terça-feira, 12 de agosto de 2025

Joaquim Aires inicia em Lousada trajeto de 2400kms em bicicleta que o vai levar a Roma a favor da ANEM

 Joaquim Aires iniciou hoje o percurso, saíndo de Lousada em bicicleta, num percurso que o vai levar a Roma, num trajeto de mais de 2400 kms, em 15 etapas.
O objetivo do ciclista é ajudar a ANEM na sua luta diária e na construção do seu Centro de Excelência em Investigação e Lar Permanente, bem como colocar a esclerose múltipla na agenda nacional.
Mais informações podem ser obtidas no facebook da ANEM:
Envio também o Link da campanha de angariação de fundos a decorrer, e agradeço a vossa melhor boa vontade para o divulgar:
O nosso departamento vai manter uma ligação diária com o Joaquim Aires, no sentido de facilitar à imprensa, o diário do trajeto, bem como vídeos e fotografias, que podem usar nas vossas publicações, durante as 15 etapas desta prova, bem como estaremos disponíveis para marcar entrevistas via videoconferencia, telemóvel ou outro formato que entendam, durante as 15 etapas, ou noutra altura.

*José Vieira 
 **Artur Arede 
Direção de Fundraising, Comunicação e Marketing

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCLEROSE MÚLTIPLA



Apresentação de Miguel Capão Filipe à Assembleia Municipal de Aveiro


Miguel Capão Filipe é o candidato da Aliança Mais Aveiro à Assembleia Municipal de Aveiro, facto que muito orgulha e prestigia a candidatura de Luís Souto Miranda à Câmara Municipal de Aveiro.
Desde 1997 que Miguel Capão Filipe integra cargos públicos em Aveiro e por Aveiro, terra que o viu nascer em 1961. Em 1997 começou por ser deputado municipal até 2001, indo depois para a Assembleia da República até 2002, enquanto cumpria o seu primeiro mandato como vereador ainda que sem pelouros atribuídos. De 2005 a 2009 continuou na vereação mas com pelouros atribuídos do Ambiente, Trânsito e Mobilidade, dos Assuntos Sociais e Família (Ação Social e Habitação Social), Assuntos Culturais (Ação Cultural, Património e Museus, Biblioteca e Arquivo), Defesa do Consumidor e Saúde.
De 2009 a 2013 cumpriu o seu primeiro mandato como Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, e já com o Eng. Ribau Esteves como presidente da autarquia, regressa à vereação em 2013, onde ainda se encontra agora, com os pelouros de Cultura e Turismo, Mercados e Feiras, Saúde, Toponímia e História Urbana.

Miguel Capão Filipe
“A primeira palavra é de reconhecimento pelo trabalho da equipa liderada pelo Eng. Ribau Esteves. Aveiro enfrentou e superou um estado de calamidade, emergindo agora como um dos municípios mais avançados do país. Em uma década, recuperámos o atraso de dez anos, com dez anos de avanço. Somos, pois, exemplo nacional de revitalização e progresso”.
“A inspiração para o futuro de Aveiro também respira no legado de personalidades emblemáticas como o Dr. Girão Pereira, cuja visão e integridade foram determinantes na fundação do Aveiro contemporâneo”.


“Apelamos a uma campanha eleitoral orientada pela discussão de causas, com Aveiro acima de quaisquer interesse”

“Ao seguirmos futuro, a determinação é clara, Aveiro com saúde, feliz, com qualidade de vida invejável, como no país, centrada nas pessoas e na família, valores de Liberdade. Afinal, elementos do ADN aveirense”.

“Vivemos pois uma oportunidade única do nosso destino, da nossa história, que importa não alienar em aventureirismos e sobrancerias”.
“Navegamos simbolicamente num barco Moliceiro, embarcados num projeto em equipa, ao leme Luís Souto Miranda, aveirense de altíssima qualidade pessoal e profissional, com existência na sociedade civil – em prontidão e compromisso com a comunidade. Como todos nós. Autenticamente”.
Luís Souto Miranda

“Será com muita honra e muito orgulho que passarei este testemunho depois das eleições de 12 de outubro”.

“Quem questionou o motivo pelo qual se ‘deu’ o cargo de presidente da Assembleia Municipal ao CDS-PP, agora percebe que foi muito fácil atribuir este cargo, tão importante, pois é, para todos, evidente que o Miguel Capão Filipe personifica o aveirismo, o amor a Aveiro”.

