domingo, 31 de agosto de 2025

Os Mercados de Natal mais famosos da Europa

 Olá Litoral,

Agora que o verão está a acabar, é altura de começar a planear com antecedência uma escapadinha no inverno. No ano passado, tive oportunidade de visitar alguns dos melhores Mercados de Natal da Europa, e é de facto uma experiência maravilhosa - para miúdos e graúdos.

O problema é que os preços nos destinos mais concorridos, como Colmar ou Estrasburgo, disparam nessa época. Muitas unidades hoteleiras triplicam o valor da diária, pelo que a melhor forma de conseguir hotéis a bom preço é reservar com antecedência. Ou seja, planeie o quanto antes - até porque as datas da maioria dos mercados já são conhecidas.

Claro que para ir a Vigo não precisa reservar nada com tanta antecedência, mas se quiser ir a Estrasburgo ou até fazer um roteiro Estrasburgo - Colmar - Basileia para conhecer vários mercados de Natal numa única viagem, não deixe para a última.

Assim sendo, veja estes artigos para se inspirar sobre cinco dos destinos mais emblemáticos no que toca aos Mercados de Natal na Europa.

NOTA: Vá para onde for, peço-lhe que não viaje sem seguro. Ainda neste verão a minha filha foi visitar uns familiares a França, numa viagem aparentemente sem riscos, e acabou hospitalizada. E não, o Cartão Europeu de Seguro de Doença não pagou tudo - por isso, não facilite.

Fazer seguro com 5% de desconto

A terminar, deixo o habitual pedido para utilizar estes links ao planear as próximas viagens. Para si não faz diferença mas para mim é uma grande ajuda. Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens,

*Filipe Morato Gomes

No âmbito programa “Este Verão Mexa-se! Pratique Atividade Física”. Sessões de atividade física gratuita já contam com mais de 500 participantes

Cerca de meio milhar de pessoas já participou nas sessões de atividade física gratuita realizadas no vasto programa desportivo intitulado “Este Verão Mexa-se! Pratique Atividade Física”, organizado pela Câmara Municipal de Cantanhede, através da Divisão de Desporto.
Iniciadas a 8 de junho, no Parque de S. Mateus, as sessões incluem aulas de zumba, yoga, pilates, bodybalance, entre outras.
Este conjunto de atividades passou já pelas Piscinas Municipais de Cantanhede, pela Praia da Tocha e praias fluviais do concelho, assegurando-se, desta forma, atividades desportivas e recreativas abrangendo todos os grupos etários.
A adesão das pessoas é sinal da pertinência deste tipo de iniciativas. É importante proporcionar à população atividades que potenciam o bem-estar físico e mental, mas também incutir a adoção de hábitos de vida saudáveis”, considera o vereador do Desporto, Adérito Machado.
Para o mês de setembro, que se inicia esta segunda-feira, estão já agendadas as seguintes sessões, todas na Praia da Tocha: ABS (11h00, 6 setembro), Pilates (17h00, 6 setembro), Balance (11h00, 7 setembro), GAP (11h00, 13 setembro), Pilates (17h00, 13 setembro) e HIIT (11h00, 14 setembro).
Para estas atividades não é necessário efetuar inscrição prévia.


Opinião - O mistério da última morada da Mãe de Jesus

A figura de Maria ocupa um lugar singular na história do cristianismo. O Evangelho de João relata a cena em que Jesus, no Calvário, entrega a sua mãe ao discípulo amado. Essa breve passagem gerou a convicção de que Maria acompanhou João até ao fim da sua vida. O eco dessa tradição ressoou ao longo dos séculos e continua a dividir estudiosos e fiéis.
A cidade de Éfeso, no Mediterrâneo oriental, foi um dos centros mais importantes do mundo romano. Comércio, cultura e religião cruzavam-se nas suas ruas monumentais. Os Padres da Igreja evocam a presença de João na cidade. Se o apóstolo viveu em Éfeso, não parece improvável que Maria, confiada aos seus cuidados, o tenha seguido. O silêncio das fontes diretas não eliminou a força dessa possibilidade.
O século XIX trouxe um episódio decisivo. A religiosa alemã Ana Catarina Emmerich descreveu em visões uma casa simples nas colinas de Éfeso onde Maria teria passado os últimos anos. Missionários franceses, inspirados por essas descrições, encontraram ruínas no monte Bülbüldağ. A população chamava ao local Porta da Virgem. A coincidência entre a visão e o achado conferiu nova vitalidade à tradição.
As ruínas revelaram sinais de construção bizantina. A cronologia aponta para os séculos VI e VII. Nenhum vestígio material remete para o século I. Jerusalém, em contrapartida, apresenta dados mais consistentes. No século V, o bispo Juvenal referiu a existência de um túmulo de Maria no vale do Getsémani. Peregrinos antigos testemunharam essa veneração e a tradição manteve-se viva até aos nossos dias.
A arqueologia favorece Jerusalém. A devoção popular sustenta Éfeso. A chamada Casa da Virgem tornou-se lugar de peregrinação para cristãos e muçulmanos. Papas modernos celebraram ali a Eucaristia e reconheceram a relevância espiritual do espaço.
O mistério dos últimos dias de Maria continua sem resposta definitiva. Jerusalém oferece a consistência das fontes mais antigas. Éfeso guarda o fascínio de uma tradição transmitida pela fé. Dois lugares disputam a última memória da Mãe de Jesus. A incerteza não diminui a sua presença universal que permanece viva entre gerações e atravessa séculos de história.
*Professor, Historiador e Autor
Paulo Freitas do Amaral