sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Agenda: 29 set. a 3 out. Concelhia Coimbra Bloco de Esquerda

 Partilhamos agenda da candidatura do Bloco de Esquerda às Autárquicas em Coimbra do dia 29 ao dia 3 de setembro. Algumas ações ainda poderão sofrer ajustes, enviaremos nova informação se for esse o caso:

29 de setembro, segunda-feira
15h00 - Estúdio NDC (Av. Fernão de Magalhães, 481, 1º - I): Debate NDC
18h30 - TUMO Coimbra (Largo do Mercado Municipal D. Pedro V): Debate Coimbra Coolectiva e TUMO

30 de setembro, terça-feira
17h00 - Rua Adelino Veiga: Ação na Baixa de Coimbra
18h30 - ISMT - Rua Augusta, N.º 46 - Edifício B, 3000-061 Coimbra: Debate Casa do Brasil

1 de outubro, quarta-feira
15h00 - sede AAC: Reunião com AAC
17h00 - Parque Linear do Vale das Flores: Apresentação da candidatura da freguesia de Santo António dos Olivais

3 de outubro, sexta-feira
11h30 - Cooperativa Mondego: Visita à Cooperativa Mondego
14h00 - Centro de Saúde de Celas: Reunião com USF
21h00 - Convento São Francisco: Comício

Para declarações: José Manuel Pureza (+351 962 471 130)

Para mais informações: Ana Carolina Gomes (+351 910 772 768)

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda

Abertura da exposição “Madre Antiga” marca início da Feira das Colheitas de Arouca


A exposição “Madre Antiga” foi inaugurada, esta quinta-feira, nos Claustros do Mosteiro de Arouca, assinalando o arranque oficial da programação da Feira das Colheitas 2025

Com curadoria de Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR NORTE, e de Rita Roque, a exposição constitui uma revisitação e homenagem ao património agrícola, cultural e humano da região, em particular no feminino, convocando arquivos históricos, produtores e grupos de cantares locais e obras inéditas de seis artistas, que realizaram residências de criação em Arouca, entre maio e agosto.  
Através de linguagens tão diversas como a poesia, fotografia, vídeo, arquitetura, música e ensaios filosóficos, “Madre Antiga” propõe uma narrativa sensível e plural sobre este território, as suas práticas e suas gentes. 

Na ocasião, Jorge Sobrado destacou o compromisso cultural ativo da CCDR NORTE na promoção do diálogo entre a tradição e a criação contemporânea: “a criação artística procede a um resgate da memória rural, sonora, imagética e reinterpreta-a.” 

O canto, de acordo com Jorge Sobrado, é um dos elementos centrais da exposição: “é uma espécie de solo comum e de prolongamento entre os universos do trabalho e da espiritualidade, do quotidiano e do transcendente, do campo e do mosteiro, prática e tradição que se expressam especialmente no feminino neste território”. 

O próprio título da exposição, defende Jorge Sobrado, é uma celebração do feminino: “ ’Madre antiga’, termo resgatado de um verso de Sá de Miranda sobre os lavradores, remete para uma espécie de sabedoria intemporal no feminino, oriunda da Terra, do poder da criação e do cultivo”. 

A exposição estará patente até 31 de outubro e inclui obras de Andreia C. Faria, António Alves, Gustavo Carreiro, Inês Morão Dias, Teresa Castro e Vítor Guerreiro, que, ao longo de quatro meses, conviveram com produtores locais, grupos de cantares, artesãos e historiadores, dando corpo a um encontro orquestrado com memórias visíveis e invisíveis, materiais e imateriais sobre Arouca. 

Esta sexta-feira, 26 de setembro, pelas 19h, será apresentado o catálogo “Ora Cantate! et Labora” da Exposição Agrícola da Edição dos 80 anos da Feira das Colheitas (2024), na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, numa sessão que contará novamente com a presença de Jorge Sobrado. A sua produção contou com o apoio do programa NORTE PONTUAL 2025. 

António Canteiro foi vencedor na categoria Literatura. Escritor de Cantanhede premiado pela Sociedade Portuguesa de Autores


O escritor António Canteiro venceu o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores 2025, na categoria Literatura – Melhor Livro de Ficção Narrativa, com o livro “Inventor de Esquecimentos”.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 18 de setembro, no auditório da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) numa sessão que, de acordo com a organização, assinala “uma edição de celebração do talento e da criatividade dos autores portugueses”.
“O Inventor de Esquecimentos” resulta de um conjunto de contributos. Sendo um romance biográfico, é de salientar, desde logo, a referência a Varela Pècurto, a par das informações recolhidas, das visitas realizadas e do cuidado colocado na elaboração da capa.
António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em 1964, em S. Caetano e vive atualmente em Barracão, Febres.
Frequentou o Conservatório de Música de Coimbra e colabora com vários jornais e revistas locais. É técnico superior de reinserção na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em Aveiro.
Além de “Inventor de Esquecimentos”, obra premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, conta com um vasto rol de obras publicadas e premiadas, como “Parede de Adobo”, “Ao Redor dos Muros”, “Largo da Capella”, “O Silêncio Solar das Manhãs”, “Logo à Tarde Vai Estar Frio”, “Na Luz das Janelas Pestanejam as Sombras”, “A Luz Vem das Pedras”, “Vamos Então Falar de Árvores”, “A Casa do Ser”, “Não Fosse o Tumulto de Um Corpo”, “Nocturno”, “O Sol Incendeia o Alarido das Cigarras” e “25 Mulheres de Abril”.



SILVES CELEBRA DIA MUNDIAL DO TURISMO COM PROGRAMA ESPECIAL

 No sábado, dia 27 de setembro, o Município de Silves associa-se, uma vez mais, à Organização Mundial do Turismo e assinala o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de várias iniciativas que terão lugar em alguns dos pontos turísticos mais relevantes da cidade de Silves.
Sob o mote “Turismo e transformação sustentável”, o Dia Mundial do Turismo pretende promover a reflexão sobre a necessidade de repensar práticas consolidadas, valorizar os recursos locais e promover um turismo mais consciente, resiliente, próximo das comunidades locais e envolvido na criação e adaptação de experiências autênticas e simultaneamente mais responsáveis a nível ambiental e social.
As atividades do Dia Mundial do Turismo em Silves têm inicio no Mercado Municipal de Silves, pelas 10h30, e estendem-se ao longo do dia, passando pelo Castelo de Silves e Posto de Turismo.
Nestes locais, visitantes e comunidade local terão a oportunidade de participar no passatempo Rota da Laranja, ganhar prémios e degustar produtos locais e, ainda, aproveitar os momentos de animação musical.
 
O telefone 282 440 800 (ext.2723) ou email turismo@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Turismo da CMS, disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais.
 
O Município de Silves convida residentes e visitantes a associarem-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo e fazer parte das várias iniciativas que dão a conhecer o concelho de
Silves.
 
Conheça o programa:
» Mercado Municipal de Silves | 10h30 - 12h00 (Passatempo Rota da Laranja e Animação Musical com os saxofonistas Gabriel Raminhos e Alexy Milhazes)
» Castelo de Silves | 14h30 - 16h00 (Passatempo Rota da Laranja e Animação Musical com os saxofonistas Gabriel Raminhos e Alexy Milhazes)
» Posto de Turismo de Silves | 09h00 - 17h00 (degustação de produtos locais)
 

Marinha Grande | CERTIFICADOS RECONHECEM PROFISSIONALISMO DOS INSIDE JOVENS

 Na passada quinta-feira, 25 de setembro de 2025, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande foi palco de reconhecimento, com a atribuição de certificados de participação aos cerca de 30 alunos que integraram o Inside Jovem – My Job.
Os jovens e suas famílias foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e pelo vereador João Brito, bem como pelos técnicos do Município que os acolheram na respetiva unidade orgânica, durante o decurso das duas fases do programa.
Os participantes partilharam um pouco das experiências vividas durante o programa e recordaram as atividades realizadas, tendo demonstrado grande agrado pela iniciativa.
O programa visou envolver jovens dos 16 aos 19 anos, que residem e frequentam o ensino secundário (do 10º ao 12º) no concelho, durante um período das férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal. A iniciativa constituiu uma oportunidade para os alunos conhecerem diferentes profissões e áreas de intervenção municipal, possibilitando aprendizagens em contexto de trabalho e promovendo a autonomia e a capacidade de tomada de decisões.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Porto de Mós | Transporte a Pedido arranca a partir de outubro

 O Município de Porto de Mós vai implementar, a partir de 1 de outubro de 2025, o Serviço de Transporte a Pedido, uma solução de mobilidade flexível que pretende dar resposta às necessidades, numa primeira fase, às populações em freguesias de baixa densidade (<50 hab/km2).
 
Através deste serviço será possível solicitar transporte de qualquer freguesia para a sede de concelho, o que garante a ligação de todos os lugares do território à vila de Porto de Mós.
Assim, a partir de 1 de outubro, o serviço vai estar disponível na UF de Alvados e Alcaria, UF de Arrimal e Mendiga, São Bento e Serro Ventoso. A partir de 1 de novembro, o sistema será alargado às freguesias de Alqueidão da Serra e Mira de Aire.
 