“Foi, por isso, desde o primeiro momento, a escolha certa. Porque se há uma pessoa em Aveiro que não precisa de apresentação, é o Miguel Capão Filipe, ao contrário de outros, que terão de explicar quem são e de onde vêm”.

“Desde 1997 que está em serviço do município, não há ninguém em Aveiro com tanto conhecimento autárquico. Vai presidir aos trabalhos da Assembleia Municipal, que não é apenas uma ‘mesa’, é muito mais que isso, representa a Assembleia, na sua diversidade, mas também todo o município”.

“Temos muita confiança no trabalho que vai desenvolver. O seu currículo e experiência é inexcedível. Dedicou uma boa parte da sua vida ao serviço público e abdicou, muito, da sua brilhante carreira profissional, ao serviço do nosso município. Não resistiu ao apelo de se dedicar à sua terra”.

Com as Pessoas. Por Aveiro.

 *José Alexandre Silva


Marinha Grande | SOFIA DEODATO APRESENTA LIVRO EM SÃO PEDRO DE MOEL

 No próximo dia 21 de agosto de 2025, às 22h00, o Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, recebe mais uma sessão do ciclo “Livros em Boa Companhia”, desta vez com a participação da autora Sofia Deodato.

A conversa terá como ponto de partida o livro “Maternidade Arco-Íris: Superando Perdas e Abraçando a Vida”, uma obra descrita como “um abraço em forma de palavras”. O trabalho nasceu da experiência pessoal da autora, marcada por perdas gestacionais e pelo diagnóstico de trombofilia, bem como pela coragem de continuar a sonhar com a maternidade, mesmo depois do luto.
Durante a sessão, haverá ainda oportunidade dos presentes conversarem com a autora, num espaço de partilha.

Esta iniciativa integra a programação do Cosmos Azul e Mar no âmbito da Época Balnear 2025, organizada pelo Município da Marinha Grande.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, e não requer inscrição prévia.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Comissão Organizadora faz balanço muito positivo da maior feira-festa do país. Edição de 2025 da Expofacic “fica para a história”

 
Uma edição que fica para a história. É este a opinião unânime sobre a 33.ª Expofacic, que terminou este domingo, 10 de agosto, e que excedeu todas as expectativas.
No habitual jantar com patrocinadores e comunicação social, realizado esta segunda-feira, 11 de agosto, a presidente da Câmara Municipal e da Comissão Organizadora, Helena Teodósio, e o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, deram conta das apostas ganhas nesta 33.ª edição, com especial enfoque na elevada adesão de público, na reorganização dos vários setores da feira, mas também em matéria de segurança.
Helena Teeodósio mostrou-se particularmente satisfeita com o ambiente vivido no recinto ao longo dos 11 dias de certame. “Vimos pessoas felizes a passear, a sorrir e isso é um indicador muito positivo”, observou, adiantando que a elevada adesão de público nos primeiros dias “foi uma alavanca” para os restantes.
Para além do trabalho exemplar em matéria de segurança, uma área especialmente sensível e determinante para o sucesso de um evento desta magnitude, a presidente da Câmara realçou que, pelo facto de a Expofacic entrar nos primeiros 10 dias de agosto, época em que os emigrantes já estão de regresso às origens, se acentuou a dimensão do certame enquanto ponto de (re)encontro de gerações, ainda mais reforçada pelas excelentes condições atmosféricas, que proporcionaram noites de verão excecionais, contribuindo para esta edição memorável.
A autarca deixou ainda um agradecimento público a todos quanto ajudaram a organizar a maior feira-festa do país, nomeadamente à Comissão Organizadora a que preside, mas também aos funcionários e colaboradores da Câmara Municipal e da INOVA-EM, pela “dedicação inexcedível”.
Também Pedro Cardoso, presidente da empresa municipal a quem cabe a gestão e operacionalização da Expofacic, e que assumiu este desafio apenas há uma ano e meio, disse que a edição de 2025 “entra para a história e com contornos de melhor sempre, não só pelo número de visitantes, pela aposta ganha na reorganização do espaço como foi o caso das tasquinhas e nas novidades introduzidas, mas também pelo feedback muito positivo dos expositores e até pelas noites de verão memoráveis”.
Ainda de acordo com este responsável, “apesar da aposta ser a qualificação, a Expofacic cresceu em todos os setores”. “Tivemos mais gente nos concertos, mas também no setor comercial, na área agrícola, no Expofacic Kids, nas tasquinhas, no Street Gaming, no artesanato... É por isso que a Expofacic é um caso sui generis no país e, reconhecidamente, a maior feira-festa”, justificou.
O líder da INOVA-EM deu ainda particular ênfase à questão da segurança, lembrando que este ano apenas foi registado um terço das ocorrências, em comparação com a edição de 2024.
A forte aposta em 2024 teve continuidade este ano. A noite do concerto da Nena e Calema foi um teste de fogo que superamos com distinção. Não houve incidentes, apesar de termos casa-cheia. O trabalho cirúrgico e permanente das equipas de segurança foi determinante”, revelou.
A terminar, Pedro Cardoso referiu que “os objetivos foram claramente superados e balanço é mesmo muito positivo”.
Vimos reforçado o patamar de excelência que a Expofacic já tinha atingido e confirmada a importância do impacto económico, social e cultural e em termos de coesão territorial”, resumiu, apontando já a 2026, ao garantir que o trabalho de planificação da próxima edição começa desde já.

Entradas grátis na Piscina Municipal do Castelo. Castelo de Paiva também celebra hoje o Dia Internacional da Juventude

 

A exemplo de anos anteriores, o Município de Castelo de Paiva associa-se à iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ao Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e à Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e vai celebrar hoje o Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de Agosto, permitindo a entrada gratuita nas piscinas municipais ao ar livre para todos os jovens até aos 30 anos.

Na Piscina Municipal do Castelo, entre as 9h e as 12h e as 13 e 19h, a entrada é gratuita até aos 30 anos de idade, mas limitada à capacidade do equipamento.

Haverá várias actividades durante o dia, como insufláveis aquáticos e festa da espuma, e às 16h30 uma demonstração de zumba.

Recorde-se que o dia 12 de Agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998, destacando-se o interesse e a motivação aos jovens na oportunidade de integrar as suas vozes, acções e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios que a humanidade enfrenta.
Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O tema de 2025, Iniciativas locais dos jovens para os ODS e além! destaca o papel transformador dos jovens na localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traduzindo os compromissos globais em realidades concretas a nível local.
Fica pois, o convite para um dia diferente para os jovens em Castelo de Paiva.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Entrega de alimentos decorre no dia 3 de setembro. Câmara Municipal de Cantanhede apoia apicultores com distribuição de alimento para abelhas


A Câmara Municipal de Cantanhede vai oferecer dois quilogramas de alimento por cada colónia registada no concelho, com o objetivo de apoiar os apicultores locais ao mesmo tempo que está a proteger as abelhas, essenciais para a polinização e para a agricultura.
A entrega decorrerá no dia 3 de setembro, das 09H00 às 17H00, no estaleiro municipal. Para levantar o alimento, os apicultores deverão apresentar o comprovativo de registo, um documento de identificação e o termo de entrega de medicamentos ou a respetiva receita.
As abelhas têm um papel essencial na agricultura, sendo responsáveis pela polinização de cerca de 75% das espécies de plantas cultivadas.
Este processo natural é decisivo para aumentar a produtividade agrícola e melhorar a qualidade de frutos e sementes. No entanto, as populações de abelhas enfrentam atualmente múltiplas ameaças, como as alterações climáticas, a perda de habitat, o uso de pesticidas e diversas doenças, fatores que colocam em risco a biodiversidade e a segurança alimentar.
Esta iniciativa, desenvolvida através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, vem reforçar o compromisso da autarquia com a apicultura e a proteção ambiental, promovendo práticas que garantem a continuidade deste recurso vital para a agricultura e o equilíbrio dos ecossistemas.
De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estão registadas no concelho um total de 1.908 colónias.



Opinião - O dia em que Lisboa enganou Hitler

 Lisboa na primavera de 1944 era um palco onde a neutralidade oficial escondia um turbilhão de segredos, encontros clandestinos e jogos de inteligência que podiam mudar o rumo da guerra. As ruas da Baixa fervilhavam com diplomatas, espiões, refugiados e agentes de várias nacionalidades, todos movimentando-se em silêncio numa cidade que, embora distante do conflito direto, se tornou um dos centros neurálgicos do maior conflito do século XX.
No meio desse cenário, um homem magro, de bigode fino, parecia mover as peças com uma calma desconcertante. Chamava-se Juan Pujol García. Para os alemães ele era o agente Arabel, para os britânicos o lendário Garbo. Este espião duplo não comandava exércitos nem liderava batalhas, mas criou uma rede fictícia de agentes que alimentava o comando nazi com informações cuidadosamente fabricadas.
Garbo sabia que a desinformação era uma arma poderosa e usava-a com mestria. Inventava agentes com histórias verossímeis, profissionais, localizações estratégicas e até pequenos detalhes pessoais que tornavam os seus relatórios praticamente impossíveis de contestar. As mensagens partiam muitas vezes de Lisboa, através de transmissões codificadas por rádio, e misturavam factos verdadeiros com dados falsos, enganando os alemães a cada passo.
Nas semanas que antecederam o Dia D, Garbo enviou uma mensagem fundamental. Nela afirmava que tinha chegado atrasado para avisar sobre o verdadeiro ataque aliado, mas que o que os alemães estavam a ver em Normandia não passava de uma distração. O desembarque real, dizia com firmeza, seria muito mais ao norte, em Pas-de-Calais. Essa informação chegou a Berlim e foi aceite como verdadeira, levando o alto comando alemão a manter as suas divisões Panzer longe das praias onde, de facto, os Aliados se preparavam para atacar.
Na madrugada do 6 de junho, as forças aliadas invadiram as praias de Omaha, Utah, Gold, Juno e Sword, enfrentando feroz resistência, mas beneficiando do erro de cálculo do inimigo, induzido por Lisboa e o espião que sabia como jogar o jogo da mentira.
Enquanto isso, na capital portuguesa, a identidade de Garbo era um mistério para a maioria. Uns diziam que ele era apenas um espanhol comum, vivendo discretamente entre traduções e contactos em cafés. Outros suspeitavam que por trás daquele homem simples se escondia algo muito maior. Só após o fim da guerra é que a verdadeira dimensão da sua missão foi revelada e com ela o papel crucial que Lisboa desempenhou.
Esta história mostra que, apesar de Portugal se manter oficialmente neutro durante a Segunda Guerra Mundial, a sua capital foi um dos centros estratégicos da espionagem mundial. Lisboa acolheu encontros secretos, serviu de base para transmissões cifradas e tornou-se palco de manobras que influenciaram diretamente os destinos dos exércitos em combate.
O Dia D foi uma das maiores operações militares da história, mas poucos sabem que uma parte fundamental do sucesso dos Aliados teve origem nas ondas de rádio que saíam discretamente de Lisboa. A cidade, muitas vezes vista apenas como um ponto de passagem, mostrou que podia ser muito mais: um lugar onde a inteligência e a astúcia venceram, mesmo quando os canhões ainda não tinham disparado.
Esta é a memória de um momento em que o silêncio da capital portuguesa contribuiu para enganar Hitler e, de certa forma, ajudar a salvar o mundo.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor, Historiador e Autor

Formação-ação FINANCIADA COMPETE2030-2025-7 DINAMIZAR 2026/2027

 Estão abertas as candidaturas ao Aviso SIQRH – Formação Ação, no âmbito do Programa COMPETE 2030 – Inovação e Transição Digital. 

A APCMC pretende apresentar uma candidatura ao DINAMIZAR, no âmbito setorial da Construção, comércio e serviços, com inicio em 2026.

 

Este aviso visa apoiar ações de formação, que contemplem o recurso à metodologia de formação-ação, que prevê formação, alternada, em sala e on the job, que vise a qualificação de empresários e de trabalhadores das empresas, com vista à melhoria da empregabilidade e da produtividade das empresas.

 

A formação deve ser desenvolvida nas seguintes áreas temáticas, com enquadramento nas devidas áreas de educação e formação:

· Inovação;

· Digitalização e Transição Digital;

. Internacionalização;

· Competitividade;

· Critérios ESG.

Mais informações sobre este projeto AQUI.

 

Certos do interesse desta candidatura para V. Exas., agradecemos o envio da Ficha de Inscrição AQUI.

 

Em caso de dúvidas no preenchimento, por favor contacte-nos.

Dia Internacional da Juventude. 12 AGO | Oliveira de Frades

O Município preparou um programa cheio de atividades lúdicas, desportivas e muita animação para o Dia Internacional da Juventude, reconhecendo o importante papel que os jovens assumem na sociedade. O programa engloba diversas atividades e animação:

- Hydro Burn
- Paddle Surf
- Workshop Graffiti
- Entrada grátis na ZFR Sejães
- DJ Sun Set

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem