2025

Apresentação da 6.ª edição do Festival Novas Invasões


A 6.ª edição do Festival Novas Invasões foi apresentada em conferência de Imprensa, realizada no passado dia 14 de agosto, no auditório do Edifício Paços do Concelho.

A cidade de Torres Vedras irá acolher este festival de 28 a 30 de agosto, garantindo muita animação, dirigida a todos os públicos. A edição de 2025 desenrolar-se-á sob o tema “No Tempo das Fogueiras”, prevendo a Organização que o festival receba este ano cerca de 40 mil visitantes e se afirme como um espaço de partilha, participação e aproximação de culturas.

Presentes na conferência de Imprensa estiveram a vereadora da Área da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino; o chefe de divisão da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras e diretor executivo do festival, Rui Brás; o diretor artístico do festival, João Garcia Miguel; e a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
Na ocasião e a abrir a conferência de Imprensa, usou da palavra Ana Umbelino, tendo salientado que o festival contribui para afirmar Torres Vedras como um território que confere inequívoca centralidade às artes e à cultura, enquanto pilares de desenvolvimento sustentável. Reportando-se à dimensão de processo que o festival transporta e à participação dos agentes locais, declarou: “O estímulo à criação artística original e a inscrição de espaços de visibilidade para projetos emergentes que expressam o capital e o pulsar criativo de Torres Vedras encontram eco na programação contemporânea e foram alavancados pela convocatória aberta aos agentes culturais que operam no território”.

Por sua vez, João Miguel Garcia, diretor artístico, referiu que o festival já conta com 10 anos desde a sua primeira edição, tendo este sido um longo caminho de experimentação, com o objetivo de tornar a cidade de Torres Vedras um palco das artes, um lugar que permite a reunião entre pessoas, a reflexão e a confrontação com a vida cultural. Destacou que o tema “No Tempo das Fogueiras” constitui um conceito poético e provocador, convocando quatro momentos especiais (espetáculos), que se constituem como o epílogo de cada um dos dias da programação do festival.

Na sua intervenção, Rui Brás, diretor executivo, acrescentou que o Festival Novas Invasões nasceu em resultado de um importante evento – a comemoração do Centenário das Linhas de Torres Vedras. Segundo Rui Brás, este é um festival feito de pessoas e para pessoas, contando com 130 artistas credenciados; 40 elementos da organização; 30 técnicos de som, luz e imagem; e 22 voluntários que se prontificaram a colaborar no evento. Destacou ainda o novo site e a nova imagem desenvolvidos para o festival.

Laura Rodrigues fez o encerramento do período de intervenções desta conferência, afirmando que estão reunidas todas as condições para mais uma edição de referência do festival, que trás ideias inovadoras e disruptivas, tendo a este propósito citado Vítor Hugo: “Pode-se resistir às invasões dos exércitos, mas não há invasão de ideias”.

O Novas Invasões é um festival bienal que transforma Torres Vedras num estaleiro criativo, cruzando diferentes temporalidades: passado, presente e futuro. Tendo como pano de fundo as Invasões Napoleónicas, desafia a novas leituras sobre o conceito de invasões, convertendo-as em motor para a criação artística e para a celebração da diversidade cultural. Um dos elementos centrais do Novas Invasões é o Mercado Oitocentista, uma recriação de ambientes históricos que transporta os visitantes para os quotidianos do século XIX, oferecendo uma experiência envolvente e sensorial, promovendo momentos de encontro e de descoberta em comunidade. Esta edição do Mercado Oitocentista contará com cerca de 50 bancas.

De destacar que o programa do festival conta com 60 horas de programação diversificada, elege o espaço público como palco e inclui performances, música, teatro, dança, instalações artísticas e experiências imersivas que ocupam e reinventam largos, praças, ruas da Cidade, provocando e surpreendendo os visitantes. Com uma abordagem inovadora e participativa, o festival Novas Invasões afirma-se como um espaço de experimentação criativa e de reflexão sobre identidade, memória e futuro.

A par de todos os espetáculos, o Festival Novas Invasões oferece ainda ao visitante um conjunto de experiências, que merecem ser vividas. De referir as visitas guiadas ao Castelo de Torres Vedras e a degustação da gastronomia, que faz um ponto de ligação à História das Invasões, num dos seis restaurantes aderentes à iniciativa.

Ao nível da programação, serão três dias preenchidos de atividades de natureza diversa, dirigidas a todas as faixas etárias, com os espetáculos e atividades a acontecer em mais de 13 locais distintos da Cidade, percorrendo um eixo nascente-poente que vai desde a Praça Wellington, Largo de S. Pedro até ao Parque Regional de Exposições (Expotorres).

De referir que o festival Novas Invasões conta com o parceiro media Rádio Renascença e ainda com os apoios de Barraqueiro Oeste; Cooperativa de Comunicação e Cultura; CP - Comboios de Portugal; Extincêndios; Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; e Vimeiro (Água oficial).

Mais informações sobre o Novas Invasões podem ser visualizadas em novasinvasoes.pt.

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AVALIOU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL NO RIO LIS E PRAIA DA VIEIRA

 Realizou-se esta terça-feira, 19 de agosto de 2025, na Câmara Municipal da Marinha Grande, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento criada na sequência da situação de emergência ambiental no Rio Lis e na Praia da Vieira, resultante da avaria na estação elevatória de Monte Real.

O encontro contou com representantes do Governo, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dos Municípios da Marinha Grande e de Leiria, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis e da empresa Águas do Centro Litoral (ADCL).
Entre os principais temas abordados estiveram a avaliação das ações imediatas de reparação ambiental, o reforço técnico das estruturas elevatórias associadas ao transporte de efluentes e a identificação de mecanismos de apoio aos agricultores e compensações socioeconómicas face aos prejuízos registados.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destacou a importância do trabalho conjunto e referiu que “esta foi uma tragédia que afetou gravemente a nossa região, mas hoje ficou claro que todos estamos empenhados em encontrar soluções. Queremos transformar esta dificuldade numa oportunidade para, de uma vez por todas, resolver os problemas de poluição do Lis”. 
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, destacou a gravidade da ocorrência e a necessidade de respostas estruturais. Lembrou que “este foi um acidente grave, com implicações sérias para o rio Lis e para a Praia da Vieira. Estamos a trabalhar em duas frentes: a resposta à emergência, que passa pela limpeza do rio e reposição do funcionamento da elevatória; e a resposta estrutural, que passa por tornar o sistema mais resiliente. Estamos também a avaliar soluções como o emissário submarino, que poderá garantir maior segurança no futuro.” Pimenta Machado acrescentou que foi reforçada “a frequência das análises à qualidade da água na Praia da Vieira e posso garantir que, neste momento, os resultados são de excelência. A praia está em ótimas condições e agora temos de trabalhar para que o sistema seja mais resiliente e seguro”.

O presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral (ADCL), Alexandra Tavares, sublinhou o empenho da empresa em acompanhar de perto a evolução da situação. “Foi feito um esforço de várias partes para salvaguardar os impactos ambientais e o estado do rio está hoje substancialmente melhor. Vamos reforçar a monitorização, contratar uma equipa independente para avaliar os impactos e garantir um relatório preliminar em 30 dias. Paralelamente, trabalharemos para aumentar a resiliência das estações elevatórias, para que situações destas não voltem a ocorrer.”

O Município da Marinha Grande avançou com a criação de um Serviço de Apoio destinado aos lesados pela situação ambiental, com competências para:
• Levantar os danos, entre 19 e 31 de agosto, através de formulário online disponível em www.cm-mgrande.pt/p/danosriolis ou opção de preenchimento presencial;
• Apoiar os lesados na instrução do pedido de indemnização extracontratual junto da ADCL;
• Prestar apoio técnico na instrução de candidaturas a futuras linhas de apoio.

O serviço destina-se a empresários das áreas de hotelaria, agricultura, pesca, comércio, restauração e outros setores afetados.

A CIMRL é parceira desta iniciativa, fornecendo apoio técnico, em particular na área jurídica.

A Comissão de Acompanhamento voltará a reunir no início de setembro, altura em que serão apresentados os primeiros resultados do processo de avaliação ambiental e das medidas de mitigação em curso.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Quatro operacionais da AFOCELCA feridos no incêndio do Sabugal


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informa que, pelas 17h20 desta tarde, um operacional da AFOCELCA sofreu ferimentos graves e outros quatro sofreram ferimentos leves durante as operações de combate ao incêndio rural que lavra no concelho do Sabugal.

O ferido grave foi estabilizado no local pelas equipas de emergência e posteriormente evacuado, pelo helicóptero do INEM, para o Hospital de São João, no Porto.

Os restantes feridos foram assistidos no local pelas equipas do INEM mobilizadas para o teatro de operações.

A ANEPC está a acompanhar a situação em estreita articulação com as entidades envolvidas.

Carnaxide, 19 de agosto de 2025


Silves | IGREJA DA MISERICÓRDIA ENCERRADA ENTRE 25 E 29 DE AGOSTO

 O Município de Silves informa que a Igreja da Misericórdia estará encerrada no período compreendido entre 25 e 29 de agosto, para intervenção de conservação e restauro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelo transtorno causado.

Aberto concurso para 10 vagas na Força de Sapadores Bombeiros Florestais em Proença-a-Nova


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) abriu, esta segunda-feira, 18 de agosto, um concurso externo para o preenchimento de 88 postos de trabalho na Força de Sapadores Bombeiros Florestais, dos quais 10 são destinados à base de Proença-a-Nova. O procedimento, publicado em Diário da República através do Aviso n.º 20633/2025/2, visa o ingresso na carreira de sapador bombeiro florestal em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Os profissionais a recrutar terão como principais funções a execução de ações de silvicultura preventiva, manutenção de infraestruturas de defesa da floresta, vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, apoio ao combate e a operações de rescaldo, recuperação de áreas ardidas e ainda a sensibilização das populações para a adoção de boas práticas na proteção florestal.

Podem candidatar-se cidadãos com nacionalidade portuguesa, idade entre os 18 e os 25 anos completados no ano da abertura do concurso, habilitações mínimas ao nível do 12.º ano de escolaridade, robustez física e perfil psíquico adequados ao exercício das funções, bem como o cumprimento das leis de vacinação obrigatória. O processo de seleção inclui prova de conhecimentos gerais, exame psicológico, exame médico e prova prática de seleção.

As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 1 de setembro de 2025, preferencialmente por via eletrónica através do endereço recrutamento@icnf.pt ou presencialmente na sede do ICNF, em Lisboa.

Com esta abertura, o ICNF reforça a capacidade operacional da Força de Sapadores Bombeiros Florestais, garantindo mais meios para a defesa da floresta contra incêndios e para a proteção das populações, sendo Proença-a-Nova um dos concelhos a beneficiar diretamente deste recrutamento de nível nacional. Mais informações na página oficial do ICNF.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Oliveira de Frades | Zona de Fruição Ribeirinha da Carriça conquista título: “Praia Fluvial do Ano”


A Zona de Fruição Ribeirinha da Carriça foi distinguida com o prestigiado título de Praia Fluvial do Ano 2025 atribuído pelo Guia de Praias Fluviais. Este galardão premeia, anualmente, as melhores zonas balneares do interior de Portugal, num processo participativo e democrático, em que o público vota nas suas praias favoritas através do portal praiasfluviais.pt. 
São elegíveis para votação todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas, anualmente, pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente e uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal, identificadas na lista com a designação (NC). 
Este reconhecimento, entre mais de 200 praias a concurso, é mais um motivo de orgulho para o concelho de Oliveira de Frades e um convite a todos para conhecerem e desfrutarem deste espaço natural, em São João da Serra.
*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 60 AGOSTO 2025


Disponibilizamos a edição nº. 60 do nosso Boletim InfoADASCA para o mês de Agosto. dando conta que de que já estamos funcionar nas novas instalações no Mercado Manuel Firmino, Lojas 15 e 16 desde o dia 9 de Julho.
Não temos nada a destacar sobre as instalações em si, são as possíveis para já, enquanto durar as obras no Mercado Municipal de Santiago, o mesmo já não podemos dizer sobre a intolerância da Polícia Municipal quanto ao estacionamento das viaturas do colegas dadores. Tem revelado uma desumanidade indescritível.

A ADASCA está ao serviço da comunidade aveirense vai para 19 anos, somos todos voluntários. Agora, multar quem se sacrifica para doar o seu sangue a pensar naqueles que dele necessitam, e ter que pagar no mínimo 30€ de multa, só pode lembrar ao diabo, ou a quem é destituído de sentimentos.

Se um dia necessitarem desta associação, que não não lembrem de vir bater à nossa porta. Não devia descrever aqui, o que me vai no coração, mas, como diz o ditado popular: "Quem não se sente não é filho de boa gente".

Por fim, boa leitura e vejam a fotorreportagem da dádiva em Cacia.

Boas férias para quem está de férias e para quem vai.

Marinha Grande | CARTOONISTA VASCO GARGALO EM CONVERSA NO EDIFÍCIO COSMOS AZUL & MAR

O Município da Marinha Grande organiza no próximo dia 28 de agosto de 2025, às 22h00, no Edifício Cosmos Azul & Mar, em São Pedro de Moel, uma sessão do ciclo cultural “À Conversa Com”, que contará com a presença do cartoonista português Vasco Gargalo.

O encontro oferecerá ao público a oportunidade de conhecer de perto o trabalho e o percurso de um dos mais reconhecidos cartoonistas portugueses.
Vasco Gargalo foi distinguido pelo Cartoon Home Network International como o Melhor Cartoonista Europeu e é o mais recente vencedor do concurso internacional Cartoon Competition Against Forced Labour, distinções que confirmam a relevância do seu trabalho no panorama artístico e social.

A sessão terá um caráter informal e interativo, convidando os participantes a refletirem sobre o papel do cartoon como forma de expressão artística e de intervenção cívica.

O evento insere-se na programação cultural organizada pelo Município da Marinha Grande, em São Pedro de Moel. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | RITA RIBEIRO E MARIA CURADO RIBEIRO EM CONVERSA NO EDIFÍCIO COSMOS AZUL & MAR


O ciclo de conversas promovido pelo Município da Marinha Grande prossegue no dia 29 de agosto de 2025, às 22h00, no Edifício Cosmos Azul & Mar, em São Pedro de Moel, com mais uma sessão “Filho de Peixe Sabe Nadar”, desta vez com a presença da atriz Rita Ribeiro e da sua filha, também atriz, Maria Curado Ribeiro.
A iniciativa pretende ser uma conversa informal que atravessa gerações e reflete sobre a vida e a profissão artística das atrizes convidadas.

O evento realiza-se no âmbito da programação cultural dinamizada pelo Município da Marinha Grande, em São Pedro de Moel.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Mostra artística e cultural decorre no Parque Verde São Mateus. "Juve Open Fest" encerra com sessão Summer End e revela jovens talentos à comunidade


A segunda edição do "Juve Open Fest" encerra no dia 19 de setembro, no Parque Verde São Mateus, em Cantanhede, com apresentação de diversas expressões artístico-culturais, num ambiente de partilha entre os jovens.
Após a primeira edição em julho, na Praia da Tocha, a edição “Summer End” volta a apostar numa programação multidisciplinar, pensada para envolver jovens artistas e projetos parceiros da região, mas também para criar momentos de fruição cultural para pessoas de todas as idades, com acesso livre e gratuito.
A partir das 16h00, o público poderá assistir a demonstrações desportivas, culturais, artísticas e educativas, concebidas para dar a conhecer atividades extracurriculares existentes no concelho e despertar potenciais interessados.
A tarde prossegue com a atuação do projeto “Diskaddicted”, em versão ‘chill out’, seguida da exposição fotográfica itinerante de Cristiano MFoto, que apresenta o seu olhar distinto sobre diferentes contextos e paisagens. No palco, os escritores Tânia Santos e Gil Santos conduzirão uma sessão de declamação de poesia e prosa, incentivando a participação espontânea do público.
Seguidamente, sobe ao palco CLXRO, músico com dezenas de singles lançados e mais de 1 milhão de streams e visualizações nas plataformas digitais, que, nesta edição, vai surpreender o público com uma colaboração especial com o grupo de fado Perpetuum.
Às 20h00, o destaque será um espetáculo audiovisual, concebido pelos artistas Manuel Lopes e Diogo Marques, com música ao vivo de Sabrina Santos (violino e synths).
As projeções serão mapeadas sobre o recentemente inaugurado monumento de celebração dos valores da Liberdade, da Paz e da Democracia.
Seguir-se-á a atuação de estreia dos brassBoom, que combina trompetes, trombones, saxofones tenores e altos, tuba e percussão.
Para encerrar esta edição de final de verão do “Juve Open Fest”, regressa ao palco o projeto Diskaddicted, desta vez com sons mais eletrónicos de “Groove House”, “Pop House” e “Tech House”.



Marinha Grande | PASSEIO NA NATUREZA DÁ A CONHECER AS ARRIBAS CALCÁRIAS DE SÃO PEDRO DE MOEL


No âmbito do programa Bandeira Azul 2025, o Município da Marinha Grande promove no próximo dia 6 de setembro, entre as 09h30 e as 12h30, um passeio guiado dedicado ao tema “Geologia à beira-mar: o que dizem as arribas calcárias de São Pedro de Moel”.
Esta ação é organizada pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A iniciativa será conduzida por Luís Victor Duarte, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que orientará uma visita aos afloramentos rochosos da Praia de São Pedro de Moel e da Praia Velha.
O objetivo passa por dar a conhecer as formações geológicas singulares que marcam a paisagem local, ao mesmo tempo que se promove a reflexão sobre as ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico existente no concelho da Marinha Grande, numa perspetiva de valorização e salvaguarda.
O ponto de encontro será o Posto de Turismo de São Pedro de Moel.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória através do email ambiente@cm-mgrande.pt, estando limitada a 30 participantes e sujeita a confirmação.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Praia da Tocha, Concelho de Cantanhede


A Praia da Tocha é, ainda hoje, uma aldeia pitoresca, calma e tranquila, com um areal dourado onde, a par dos corpos bronzeados dos banhistas, se estendem as redes e os barcos típicos, enquanto os pescadores aguardam que o tempo permita a saída para o mar.





Localização GPS
40.329534 -8.844509
Imagens com DR a favor do Litoral Centro https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/