Calendário do Advento será o centro da iniciativa, com 25 dias de partilhas, experiências e sorteios de produtos regionais.
A pensar na quadra festiva que se aproxima, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai lançar uma nova Campanha de Natal, que tem como foco a valorização e a promoção integrada da região. A iniciativa assenta num Calendário do Advento interativo, de 1 a 25 de dezembro, que dará a conhecer o melhor que o território oferece nesta época: o que se pode fazer, que produtos se podem consumir ou oferecer, as principais tradições e as receitas gastronómicas que compõem a mesa de Natal nos 14 municípios.
Com o mote “Onde se vivem as tradições é onde apetece estar”, a campanha que irá decorrer maioritariamente online, pretende destacar o valor afetivo e identitário do território de Viseu Dão Lafões, associando-o a tradições e experiências com forte ligação ao imaginário natalício.
A dinâmica da campanha é simples. Através das redes sociais da CIM Viseu Dão Lafões, será possível abrir janelas do Calendário do Advento que, dia após dia, revelam o melhor do território. As janelas tanto podem apresentar um sabor típico, peças de artesanato local, um mercado de Natal ou um costume gastronómico que mantém viva a alma deste território, por exemplo. Em paralelo, decorrerão sorteios de produtos regionais, que culminam com um prémio especial no Dia de Natal.
À semelhança dos anos anteriores, a app e as redes sociais Visit Viseu Dão Lafões continuam a ser uma montra privilegiada para divulgar a programação natalícia preparada pelos 14 municípios da CIM. Será lançada uma agenda cultural, com programação dedicada exclusivamente ao período natalício, reunindo as iniciativas promovidas pelos municípios e dando a conhecer uma oferta diversificada, pensada para toda a família, dos mais pequenos aos adultos, garantindo que cada visitante encontrará atividades à sua medida.
As redes sociais destacarão os principais Mercados de Natal da região, assinalarão locais de visita obrigatória e divulgarão espetáculos, cânticos, exposições, workshops e outras iniciativas típicas desta quadra, incluindo festas de rua, música ao vivo, pistas de gelo, comboios turísticos, iluminações, parques temáticos, sem esquecer a programação da Passagem de Ano de cada município, dando a conhecer as experiências memoráveis.
Esta campanha é promovida pela CIM Viseu Dão Lafões, em articulação com os seus 14 municípios, e conta com o envolvimento de operadores turísticos, produtores, agentes culturais e demais parceiros locais.
Para João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “esta Campanha de Natal tem como objetivo reforçar o orgulho no nosso território e valorizar aquilo que nos distingue: as tradições vivas, a autenticidade das nossas gentes e a riqueza dos nossos produtos. É uma iniciativa que une os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões e que mostra, de forma simples e inovadora, que há muito para descobrir e partilhar na nossa região. Apostamos num formato digital acessível a todos, com o objetivo de aproximar as pessoas, dinamizar o comércio local e afirmar o valor de Viseu Dão Lafões”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, acrescenta: “Esta campanha ilustra de forma evidente o trabalho colaborativo que temos desenvolvido em Viseu Dão Lafões, em que envolvemos os catorze municípios, os empresários da hotelaria, da restauração e das atividades turísticas e culturais do território, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, entre outros parceiros”.
“Através de uma estratégia digital e participativa, valorizamos o que é nosso e criamos formas de promover o território. Esta é mais uma ação que se insere na nossa visão para um território coeso, atrativo e com identidade, onde a inovação e a tradição caminham lado a lado”, concluiu.
Crescimento turístico reforça atratividade da região
A Campanha de Natal é lançada num contexto de crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões. Segundo os dados mais recentes do INE - Instituto Nacional de Estatística, o território registou, em setembro de 2025, 67.243 dormidas, que traduzem um crescimento de 2,1% face ao mesmo mês do ano anterior.
No total acumulado entre janeiro e setembro, as dormidas totalizaram 504.653, um aumento de 3,23% em relação ao mesmo período de 2024, o que confirma a tendência positiva e de crescimento da região no contexto turístico nacional.
*Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa
.jpg)










