sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

No próximo fim de semana. REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE RECOLHA DE BENS ALIMENTARES


A exemplo de outras acções solidárias realizadas, a Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim-de-semana, dias 6 e 7 de Dezembro, uma campanha de recolha de bens alimentares junto de alguns supermercados do concelho, sendo que, o propósito desta acção solidária é ajudar agregados familiares mais desfavorecidos, neste período festivo, assegurando os níveis mínimos de sobrevivência. 
A campanha volta a surgir da vontade dos professores responsáveis da disciplina de Religião e Moral, sendo garantida a colaboração do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, que nestes dias vão disponibilizar cerca de 60 alunos voluntários para garantir as recolhas junto das lojas do Minipreço, Super Douro e Intermarché, conforme as regras definidas pela Rede Concelhia de Emergência Alimentar. 
Através da Loja Social, que a autarquia paivense tem em funcionamento, e que apoia mais de uma centena de agregados familiares do concelho, será possível, neste período difícil que se travessa, com um custo de vida cada vez mais elevado, fazer chegar bens alimentares a um maior número de pessoas e famílias, que passam grandes dificuldades, nomeadamente aquelas economicamente mais vulneráveis. 
Entre os produtos necessários, esta recolha vai privilegiar leite, bolachas, açúcar, farinha, sal, azeite, óleo, manteiga, arroz, massas, conservas e outros produtos enlatados, sendo que, qualquer doação, neste âmbito, será sempre bem-vinda. 
Entretanto, na Tenda de Natal, instalada no Largo do Conde, será disponibilizado um local para a entrega voluntária de bens alimentares e brinquedos, nos seguintes horários : no Sábado, dia 6, entre as 21h e as 23h, e no Domingo, dia 7, entre as 15h e as 22 h. 
A Rede Social de Castelo de Paiva apela à colaboração de todos nesta acção de solidariedade, incentivando uma maior oferta de doações, procurando desta forma, ajudar a debelar carências que ainda se evidenciam no território municipal, tendo em conta que, existe uma maior preocupação na luta contra a pobreza, face aos constantes aumentos dos preços e da inflação.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                     

ILUMINAÇÃO VAI SER LIGADA NA NOITE DO PRÓXIMO SÁBADO. CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA O PROGRAMA “PAIVA NATAL “

A programação de Natal do concelho de Castelo de Paiva arranca no próximo Sábado, dia 6 de Dezembro, com a inauguração da Iluminação de Natal no Largo do Conde, depois da “Gala Frozen – O Reino do gelo em patins”, um espectáculo promovido pelo Hóquei Clube Paivense, no Pavilhão Municipal dos Desportos, seguindo-se as actuações da Classe de Saxofones & Côro 5º ano da Academia de Música de Castelo de Paiva e Quinteto MNC, estando ainda prevista a participação dos Kamuf, com animação de rua na urbe paivense. 
O município paivense preparou uma programação festiva, que decorre até 11 de Janeiro de 2026 e que inclui várias actividades destinadas a toda a família. 
Aos fins de semana, os interessados podem visitar o Mercado de Natal, que vai estar aberto na Tenda de Natal localizada no Largo de Conde, e no Domingo, dia 7, a programação começa por volta das 14h00 com Pinturas Faciais, Algodão Doce, Pipocas, Projecção de Neve e Casa dos Duendes. 
A chegada do Pai Natal à urbe paivense está marcada para as 15 horas, em simultâneo com a participação das viaturas “Paiva Clássicos “, acontecendo uma Recolha de Bens Alimentares, através da Rede Social na Tenda Natal, e uma Oficina de Prendas, orientada pela Biblioteca Municipal, no átrio dos Paços do Concelho, registando-se às 16 h o espectáculo “ Mala Mágica “e às 21h30 uma actuação da Orquestra Ligeira da Academia de Música, na Tenda Natal. 
Já no feriado, dia 8, pelas 14h00, o espaço do Largo do Conde volta a encher-se de animação e fantasia, com os mais pequenos a ter várias actividades, destacando-se as pinturas faciais, insufláveis e slide, acontecendo às 16h o Conto de Natal, programado pela Biblioteca Municipal, com o encerramento às 16h30 a ter o registo da animação de rua com Colectivo Arruada, com o Mercado de Natal a funcionar no decorrer no horário das actividades. 
Esta programação de Natal é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva em pareceria com a Associação Comercial e Industrial e a Academia de Música.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                           

Silves | LICENCIAMENTO DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTO TURÍSTICO NO VALE DO OLIVAL, EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 O Município de Silves informa que, no dia 03 de dezembro de 2025, foi emitido o título de licenciamento das obras de construção de edifício destinado a estabelecimento hoteleiro de quatro estrelas, com 250 unidades de alojamento, com capacidade para 500 utentes, e equipado com cave, piscinas interior e exterior e serviços complementares, bem como áreas técnicas e de parqueamento necessárias ao correcto funcionamento do referido empreendimento turístico, em prédio localizado no Vale do Olival, em Armação de Pêra, concelho de Silves.
A operação urbanística em apreço - cujo projecto de arquitectura foi aprovado durante a vigência do Plano de Pormenor de Armação de Pêra e obteve os pareceres favoráveis do Turismo de Portugal, I.P., e da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Algarve - representa um investimento estimado de € 50 milhões de euros, e terá o prazo de execução de 36 meses, não obstante ser intenção da sua promotora garantir a sua conclusão no mais curto prazo possível, de modo a atenuar e minimizar eventuais constrangimentos a quem reside e trabalha na envolvente do local da obra.
Mais se informa que, em decorrência do licenciamento da referida operação urbanística e de acordo com o contrato de urbanização outorgado em 14 de novembro de 2025, o Município de Silves impôs a instalação de colector de drenagem de águas pluviais (DN1600) na Avenida Beira-Mar poente, em Armação de Pêra, bem como a criação de rede pública de saneamento (rede de esgotos domésticos) e de drenagem de águas residuais pluviais na referida Avenida Beira-Mar, trabalhos esses que, para além de serem necessários e indispensáveis para a construção do empreendimento turístico, vão reforçar e melhorar as condições de infraestruturação e os serviços urbanísticos gerais disponibilizados em toda a zona poente da vila de Armação de Pêra.
De referir ainda que a promotora do empreendimento turístico manifestou interesse em contribuir para a construção de parque de estacionamento público no Vale do Olival, projecto em desenvolvimento pelo Município de Silves, que permitirá valorizar a zona poente da Frente-Mar de Armação de Pêra.
Todas estas obras constituem um contributo importante e decisivo para a colmatação e remate da malha urbana num prédio baldio, com a consequente infraestruturação e qualificação do meio urbano, bem como para o aumento e melhoria da oferta turística, tornando a vila mais atrativa com um empreendimento turístico, que irá gerar cerca de 100 postos de trabalho directos e dinamizar a economia local.
Informa-se ainda que, em consequência daquela operação urbanística, designadamente o reforço e criação de infraestruturas urbanísticas no espaço público, irão ser introduzidas alterações no trânsito rodoviário, a anunciar oportunamente, tal como a praça de táxis da Avenida Beira-Mar, a poente, próxima da pastelaria “Busíris”, irá ser deslocalizada temporariamente para a Rua Francisco Oliveira Santos, em frente à entrada principal do centro comercial “T.A.T.”, em Armação de Pêra, até à conclusão das obras de requalificação da Rua D. João II, numa primeira fase, e das obras de urbanização na Avenida Beira-Mar poente, já numa segunda fase.
O Município de Silves solicita, assim, a melhor compreensão da parte de quem reside e trabalha nas imediações do local da realização das obras licenciadas, atendendo a que as mesmas, não obstante eventuais transtornos que possam vir a gerar, constituem uma mais valia para a infraestruturação, qualificação e valorização da zona poente de Armação de Pêra, bem como para o desenvolvimento económico e social desta vila, através da elevação da qualidade de vida dos seus residentes e visitantes.

 


Oliveira de Frades | Projeto Comunitário: PAISAGEM COM GENTE DENTRO. Sessão de Comunicação Não-Violenta Comunicação Empática no Contexto Comunitário


No dia 27 de novembro deu-se o primeiro encontro com toda a equipa do projeto “Paisagem com Gente Dentro”, uma iniciativa que une fotografia, cultura e inclusão social. 
A sessão, conduzida por Ana Luísa Saraiva (Espaço CreSer Pleno), facilitadora de Comunicação Não Violenta, procurou criar um espaço de reflexão, aprendizagem, escuta ativa e empatia relativamente à comunicação verbal e não verbal. 
Durante esta sessão, os participantes debateram temas como "Comunicar com clareza", "Escutar com empatia" e "Comunicar com autenticidade". Estiveram presentes a Vereadora, Elisa Ferraz de Oliveira, membros do Município de Oliveira de Frades, vários fotógrafos e mentores do projeto. 
Entre as entidades participantes no projeto incluem-se a Associação de Solidariedade Social de Lafões, a Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres, a Universidade Sénior e o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades. 
O projeto “Paisagem com Gente Dentro” foi aprovado no âmbito do programa Inclusão pela Cultura, através de uma candidatura submetida pelo Município de Oliveira de Frades à CCDR Centro.

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

ESSUA SOLIDÁRIA ATÉ DIZER BASTA! (Fotos)


Caros companheiros!
A ADASCA realizou hoje (dia 4 de Dezembro) a última brigada do ano na ESSUA, tendo superado a previsão, quando era para 80 presenças, afinal foram muitos mais, porque nem, todos foram atendidos, se fossem teríamos 100 ou mais.
Repetiu-se o que aconteceu em Abril passado, também não foram atendidos. Alguns cumpriram o prometido, deslocando-se mais tarde ao Posto Fixo da ADASCA no Mercado Municipal de Santiago.
Já o dissemos diversas vezes que não é hábito, divulgarmos os resultados que obtemos em cada brigada. Vamos excepcionalmente, fazê-lo de novo.
Registámos cerca de 77 inscritos, 53 aprovados, 45 doaram pela 1ª. vez, 22 suspensos temporariamente, 2 eliminados definitivamente.
Obrigado à Ana Filipa das Relações Públicas pela sua incansável colaboração, à Direcção da ESSUA na pessoa do seu Director, aos Núcleos de Estudantes que se associaram e à Comissão da Faina, sendo extensivo a todos quantos não ficaram indiferentes ao nosso Convite.
Tecnicamente, a colheita de sangue esteve a cargo do CST de Coimbra. A Direcção da ADASCA apresenta as suas desculpas a todos quantos não foram atendidos, embora a não sejamos directamente intervenientes no que decorreu menos bem.
As próximas datas podem ser consultadas no site www.adasca.pt




















NB: não fizemos fotos a doarem sangue, para não atrapalhar os enfermeiros/as que nos fazem vista grossa.