terça-feira, 2 de setembro de 2025
SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA NO ÂMBITO DO 75º ANIVERSÁRIO
Abertas candidaturas a apoios à habitação para famílias afetadas pelos incêndios rurais
| ||||
Cantanhede | Durante o mês de setembro. Exposição sobre os 75 anos da Sociedade Columbófila de Cantanhede patente na Biblioteca Municipal
Bibliomóvel de Proença-a-Nova vai representar Portugal em congresso internacional na Polónia
Comunicação, Turismo e Eventos
Proença-a-Nova | Festival do Plangaio e do Maranho regressa de 19 a 21 de setembro
Comunicação, Turismo e Eventos
Barcelos | IPCA distinguido com Prata nos Graphis Design Awards 2026 pela identidade do Enter The Void
Cantanhede | Na segunda-feira, dia 01 de setembro. Francisco Relva Pereira apresentou livro sobre a importância da música na sociedade
“A Música na Sociedade – Sua Importância” é o título do último livro que Francisco Relva Pereira lançou ao final da tarde de segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A data da sessão coincidiu simbolicamente com o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, que são um dos focos essenciais da obra que, segundo o autor, tem por finalidade ajudar a compreender como a música “se tornou importante nas diversas civilizações que nos antecederam, deixando marcas que o tempo não apaga e o homem não esquece”.
“Eu adoro investigar e verifiquei que não havia nada escrito sobre a implicação que a música tem na sociedade. […] Pensei que era necessário deixar para futuro algo que ficasse mais atual e que, de certa forma, englobasse a comparação entre aquilo que se passava na música ocidental e o que se passava no nosso país”, afirmou o escritor.
A obra recolhe, ainda, palavras de reconhecimento da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que sublinha que “A Música na Sociedade – Sua Importância proporciona uma leitura acessível, envolvente e intelectualmente estimulante sobre o impacto que esta milenar forma de manifestação artística sempre teve na vida dos povos. […] O autor presta homenagem a agentes culturais locais e regionais que merecem ser devidamente valorizados pela sua missão no ensino da música e na preservação da memória musical e da identidade coletiva das comunidades, o que naturalmente o torna credor do nosso mais vivo aplauso e reconhecimento”.
A apresentação esteve a cargo do autor do prefácio, José Leandro Andrade Campos, professor jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que tem também formação superior em Acoustique, Harmonie et Chorale, pelo Département de Musique et Musicologie de l’Université de Poitiers, e estudos em Flauta Transversal (CEA, CEB, CMA) no Conservatoire de Musique de Poitiers.Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, entidade que apoiou a obra, destacou o contributo relevante da presente obra para a reflexão sobre a função e a importância da música na construção cultural, social e identitária das comunidades.
“Este livro de Francisco Relva Pereira, não é apenas um contributo fundamental para compreender o papel da música, mas também um gesto de reconhecimento e gratidão para com os músicos, as bandas e todos os que a tornam viva. A obra valoriza a música como expressão de afetos, como linguagem universal que nos liga, e como dimensão cultural que fortalece a identidade coletiva das pessoas e das comunidades”, sublinhou Pedro Cardoso.Natural de Ançã, Francisco Relva Pereira é licenciado em Estudos Artísticos pela FLUC - Faculdade Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Direção de Orquestra de Sopros, pós-graduado em Gestão nas Indústrias da Música e doutorado em Artes-Estudos Musicais, também pela FLUC.
Na sequência da sua formação inicial na Phylarmonica Ançanense, completou estudos especializados e manteve uma intensa atividade em entidades e instituições prestigiadas no campo da música, tendo sido professor de trombone no Conservatório de Música de Coimbra e coordenador dos cursos de música do INATEL.
Atualmente é diretor pedagógico da Associação António Fragoso, realizando vários concertos em alguns países da Europa, nomeadamente em Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, efetuou algumas conferências e tem participado em vários workshops na Universidade de Coimbra, de cuja Charamela foi maestro.
CTCV apresenta forno de rolos inovador para acelerar a descarbonização do setor
Oliveira de Frades - Sessão de Esclarecimento | Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal
NORTE DISTINGUIDO PELA COMISSÃO EUROPEIA ATRAVÉS DOS PROJETOS “AMP - Património Cultural: Jornadas Metropolitanas do Património” e “AGEO”
|
Fãs alemães e franceses lideraram as viagens de carro para assistir ao Campeonato Europeu de Futebol Feminino na Suíça
Uma análise anónima aos dados das transações de estacionamento da plataforma de mobilidade mundial Arrive revela que a Alemanha e França lideram a lista de nacionalidades que conduziram até às cidades que receberam este verão o Campeonato Europeu de Futebol Feminino na Suíça. Os resultados demonstram uma forte relação entre a proximidade geográfica, o desempenho das equipas, e os padrões de viagem dos fãs. Contudo, fãs da Islândia, Dinamarca e Suécia destacam-se também devido à distância que tiveram que percorrer.
O Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025, realizado na Suíça, atraiu fãs de toda a Europa para as oito cidades anfitriãs. Os dados da Arrive demonstram que os países fronteira ou próximos à Suíça dominaram o tráfego automóvel, com a Alemanha a liderar, França em segundo lugar, seguidos de Itália, Países Baixos e Espanha.
“Ao viver próximo a um destino, o uso do carro torna-se, muitas vezes, uma escolha natural. Oferece flexibilidade, conforto, e controlo para a viagem. Mas a escolha só resulta se a cidade oferecer infraestruturas de estacionamento adequadas. Soluções de estacionamento adequadamente planeadas não são apenas convenientes; são fundamentais para tornar os eventos acessíveis, reduzir o congestionamento, e garantir uma experiência positiva ao visitante”, diz Scott Booker, General Manager Parking da Arrive.
Os dados de estacionamento revelam, também, como o calendário do torneio influencia os fluxos de tráfego. As equipas que chegam mais longe na competição geram, como é expectável, mais visitas às cidades suíças. Por exemplo, França e Alemanha encontraram-se em Basel para os quartos de final, enquanto que o facto de Espanha ter chegado à final aumentou as visitas a Bern, Zurique e Basel. Os quartos de final entre a Suécia e a Inglaterra em Zurique também trouxeram um pico de tráfego notável de ambas as nacionalidades.
Enquanto que a proximidade desempenhou um papel fundamental, alguns países não-fronteiriços também demonstraram um elevado volume de transações de estacionamento. A Suécia e a Dinamarca ambas registaram números elevados apesar das viagens serem muito mais longas. É notável que os dinamarqueses tenham demonstrado o seu forte apoio, com números significativos de fãs a viajar para a Suíça apesar de a equipa ter sido eliminada na fase de grupos. O Reino Unido, incluindo a Inglaterra e Gales, também registaram um elevado volume de estacionamentos, indicando que muitos fãs escolheram conduzir em vez de voar para ver o campeonato.
Quando ajustamos a análise à dimensão populacional, o quadro modifica-se. A Islândia lidera a lista dos países com os fãs mais dedicados que viajam de carro, seguida pela Dinamarca, Suécia, Noruega e Países Baixos.
Principais países visitantes por total de estacionamentos (do maior para o menor)
- Alemanha
- França
- Itália
- Países Baixos
- Espanha
- Dinamarca
- Suécia
- Noruega
- Bélgica
- Finlândia
- Reino Unido
- Polónia
- Islândia
- Portugal
Os 5 grupos de fãs mais dedicadas que viajam de carro (por milhão de habitantes)
- Islândia
- Dinamarca
- Suécia
- Noruega
- Países Baixos
Metodologia
A análise baseia-se em dados anónimos de transações de estacionamento das aplicações de estacionamento do Arrive Group, EasyPark e RingGo, na Suíça, entre 30 de junho e 29 de julho de 2025, cobrindo todo o período do campeonato. Quando os utilizadores criam uma conta, fornecem o seu número de telefone, país de origem e também selecionam o país onde estacionam principalmente, que é referido como o país de mercado.
Sobre a EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive:
A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de 4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais habitáveis.
Visite https://www.easypark.com/pt-pt para obter as últimas notícias e informações.
Para notícias da Arrive, visite arrive.com

.webp)
.jpg)
.jpg)
.jpg)










.png)
.png)


.webp)

