domingo, 4 de novembro de 2018

Porque hoje é Domingo... Em primeiro lugar, o mandamento do amor


                                     J. Carlos *
«… O Verbo de Deus… revela-nos que Deus é amor (I João 4,8) e ensina-nos ao mesmo tempo que a lei fundamental da perfeição humana, é portanto da transformação do mundo, é o novo mandamento do amor» (G.S. 38).

Todo o progresso, toda a técnica, toda a actividade humana… devem estar ao serviço do homem, para uma autêntica fraternidade, construida de grandes e pequenas coisas. É que no mundo subjectivo dimensão e valor ou intensidade não se correspondem.

Na diversidade de funções que integram a vida intervém o Espírito Santo: «Enquanto chama alguns a darem claro testemunho do desejo da pátria celeste e a conservarem-no vivo no seio da família humana, chama outros a dedicarem-se ao serviço terreno dos homens, preparando com esta sua actividade como que a matéria do reino dos céus» (G.S. 38).

Por outras palavras. Tudo o que for marcado pelo amor é construtivo e serve a causa do reino.

Amar a Deus com todo nosso coração é o mandamento mais importante. Mas, o que isto significa? Infelizmente temos vivido numa época em que a palavra amor tem-se tornado apenas em um significado de sentimento. 

Amar alguém é confundido com o significado de "sentir-se bem com eles". Contudo, "se sentir bem" com alguém não constitui necessariamente um amor em termos bíblicos. Pois em termos bíblicos amor está intimamente ligada ao fazer, e, especificamente, de amar a Deus para fazer o que Deus quer, isto é, obedecer Seus mandamentos, a Sua vontade” segundo a opinião do Pr. Ediglecio, com a qual concordo.


*Director

Nenhum comentário:

Postar um comentário