sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria encerra escolas rotativamente por falta de funcionários

Existem poucos funcionários no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria. Para resolver a situação, a Direção optou por encerrar rotativamente as escolas, de modo a poupar os funcionários das deslocações constantes entre os estabelecimentos e assegurar as condições mínimas para os alunos.
Em comunicado, datado de 17 de outubro e inicialmente divulgado na página de Facebook da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria [APEE-PSI] e posteriormente publicado no site oficial do Agrupamento, é referido que "face ao número reduzido de assistentes operacionais para assegurar as necessidades mínimas (...) a direção tem procedido diariamente à deslocação destes trabalhadores entre as diferentes escolas".
Para colmatar a falta de funcionários — que provoca nos existentes "exaustão" e "instabilidade" devido à constante mudança de escola e conduz ao aumento das baixas médicas —, o Agrupamento "deliberou o fecho rotativo das escolas de modo a assegurar as condições mínimas de funcionamento das que continuam abertas", uma vez que a situação anterior "deixava os serviços mínimos a funcionar abaixo dos mínimos aceitáveis para a segurança dos alunos".
Segundo o comunicado, as escolas serão encerradas rotativamente entre os dias 21 e 30 de outubro, prevendo-se que a situação seja alterada "caso haja um reforço de assistentes operacionais colocados pela DGESTE ou se se verificar o retorno ao serviço dos assistentes operacionais que se encontram de atestado médico".
Já no dia 15 de outubro a Associação de Pais tinha publicado no Facebook um alerta para a situação. "As Escolas do Agrupamento de Escolas PSI estão a funcionar com muita dificuldade devido à falta de auxiliares", sendo isto justificado por "algumas aposentações no passado ano letivo, bem como algumas situações de doença/baixa", pode ler-se.
Foi também referido nesta publicação que "a Direção do AEPSI enviou carta ao Sr. Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira expondo toda a situação e pedindo ajuda para a sua resolução".
Contactada pelo SAPO24, a APEE-PSI referiu que divulgou o documento emitido pela escola e que mais informações só podem ser avançadas por parte do Agrupamento. Ao SAPO24, fonte do Agrupamento referiu que "a Direção não está disponível para prestar declarações", sendo apenas possível consultar o documento publicado nesta sexta-feira, 18 de outubro, na página oficial, que confirma os encerramentos rotativos.
Esquema previsto do encerramento das escolas:
- Segunda-feira, dia 21 de outubro - Escola Básica n.º1
- Terça-feira, 22 de outubro – Escola Básica n.º4
- Quarta-feira, 23 de outubro – Escola Básica Aristides de Sousa Mendes
- Quinta-feira, 24 de outubro – Escola Básica Póvoa Norte
- Sexta-feira, 25 de outubro – Jardim de Infância Quinta da Piedade
- Segunda-feira, 28 de outubro – Escola Básica das Bragadas
- Terça-feira, 29 de outubro – Escola Básica do Casal da Serra
- Quarta-feira, 30 de outubro – Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário