sexta-feira, 17 de outubro de 2025

A Anatomia Fascinante da Centelha Científica


No livro Assim Nasce Uma Ideia, publicado na aclamada coleção Ciência Aberta da Gradiva, os organizadores Vítor Cardoso e Ana Carvalho convidam o leitor a uma viagem pelos bastidores da ciência, revelando o que a História, muitas vezes, omite: a génese, caótica e profundamente humana, das ideias que transformam o mundo. Com o contributo de um prefácio esclarecedor de Henrique Leitão, esta obra apresenta-se não como um manual, mas como um repositório de narrativas contadas na primeira pessoa por cientistas de renome, incluindo Prémios Nobel, mas também jovens doutorandos, sobre a centelha inicial das suas descobertas.
O grande maravilhamento do livro reside no seu poder de desmistificação. A ciência é frequentemente apresentada ao público como um processo linear e lógico, uma sucessão inevitável de hipóteses e provas. Cardoso e Carvalho, no entanto, expõem a verdade: o processo criativo é "desconcertante, exigente, meticuloso, provocador e, frequentemente, emocionante," como bem descreve a editora. O leitor apercebe-se de que a ideia seminal surge raramente como um momento eureka completo e acabado. Em vez disso, é uma intuição vaga nascida de um erro, uma conversa informal, uma observação periférica ou, até, de um período de frustração absoluta.

A diversidade dos testemunhos (provenientes de um arquivo online com mais de dez anos, o "The Birth of an Idea") é crucial. Ao ler as histórias de vida e as confissões de alguns dos cérebros mais brilhantes da física (e áreas afins), percebemos que o sucesso científico não advém apenas do génio inato, mas da capacidade de persistência e de reconhecer o potencial numa pista inesperada. O livro reforça a ideia, sublinhada no prefácio de Henrique Leitão, de que a pulsão para criar, para "dar forma a um algo, ordenado, cristalizado", em oposição à entropia do universo, é uma característica definidora da nossa espécie.

Para o leitor não-especializado, Assim Nasce Uma Ideia é uma obra particularmente valiosa. A linguagem acessível, apesar da profundidade dos temas, aliada à estrutura de curtas narrativas, torna a leitura envolvente e inspiradora. Não se trata apenas de saber o que foi descoberto, mas como a mente humana chegou lá. É um exercício fascinante sobre a psicologia da criatividade e uma homenagem à coragem de arriscar no desconhecido.

Em suma, este é um livro obrigatório na estante de qualquer curioso que anseie por compreender o motor por detrás do progresso científico. O livro celebra a figura do cientista como explorador, movido por uma curiosidade inesgotável e pela certeza de que, apesar dos obstáculos, "havemos de saber!". Um trabalho editorial de grande mérito que humaniza a ciência e inspira a criação.
*António Piedade
Comunicador de Ciência
Fonte: Apimprensa
Associação Portuguesa de Imprensa

Centro de Portugal afirma-se como destino mundial de turismo ativo com a prova de ultra trail “OH MEU DEUS”


Evento é o único do país a integrar o prestigiado circuito UTMB World Series e projeta internacionalmente as serras da Estrela, Açor e Lousã como palco privilegiado para o trail running e o turismo sustentável.
O Centro de Portugal vai posicionar-se entre os destinos de referência mundial para o turismo ativo, sustentável e de natureza entre 1 e 3 de maio de 2026, dias em que a região recebe o “OH MEU DEUS – Ultra Trail Centro Portugal by UTMB®”. Esta é a única competição em Portugal a integrar o restrito calendário de provas da UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc) World Series.
Tendo como base a cidade de Seia e com percursos de 20 km, 50 km, 100 km e 100 milhas, a prova atravessa alguns dos mais impressionantes cenários da região: o Parque Natural da Serra da Estrela, as Serras do Açor e da Lousã, e as redes das Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha e Aldeias Históricas de Portugal.
O percurso levará os atletas a descobrir paisagens icónicas da região – vales glaciares, a Lagoa Comprida e a imponente Torre, o ponto mais alto de Portugal continental – assim como comunidades serranas moldadas por pastores, artesãos e agricultores que há séculos dão vida a estas montanhas.
Um símbolo da resiliência da região
A prova é também um símbolo de resiliência e regeneração para as comunidades da Serra da Estrela, que continuam a recuperar dos incêndios que marcaram profundamente o território. Através do desporto e do turismo sustentável, a prova contribui para revitalizar a economia local, fortalecer o orgulho das populações e valorizar o património natural e humano da região.

Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, entidade parceira do evento, sublinha que “a integração do ‘OH MEU DEUS’ no circuito UTMB World Series é um passo muito importante para a afirmação internacional do Centro de Portugal enquanto destino para os adeptos do turismo ativo, que são cada vez mais em todo o mundo. É uma oportunidade extraordinária para mostrar ao mundo a beleza e a diversidade das nossas serras e aldeias e a hospitalidade das nossas gentes".
"O desporto é um poderoso motor de coesão territorial e de valorização dos territórios de baixa densidade, e este evento é um exemplo inspirador de como o turismo pode ser sustentável, inclusivo e transformador. É também uma celebração da força e da resiliência das nossas gentes, que transformam as adversidades em novas oportunidades”, acrescenta.

A UTMB® World Series é o mais prestigiado circuito mundial de trail running, que reúne as provas de referência do planeta. A entrada do “OH MEU DEUS – Ultra Trail Centro Portugal” neste calendário internacional confirma a maturidade do evento e o impacto crescente da região nas modalidades ao ar livre, em linha com a aposta da Turismo Centro de Portugal na promoção de um destino saudável, ativo e em contacto com a natureza.

“A inclusão do Oh Meu Deus no circuito UTMB World Series é uma grande conquista para a região e tem um impacto direto na visibilidade e revitalização das aldeias da Serra da Estrela. Este evento não só atrai milhares de atletas e seus acompanhantes, promovendo um turismo de natureza sustentável e de qualidade, como também reforça o orgulho e a identidade das comunidades locais, valorizando o seu património natural e cultural”, considera Pedro Pontes, diretor de Estratégia, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal.

“Este é o resultado de um trabalho coletivo e apaixonado da nossa equipa, que ao longo dos anos consolidou o ‘Oh Meu Deus’ como um evento de referência nacional. Esta nova etapa representa não só o reconhecimento internacional, mas também o reforço de uma trajetória de crescimento que sempre teve como prioridade o impacto positivo nas comunidades e no território”, destaca Paulo Garcia, diretor da corrida.

Fortalecimento da economia local
A organização do evento conta com o envolvimento de associações e parceiros locais, como a Lousitânea, Picos do Açor e o Lousã Mountain Club, que promovem práticas responsáveis e a conservação da natureza. Esta colaboração assegura que a prova tenha um legado positivo e duradouro, contribuindo para a manutenção e valorização dos trilhos da região, bem como para o fortalecimento da economia local através do envolvimento de produtores, artesãos e pequenos alojamentos.

“Estamos entusiasmados por trazer a experiência da UTMB World Series para mais perto da comunidade portuguesa pela primeira vez. Com o OH MEU DEUS by UTMB, o nosso objetivo é construir uma parceria duradoura, com base no legado de um evento que já deixou a sua marca no desporto com uma missão clara: apoiar as comunidades locais e as suas terras. Estamos ansiosos pela edição de 2026!”, diz por sua vez Florian Lamblin, diretor executivo internacional da UTMB.

Com mais de 20 mil corredores portugueses detentores de um Índice UTMB®, Portugal é hoje uma das comunidades de trail running mais dinâmicas da Europa. A edição de 2026 permitirá aos atletas nacionais conquistar Running Stones e qualificar-se para as finais da UTMB World Series em solo português, enquanto os corredores internacionais vão poder descobrir um dos territórios mais inspiradores do continente.

A prova reforçará ainda o compromisso com a inclusão e a diversidade, incentivando a participação de atletas femininas, estreantes e adaptados, num espírito de partilha e superação que reflete a verdadeira essência do trail running.

As inscrições abrem a 4 de novembro de 2025.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


22.ª edição de festival dedicado às sonoridades do acordeão vai acontecer em Torres Vedras

 O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, evento de referência na respetiva área do espectro musical, vai ter a sua 22.ª edição entre os próximos dias 24 de outubro e 11 de novembro.
A edição deste ano desse festival volta a assentar nos dois pilares que têm caracterizado a estrutura do mesmo: os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, que se realizam em locais de todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.
O primeiro concerto da edição de 2025 do Acordeões do Mundo trará a Torres Vedras no dia 1 de novembro, pelas 21h30, Caamaño & Ameixeiras, um dos grandes expoentes internacionais da nova música tradicional galega. Um duo que tem vindo a resignificar a música e a dança de raiz com sonoridades mais contemporâneas, destacando-se pelo seu tratamento íntimo e profundo da tradição popular galega.
No dia 7 de novembro, também pelas 21h30, será a vez de subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras o acordeonista gaúcho Roger Corrêa, o qual apresentará um concerto baseado no seu segundo álbum - Latino Ibérico -, no qual desenvolve sotaques próprios em estilos ligados tanto à música do sul do Brasil como à música de países vizinhos deste (como milonga, chamaméchacareracandombe, tango, salsa e choro), a partir da experimentação com a linguagem universal do jazzReconhecido por sua habilidade virtuosa e expressiva em diversos estilos musicais, Roger Corrêa aprofunda no seu mais recente trabalho o destaque para a produção autoral, os fundamentos do improviso e a inovação na pesquisa de novos estilos e fusões de géneros.
No dia seguinte, igualmente pelas 21h30, será a vez do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras acolher um concerto de um seu velho conhecido – o grupo Danças Ocultas, um dos representantes mais inovadores e mais emocionantes da música contemporânea portuguesa, que tem vindo a progredir no universo da world music internacional com um conceito aparentemente muito simples: calmo, lírico, íntimo, entre o tradicional e o contemporâneo, com apenas quatro acordeões diatónicos.
O último dos quatro concertos da edição deste ano do Acordeões do Mundo acontecerá no dia 9 de novembro, pelas 19h00, proporcionando, pelo segundo ano consecutivo, a acordeonistas tradicionais que participam nas “merendas do acordeão” apresentarem-se na principal sala de espetáculos de Torres Vedras, recriando a alegria e a partilha vividas nas mesmas. No concerto Da Merenda para o Teatro atuarão: Emanuel Soares, Mara Santos, Mário Paulo, Rita Nunes, Rodrigo Maurício, Ruben Alves, Ruben Crispim, Sofia Henriques, Teresa Monteiro, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Tino Costa, Vítor Apolo e Vítor Pastor.  
Relativamente às “merendas do acordeão”, é de referir que as mesmas continuarão a ter como “epicentro” a cidade de Torres Vedras, estendendo-se a vários outros pontos do concelho de Torres Vedras. Realizar-se-ão diariamente, à hora do lanche, em espaços de convivialidade (como cafés, restaurantes e associações), com um programa que contempla a audição de tocadores tradicionais e a prova de vinhos DOC e doces tradicionais.
Mais informações sobre o 22.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo podem ser consultadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.
O evento é uma organização desta entidade, integrando-se no programa das Festas de Torres Vedras.

Iniciativa decorre no próximo domingo, 19 de outubro. Covões é palco do Encontro de Bandas do Concelho de Cantanhede

 
A localidade de Covões, na freguesia de Covões e Camarneira, é palco este domingo, 19 de outubro, de mais um Encontro de Bandas do Concelho de Cantanhede. A iniciativa reúne a anfitriã Filarmónica de Covões, a Banda Filarmónica da Associação Musical da Pocariça, Filarmónica Marialva de Cantanhede e Phylarmónica Ançanense.
O início deste encontro está agendado para as 14h00, com a concentração e início do desfile das bandas. Do programa consta ainda a atuação de cada uma das formações musicais. A saber: Banda Filarmónica da Associação Musical da Pocariça (15h00), Filarmónica Marialva de Cantanhede (15h40), Phylarmónica Ançanense (16h20) e Filarmónica de Covões (17h00).
A sessão termina a interpretação, pelas bandas participantes, da marcha/hino Cantanhede, da autoria do capitão Amílcar Morais.
O Encontro de Bandas do Concelho de Cantanhede visa fomentar o intercâmbio entre entidades que desempenham uma função de grande alcance cultural no domínio da formação de jovens músicos, promovendo simultaneamente junto das comunidades locais o conhecimento da dimensão artística da atividade que desenvolvem.



Câmara de Águeda adjudica obra de requalificação do centro de Fermentelos

 Obra, que vai alterar toda a zona central da vila, implica um investimento de mais de 884 mil euros e tem um prazo de execução de 300 dias

A Câmara Municipal de Águeda adjudicou a empreitada de “Requalificação do Centro Urbano da Sede de Freguesia de Fermentelos” à empresa Construções Carlos Pinho, Lda, pelo valor contratual de 884 223,73 euros (834.173,33 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor). O prazo de execução da obra é de 300 dias.
“Este é um investimento significativo, mas absolutamente necessário, que reflete o nosso compromisso com a coesão territorial e com a reestruturação dos centros urbanos das freguesias do concelho, criando um espaço público mais moderno, acessível e funcional, que promove a convivência, o comércio local e a instalação de serviços”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Com esta intervenção, “queremos criar um espaço para todos, agradável para viver, trabalhar e visitar. É um investimento estratégico que valoriza Fermentelos, à semelhança do que temos feito noutras freguesias do concelho, e que contribui para um desenvolvimento equilibrado e para a melhoria da qua
Esta intervenção incidirá sobre a área central de Fermentelos — entre a Rua da Fonte do Roque e o Largo do Carvalhal —, atualmente caracterizada por um conjunto de vias e elementos urbanos que carecem de reorganização e ordenamento.
A obra contempla a redefinição e reestruturação dos arruamentos existentes, a criação de passeios e acessibilidades universais, e a instalação de novas redes de drenagem de águas residuais e pluviais. Prevê-se ainda a melhoria das infraestruturas de comunicações e a modernização da iluminação pública, com a introdução de tecnologia LED.
Com esta requalificação, a Câmara Municipal de Águeda pretende melhorar as condições de vida dos moradores, comerciantes e utilizadores do espaço público, ao mesmo tempo que preserva os marcos culturais e históricos que caracterizam a vila de Fermentelos.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro

 Divulgação dos vencedores do Concurso Internacional será feita no próximo sábado, dia 18 de outubro

Aveiro vai acolher, ao longo dos próximos três meses, a 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que traz a Aveiro várias exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias e visitas guiadas. O evento tem a sessão de abertura, marcada para o próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 15h30, no Teatro Aveirense, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Segue-se a inauguração das Exposições, nomeadamente:
1. Exposição Concurso Internacional | Museu de Aveiro / Santa Joana.
2. Curandeiro e Feiticeiros do fogo, do artista peruano Carlos Oliveira, na Galeria da Pedra do Museu de Aveiro / Santa joana.
3. Europa Cerâmica, do Agrupamento Europeu de Cooperação de Cidades de Cerâmica, na Praça da República.
4. A Poesia da forma. Sonhos., de Núria Figueiredo, no Atlas Aveiro.
5. Múltiplos, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Praça do Rossio.
6. Fragilidade, de Paula Bastiaansen, no Museu Arte Nova.
7. Fusão de Visões, da AIC Benelux, no Museu da Cidade.
8. Do Vermelho ao Vermelho, de Heitor Figueiredo, na Galeria do edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
9. Heliotropismo, da portuguesa Lisa Barbosa, na ESTAÇÃO.

A Bienal, que encerra a 18 de janeiro do próximo ano, é uma mostra de excelência com artistas de todo o mundo, exposições, workshops e muita programação cultural. Convidamos a visitar Aveiro e a descobrir a cerâmica como arte contemporânea.

O momento mais importante da sessão de inauguração da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, será a entrega dos prémios do concurso internacional.

Este concurso internacional volta a ser uma mostra das tendências da cerâmica artística contemporânea.

Resultado da seleção do júri, a partir de um universo de 782 obras e de 488 candidaturas, são apresentadas 110 obras de 96 artistas que refletem diferentes geografias e conceitos, tal como exprimem abordagens inovadoras das técnicas e dos materiais cerâmicos. Cor, forma, textura, conceito e expressão são o mote para uma exposição que reforça a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro como um evento de referência em todo o mundo.

O júri foi presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, e composto por Nele van Wieringen, do Keramikmuseum Westerwald, membro da Rota Europeia da Cerâmica; Patrice Jarque, em representação do Agrupamento Territorial Europeu de Cidades e Vilas de Cerâmica e das Cidades e Vilas de Cerâmica de França; Alda Tomás, da Manufatura Vista Alegre; e Rui Silva, em representação da Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.

Uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade. A iniciativa constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural.

Consulte o vasto programa em https://bienalceramicaaveiro.pt/

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Barcelos | Dia do Antigo Estudante do IPCA celebrado com mais uma edição das “Conversas Alumni”

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) volta a assinalar o Dia do Antigo Estudante, no dia 21 de outubro, com mais uma edição das Conversas Alumni.
O Dia do Antigo Estudante do IPCA é um momento especial de reencontro, partilha e celebração, que une gerações de Alumni num só propósito: celebrar o passado, refletir sobre o presente e inspirar o futuro.
Depois de, em 2024, o foco ter estado nos percursos ligados ao associativismo estudantil, a terceira edição traz um novo tema: “Alumni Empreendedores”, reunindo antigos estudantes do IPCA que decidiram transformar ideias em projetos, empresas e marcas com impacto.
Nesta conversa, os Alumni convidados irão partilhar como o espírito empreendedor e criativo marcou os seus percursos profissionais, seja através da criação de projetos próprios seja pela forma como transformaram desafios em oportunidades ao longo da carreira.
Mais do que falar de empresas criadas, este encontro pretende celebrar diferentes expressões de empreendedorismo e de pensar fora da caixa.
O evento está marcado para dia 21 de outubro, pelas 18h30 horas, na Biblioteca do Polo de Braga, junto ao Fórum Braga.
As comemorações do Dia do Antigo Estudante são organizadas pela equipa Alumni e as inscrições estão disponíveis a partir do site: https://ipca.pt/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

UTLCC celebra 21 anos. Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede inicia ano letivo com três cursos novos

 

A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC) iniciou na quarta-feira, 15 de outubro, o arranque letivo 2025/2026 com recorde de alunos inscritos e mais três novos cursos: “Dança”, “Desafios e Descobertas” e “Viver com, Vital_Idade”.

A receção aos alunos contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente, Pedro Cardoso responsável pelo pelouro da Educação.
Após a sessão de boas-vindas, os autarcas visitaram uma exposição que apresenta um resumo das atividades desenvolvidas no ano letivo 2024/2025 e celebraram o 21º aniversário da UTLCC.

Este ano alcançámos um recorde de inscrições, com 138 alunos, e ainda temos pessoas em lista de espera. A UTLCC destaca-se por unir duas dimensões fundamentais: a educação e a valorização da partilha e do convívio, criando um ambiente dinâmico e enriquecedor para todos os participantes”, sublinhou Helena Teodósio.

O curso “Desafios e Descobertas” estimula a mente através de exercícios de reflexão e memória, enquanto “Viver com Vital_Idade” aposta na valorização do património local e no reforço da literacia digital.
A UTLCC, além destes três novos cursos, disponibilizará aos alunos um conjunto de disciplinas – “Inglês 1 (iniciação)”, “Inglês 2 (continuação)”, “Inglês 2 (itermédio)”, “História e Arqueologia”, “Tagarelices, entre Colheradas e Passadas”, “Segurança Alimentar”, “Coro”, “Natação”, “Saúde à Mesa”, “Literatura Portuguesa”, “Arte com Vida”, “Mindfulness e Gestão Emocional” e “Clube de Ambiente”.

O que verdadeiramente distingue este projeto são as pessoas que dele fazem parte. A evolução da Universidade tem sido possível graças ao envolvimento ativo de todos, que contribuem para a sua construção e melhoria contínua. Mais do que uma iniciativa educativa, este é um espaço de partilha, participação e valorização, que promove de forma concreta o envelhecimento ativo e a integração social”, referiu Pedro Cardoso.

À semelhança do ano letivo anterior, a frequência das disciplinas/cursos é totalmente gratuita, reforçando o compromisso do Município de Cantanhede com a promoção da inclusão social, da cidadania ativa e do acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Orientado por uma equipa da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede, este projeto dirige-se a quem deseja adquirir novas competências em várias áreas do saber, onde não há avaliação, mas apenas enriquecimento pessoal.
A UTLCC conta com a parceria institucional da Universidade Aberta, no âmbito da sua rede de Centros Locais de Aprendizagem (CLA).



Crónica - A farinheira, o disfarce saboroso dos judeus portugueses do Séc. XVI

 Há alimentos que escondem histórias. A farinheira, esse enchido alentejano de cor âmbar e sabor adocicado, é uma das mais engenhosas criações da mesa portuguesa e, ao mesmo tempo, um testemunho silencioso da astúcia de um povo perseguido. Por trás da sua aparência inocente, feita de pão, gordura e especiarias, esconde-se o medo ancestral da Inquisição e a necessidade de sobreviver disfarçando a fé.
No século XVI, quando o fogo da intolerância varria Portugal, os judeus convertidos, os chamados cristãos-novos, sabiam que bastava um olhar sobre o fumeiro para uma denúncia nascer. A carne de porco era o símbolo do bom cristão. Quem não a comia, quem não a pendurava no varal das cozinhas, arriscava a fogueira. A solução foi tão simples quanto genial: criar um enchido que parecesse de porco, mas não o fosse.
Assim nasceu a farinheira, mistura de pão, azeite, farinha, alho e colorau, cuja cor alaranjada imitava a do chouriço. À distância, quem olhasse para a lareira veria fumeiros iguais aos dos vizinhos. Era o disfarce perfeito. Por dentro, porém, não havia sangue nem carne, apenas o engenho de uma comunidade que, privada da sua fé pública, fez da cozinha um território de resistência.
As regiões do Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes foram as que mais conservaram essa tradição. Nas vilas de Castelo de Vide, Marvão, Belmonte e Trancoso, onde as judiarias deixaram marcas visíveis, a farinheira tornou-se presença habitual nas feiras e nas mesas. Era o símbolo da integração aparente e da fé escondida. Cada casa, cada fumeiro, repetia o gesto da sobrevivência.
Com o tempo, o segredo perdeu-se e o paladar ficou. O que começou como subterfúgio tornou-se tradição, passando da necessidade à identidade. Hoje, quando a farinheira repousa sobre o prato, grelhada, frita ou sobre o ovo escalfado de um bacalhau à Brás reinventado, poucos recordam a sua origem de silêncio e medo.
Mas talvez devêssemos lembrar. Porque cada fatia de farinheira é também um fragmento da história dos cristãos-novos, daqueles que disfarçaram o seu destino dentro de uma tripa de farinha. E se a cozinha é, como dizia Eça, a mais sincera forma de poesia popular, então a farinheira é o poema mais engenhoso que a perseguição inquisitorial inspirou em Portugal.
*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor