quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Jardim de Natal e concerto de passagem de ano com a banda The Gift em destaque nas comemorações de Natal em Évora


Jardim de Natal decorre de 13 a 28 de dezembro no Jardim Público O Jardim de Natal, as iluminações nas principais artérias do centro histórico, as montras vivas, os concertos alusivos à quadra e o espetáculo de passagem de ano com atuação dos consagrados The Gift, são os principais momentos de uma vasta programação natalícia promovida pela Câmara Municipal de Évora em parceria com diversas entidades. A pensar no comércio tradicional, o Município apostou no desenvolvimento de uma coleção de etiquetas autocolantes temáticas inspiradas no Natal eborense, criando um elemento simbólico, afetivo e colecionável para a comunidade. 
A partir de dia 5 a Cidade acende progressivamente as luzes, culminando na iluminação da árvore de Natal na Praça de Giraldo no dia 10. 
Entre 13 e 28 de dezembro, o Jardim Público transforma-se no coração das celebrações, com o Jardim de Natal a acolher atuações de grupos locais, sessões de contos, música, dança, teatro, performances infantis e momentos de convívio. Este espaço, pensado para famílias, reforça a sua vertente lúdica com uma zona de comida de rua, carrosséis infantis e passeios de burro, atividades que prometem encantar miúdos e graúdos. 
No dia 13 de dezembro, sábado, às 10h00, a abertura do Jardim de Natal faz-se com a Parada Disney. A iniciativa percorre as ruas do centro histórico com personagens emblemáticas, música e muita cor, num desfile que culmina no Jardim Público. 

Montras Vivas cativam o centro histórico a 13 de dezembro 
Um dos momentos mais aguardados regressa às ruas do centro histórico e promete animação para o comércio tradicional, envolvendo a cidade numa atmosfera encantada. Personagens mágicas, música e movimento dão vida às montras, reforçando a ligação entre cultura, comércio local e espírito natalício. 
A música volta também a assumir protagonismo nesta quadra. No domingo, 7 de dezembro, as apresentações de Natal pela Orquestra Juvenil de Sopros de Évora percorrem várias igrejas do concelho, levando melodias festivas às freguesias rurais. A programação integra ainda diversos concertos, destacando-se a Missa para a Noite de Natal, apresentada a 20 de dezembro, na Igreja de São Francisco, numa parceria entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Évora.
A pensar nas famílias, a Câmara promove Oficinas Criativas com várias propostas participativas. A Ludoteca recebe, a 14 de dezembro, a oficina lúdica de Postais de Natal e convida as crianças a explorar a imaginação e a criar postais personalizados. No Palácio de D. Manuel damos larga à imaginação com a oficina “Mesa Posta no Natal”, que decorre a 20 de dezembro, e permite descobrir tradições, técnicas e simbolismos associados à mesa natalícia. 

2025 diz adeus na Praça de Giraldo com concerto dos The Gift 
A festa de passagem do ano celebra-se em grande estilo, na Praça do Giraldo, com a atuação dos The Gift. A banda de Alcobaça começa a tocar pelas 22h00. A entrada em 2026 é assegurada pelo DJ OSKAR, com êxitos dos anos 80, 90 e 2000.

Assembleia Municipal de Évora elegeu representantes para diversos organismos

A Assembleia Municipal de Évora procedeu à eleição dos seus representantes na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, bem como dos representantes para as diversas comissões e conselhos municipais e para o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses na sua sessão extraordinária de 28 de novembro, realizada nos Paços do Concelho de Évora.
Deste modo, a Assembleia Municipal de Évora será representada na Assembleia Intermunicipal da CIMAC pelos seguintes membros: Francisco Figueira, Nazaré Lança, Luís Nunes dos Santos e Gonçalo Costa.
Para a Comissão Municipal de Proteção Civil foi eleito, por maioria, Sérgio Oliveira (Presidente da Junta de Freguesia de Graça do Divor).
O Conselho Municipal da Juventude de Évora terá como representantes Luís Ralo, Luís Nunes dos Santos, Maria Elmina Lopes, Maria das Dores Costa e Paulo Ribeiro, eleitos por maioria.
A representar a Assembleia Municipal no Conselho Municipal de Educação estará Joaquim Godinho (Presidente da União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras).
Para a Comissão Municipal de Economia e Turismo foram eleitos, por maioria, os seguintes nomes: António Lança Carriço, José Figueira, José Manuel Caetano; Raquel António e João Pedro Alpalhão (Comissão Municipal de Economia).
Para a Comissão de Municipal de Turismo: Laura Heitor Coelho, Domingos Cordeiro, César Silva, José Russo e Madalena Seixas.
Na Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, os representantes serão Redolfo Pereira (Presidente da União de Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé) e David Gomes (membro do executivo da Junta de Freguesia de São Bento do Mato).
O representante no Conselho Cinegético Municipal será David Lopes (Presidente da Junta de Freguesia de São Bento do Mato) e no Conselho Municipal de Saúde de Évora será Bernarda Cota (Presidente da Junta de Freguesia de Canaviais).
No Conselho Municipal de Segurança de Évora estará o Presidente da Assembleia Municipal de Évora, Jorge Araújo e todos os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho.
Ao XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em representação das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho foram eleitos como efetiva Bernarda Cota (Presidente da Junta de Freguesia dos Canaviais), e como suplente Redolfo Pereira (Presidente da União de Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé).

Programa de Natal e Passagem de Ano em Évora assegurado em parceria com diversas entidades


A constituição de um grupo de trabalho dinamizado pela Câmara Municipal de Évora em conjunto com diversas entidades permitiu a elaboração de uma programação diversificada de Natal e Passagem de Ano em Évora, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Zorrinho, na reunião pública de Câmara, realizada na tarde de 3 de dezembro.
O programa que foi apresentado em reunião de Câmara antes da sua divulgação pública, reflete segundo afirmou a vereadora Carmen Carvalheira, uma resposta muito solidária de todos os que foram chamados a colmatar a ausência de uma programação preparada pelo executivo cessante, permitindo elaborar um programa da cidade e para a cidade.
Assim, logo no dia 5, serão acesas as primeiras luzes de Natal, culminando a iluminação no dia 10, com a da árvore de Natal, na Praça de Giraldo.
No domingo, 7 de dezembro, têm lugar as apresentações de Natal pela Orquestra Juvenil de Sopros de Évora em diversas igrejas do concelho, nomeadamente nas freguesias rurais. A programação integra, de igual modo, diversos concertos, destacando-se a Missa para a Noite de Natal, no dia 20 de dezembro, na Igreja de São Francisco, numa parceria entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Évora.
Desta programação, destacam-se outros eventos como as Montras Vivas que a 13 de dezembro regressam ao Centro Histórico para animar o comércio tradicional, após vários anos de ausência. Um trabalho em que são parceiros fundamentais a Entidade Regional de Turismo e o Diário do Sul.
Na manhã de dia 13, realiza-se também a abertura do Jardim de Natal, com a Parada Disney a desfilar e animar as ruas do Centro Histórico rumo ao Jardim Público.
O Palácio de D. Manuel e a Ludoteca irão também acolher oficinas para crianças e suas famílias e a festa de passagem do ano contará com a actuação da banda The Gift a partir das 22 horas, na Praça do Giraldo. O DJ OSKAR, animará a entrada em 2026 com êxitos dos anos 80, 90 e 2000. Pode já conhecer a programação preparada para esta época festiva, que terá ainda atualizações, em https://www.cm evora.pt/eventos/natal-em-evora-2025/
Mereceu aprovação unânime o ajuste direto para a empreitada de construção da Extensão de Saúde de Nª Sª da Graça do Divor, bem como a representação da Câmara Municipal de Évora nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de escolas de Évora, sendo constituída pela Vereadora da Educação, Chefe da Divisão de Educação e Intervenção Social e pelos presidentes da União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, União de Freguesias de Bacelo e Srª da Saúde, União de Freguesias de Évora (S. Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão) e Junta de Freguesia de Canaviais.
Nesta reunião de Câmara foram aprovados por unanimidade votos de saudação ao Coordenador Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, Óscar Tojo e ao atleta Francisco Laranjeira (Atletismo) pelo seu desempenho na área desportiva e à meia de Évora. O 11º aniversário do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade também foi saudado, tal como o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada e o Dia Internacional dos Voluntários. Os votos foram apresentados, respetivamente pelo PS, CDU e PSD.

Oliveira de Frades | X Feira da Castanha

No passado domingo, dia 30 de novembro, o Parque de Lazer Moinho da Ponte, em Souto de Lafões, ganhou cor, cheiros e sabores com a décima edição da Feira da Castanha.
 Foi um dia dedicado às nossas tradições, com produtos locais, degustações gastronómicas, animação musical, jogos tradicionais, caminhada, concurso de jeropiga e o tão esperado magusto que aqueceu o final da tarde.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

PRIO abre loja PRIO & Pronto no posto de abastecimento de Vale de Cambra

 O posto PRIO de Vale de Cambra reabre a loja de conveniência com um conceito renovado e soluções modernas que tornam a experiência mais rápida, prática e confortável para os clientes.
O posto localizado na Avenida do Caima, junto à rotunda dos Irmãos Mecânicos, passou por uma renovação loja e dos serviços disponíveis, com foco em facilitar a utilização diária e proporcionar maior conveniência a todos os que o visitam. 
Aberto todos os dias entre as 06h00 e as 22h00, o posto conta agora com uma loja PRIO & Pronto, concebida para garantir conveniência e rapidez, conta também com uma cafetaria, ideal para uma pausa confortável, e oferece um conjunto alargado de serviços que vão além do abastecimento de combustível.
Entre os produtos e serviços disponibilizados neste posto destacam-se:
• Caixa de Multibanco (ATM);
• Venda de gás engarrafado, lubrificantes para veículos e produtos de limpeza automóvel;
• Raspadinhas e Payshop;
• Plataforma Too Good To Go;
• Lockers InPost para receber as suas encomendas e ponto de recolha NACEX;
• Oleão disponível para entregar o seu óleo alimentar usado para reciclar; 
• Ilha de ar e água;
• Lavagem Auto e aspiração para veículos; 
• Abastecimento com Autogás;
• Gasóleo Profissional, com vantagens adicionais para empresas e profissionais;
• Terminal de pagamento automático na bomba disponível 24H;
• Carregamento elétrico para veículos;
 
“Esta remodelação representa mais um passo na nossa estratégia de modernização e proximidade com os clientes. Queremos que os postos PRIO continuem a ser espaços funcionais e adaptados às necessidades dos nossos clientes”, sublinha Miguel Rangel, Diretor de Conveniência e Marketing da PRIO.
Até domingo, dia 7 de dezembro, no posto PRIO de Vale de Cambra, está em vigor a oferta de um café (ou descafeinado) em qualquer compra ou abastecimento.
Todos os dias, a PRIO disponibiliza energia de qualidade a preços baixos, diretos e descomplicados, aliada a soluções que tornam o dia-a-dia dos clientes mais simples e conveniente. Com estas melhorias, reafirma o seu compromisso com a inovação, a modernização e a satisfação dos clientes, assegurando que cada visita ao posto seja rápida e prática.

*LETÍCIA MARTA
PR CONSULTANT  

Ciclo de concertos inicia a 6 de dezembro em Cordinhã. Bandas filarmónicas do concelho animam programação de Natal

 
A programação de Natal apresenta este ano uma expressiva componente cultural e artística, com natural destaque para os concertos protagonizados pelas quatro bandas filarmónicas do concelho em diferentes freguesias.
Tal opção resulta da aposta numa política de descentralização cultural, que ganha especial relevância nesta época festiva, mas também pretende reconhecer o meritório trabalho desenvolvido ao nível musical, cultural e etnográfico pelas filarmónicas, que se assumem como espaços agregadores das comunidades locais.
O pontapé de saída nos concertos é dado já este sábado, 6 de dezembro, com a atuação da Banda de Música da Pocariça, pelas 21h00, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã. A noite promete ser repleta de melodias tradicionais, harmonias festivas e espírito natalício.
Já no dia 20 de dezembro, à mesma hora, é a vez da Philarmonica Ançanense atuar na sede do Club União Vilanovense.
Uma semana depois (27 de dezembro), a Filarmónica de Covões promete animar a noite na Igreja de São Caetano.
A atuação das bandas do concelho, no âmbito da programação natalícia, tem o seu epílogo a 28 de dezembro, na Igreja do Bolho, pela Filarmónica Marialva de Cantanhede.

CTCV marca 40.º aniversário com gesto simbólico de sustentabilidade

 O CTCV assinalou esta manhã, 4 de dezembro, o seu 40.º aniversário com uma iniciativa simbólica e fortemente alinhada com os seus valores: a plantação de 40 espécies de árvores e arbustos nos espaços exteriores dos edifícios localizados no iParque, em Coimbra.
A ação contou com a presença do diretor-geral do CTCV, Baio Dias, da diretora-adjunta, Sofia David, e de Marisa Almeida, responsável da Unidade de Ambiente e Sustentabilidade, que participaram ativamente, juntamente com outros colaboradores, na plantação e destacaram a importância de reforçar a integração entre a dimensão tecnológica do Centro e o seu compromisso ambiental.
Esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 40 anos do Centro, pretende criar um ambiente exterior mais verde e harmonioso com o edificado, ao mesmo tempo que materializa o compromisso contínuo do CTCV com a sustentabilidade. 
Ao longo de quatro décadas, o CTCV tem desempenhado um papel fundamental no Sistema Nacional de Inovação, apoiando empresas industriais no caminho da descarbonização, na adoção de soluções mais eficientes e limpas e na transição para modelos produtivos alinhados com as metas nacionais e europeias de neutralidade carbónica.
A iniciativa “40 anos, 40 árvores” simboliza precisamente esta trajetória: um contributo sustentado para a inovação, a responsabilidade ecológica e o desenvolvimento industrial mais sustentável.
Melhores cumprimentos

*Nuno Nossa

Barcelos | Sustentabilidade no Alojamento Turístico: do Conceito à Prática

 No âmbito do Dia Mundial do Turismo, a crescente preocupação com os impactos ambientais, sociais e económicos do turismo tornou a sustentabilidade uma prioridade estratégica, especialmente no setor do alojamento turístico.
Reconhecendo esta urgência, a Câmara Municipal de Barcelos, através do Departamento de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e a Escola Superior de Tecnologia do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), organiza o seminário “Sustentabilidade no Alojamento Turístico: do Conceito à Prática”, que terá lugar no dia 29 de setembro, às 18h00, no Auditório Eng.º António Tavares da Escola Superior de Tecnologia, no Campus do IPCA.
O evento pretende ser um espaço de reflexão e partilha sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade na gestão de unidades de alojamento. Entre os temas em destaque está a certificação ISO 21401, uma referência estratégica que permite aos estabelecimentos turísticos ganhar credibilidade, eficiência e vantagem competitiva, alinhando-se com as exigências ambientais, sociais e de mercado atuais.
Para a comunidade académica, este seminário será uma oportunidade única de conectar a teoria com a prática, aprofundando conhecimentos sobre gestão responsável, inovação e boas práticas sustentáveis no setor.
Além disso, o encontro irá inspirar profissionais de alojamento turístico de Barcelos a integrar princípios de sustentabilidade no seu dia a dia, promovendo um turismo mais consciente, valorizando o serviço prestado e fortalecendo a atratividade do destino.
O seminário contará com a participação de especialistas e profissionais do setor, criando um diálogo vivo sobre responsabilidade social, consumo consciente de recursos e certificações ambientais, reforçando a importância de uma abordagem sustentável que beneficie tanto a comunidade local como o setor turístico.
O seminário é de inscrição prévia obrigatória em: https://ipca.pt/.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Edifício P, Campus do IPCA

Luísa Baeta apresenta "All over the Place" na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras

 All over the Place, exposição de Luísa Baeta, vai estar patente de 6 de dezembro a 28 de março na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.
De referir que esta mostra constitui-se como um projeto que parte de uma dispersão de registos fotográficos e desenhados, de um quotidiano visual sem predefinições específicas como ponto de partida, nem expectativas de lugar de chegada, que começaram a configurar-se como imagens de territórios fantásticos, de um mundo alternativo. Lugares oníricos e utópicos, em que a visão se altera, que se podem imaginar atravessar e onde se pode imaginar permanecer — planetas, continentes, ilhas, mares, montanhas, planícies, vales, crateras sobre e subaquáticas, e seres que eventualmente os habitam.
Para dar a ver este mundo, Luísa Baeta recorre a processos de impressão, reprodução e instalação, que lhe permitem manter uma ampla liberdade e autonomia de produção, bem como o menor impacto ambiental possível, introduzindo uma manualidade e materialidade, que a fotografia digital dispensa, mas que a artista não. Estes processos permitem-lhe, também, retomar a dualidade entre originais e reproduções, entre película e papel, entre negativo e positivo, retirando à fotografia parte da sua aparente facilidade realista, dificultando o reconhecimento e a identificação de referentes, e acrescentando fragilidade e efemeridade às imagens.
A inauguração da exposição All over the Place acontece no próximo dia 6 de dezembro, pelas 16h00.

Municípios de Águeda e Aveiro têm reunião de trabalho sobre Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda


Decorreu, ontem, na Câmara Municipal de Águeda, uma reunião de trabalho entre as Câmaras Municipais de Águeda e de Aveiro dedicada ao Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda, que contou com os Presidentes das Câmaras de Águeda e de Aveiro (respetivamente Jorge Almeida e Luís Souto Miranda), acompanhados dos técnicos municipais e equipas de apoio que estão a trabalhar no processo.

Esta foi uma das muitas reuniões de trabalho realizadas entre os dois municípios, que se concentrou em ultimar os trabalhos técnicos e administrativos em curso.
A próxima etapa a avançar, nos próximos dias, será a aprovação do projeto de execução, já finalizado e com a Declaração de Impacte Ambiental emitida pela APA (Agência Portuguesa de Ambiente). Seguir-se-á a aprovação da resolução de expropriação dos terrenos indispensáveis à construção do novo traçado e a submissão da Declaração de Utilidade Pública (DUP) à Assembleia Municipal.

Nas próximas semanas, será lançada a abertura do concurso público internacional para a construção da empreitada.

As Câmaras Municipais de Águeda e de Aveiro continuam, assim, a desenvolver todo um trabalho regular e articulado para que a obra avance com a celeridade necessária.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem