sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CCDR Centro lança a 3.ª edição do Pacto para a Economia Circular no Centro. 21 nov. 14.00h, Coimbra


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança amanhã, dia 21 de novembro, a 3.ª edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, um compromisso voluntário que pretende acelerar a transição para um modelo económico mais sustentável em toda a região Centro. A apresentação oficial desta edição do Pacto decorrerá no Instituto Pedro Nunes (Auditório do Edifício D), em Coimbra, às 14h00, no âmbito da primeira visita do Roteiro da Economia Circular na Região Centro.

Destinado a entidades públicas e privadas da região, bem como entidades externas com atividade relevante para a valorização da economia circular neste território, o Pacto para a Economia Circular no Centro convida os seus subscritores a assumir o compromisso de desenvolver, pelo menos, uma ação que promova a circularidade dos recursos e contribua para um desenvolvimento regional mais sustentável.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “a economia circular é uma excelente oportunidade para transformar os nossos territórios, gerar valor sustentável e criar empregos qualificados. O trabalho que temos desenvolvido na região mostra que, com cooperação e inovação, é possível crescer de forma mais inteligente reforçando a competitividade local e a coesão territorial. A edição anterior do Pacto foi subscrita por 100 entidades regionais, que assumiram o compromisso de implementar, durante o seu período de vigência, um total de 237 ações de economia circular. Este número é revelador da importância que esta temática tem para a região Centro e é também um testemunho do nível de comprometimento dos agentes regionais nesta transição para uma economia circular. Por este motivo, faz todo o sentido dar continuidade ao Pacto de Economia Circular no Centro com o lançamento de uma nova edição”.

Esta edição apresenta uma novidade face às anteriores, já que os participantes terão a oportunidade de integrar Comunidades de Prática, criadas com o objetivo de fomentar a capacitação, partilha de conhecimento e cooperação entre as entidades subscritoras, potenciando o impacto das ações desenvolvidas. As Comunidades de Prática estarão centradas em diferentes temáticas relevantes para a dinamização da economia circular na região, nomeadamente: investigação científica e tecnológica; digitalização; compras públicas circulares; consumo responsável, sensibilização e envolvimento social; educação e capacitação; produção sustentável e uso eficiente dos recursos; e economia urbana circular. A adesão à 3.ª edição do Pacto decorre até 15 de janeiro de 2026, mediante o preenchimento de um formulário online disponível para todos os interessados.

Todas as informações sobre o Roteiro da Economia Circular na Região Centro, que inclui visitas a 10 entidades que subscreveram a 2.ª edição do Pacto para a Economia Circular no Centro, podem ser consultadas na página oficial da Agenda da Economia Circular do Centro em: https://agendacircular.ccdrc.pt/roteiro-2-a-edicao/ .

Iniciativa decorre de 24 a 28 de novembro- Universidade Católica promove primeira Semana da Sustentabilidade em Lisboa, Porto, Braga e Viseu


  • Mais de 60 atividades nos quatro campi da Católica, para incentivar a transformar intenções em ações concretas;
  • Lançamento do Centro de Longevidade, projeto pioneiro e interdisciplinar que aborda os desafios demográficos e apoia líderes e organizações;
  • Caminhada solidária com a presença especial de Rosa Mota;
  • Workshops, conferências e debates sobre sustentabilidade e o seu impacto, com temas como economia circular, pobreza, saúde mental e burnout ou alimentação saudável.
Lisboa, 20 de novembro de 2025 – Universidade Católica Portuguesa realiza de 24 a 28 de novembro a sua primeira Semana da Sustentabilidade, uma iniciativa que decorre em simultâneo nos quatro campi - Lisboa, Porto, Braga e Viseu.
 
Com um programa diversificado, que inclui palestras, workshops, mercados sustentáveis e atividades que abordam os vários pilares da sustentabilidade, a Semana da Sustentabilidade da Universidade Católica pretende proporcionar um momento de reflexão e de partilha de conhecimento, através de uma visão holística e integrada deste tema, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“Na nossa primeira Semana da Sustentabilidade unimos os quatro campi da Católica com um propósito comum: o de sensibilizar, mobilizar e capacitar toda a comunidade para os desafios ambientais, sociais e económicos do nosso tempo, reafirmando o nosso empenho em contribuir para um futuro mais consciente e responsável. A participação de cada um é um passo para transformar intenções em ações concretas. Na Católica, a Sustentabilidade é uma causa de todos e uma missão diária”, sublinha Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica e responsável pelo pelouro da Sustentabilidade.
 
O programa completo da Semana da Sustentabilidade em cada campus está disponível na página online do evento: LisboaPortoBraga e Viseu
 
Na sede da Católica, em Lisboa, haverá, entre outras atividades, uma campanha de recolha de lixo eletrónico, palestras sobre desperdício alimentar e sobre a relação da Sustentabilidade com a Psicologia, Educação, Direito e Liderança, debates dedicados a mobilidade urbana e violência no namoro e um workshop sobre como organizar festivais sustentáveis. Será também lançado o Centro de Longevidade, um projeto pioneiro que aborda os desafios demográficos e visa ajudar líderes e organizações a prosperar numa era de longevidade, através de pesquisa, educação e impacto social.
 
No campus do Porto destacam-se, por exemplo, a caminhada solidária com a participação de Rosa Mota, o torneio solidário de padel, a feira de troca de roupa, o concurso de ideias sustentáveis ou a inauguração do students’ garden, bem como workshops sobre alimentação baseada em vegetais, ginástica laboral sustentável, educação para a sustentabilidade, aproveitamento de alimentos, burnout académico e upcycling têxtil. Decorrerá também uma campanha de recolha de medicamentos fora de validade, plantação de árvores e será apresentado o Clube da Sustentabilidade.
Já em Braga, a Semana da Sustentabilidade inclui, entre outras iniciativas, a apresentação do estudo “Como estamos de Sustentabilidade”, workshops sobre bioeconomia na indústria têxtil e reaproveitamento alimentar, e o concurso “Renovar é Sustentar”, para propor ideias criativas e sustentáveis de renovação dos espaços interiores e exteriores do campus. Conta ainda com uma atividade desportiva ao ar-livre, que alia natureza e desporto, através de uma experiência de Golfe, no Axis Golfe Ponte de Lima.
 
Em Viseu, realizam-se o Mercadinho de trocas e doações, rastreios de dislexia, plantação de árvores, um seminário sobre inclusão e intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, recolha de livros infantojuvenis ou o concurso “SustentaArte”, que desafia a criar esculturas artísticas com materiais considerados desperdício.
 
Com a realização da Semana da Sustentabilidade, a Católica reforça o seu compromisso em promover o cuidado com o ambiente, a justiça social, a equidade económica e a governança responsável, contribuindo para um futuro mais justo e equitativo e desenvolvendo ações sustentáveis em todas as suas dimensões – ensino, investigação, responsabilidade social e ambiental – com o envolvimento de todos.

*Ana Serafim
Assessora de comunicação institucional