domingo, 17 de agosto de 2025

BOMBEIRO MORRE EM ACIDENTE DE VIAÇÃO

Um Bombeiro do Corpo de Bombeiros da Covilhã morreu hoje, 17 de agosto, vítima de acidente de viação, pelas 19h10, quando se deslocava para a ocorrência do incêndio que deflagrou na localidade de Quinta do Campo, Fundão. Do mesmo acidente resultaram ainda quatro bombeiros feridos, que estão a ser resgatados/assistidos pelas equipas de emergência no local.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apresenta as mais sentidas condolências à família, amigos e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, expressando igualmente votos de rápida e plena recuperação aos bombeiros que ficaram feridos neste mesmo acidente.

Nunca será demais sublinhar o empenho, o altruísmo e o profissionalismo com que, diariamente, milhares de bombeiros em todo o país se dedicam, com coragem e entrega, à defesa das populações e da floresta contra os incêndios.

Carnaxide, 17 de agosto de 2025

Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização

Cantanhede | Ao longo de quatro dias, de 21 a 24 de agosto. Festival Catraia aposta na inclusão com atividades dedicadas à Língua Gestual Portuguesa

 
A sétima edição do Festival Catraia decorre de 21 a 24 de agosto, na Praia da Tocha, em Cantanhede, de forma mais inclusiva, com uma oficina de introdução à Língua Gestual Portuguesa e duas atividades com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Com uma abordagem focada na inclusão e acessibilidade, foi convidado o coletivo Zás, reconhecido pela sua arquitetura inclusiva. O coletivo desenvolveu uma série de intervenções para o festival, inspiradas nas raízes da Praia da Tocha.
Sob o mote “Inspira, Cuida, Partilha”, a edição deste ano trará nomes como emmy Curl, Criatura ou Plasticine, nomes sonantes do seio musical, estendendo-se a outras expressões artísticas por meio de exposições, instalações de arte, conversas, passeios e oficinas orientadas para promover a consciencialização ambiental, reafirmando a multidisciplinaridade e a diversidade de expressões que compõem a iniciativa.
O Festival Catraia é organizado por um grupo de jovens voluntários em parceria com a Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), contando com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.
O programa é eclético, gratuito e pretende abarcar todos os públicos dos oito aos 80 anos.
De acordo com a organização, nas edições passadas o festival recebeu 2 mil visitantes, entre residentes e não residentes, maioritariamente provenientes das regiões de Coimbra e Lisboa.
A música chega este ano com atuações de Criatura, emmy Curl, Plasticine, Idiotheque, Gand´ra, Berço de Judas e Tomás Toscano Organ Trio. As noites prolongam-se com DJ sets de French Gurlzzz, Marafada e Lagryma. Paralelamente, decorrerão atividades promovidas por parceiros da comunidade, como batismos de surf e bodyboard, aulas de ioga e pilates, skate jam, provas de vinho, oficinas infantis, passeios e conversas sobre temas atuais e essenciais nos dias de hoje.
O programa pode ser consultado através do site www.catraia.pt/edicao/2025/ .