quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Silves | CONTRATO DE PLANEAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE PÊRA SUL FOI ASSINADO

 

Foi assinado, a 27 de novembro de 2025, o contrato de planeamento para a elaboração do Plano de Pormenor de Pêra Sul, em Pêra, que deverá permitir a concretização da estratégia municipal de desenvolvimento territorial, fundada na política pública de promoção da atratividade e competitividade territorial, mediante o incremento da oferta de habitação, o reforço de infraestruturas e equipamentos públicos, em complemento e harmonia com os espaços urbanos contíguos, e a salvaguarda e valorização dos recursos existentes, com destaque, no caso em apreço, para o património natural e paisagístico.
Com efeito, a elaboração do Plano de Pormenor de Pêra Sul (PPPS), com o prazo máximo de 2 anos, assume como objetivos estratégicos a consolidação e valorização urbana e demográfica do aglomerado de Pêra - por via do aumento da oferta de habitação permanente, proporcionando a atração e fixação de população, da reabilitação e otimização das infraestruturas existentes, promovendo a sua resiliência e sustentabilidade funcional, da promoção da mobilidade suave e acessibilidade para todos e do reforço da ligação de Pêra aos principais eixos viários municipais e regionais (p. ex. EM 526, ER 125 e A 22) – e a valorização ambiental e paisagística da área do plano, através da reabilitação da linha de água que margina o PPPS a sul e da qualificação do território com espaços verdes urbanos e a adequada integração paisagística das edificações.

Com a assinatura do contrato de planeamento é dado um passo importante na concretização deste projeto de desenvolvimento para todo o concelho de Silves e especialmente para a freguesia de Pêra, que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas designadamente com o ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis, e o ODS 9, indústria, inovação e infraestruturas, e que se localiza em território do Geoparque Algarvensis.

Para aceder a mais informação e documentação referente ao procedimento de elaboração do plano, consulte o link https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1021/pp-de-pera-sul-elaboracao.aspx

Câmara de Évora assinou protocolo com o Centro de Convívio da Horta das Figueiras

Um Protocolo para Utilização do Edifício do Centro de Convívio da Horta das Figueiras foi assinado entre a Câmara Municipal de Évora - representada pela Vereadora Carmen Carvalheira - e os dirigentes da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Horta das Figueiras, respetivamente Hélio Pessoa e José Solas, na tarde de 2 de dezembro, na sede da ARPIHF. 
O presente protocolo visa o apoio municipal à ARPIHF, após a aprovação da candidatura a apoio no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo Social e Juvenil do Concelho de Évora.
Deste modo, a Câmara Municipal permitirá à Associação o desenvolvimento de atividades dirigidas aos sócios e inscritas nos planos de atividades anuais e outras iniciativas previstas ou não em plano de atividades no imóvel, que é propriedade e tem gestão municipal, denominado Centro de Convívio de Horta das Figueiras, sito na Rua Henrique Menezes, na Horta das Figueiras. 
A Câmara Municipal valoriza, assim, o movimento associativo social do Concelho que, através da sua ação, contribui para criar espaços de partilha, pontos de encontro, dinâmicas sociais, recreativas e culturais e promover a participação cívica e social dos cidadãos.




Cantanhede | Estudo de opinião revela que visitantes deram nota muito positiva à edição de 2025. Linhas orientadoras da Expofacic’2026 já estão definidas e com muitas novidades

 
As principais linhas orientadoras da Expofacic’2026, que se realizará entre os dias 30 de julho e 9 de agosto, já estão definidas, estando garantidas muitas novidades nas várias dimensões do evento.
Os contornos do plano de ação para a 34.ª edição do certame foram debatidos no decorrer de uma reunião da comissão organizadora, realizada nos Paços do Concelho.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal e da comissão organizadora, Helena Teodósio, recordou que “a edição de 2025 revelou-se uma das mais bem-sucedidas de sempre”, o que “eleva a exigência para o próximo ano”. “A Expofacic é um certame de referência e um exemplo de dinamismo territorial, de envolvimento comunitário e de capacidade organizativa”, reafirmou, deixando a garantia de que essas diretrizes continuarão a estar subjacentes em cada edição do certame.
Os dados que resultam de um inquérito efetuado por uma consultora especializada no tratamento de dados estatísticos, que recolheu a opinião de 1.100 inquiridos no decorrer da 33.ª edição do certame, são animadores e constituem uma base de trabalho para o futuro.
O estudo revela que a esmagadora maioria dos visitantes do evento, que decorreu entre os dias 31 de julho e 10 de agosto de 2025, pretende regressar em 2026, tendo atribuído nota muito positiva aos serviços disponibilizados no recinto.
De acordo com o relatório final, a totalidade dos inquiridos tenciona visitar a Expofacic no próximo ano e, entre estes, 95,1% pensa recomendar a visita ao certame aos seus amigos/familiares.
Outro dado relevante prende-se com a excelente avaliação – média de 4,7 numa escala de 1 a 5 – ao espaço e aos serviços prestados no recinto, nomeadamente em relação à segurança, qualidade de som/luz, tasquinhas, acesso ao recinto, concertos, expositores, entre outros.
Quanto ao preço dos bilhetes - que em 2025 se manteve face à edição anterior -, 72,4% dos inquiridos considerou-o adequado.
O inquérito de satisfação revela que o programa musical é principal fator de atratividade da Expofacic. 100% dos inquiridos justificou a sua presença no evento com os concertos, seguindo-se a recomendação de familiares/amigos com 53,7% e as exposições temáticas com 50,4%.
O trabalho da consultora perspetivou, por outro lado, as experiências desejadas na próxima edição, tendo sido uma das mais referenciadas a abertura de portas mais cedo.
Na reunião da comissão organizadora foi feita ainda uma análise às estratégias de comunicação digital do evento e apresentado um relatório de performance digital em 2025, destacando-se as mais de 35 milhões de visualizações nos conteúdos, os 22 mil novos seguidores nas redes sociais e mais de 2,5 milhões de utilizadores portugueses alcançados, entre outros dados.

A MAGIA DO NATAL ESTÁ A CHEGAR A SILVES

 De 05 de dezembro de 2025 a 04 de janeiro de 2026 o evento Silves Alegria do Natal promete trazer magia e alegria ao concelho de Silves.

O espírito natalício irá invadir a Praça Al-Muthamid e transformá-la num cenário mágico de luzes, decorações e muita animação que irá deslumbrar pequenos e crescidos.
 
Com entrada livre, a iniciativa promovida pelo Município de Silves reserva muitas surpresas e momentos felizes para toda a família.
Uma pista de gelo, o carrossel e o comboio de Natal são o destaque desta edição que contará ainda com uma programação diversificada que inclui espetáculos para todas as idades, teatro, circo, música, dança, concertos, mercadinho de Natal e as tão aguardadas chegadas do Pai
Natal.
 
O "velhinho das barbas brancas" já está a caminho para arrancar muitos sorrisos e irá chegar às freguesias de São Bartolomeu de Messines no dia 08 de dezembro, Armação de Pêra no dia 14 de dezembro e a Silves no dia 20 de dezembro.
 
Venha viver a magia do Natal em Silves, de 05 de dezembro a 04 de janeiro.
 
Horário Silves Alegria do Natal
» De 05 dezembro 2025 a 04 janeiro 2026 (diariamente)
Horário: 14h00 - 20h00
(Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário de funcionamento será das 14h00 às 18h00)
» Encerra nos dias 25 de dezembro 2025 e 01 de janeiro 2026
 

TRANSDEV CELEBRA NATAL COM DECORAÇÃO DE AUTOCARROS

 A Transdev está a promover um concurso de decorações de Natal que está já a dar cor e brilho às suas operações locais. Em cada operação há um autocarro decorado, que está em circulação ao longo do mês de dezembro. Estes autocarros podem ser vistos nas seguintes operações: Avemobilidade, Aveirobus, Cávado, Covilhã Mobilidade, Mobiave, Mobiviseudãolafões e Tuba.
Cada viatura foi decorada pelas equipas locais com luzes, cores, detalhes e elementos tradicionais da quadra, criando ambientes festivos que pretendem encantar quem viaja e quem se cruza com estes autocarros. O objetivo é simples: proporcionar uma experiência diferente, acolhedora e memorável, onde cada deslocação se pode transformar num momento especial.
“Esta iniciativa simboliza o compromisso da Transdev em ser um agente ativo e presente no coração das comunidades que servimos. O Natal e a mobilidade partilham um princípio comum: ambos devem ser acessíveis a todos. Quando falamos de Natal, falamos de segurança, confiança e da capacidade de aproximar pessoas. É exatamente isso que queremos proporcionar — não apenas ligá-las geograficamente, mas também levar-lhes um pouco da magia desta época, feita de proximidade e da certeza de que todos, sem exceção, merecem sentir-se bem e acolhidos”, afirma Joana Feiteira, Diretora de Marketing e Comunicação da Transdev.
A Transdev convida todos a aproveitar esta iniciativa para redescobrir o transporte público: uma forma cómoda, sustentável, segura e agora ainda mais especial de viajar.
Link para um vídeo: https://we.tl/t-svQ2Jp5At5


*Isabel Carriço

Porto de Mós ganha Centro de Diagnóstico Integrado


No âmbito da estratégia do município para a área da saúde, será implementado um Centro de Diagnóstico Integrado – CDI – localizado no Centro de Saúde de Porto de Mós. Este centro irá permitir o acesso facilitado a vários exames e especialidades num mesmo espaço, tais como exames de imagem (Raio X), análises laboratoriais e outros procedimentos essenciais, contribuindo para uma resposta mais rápida, eficaz e integrada. A criação deste CDI permitirá reduzir tempos de espera, facilitar o acesso dos utentes e evitar deslocações desnecessárias para unidades de maior dimensão.
Como refere Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, a “Saúde é o nosso bem mais precioso” o que reforça a importância desta conquista para o município.

A integração do CDI em Porto de Mós é resultado de um projeto alargado à região, liderado pela Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e que representa um investimento de mais de 600 mil Euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da estratégia nacional de modernização e requalificação dos serviços de saúde.

De acordo com a ULSRL, esta iniciativa representa “um passo decisivo na consolidação de uma rede de cuidados mais moderna, descentralizada e centrada no utente, garantindo diagnósticos mais rápidos, eficientes e de maior qualidade”.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação