sábado, 8 de novembro de 2025

Águeda é Natal decorre de 15 de novembro a 11 de janeiro

 Abertura do evento está agendada para as 16h30 do próximo sábado, dia 15 de novembro, com uma parada de Natal e com o acender das iluminações
 
Águeda prepara-se para viver mais uma edição de “Águeda é Natal”. Entre 15 de novembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, Águeda celebra a época mais mágica do ano com um programa diversificado e para todas as idades.
O Maior Pai Natal do Mundo, com cerca de 21 metros de altura e mais de 250 mil luzes LED, volta a iluminar o Largo 1.º de Maio, reafirmando-se como símbolo das festividades natalícias de Águeda, reconhecido pelo Guinness World Records.
No Posto de Turismo, está também disponível o Menor Pai Natal do Mundo, uma nanoescultura do artista britânico Willard Wigan, visível apenas através de microscópio, e que é destacado pela sua minúcia e originalidade.
O Natal em Águeda é também tempo de arte e cultura. O Salão de Chá do Parque Municipal de Alta Vila acolhe, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, a tradicional Exposição de Presépios.
No Centro de Artes de Águeda, estará patente a exposição “Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas” (até 28 de dezembro), enquanto a Biblioteca Municipal Manuel Alegre apresenta a mostra “História do Fado”, de 27 de novembro a 31 de dezembro.
Os interessados poderão ainda embarcar no Comboio Histórico do Vouga (mais informações em www.cp.pt), uma experiência pela única linha de via estreita em operação em Portugal, com visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e ao evento “Águeda é Natal”.
 
Programa de Animação
O programa arranca no próximo sábado, dia 15 de novembro, com a Parada de Natal (16h30) e a Inauguração da Iluminação de Natal (18h00), no Largo 1.º de Maio, marcando o início oficial do evento.
Ao longo de quase dois meses, o Águeda é Natal contará com um vasto leque de atividades que incluem:
- Espetáculos musicais e teatrais, como “Duendes em Apuros”, “Anoitecer” e o grande concerto da Glenn Miller Orchestra (18 de dezembro);
- Eventos desportivos e solidários, como o Águeda Rali Travocar (29 de novembro) e a caminhada “Trilho do Rio Águeda” (7 de dezembro);
- Workshops criativos e sustentáveis, promovidos pelo Laboratório Vivo para a Descarbonização, com destaque para “Coroas de Natal com História” (6 de dezembro), “Cartas Verdes para o Pai Natal” (13 de dezembro) e “Decora que Ainda Dá Tempo!” (20 de dezembro);
- Atividades familiares, como “Panquecas Encantadas de Natal” (30 de novembro), “Sabores de Natal: o Bolo Rei” (1 de dezembro), “Fábrica de Chocolate do Pai Natal” (3 de janeiro) e “Pequenos Pasteleiros: Cupcakes de Natal” (10 de janeiro);
- Concertos de Natal, por várias coletividades como a Banda Alvarense (22 de novembro), Grupo Coral Ré-Canto e o Grupo Coral de Oiã (23 de novembro), a Orquestra Típica de Águeda (8 de dezembro), o Orfeão de Águeda (20 de dezembro).
Destaque ainda para as Jornadas Internacionais de Turismo, este ano sob o tema “Transformar o Turismo: Novos Horizontes” (27 e 28 de novembro, no Centro de Artes de Águeda) e para o Circusfest, um festival de circo contemporâneo que se realiza anualmente no Centro de Artes de Águeda, com espetáculos de circo que se desenrolam ao longo de vários dias. A edição deste ano decorrerá entre 12 e 14 de dezembro.
 
Mais informações e programa completo:
 
PARA AGENDA
Abertura do Águeda é Natal
15 de novembro
- 16h30 - Parada de Natal
- 18h - Inauguração das iluminações de Natal

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

ABASTECIMENTO DE ÁGUA INTERROMPIDO NAS RUAS DR. JOÃO ZEFERINO PEREIRA E ÁLVARO GOMES, FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA


O fornecimento de água nas ruas Dr. João Zeferino Pereira e parte da Rua Álvaro Gomes, na Freguesia de Armação de Pêra, irá sofrer constrangimentos no próximo dia 10 de novembro, entre as 09h00 e as 12h00.

As intervenções na rede pública de abastecimento de água decorrem no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana da Rua D. João II".

O Município de Silves agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados e informa que serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente.

 

 

Ciclaveiro - Kidical Mass 5 de outubro (8ª edição)

 As crianças e as suas famílias voltaram a pedalar em Aveiro, por uma cidade com mais espaço para as crianças, mais verde, com menos carros e menos velocidade. 
Pelo direito a caminhar e pedalar para a escola e brincar na rua sem medo!

No passado dia 5 de outubro, realizou-se a 8ª edição da Kidical Mass em Aveiro!

Aveiro está no mapa deste movimento que decorre em várias cidades do mundo para dar visibilidade à necessidade das crianças e adultos poderem usar os modos suaves e ativos nas suas deslocações diárias (caminhar, bicicleta, skate, trotinete, patins…), exigindo a melhoria urgente da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, com um grande foco nas envolventes escolares.
A 8ª edição da Kidical Mass Aveiro voltou a juntar a comunidade local, mantendo o alto nível de participação registado nas últimas edições que já decorreram na cidade de Aveiro, o que demonstra a crescente mobilização e sobretudo o desejo das pessoas! 
Nesta edição, registámos um maior número de crianças a pedalar nas suas próprias bicicletas, o que denota um sinal claro de maturidade desta massa crítica que tem criado consciencialização coletiva da importância de termos ruas seguras para as crianças se deslocarem de forma ativa. 

Esta adesão demonstra que Aveiro está cada vez mais atento e consciente do que é uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo.

O percurso percorreu locais emblemáticos como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, onde as bicicletas partilham o espaço com autocarros e são obrigadas a contornar diariamente muitos carros estacionados abusivamente em segunda fila e a desviar-se de portas de carros a abrir, enfrentando riscos reais de segurança.

Sabemos que não há mudança verdadeira sem um compromisso do poder político e de quem governa e planeia a nossa cidade. Não há mudança de comportamento sem medidas concretas e só as decisões políticas de planeamento da nossa cidade o conseguem. Não desistiremos de passar esta mensagem para a comunidade e de contribuir para aumentar a massa crítica no nosso concelho.

Esta 8ª edição da Kidical Mass envolveu entidades parceiras da Ciclaveiro na dinamização e apoio à divulgação, às quais deixamos um agradecimento especial, nomeadamente ao CASULO Clube de Arte, às Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Básicas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro e à Haff Delta que cobriu o evento. O percurso pela cidade contou ainda com o inestimável apoio das ciclopatrulhas do Comando Distrital de Aveiro da PSP que, mais uma vez, marcaram presença e tornaram o percurso mais seguro e confortável.

A Ciclaveiro e todas as pessoas que se empenharam na tarefa de organização e mobilização estão orgulhosas da comunidade local que se envolveu e participou nesta manifestação por uma cidade mais respirável, mais segura e mais humana. 

Em maio de 2026 traremos a 9ª edição desta massa crítica de crianças que quer crescer e lutar pelo seu direito a espaço seguro na rua!

Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
7 de Novembro de 2025

Marinha Grande | 33.ª FAG VALORIZA ANIMAÇÃO, TRADIÇÃO E SABORES PORTUGUESES

 O Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande recebe, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro de 2025, a 33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG), uma organização da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), com o apoio do Município da Marinha Grande.
O certame volta a reunir cerca de meia centena de expositores de artesanato e produtos gastronómicos de todo o país, aliando tradição e inovação num evento que é já uma marca identitária do concelho.

A presidente da ASCDCG, Liliana Prior, sublinha que “a FAG é um espaço de encontro entre gerações, onde o artesanato, os sabores e a música se cruzam para celebrar a cultura portuguesa”. Acrescenta que “este evento é também um motor de dinamização económica e social, valorizando o trabalho dos artesãos e produtores, e promovendo o nome da Marinha Grande a nível nacional”.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, destaca “a importância da FAG enquanto exemplo da capacidade associativa do concelho, da qual o Município é um importante e imprescindível parceiro”. O presidente acrescenta que “esta iniciativa continua a afirmar-se como um dos maiores eventos do género a nível regional, preservando a autenticidade das tradições, promovendo o desenvolvimento cultural e económico do concelho e proporcionando experiências únicas a todos os visitantes”.
Um dos grandes atrativos da FAG é a animação cultural, que ao longo de dez dias oferece uma programação diversificada e de qualidade, pensada para diferentes públicos e faixas etárias. O público poderá assistir a concertos, atuações humorísticas, espetáculos infantis, tunas académicas e performances ao vivo, num ambiente festivo e de convívio familiar.
O programa inclui artistas e bandas como 4 Mens, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Kappa Jotta, ÁTOA, Pearl Band – Tributo a Pearl Jam, e DJ sets de Varelas, Vito, Rocky Marciano, AC e Strada, entre muitos outros momentos de animação. 
O evento conta ainda com tasquinhas regionais, dois restaurantes, bares de apoio, demonstrações de artesanato ao vivo e exposições temáticas. A entrada tem um custo diário de 4 euros, dando acesso à visita ao certame e aos espetáculos do respetivo dia. Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro a entrada é gratuita.
A programação cultural da FAG 2025 é a seguinte:

29 de novembro . sábado
22h00 – 4 Mens 
00h00 – DJ Varelas

30 de dezembro . domingo
16h00 – Rita Catita & Amigos (Espetáculo Infantil) 
21h30m – Festival de Tunas:
- Estudantina Universitária de Coimbra
- Instituna – Tuna Mista do Politécnico de Leiria
- Tum’Acanénica – Tuna Mista da ESECS – Leiria
- TAESAS – Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Santarém
00h00 – DJ Vito

01 de dezembro . segunda-feira
16h00 – Apresentação de Escolas de Dança: 
- Rosales Ballet

Ateliê de Dança do Rancho Tá-Mar da Nazaré 
Morais Dance Studio
- Katdancing
- Nellys Dance
21h00 – Quim Roscas & Zeca Estacionâncio

03 de dezembro . quarta-feira 
ZONA DA RESTAURAÇÃO – Entrada Gratuita
21h00 – Jorge Batista

04 de dezembro . quinta-feira
ZONA DA RESTAURAÇÃO – Entrada Gratuita
21h00 – Taverna Comedy

05 de dezembro . sexta-feira
22h00 – Pearl Band – Tributo a PEARL JAM 
00h00 – DJ Rocky Marciano

06 de dezembro . sábado
22h00 – Kappa Jotta 
00h00 – DJ AC

07 de dezembro . domingo
22h00 – ATOA 
00h00 – DJ Strada

08 de dezembro . segunda-feira
16h00 – Demonstração Judo com o Judo Clube da Marinha Grande (a confirmar) 
18h00 – Sor Miguel + Bicalho + Carol Branco.

*Gabinete de Comunicação e Imagem