quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Oliveira de Frades | O cinema voltou a encher em Oliveira de Frades!

No passado domingo, o Cineteatro Dr. Morgado – Casa das Artes voltou a ter casa cheia com a sessão de cinema dedicada a toda a família: “Daffy e Porky Salvam o Mundo”. 
No próximo dia 21 de setembro irá decorrer uma nova sessão cinematográfica no grande ecrã! 
21 SET | 16h00 e 21h00 | Filme: “O Pátio da Saudade” 
Entrada livre (sujeita à reserva de bilhete).

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Évora introduz novas medidas de mobilidade junto a escolas no início do ano letivo

A Câmara Municipal de Évora assinalou o arranque do novo ano letivo e a Semana Europeia da Mobilidade 2025 com a implementação de um conjunto de medidas destinadas a reforçar a segurança rodoviária e pedonal em três estabelecimentos de ensino da cidade. 
Na Escola Secundária Severim de Faria, a intervenção incidiu na instalação de dispositivos de acalmia de tráfego antes e depois da passadeira existente, medida que visa aumentar a proteção da comunidade escolar nos períodos de maior movimento, sem comprometer a circulação automóvel nem a atuação dos serviços de emergência. Recorde-se que a gestão desta via, anteriormente sob alçada das Infraestruturas de Portugal, é agora da Câmara Municipal de Évora, pelo que a delegação da mesma permitiu que a autarquia pudesse agora efetuar esta intervenção. 
Na Escola Básica de Santa Clara foi criada uma zona “Kiss & Go”, com três lugares reservados para a tomada e largada de alunos, de modo a reduzir congestionamentos na Rua Serpa Pinto e a combater o estacionamento irregular. Além disso, a autarquia estabeleceu uma zona de coexistência na Rua de Santa Clara e nas vias adjacentes, que dá prioridade aos peões, condiciona o estacionamento a locais sinalizados e permite a realização de jogos na via pública. 
Também na Escola Básica da Vista Alegre foram introduzidas alterações ao regime de trânsito, com o objetivo de melhorar a fluidez da circulação automóvel e reforçar a segurança dos alunos, pais e encarregados de educação. 
Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, mais especificamente, no que toca à utilização do automóvel particular. Este ano o tema é: “Mobilidade para Todos”.

Música, teatro, comédia, dança e cinema de regresso ao Cine-Teatro de Estarreja

 O final do verão aproxima-se e com ele a nova temporada do Cine-Teatro de Estarreja (CTE), com a mesma programação eclética.
Sábado, dia 20, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins celebra 18 anos no alto do seu enorme sucesso internacional, sendo reconhecida como uma das melhores e mais ativas orquestras de plectro europeias. A comédia enche o palco com o talento de José Pedro Gomes e Aldo Lima, que encarnam os Amigos da Treta (dia 27).
Festival de jazz em outubro
Outubro abre com o clássico Romeu e Julieta, com a Quorum Dance Company, para, logo de seguida, receber os acordes do ESTARREJAZZ - Festival de Jazz de Estarreja, dia 8, com o mítico baterista Mário Barreiros. No dia seguinte, Tomás Marques, joga em casa, com a primeira parte a cargo do João Rocha Quartet. A aclamada Glenn Miller Orchestra sobe ao palco dia 10, e a Orquestra das Beiras, encerra, dia 11, com o trompetista convidado Gileno Santana.
Cine-Teatro fora de portas com teatro na Praça Francisco Barbosa
 
O Teatro Paraíso, do Trigo Limpo Teatro ACERT, apresenta-se na Praça Francisco Barbosa, dia 25. A entrada é gratuita, a lotação limitada e por isso requer levantamento de bilhete no CTE. No dia seguinte, O Melhor Primeiro Concerto Para Bebés invade o palco do CTE com muitas emoções partilhadas entre interpretes e bebés. A encerrar o mês, o stand-up de Guilherme Duarte que apresenta Matrioska (dia 31).
 
No primeiro dia de novembro, Diogo Zambujo, faz jus ao seu apelido, no Café-Concerto. A Companhia da Esquina, apresenta a peça A Pérola, a partir da obra homónima de John Steinbeck, Prémio Nobel da Literatura (dia 15), e Cátia Mazari Oliveira, A GAROTA NÃO, sobe ao palco, dia 21, com o seu novo disco.
Em dezembro, com o Natal à porta, a Companhia Jovem de Dança do Porto, evolui em palco com o inevitável Quebra Nozes (dia 6). O já esperado Concerto de Natal, enche as nossas almas, com a Orquestra das Beiras e os cantores convidados Rebeca Reinaldo e Paulo Lapa, finalistas do The Voice Portugal (dia 21).
 
No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, com filmes europeus e de autor, Cinema Infantil e Cinema em Cartaz, com filmes, também, acabados de estrear.
Concertos Íntimos 2026 
 
Pode ainda adquirir os seus bilhetes, ou bilhete-passe, para o ciclo de Concertos Íntimos 2026: Nena e Joana Almeirante (dia 24 de janeiro), Ana Lua Caiano (dia 28 de fevereiro) e Chico César (dia 21 de março).
 
Consulte a AME - Agenda Municipal de Estarreja para a nova temporada: http://bit.ly/47GQLyr
 
Bilhetes disponíveis em cte.bol.pt, na bilheteira do Cine-Teatro ou através dos contactos 234 811 300/ bilheteira@cineteatroestarreja.com.
 
*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Sexta-feira, no Parque Verde de São Mateus. Juve Open Fest traz espetáculo audiovisual ao monumento da liberdade em Cantanhede

 
O Monumento de Celebração dos Valores da Liberdade, Paz e Democracia vai servir de pano de fundo e de palco para o espetáculo audiovisual agendado para a próxima sexta-feira, dia 19 de setembro, pelas 20h00, no Parque Verde de São Mateus, em Cantanhede, no âmbito da segunda edição do Juve Open Fest.
O espetáculo inédito combina projeções de vídeomapping com efeitos de laser, concebidos para interagir com a arquitetura do monumento, criando uma narrativa visual que remete para o futuro. O design visual foi criado pelos artistas Diogo Marques e Manuel Lopes, acompanhado pela música ao vivo de Sabrina Santos, que irá conjugar violino e sintetizadores.
O espetáculo de som e imagem prosseguirá com a música do projeto “DISKADDICTED” com o objetivo de dinamizar a pista de dança, misturando cada sonoridade com uma identidade própria, combinando linhas de baixo hipnóticas e melodias vibrantes.
Após a edição de estreia do “Juve Open Fest”, em julho, na Praia da Tocha, a segunda edição deste evento itinerante volta a apostar numa programação multidisciplinar, pensada para envolver jovens artistas e projetos emergentes da região, mas também para criar momentos de fruição cultural para pessoas de todas as idades, com acesso livre e gratuito.
O conceito do evento assenta na valorização da criatividade juvenil, reunindo diferentes expressões artístico-culturais feitas por jovens e para jovens, num ambiente de partilha que convida toda a comunidade e gerações a celebrarem em conjunto.
A partir das 16H00, o público poderá assistir a demonstrações desportivas, culturais, artísticas e educativas, concebidas para dar a conhecer atividades extracurriculares existentes no concelho e despertar potenciais interessados.
A tarde continua com a atuação do projeto “Diskaddicted”, em versão ‘chill out’, seguida da exposição fotográfica itinerante de Martim Oliveira, que traz consigo o seu olhar distinto sobre diferentes contextos e paisagens. Os escritores Tânia Santos e Gil Santos sobem ao palco para dinamizar uma sessão de declamação literária.
Posteriormente, sobe ao palco CLXRO, músico com dezenas de singles lançados e mais de 1 milhão de streams e visualizações nas plataformas digitais, que, nesta edição, vai surpreender o público com uma participação especial com o grupo de fado Perpetuum.
No final realiza-se o espetáculo audiovisual, encerrando com sons mais eletrónicos de “Groove House”, “Pop House” e “Tech House” do projeto DISKADDICTED.


Porto de Mós assinala Dia Mundial do Turismo

 Nos próximos dias 27 e 28 de setembro, Porto de Mós celebra o Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado ao tema “Turismo e Transformação Sustentável”.

No Dia Mundial do Turismo, reconhecemos que o turismo é feito de pessoas, lugares e histórias. Ao celebrá-lo, reforçamos o compromisso de promover um território sustentável, inclusivo e valorizado, em que cada visitante se torna embaixador da nossa identidade.

Assim, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Município irá assinalar a data com duas ações distintas - a entrega de um kit com produtos locais e informação sobre o concelho a todos os que pernoitarem por cá (entrada nos dias 26 e/ou 27 de setembro). Cada visitante levará consigo, não apenas sabores e aromas da nossa terra, mas também um convite para descobrir o património, a paisagem e as tradições que fazem deste um destino único. Este gesto pretende valorizar os agentes locais, promover a autenticidade do território e reforçar a importância do turismo como motor de desenvolvimento sustentável.
Por outro lado, o concelho, conhecido pelo seu património natural, histórico e cultural, associa-se a esta data com um programa diversificado que reforça a importância do turismo enquanto motor de desenvolvimento local, de valorização do território e de promoção da sustentabilidade. Para tal, conta com a participação de 8 operadores turísticos que propõem a realização de diversas atividades no território do PNSAC.

Este conjunto de ações fazem parte da estratégia turística, encetada pelo município de Porto de Mós em 2017. É o momento de reconhecer a estratégia definida para tornar o território mais atrativo e competitivo, valorizando o património que conta a história local, a paisagem que encanta quem nos visita, os agentes locais, que com dedicação e autenticidade dão vida a cada experiência. O turismo é mais do que visitar um lugar: é viver a sua história, respeitar os seus valores e projetar a sua riqueza para o futuro.

Mais do que visitar, esta é uma oportunidade para viver experiências únicas, descobrir tradições, saborear a gastronomia e sentir a autenticidade das nossas gentes. Porque viajar é também transformar-se e contribuir para um futuro mais sustentável.
 
Informação completa sobre o programa de atividades AQUI!
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação


MINISTRO DA EDUCAÇÃO VISITA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PORTO DE MÓS

 O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, esteve em Porto de Mós, no dia 16 de setembro, para abrir o ano letivo 2025/2026 e visitar as obras de requalificação e ampliação da Escola Secundária de Porto de Mós que se encontram a decorrer.
 
Na sua intervenção, o governante frisou que as obras que decorrem são parte integrante de uma estratégia alargada de requalificação dos estabelecimentos de ensino a nível nacional. Estratégia essa que procura melhorar as condições da comunidade escolar em termos de infraestruturas e equipamentos.
Com esta ação, pretende-se evitar a degradação dos estabelecimentos escolares, facto que se tem verificado nos últimos 40 anos, de acordo com o Ministro da Educação, através da realização de obras de manutenção e melhoria regulares.
Neste sentido, Fernando Alexandre, enfatizou a importância que as autarquias terão na identificação e realização dos trabalhos de requalificação, reiterando o aumento das competências a transferir para as autarquias e o papel ativo que estas terão cada vez mais na área da educação, num trabalho conjunto com agrupamentos de escolas, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais e o Estado Central.
Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, afirmou que a visita do Ministro da Educação a Porto de Mós denuncia o reconhecimento da centralidade que Porto de Mós ocupa na rede educativa da região, depois de vários anos de trabalho para sinalizar a Escola Secundária de Porto de Mós como prioritária. A intervenção estrutural concretiza-se, portanto, num investimento de mais de 10 milhões de euros, apoiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, com objetivo, segundo o autarca, de criar igualdade de oportunidades aos alunos no acesso a uma educação com as mesmas condições de qualquer grande centro urbano.
 
De referir, que o agrupamento e a Escola Secundária de Porto de Mós, têm visto o seu número de alunos a crescer sistematicamente nos últimos anos, como afirmou Pedro Gil Vala, Diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, o que inclui, naturalmente, um aumento também do número de alunos estrangeiros, que neste momento representam 29 nacionalidades distintas.
Face a esta diversidade de interesses, competências e necessidades, a possibilidade de educar com melhores condições será uma mais-valia para a toda a comunidade escolar e um contributo inquestionável para alcançar melhores resultados.
 
No final das intervenções, a comitiva seguiu para a visita à obra, acompanhada pelo engenheiro e arquiteto responsáveis. A visita incluiu o Pavilhão 6, já reabilitado e a ser usado, prevendo-se a conclusão do Pavilhão 1 no decorrer do mês de outubro, data em que se iniciará a intervenção nos pavilhões 2 e 4. Os pavilhões 5 e 3 serão intervencionados a partir de janeiro de 2026.
 
Com esta intervenção a ESPM verá reabilitadas 35 salas de aula, contando com mais 11 salas de aula novas, 4 laboratórios, cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, auditório, sala de professores, salas de música para Ensino Articulado, instalações sanitárias acessíveis, secretaria e portaria e um novo campo de jogos, sendo que todos os espaços vão ter equipamentos e mobiliários novos.
A  intervenção permitirá uma significativa melhoria dos espaços físicos interiores e exteriores, nomeadamente, ao nível da climatização com grandes ganhos na eficiência energética, nas acessibilidades para todos, tornando a escola totalmente inclusiva, assim como adaptar toda a oferta estrutural a um modelo moderno e sustentável, cumprindo os novos desafios da educação/ensino, permitindo ao concelho de Porto de Mós elevar em grande escala os seus níveis de qualidade na oferta pública escolar a toda a comunidade educativa.
A modernização e requalificação da escola vai, ainda, ao encontro dos desafios da transição verde e digital, através da sua reabilitação, ao incluir Unidades de Produção para Autoconsumo, tornando-a um espaço mais eficiente e sustentável. O projeto prevê a aplicação de medidas de forma a garantirem que os edifícios a construir e a reabilitar se tornem mais resilientes e adaptados às alterações climáticas, reduzindo a vulnerabilidade às ondas de calor, bem como ao risco sísmico.
 
A Escola Secundária de Porto de Mós faz parte do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e é recetora de alunos das 10 freguesias do concelho. Engloba os níveis de ensino desde o 3º ciclo ao secundário e também o ensino profissional. Depois de concluídas as obras será integrado o 2ºciclo, que atualmente está a funcionar em instalações em grande estado de degradação e sem as devidas condições para proporcionar um ensino adequado aos alunos, na EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua.           
Assim, a Escola Secundária de Porto de Mós, após a intervenção, terá capacidade para acolher mais 308 alunos, num total de 1288 alunos e dará resposta ao 2º e 3º ciclos e ensino secundário, num edifício moderno com mobiliário novo e equipamentos digitais que vão tornar a escola mais atrativa.
 
Este projeto enquadra-se na medida de Investimento RE-C06-i09 – “Escolas novas ou renovadas”, inserida na Componente 6 “Qualificações e Competências” do Plano de Recuperação e Resiliência, e tem como principal objetivo a modernização e requalificação dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário identificados como necessitando de intervenção prioritária.
O custo total do investimento é de 9.527.606,87€,  sendo o Custo Total Elegível para o PRR de 9.308.299,57€.
O investimento teve início a 2 de dezembro de 2022, com os estudos e projeto de execução, e a data de conclusão está prevista para 30 de junho de 2026.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Barcelos | 3ª fase de Candidaturas aos Mestrados Profissionais do IPCA

 Até 30 de setembro está a decorrer a 3ª fase de candidaturas aos Mestrados Profissionais do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), destinados para profissionais com experiência mínima de cinco anos, que pretendem requalificar-se ou adquirir novas competências. 
Estes programas de formação avançada combinam a experiência das empresas com uma formação académica especializada e ajustada às necessidades atuais,  oferecendo uma resposta concreta às exigências do mercado de trabalho e aos desafios da transformação digital e organizacional.
Os cursos disponíveis nesta 3ª fase são:

  • Cibersegurança Aplicada
  • Gestão Digital para Serviços Públicos
  • Gestão Fiscal
  • Gestão para Executivos
  • Tecnologias de Apoio à Educação STEAM
As candidaturas decorrem online no Portal Estudar , onde está disponível toda a informação detalhada sobre os cursos e respetivas condições de acesso.
Os estudantes admitidos poderão ainda candidatar-se a bolsas de incentivo, atribuídas no âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, que contempla três tipologias:
  • Bolsas Mérito +,
  • Bolsas Mulheres + e
  • Bolsas Emprego +.
Com mais de 30 anos de compromisso com a qualificação e valorização profissional da região e do país, o IPCA continua a apostar na formação ao longo da vida como motor de inovação, competitividade e desenvolvimento pessoal.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Junta de Freguesia de Benfica disponibiliza 4 lugares no Alojamento Estudantil para alunos do ensino superior de Proença-a-Nova

 

O Município de Proença-a-Nova e a Junta de Freguesia de Benfica assinaram um protocolo que visa disponibilizar quatro lugares de alojamento para jovens do concelho que ingressem pela primeira vez no ensino superior.
A Junta de Freguesia de Benfica dispõe de um edifício adaptado a esta finalidade, designado por "Alojamento Estudantil de Benfica" e irá assim disponibilizar dois quartos duplos ao abrigo deste protocolo.

Os interessados deverão preencher os seguintes requisitos: ser residente no concelho de Proença-a-Nova; não ser já beneficiário de bolsa de estudo municipal, atribuída ao abrigo do disposto no Código Regulamentar de Ação Social do Município de Proença-a-Nova; estar a candidatar-se/ingressar ao ensino superior pela primeira vez; e a instituição de ensino superior que irá frequentar se localize na Área Metropolitana de Lisboa.
Os candidatos serão ordenados com base numa ponderação mista de duas variáveis: a sua média escolar de conclusão do ensino secundário (60%) e o seu rendimento per capita (40%). O preço do alojamento é referente a cada estudante, determinado pela Junta de Benfica tendo em conta o enquadramento legal aplicável, e é de € 91,44 para estudantes bolseiros e de € 339,63 para estudantes não bolseiros.

As candidaturas estão abertas até 30 de setembro e formalizadas presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal – nos dias úteis, das 09h00 às 16h00; nos Serviços Online da Câmara Municipal, em https://servicosonline.cm-proencanova.pt/ > Educação > Alojamento Estudantil de Benfica.

As normas de candidatura podem ser consultadas no site do Município.

*Andreia Gonçalves
Unidade de Comunicação, Turismo e Eventos

O 3º Congresso da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa está a menos de um mês de distância

 

  • Sob o tema “Identidades Vivas”, o Congresso irá explorar o valor da autenticidade e os desafios de salvaguardar o património, enquanto fomenta o desenvolvimento do turismo nas celebrações.
  • O evento ocorrerá nas cidades portuguesas de Ovar e Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de outubro de 2025.
  • O programa inclui quatro conferências, duas mesas redondas e três painéis temáticos com contribuições de cerca de vinte especialistas de Portugal, Espanha, Eslovênia, Croácia, Polônia e Malta.
  • O evento é organizado em colaboração com a Comissão das Solenidades da Quaresma de Ovar e a Comissão da Semana Santa de Santa Maria da Feira

 

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa está a finalizar os preparativos para a terceira edição do Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa, que ocorrerá de 8 a 10 de outubro nas cidades portuguesas de Ovar e Santa Maria da Feira. Sob o tema "Identidades Vivas", o congresso irá abordar o valor da autenticidade e os desafios da salvaguarda do património e do desenvolvimento do turismo nas celebrações.

Organizado pela Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, em colaboração com a Comissão das Solenidades da Quaresma de Ovar e a Comissão da Semana Santa de Santa Maria da Feira, tem o apoio do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Porto) e do CEHR (Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa).

 

O programa é estruturado em torno de conferências e mesas redondas lideradas por especialistas de diferentes países, e a inscrição está fixada em 40€, aberta até o dia 6 de outubro.

 

O Congresso busca abordar a Semana Santa e a Páscoa na Europa a partir de uma perspectiva global, destacando os elementos históricos e rituais compartilhados, assim como examinar o significado atual dessas celebrações dentro do contexto europeu. O objetivo é enfatizar a identidade que permeia as celebrações, tanto nas pessoas quanto nos lugares onde acontecem, em sua continuidade e evolução.

 

Explorando as Identidades Vivas

Após refletir sobre a "Semana Santa como Patrimônio Comum" no primeiro congresso, e sobre a transição "Do Local ao Universal" no segundo, esta terceira edição propõe explorar as "Identidades Vivas" expressas através das práticas e manifestações da Semana Santa e Páscoa. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o valor da autenticidade e os desafios enfrentados por essas celebrações no contexto do desenvolvimento do turismo.

Entre os seus objetivos estão: explicar o conceito de «identidade» e entender como ele se reflete nas comunidades e suas práticas; debater a relevância da interdisciplinaridade no estudo das celebrações, bem como os desafios impostos pelos processos de salvaguarda; explorar as diferentes expressões das práticas e manifestações da Semana Santa e Páscoa, resultado de um processo contínuo de intercâmbio; e discutir e refletir sobre os desafios que o turismo impõe a essas celebrações atualmente.

 

Programa do Congresso


O congresso inclui quatro conferências e duas mesas redondas, bem como três painéis temáticos com contribuições de cerca de vinte especialistas de Portugal, Espanha, Eslovênia, Croácia, Polônia e Malta. Os painéis são organizados sob os seguintes temas: "Paixão e Identidade", "Religião e Cultura no Espaço Público" e "Cidade, Crenças e Pessoas". Além disso, foram agendadas visitas e atividades culturais para permitir que os participantes descubram as cidades anfitriãs do evento.

 

O congresso visa reunir especialistas de diferentes nacionalidades para contribuir para o intercâmbio científico e a colaboração sobre um elemento patrimonial que permanece vivo e relevante, e que ano após ano atrai um grande número de fiéis, turistas, estudiosos e o público em geral.

 

Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, estabelecida em 2019, é uma organização dedicada a promover as tradições ligadas à Semana Santa e Páscoa, salvaguardando assim o seu rico património. O seu principal objetivo é contribuir para um entendimento mais profundo dos valores deste vasto legado, que permanece vivo em grande parte da Europa. Um legado que combina notáveis diferenças locais com a sua presença generalizada como um elemento comum em muitas regiões.

 

(Foto em anexo: imagem do 2º Congresso, realizado em Palermo, Sicília (Itália), em 2023)

 

*Abel Rocha

Departamento de Comunicação e Imagem

Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

www.semanasantabraga.com

Automóveis clássicos italianos regressam à estrada com o La Passeggiata

 Com 62 inscritos, este sábado, 20 de setembro, realiza-se o La Passeggiata, o encontro que celebra a tradição e a elegância do automóvel clássico italiano. Com organização do ACP Clássicos e o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana para Portugal e o patrocínio da Embaixada de Itália, o passeio vai reunir exemplares emblemáticos de várias épocas, com destino ao Palace Hotel da Curia. 

A edição de 2025 destaca-se pela presença de modelos de grande valor histórico e colecionista que marcaram as últimas nove décadas da indústria automóvel. O exemplar mais antigo é um Fiat Balilla de 1937. Entre os mais raros estão o Lancia Aurelia B20 GT S Coupé (1958) e o Alfa Romeo Montreal (1973). No centro das atenções também estarão o Lancia Montecarlo (1981), o Ferrari Dino 246 GT (1971) e o Ferrari 512 TR (1992), entre muitos outros exemplares. 


O passeio inicia-se na Curia e percorre o trajeto até à Mata do Bussaco, considerado o momento central do evento. Em Lisboa e Porto terão lugar concentrações de participantes e respetiva ligação até à Curia, mas é no percurso entre a Curia e o Bussaco que se vive a verdadeira essência do La Passeggiata. 


Durante a tarde, o programa inclui visita e lanche nos jardins da Mata do Bussaco, seguidos de aperitivo e jantar no Palace Hotel da Curia. O dia termina com a escolha do conjunto mais elegante, reforçando o espírito de estilo e convivência que distingue o La Passeggiata. 


O evento conta ainda com o apoio da Generali Tranquilidade, da Falconeri, da Emporio Italia, da NZN e da Fundação Mata do Bussaco. 
PROGRAMA 


20 de setembro de 2025 – Lisboa 
09:00 Início da Concentração na Praça de Itália – Restelo 
09:45 Partida em direção à Curia 
13:00 Almoço livre 
15:00 Chegada ao Palace Hotel da Curia e check-in 
16:30 Partida em direção à Mata do Bussaco 
17:15 Visita e lanche nos jardins da Mata do Bussaco 
19:45 Aperitivo – Palace Hotel da Curia 
20:30 Jantar 
22:30 Escolha informal do conjunto mais elegante 


20 de setembro de 2025 – Porto 
09:15 Início da Concentração na Sede ACP Porto: Rua Gonçalo Cristovão 2 
10:00 Partida em direção à Curia 
13:00 Almoço livre 
15:00 Chegada ao Palace Hotel da Curia e check-in 
16:30 Partida em direção à Mata do Bussaco 
17:15 Visita e lanche nos jardins da Mata do Bussaco 
19:45 Aperitivo – Palace Hotel da Curia 
20:30 Jantar 
22:30 Escolha informal do conjunto mais elegante 

Momentos ideais para observação, fotografia e filmagem dos automóveis 


• Exposição no Palace Hotel da Curia – todos os clássicos reunidos no cenário histórico do hotel, em ambiente de mostra estática. 
• Curvas da N336 na Serra do Bussaco – oportunidade única para captar os automóveis em movimento, num dos percursos mais icónicos e fotogénicos do evento. 
• Jardins da Mata do Bussaco – durante a visita e lanche, os carros estarão estacionados num enquadramento natural de grande beleza. 

Fonte: ACP

 

Cantanhede | Espaço Cidadão da União das Freguesias de Covões e Camarneira entrou em funcionamento


Abriu ao público, na segunda-feira, o “Espaço Cidadão” no edifício da União das Freguesias de Covões e Camarneira, um balcão de proximidade que pretende facilitar o acesso da população a serviços da administração pública.

Este local reúne diferentes entidades e serviços da administração central que prestam serviços de interesse público.

Por exemplo, pode-se proceder à renovação da carta de condução, à alteração de morada no Cartão de Cidadão, à ativação da Chave Móvel Digital, fazer o pedido do registo criminal, entregar despesas à ADSE, pedir a emissão de certidões e simulações da Segurança Social, assim como diversos serviços da Autoridade Tributária, entre outros.

No momento esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o presidente da União das Freguesias de Covões e Camarneira, Asdrubal Torres, e outros membros do executivo municipal e da respetiva Junta da União de Freguesias.
Recorde-se que a resposta do Espaço do Cidadão às pessoas representou, na altura, um passo importante no esforço de modernização técnica e administrativa que o Município de Cantanhede procurava promover a diferentes níveis. Esse esforço tem sido, entretanto, ampliado, numa lógica de ainda maior descentralização de alguns serviços, neste caso, às freguesias.

Nesta altura, são já cinco as que se encontram a funcionar e está prevista para breve a abertura de mais quatro, em Cadima, Murtede, São Caetano e ainda em Vilamar e Corticeiro de Cima, no âmbito de protocolos celebrados entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), o Município de Cantanhede e as respetivas juntas de freguesia.

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, nos dias úteis.

Évora`| Documentário Vozes de Abril apresentado publicamente a 20 de setembro na Praça de Sertório

Com a participação ao vivo do Coro Vozes de Abril com a Orquestra do Alentejo As Vozes de Abril, projeto do município de Évora que, em 2025, dirigido pela cantora Mara, integrou um coletivo de 80 Cantores e 12 músicos, ganha agora vida num documentário de cerca de 30 minutos produzido pela autarquia. As imagens e testemunhos foram registados em ensaios e nos dois espetáculos ao vivo que aconteceram no Teatro Garcia de Resende, com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril como pano de fundo.
Até ao momento, realizaram-se três concertos das Vozes de Abril com a Orquestra do Alentejo (o primeiro aconteceu na Praça de Giraldo no dia 25 de abril), num coletivo que integra cantores de grupos do concelho, os músicos da orquestra e muitas outras vozes que se quiseram juntar. Com direção de Mara, a cenografia de Márcio Pereira e o apoio da Associ’Arte, o trabalho desenvolvido tornou possível o envolvimento da comunidade e o encontro de gerações. O resultado, esse, não deixou dúvidas ao público que encheu os espetáculos já realizados.
No próximo sábado, 20 de setembro, às 21h00, a Praça de Sertório vai servir de palco à apresentação do resultado final destes encontros entre cantores, músicos e comunidade.



Oliveira de Frades | Comédia “Piolhos & Actores”

O Cineteatro Dr. Morgado - Casa das Artes de Oliveira de Frades recebe no próximo sábado, dia 20 de setembro, a peça de teatro “Piolhos e Actores”, uma experiência imperdível para todos os amantes das artes.
Entrada livre (sujeita à reserva de bilhete) M/12
Reserva de bilhetes: 2ticket.pt/cmoliveiradefrades

Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | Nova edição do Mestrado europeu em Neurociências da UC integra neurocomputação e IA

 
O programa Neurasmus, um mestrado europeu de referência em Neurociência lecionado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), reafirma a sua liderança académica com o lançamento da sua mais recente edição, Neurasmus 4.0. Este curso é financiado pela União Europeia em 3,8 milhões de euros, montante que permitirá a atribuição de bolsas de estudo.

Criado em 2010, o Neurasmus tem vindo a evoluir para responder às crescentes exigências do ensino superior em neurociência, oferecendo uma formação interdisciplinar de excelência em várias universidades de topo a nível europeu.

A nova edição do programa destaca-se pela integração de áreas emergentes, como a neurocomputação, a inteligência artificial (IA) e a ética em investigação científica, preparando os estudantes para os desafios complexos da neurociência moderna. Ao promover a ligação entre investigação académica e necessidades sociais, o Neurasmus tem como missão desenvolver profissionais altamente qualificados e conscientes do seu impacto na sociedade.
Este programa resulta da colaboração entre seis universidades com programas de investigação pioneira em neurociências, nomeadamente a Universidade de Bordéus (França), Universidade de Coimbra, Universidade de Galway (Irlanda), Universidade Georg-August de Göttingen (Alemanha), Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) e Universidade Laval (Canadá).

A estrutura interdisciplinar do Neurasmus permite a aquisição de competências em áreas como neurofarmacologia, neurofisiologia e neurociência computacional, complementadas com formação em empreendedorismo, liderança e competências transferíveis. Os estudantes participam em períodos de mobilidade académica entre, pelo menos, duas universidades parceiras, beneficiando ainda de experiência prática em investigação, workshops especializados e graus conjuntos.

O programa destaca-se ainda pela estreita colaboração com líderes da indústria, laboratórios de investigação e instituições académicas de renome, assegurando acesso privilegiado a projetos de ponta e experiências no mundo real. A adoção de princípios de ciência aberta e ética científica reforça o compromisso do Neurasmus com uma formação responsável e globalmente relevante.

A equipa que colaborou na candidatura Neurasmus 4.0 inclui João Peça e Carlos Duarte, professores do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC.

As candidaturas da primeira edição do programa estão abertas até dia 1 de dezembro e podem ser efetuadas aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Concerto para famílias no Centro de Interpretação do Românico


O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolhe no próximo domingo, 21, pelas 17 horas, o primeiro de quatro concertos na Rota do Românico do ciclo (En)Cantar com Alice e Sebastião.
Com Sara Meireles, na voz, e Tiago Ferreira, no piano, numa simbiose de palavras e sons, o espetáculo explora a diversidade musical, apresentando uma contrastante paleta sonora que resulta em experiências únicas no mundo do repertório de música infantil em Portugal.
A roupagem de cada um dos 12 temas foi selecionada de forma a mostrar aos mais pequenos e às suas famílias diferentes estilos musicais: World Music, Jazz, Rock, Eletrónica, Tradicional Portuguesa, Clássica, Vocal e Dixieland.

(En)Cantar com Alice e Sebastião é um projeto musical e literário destinado ao público em idade escolar e pré-escolar, idealizado pela cantora Sara Meireles como homenagem aos seus avós.
Com entrada livre, sujeita à lotação dos espaços, este ciclo de concertos na Rota do Românico conta com o apoio da Fundação GDA.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação
Rota do Românico | Itinerários Culturais

Vouzela | Festival Palcos regressa para a realização da quarta edição


Pelo quarto ano consecutivo a ATEF - Associação de Teatro Experimental de Fataunços realiza o Festival Palcos em Vouzela, com sessões aos sábados, pelas 21h30, no cineteatro João Ribeiro.
Esta edição será pautada por um formato mais reduzido, mas mantendo o mesmo modelo das edições anteriores, em que a qualidade artística a subir ao palco é, como habitual, a nota dominante.

No dia 20 de setembro subirá uma companhia de teatro com uma longevidade de 33 anos, O Grupo de Teatro Renascer, que é sócio fundador da Federação Portuguesa de Teatro, e viaja desde Esmoriz, concelho de Ovar e distrito de Aveiro, para apresentar a sua peça “A Padaria”.
A peça “A Padaria” é da autoria de Bertholt Friedrich Brecht [1898-1956], que recebeu o prêmio Lenin da Paz, em 1954, sendo adaptada e encenada por Felipe Silva, que entre inúmeras participações destaca-se como sendo o criador e diretor da Companhia Teatral Procênio e atualmente coordena as atividades da Criativa+Cultura (Brasil), Núcleo de Artes Procênio (Brasil) e a direção artística do Grupo de Teatro Renascer. A seu cargo está também a Cenografia, Iluminação e Sonoplastia.
Sinopse: “Um dos mais importantes fragmentos do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, A Padaria, retrata as relações sociais e econômicas, mostrando a história de desempregados e pequenos e grandes comerciantes que, para sobreviverem, precisam destruir uns aos outros, enquanto os verdadeiros responsáveis pela tragédia ficam à distância apenas contabilizando os lucros”.
Elenco: André Mendes; Beatriz Pinto; João Gomes; João Simões; Leonor Sá; Oriana Gomes; Soraya Freire e Teresa Pinho.

Dia 27 será a vez de subir ao palco o Grupo de Teatro do Orfeão de Águeda, com a peça “A Vidente”.

O preço de bilheteira mantém-se nos simbólicos 4 euros, com 25% de desconto para sócios da ATEF, e para agilizar a compra de bilhetes, pode fazer o pagamento do bilhete por MBWay, através do telemóvel 910618358, e a reserva de bilhetes através do Email: atef.reservabilhetes@gmail.com

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, da Junta de Freguesia de Fataunços, do Bar dos Bombeiros de Vouzela e da Quinta da Balsavinha.