Este modelo de transporte funciona através de reserva prévia por telefone, gratuita, para o número 800 24 25 26 (chamada gratuita), devendo a marcação ser feita até às 15h00 do dia útil anterior à viagem. O serviço é assegurado por operadores locais de táxi, garantindo assim proximidade, rapidez e flexibilidade.
 
Os bilhetes variam entre 1,20€ e 5,40€ por viagem, consoante o percurso, valor que corresponde ao preço do bilhete do autocarro.
 
O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, sublinha que esta é uma medida que promove a coesão territorial, melhora a qualidade de vida das populações e contribui para uma mobilidade mais justa e inclusiva.
 
O serviço será progressivamente alargado a todo o concelho, com as datas de expansão a anunciar brevemente.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE “LEITURA PARA GRAÚDOS” EM OUTUBRO

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande vai dinamizar, durante o mês de outubro, a atividade “Leitura para Graúdos”, dedicada à população sénior e realizada no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Idoso.
As sessões vão decorrer nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2025, às 14h30, com a duração aproximada de 30 a 45 minutos, de acordo com a disponibilidade dos grupos participantes.
O programa inclui uma visita guiada pelos diferentes espaços da Biblioteca Municipal, terminando com uma sessão de leitura, lida ou dramatizada, adaptada ao nível etário dos destinatários. A seleção dos textos ficará a cargo dos técnicos da Biblioteca.
A iniciativa tem como objetivo promover a leitura, incentivar hábitos culturais e aproximar os cidadãos seniores deste equipamento municipal, nomeadamente os que integram lares e centros de dia.

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória com 48 horas de antecedência, através do telefone 244 573 322 ou do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INAUGURA EXPOSIÇÃO “AOS NOSSOS OLHOS”

 O Museu Joaquim Correia tem patente, a partir das 14h30 do dia 1 de outubro, a exposição “Aos nossos olhos”, promovida pelo Município da Marinha Grande, com a participação da APPACDM da Marinha Grande – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. 
O projeto nasceu de um convite para uma breve e faseada residência artística, acolhido com entusiasmo pelos utentes da APPACDM. Através de um processo que percorreu a observação atenta, o desenho e a escultura, os participantes desenvolveram interpretações criativas e únicas do espaço e das coleções do Museu Joaquim Correia.
O resultado é uma exposição que permite testemunhar obras, reveladoras da sensibilidade, talento e olhar artístico dos seus autores. “Aos nossos olhos” convida, assim, a comunidade a valorizar a diversidade criativa e a refletir sobre o papel da arte como forma de inclusão e participação cultural.
A mostra pode ser visitada de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2025, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das  14h00 às 17h00 (últimas entradas individuais: às 12h30 e 16h30).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova faz história ao receber estreia da Seleção Nacional de Futebol de Praia Sub-20


A Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, foi palco, no último fim de semana, do primeiro estágio oficial da Seleção Nacional de Sub-20 de Futebol de Praia. Um momento histórico para a modalidade, que assinala o arranque de uma nova etapa no desenvolvimento do futebol de praia de formação em Portugal e que contou com a presença de Madjer, lenda maior da modalidade e atual coordenador técnico da Federação Portuguesa de Futebol nesta vertente.
Para o Município de Proença-a-Nova, acolher esta estreia representa não apenas um marco desportivo, mas também um passo firme na estratégia de promoção do território através do desporto. João Lobo, presidente da Câmara Municipal, sublinhou a importância de trazer este tipo de iniciativas para o interior do país, afirmando que o desporto deve ser visto como “motor de coesão territorial entre concelhos”, capaz de reduzir as assimetrias ainda existentes entre litoral e interior. O autarca adiantou ainda que está prevista a criação de um novo campo de areia junto ao espelho de água da Aldeia Ruiva, que permitirá tanto o usufruto dos veraneantes como a melhoria das condições de treino e competição.

Também Madjer destacou o simbolismo de realizar um estágio desta dimensão fora da orla costeira, lembrando que “este é um espaço de excelência” e que levar o futebol de praia ao interior significa motivar as crianças e jovens que não têm acesso facilitado às praias. O coordenador sublinhou que a aposta nos escalões de formação é uma prioridade, com a realização das primeiras Taças Nacionais de Sub-15 e Sub-19 este ano, e agora com a criação da seleção sub-20. “É o início de uma caminhada que vai permitir formar jogadores exclusivos de futebol de praia, por isso digo que isto é uma bola, não digo de neve, mas de areia, que já começou a carburar e agora não para mais”, referiu.

Para a Associação de Futebol de Castelo Branco, este estágio constitui igualmente um marco. O presidente, Manuel Candeias, descreveu-o como “um dia histórico para Proença-a-Nova e para o distrito”, recordando que a estrutura existente na Aldeia Ruiva vai ser melhorada e ampliada, abrindo portas para que no futuro outras seleções possam estagiar ou mesmo disputar jogos internacionais na região. Ao mesmo tempo, reconheceu que é fundamental investir em mais infraestruturas espalhadas pelo território albicastrense, capazes de potenciar o turismo ligado às praias fluviais e ao desporto.

Durante quatro dias, Proença-a-Nova foi ponto de encontro entre atletas e técnicos, numa verdadeira celebração do futebol de praia e da sua projeção para o futuro. Mais do que um estágio, o que aconteceu na Aldeia Ruiva foi um sinal claro de que o interior pode e deve ser protagonista na dinamização de modalidades de excelência, reforçando a ligação entre desporto, território e coesão social.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Proença-a-Nova | Universidade Sénior com inscrições abertas para o ano letivo 2025/26


A Universidade Sénior de Proença-a-Nova tem neste momento inscrições abertas para o ano letivo 2025/26, que se inicia em outubro. Este projeto, que promove a aprendizagem ao longo da vida, num ambiente de partilha, convívio e valorização pessoal, assume-se como uma resposta essencial para promover o envelhecimento ativo e uma maior inclusão social.
Ao longo deste ano letivo, continuarão a desenvolver-se atividades em Proença-a-Nova e em Sobreira Formosa, num total de 13 disciplinas que abrangem diferentes áreas do saber. Em Proença-a-Nova, a oferta inclui Treino Funcional e Respiração, Música, Ténis, Ciência no dia-a-dia, Clube de Leitura, Psicologia e Bem-estar, Química na Cozinha, Teatro, Fotojornalismo, Literatura, Temas ao Acaso, Temas da História, Cidadania e Direito Internacional e Pintura. Já em Sobreira Formosa, os alunos poderão frequentar as disciplinas de Património e Desenvolvimento Local, Clube de Leitura, Temas ao Acaso e Psicologia e Bem-estar.
Com um custo mensal de apenas 5,25 euros, independentemente do número de disciplinas escolhidas, a Universidade Sénior dirige-se a pessoas com idade superior a 50 anos e pretende ser um espaço de cultura, lazer, voluntariado e atualização de conhecimentos, ao mesmo tempo que incentiva a criação de laços e a partilha de experiências entre os participantes.
As inscrições decorrem até ao dia 1 de outubro de 2025 e podem ser formalizadas através dos serviços online do Município, na Casa das Associações de Proença-a-Nova ou na sede da Junta de Freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira. Através desta iniciativa, a Universidade Sénior de Proença-a-Nova continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem, inclusão e convivência, promovendo o envelhecimento ativo e saudável.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

APFAC | Webinars APFAC, Sistema "ETICS" | 07.10.2025 | 14:30


Webinar APFAC | 6 outubro.2025, 14h30
Sistema ETICS, do conceito à aplicação
Este webinar é organizado pela APFAC. Para qualquer esclarecimento deverá contactar através do e-mail: apfac@apfac.pt

Os requisitos legais relativos à eficiência energética dos edifícios e a crescente atenção às temáticas da eficiência energética e da sustentabilidade estão a provocar grandes alterações no sector da construção. Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com eficiência energética e à proteção ambiental, é necessário isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior, com a consequente redução das necessidades de aquecimento/arrefecimento e a diminuição dos riscos de ocorrência de condensações. Neste enquadramento, o Sistema ETICS constitui uma das soluções mais eficientes para se obterem, fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados.

As Jornadas ETICS são dirigidas à generalidade dos agentes do sector da construção: Prescritores, Projectistas, Entidades Fiscalizadoras, Agentes do Imobiliário, Gestores de Condomínios, Construtores, Arquitectos e Engenheiros, Estudantes entre outros agentes.

Silves | RUA PEDRO ÁLVARES CABRAL, EM PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO DE 26 SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO


Na sequência da “Empreitada de Execução de Infraestruturas de Elevação e Adução de APR da ETAR de Albufeira Poente”, o Município de Silves informa que a rua Pedro Álvares Cabral, em Pêra, estará encerrada ao trânsito entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro, para a execução de condutas adutoras neste local.
Os locais serão devidamente sinalizados e os desvios de trânsito assinalados.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.