sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Região Centro | CEARTE certifica colaboradores de Coimbra da Jerónimo Martins

O Centro de Formação para o Artesanato e Património (CEARTE), marcou presença em Braga, através do seu Diretor e da Técnica do Centro Qualifica, para, juntamente com outros parceiros do grupo Jerónimo Martins, participarem na cerimónia de entrega de 378 Diplomas e Certificados de equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, obtidos através de processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
A iniciativa decorreu da aposta do Grupo Jerónimo Martins (GJM) na qualificação e valorização dos seus recursos humanos, integrada num programa da entidade empresarial designado “Aprender e Evoluir - realizar sonhos, conquistar o futuro, vencer” em que as diversas lojas e hipermercados incentivam os funcionários que possuem baixas qualificações a efetuarem este processo de RVCC, que no final, permite a equivalência ao 9º ou 12º ano de escolaridade.
Os profissionais certificados puderam, desta forma, aumentar a sua escolaridade e as suas competências, dois fatores importantes para a progressão na carreira, tendo de forma unânime, gostado da rapidez e flexibilidade do processo de RVCC, e agradecido e elogiado a disponibilidade e ajuda prestada pela equipa do CEARTE ao longo do processo.
Na sequência desta parceria, o CEARTE manifestou disponibilidade para continuar a reforçar o RVCC dos funcionários do GJM, não apenas das lojas de Coimbra, mas os colaboradores das superfícies comerciais dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
A CIM Região de Coimbra, além do distrito de Coimbra, inclui o concelho de Mealhada, do distrito de Aveiro, e o concelho de Mortágua, do distrito de Viseu.
O CEARTE é uma instituição pública que, a partir da sua sede em Coimbra e dos pólos em Semide (Miranda do Corvo) e Cabaços (Alvaiázere), desenvolve formação, certificação e apoio técnico em diversas áreas (Património e Artesanato, mas também Hotelaria, Saúde, Multimédia, e outras), num trabalho de parceria com mais de 100 entidades desde universidades a associações de artesãos, passando pelas autarquias, associações de desenvolvimento e IPSS

Principais áreas de intervenção

  1. Formação Profissional
Qualificação Profissional de jovens e adultos
Formação ao Longo da Vida (empregados e desempregados)
  1. Centro Qualifica (CQ)
Certificação escolar e profissional
  1. CEARTEaidlabs - apoio, inovação e consultoria
Apoio Técnico a microempresas
Laboratório de Orientação Criativa
Centro de Recursos em Conhecimento para o Artesanato
  1. Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios (GPAO)
Reconhecimento dos artesãos e certificação das produções artesanais
  1. Participação e desenvolvimento de Projetos Transnacionais

  1. Formação
O CEARTE realiza, anualmente e em todo o país, cerca de 300 ações de formação, envolvendo mais de 4.000 formandos. As principais áreas de formação do CEARTE são:
  • Cursos de Aprendizagem para Jovens com idade entre os 15 e os 25 anos, com oº ano de escolaridade e que não tenham o 12.º ano de escolaridade completo. As vantagens destes Cursos são a atribuição do 12.º ano de escolaridade, Certificado de nível IV de qualificação profissional na área da Cozinha/Pastelaria, do Design de Moda, da Multimédia e da Fotografia (área com muito boas perspetivas de empregabilidade). São cursos de formação profissional inicial, em alternância Centro/empresa, com uma forte componente prática, que aposta no desenvolvimento de competências de saber-fazer, privilegiando a inserção no mercado de trabalho mas permitindo também o prosseguimento de estudos.
  • Cursos de Especialização Tecnológica para Jovens e adultos nas áreas da Conservação e Restauro de Madeira (Escultura e Talha) e da Cerâmica e VidroSão cursos de formação pós-secundária de nível 5, com 1.500 horas (8 meses nas oficinas e laboratórios do CEARTE e 3 meses em empresas, ateliers, museus e centros de restauro) destinado a jovens e adultos com o 12º ano e a licenciados que pretendam uma requalificação profis­sional. Tem parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, a ESAD, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que ministram vários módulos e reconhecem e equivalência a 25 créditos para as suas licenciaturas.
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação, com equivalência ao 9º ou 12º ano e certificação Profissional de Nível 4, nas áreas do Design de Moda, Costura e Confeção, Bordados, tecelagem, Modelista de Vestuário, Cerâmica, Técnico Auxiliar de Saúde, Cozinha/pastelaria, Eletricidade, Geriatria, Técnico Multimédia, Informática e Agricultura Biológica, entre outras.
  • Cursos de formação ao longo da vida com 25, 50 ou 100 horas, nos vários sectores do artesanato, do património e das indústrias criativas e em áreas como a Fotografia, a Multimédia, ITED, o ITUR, a Higiene e Segurança, o HACCP, todas as áreas ligadas ao social, a Gestão e Marketing, o Vitrinismo, o Empreendedorismo, Línguas, Informática, Restauro de Madeiras, Design e Inovação.
  1. Centro Qualifica – Certificação Profissional e Escolar pela Via da Experiência
O Centro Qualifica do CEARTE (CQ-CEARTE) é vocacionado para todos aqueles que procuram uma qualificação, valorizando as aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida.
Dispõe de um serviço de informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional, e desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), na sua vertente escolar, profissional ou de dupla certificação.
O CQ-CEARTE desenvolve, gratuitamente, os processos de RVCC em qualquer entidade ou empresa que pretenda promover a progressão dos níveis de qualificação dos seus colaboradores, no âmbito, ou para além, do cumprimento legal de formação profissional, com o objetivo de melhorar os níveis de Certificação Escolar (equivalente ao 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico ou ao nível secundário) e/ou Certificação Profissional dos adultos maiores de 18 anos.
Em resumo, as principais vantagens do processo CQ-CEARTE para a entidade e para os candidatos são as seguintes:
  • Processo totalmente gratuito;
  • Horário flexível, a combinar com a entidade;
  • Interligação com o Sistema de Qualidade das IPSS’s;
  • Levantamento das necessidades de formação de cada candidato;
  • Valorização individual e profissional;
  • Poderá ser desenvolvido ao abrigo da obrigatoriedade de formação anual estabelecida no Código do Trabalho.
  1. CEARTEaidlabs – Serviço de apoio, inovação e desenvolvimento à microempresa e ao setor do artesanato
Os “Laboratórios de Apoio ao Artesanato” do CEARTE prestam os seguintes serviços gratuitos:
  • Apoio técnico ao artesão: Presta serviços a vários níveis como apoio à experimentação de novos produtos e materiais, otimização de processos produtivos, resolução de problemas tecnológicos de produção, promoção, TIC’s, segurança e higiene alimentar, entre outros, disponibilizando as suas oficinas e equipamentos e a consultoria dos seus formadores;
  • Laboratório de Orientação Criativa – LOC: É um serviço de geração e difusão de conhecimento das tendências de moda e mercado para o setor das artes e ofícios. Disponibiliza aos artesãos, designers e criadores, as ferramentas necessárias para poderem melhorar ou adaptar-se aos seus clientes, apoiados em informação sobre moda e tendências, mas sobretudo baseados na identidade cultural de cada um, de cada região, de cada atividade artesanal e do artesanato português em particular.
  1. Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios (GPAO) - Reconhecimento dos Artesãos e Certificação de produções artesanais
O reconhecimento e a certificação constituem-se como dois eixos estruturantes e decisivos para o futuro do sector do Artesanato em Portugal, nos quais o CEARTE tem um papel fundamental. Através do Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios (GPAO), o CEARTE presta assessoria técnica e administrativa ao IEFP no seguinte âmbito:
  • Reconhecimento dos produtores artesanais, que consiste no tratamento administrativo e na avaliação técnica dos processos para emissão e renovação da Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal. Este processo é feito com base no repertório de atividades artesanais que conta atualmente com mais de 180 atividades organizadas em 13 grupos, o que atesta a amplitude e vitalidade do setor;
  • Certificação dos produtos artesanais tradicionais, como medida de qualificação e proteção da sua identidade cultural.
Atualmente, já se encontram certificadas diversas produções tradicionais tão emblemáticas dos territórios e do país como sejam o Figurado ou a Olaria de Barcelos, os Lenços de Namorados do Minho, os Bordados de Guimarães e de Viana do Castelo, as Rendas de Bilros de Vila do Conde, a Viola Braguesa, ou ainda, a Filigrana de Portugal.
Particularmente na região Centro do país, estão certificados os Bordados de Tibaldinho e de Castelo Branco, e a Viola Beiroa, encontrando-se em fase de processo para obtenção da certificação a Tecelagem de Almalaguês e o Barro Preto de Olho Marinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário