sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Castelo de Paiva | Actividade com Leilão de Oferendas e venda de produtos produzidos na Instituição

CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO
PROMOVE MAGUSTO DE S. MARTINHO
Convívio vai envolver Direcção, crianças, famílias e comunidade

No âmbito do programa anual de actividades da área da Infância (tema: À Descoberta de Portugal), cujo objectivo é - Fomentar a Socialização, Cooperação, Partilha e o Respeito Mútuo entre todos, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, vai promover, na tarde de Sábado, 9 de Novembro, nas suas instalações em Oliveira do Arda, na Raiva, uma iniciativa intergeracional denominada Magusto de S. Martinho.

O programa arranca às 15 horas com a abertura do Magusto Tradicional e uma exposição de produtos manufacturados pelos utentes da instituição, seguindo-se a actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, para além de diversas actividades com os idosos do lar residencial, sendo que, às 16 horas está previsto um Leilão de Oferendas e para concluir a jornada de confraternização, um lanche para todos os participantes.

Perspectiva-se uma tarde de alegria, com uma actividade repleta de momentos de animação e confraternização, onde os mais idosos vão ter a oportunidade de reviver tradições e relembrar os tempos mais antigos, para além de momentos de partilha num magusto popular muito participado, que vai certamente contagiar os participantes.

O presidente do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Lino Pereira, enaltece a organização desta actividade, que considerou importante para recordar velhas tradições e potenciar momentos de alegre convivialidade entre crianças, famílias e comunidade.

Recorde-se que o CSCMP é uma IPSS e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública inscrita na Direcção Geral de Acção Social, prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população mais carenciada, crianças e idosos e foi fundado em 1 de Setembro de 1979, por iniciativa da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do Couto Mineiro de Pejão, iniciando com seis funcionários e pouco mais de 30 crianças, foi crescendo e tem actualmente as seguintes valências: Creche (3 salas) 40 crianças; Pré-escolar (3 salas) - 50 crianças; CATL Sede - 50 crianças; ERPI (Lar de Idosos) – 38 utentes; SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) – 45 utentes; SAAS (Gabinete Atendimento e Acompanhamento Social); PEA (Cantina Social).

Actualmente, com a nova “ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos” (LAR) a funcionar desde 2014, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente às crianças e idosos. Constitui-se assim, como referência no concelho de Castelo de Paiva, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto-organização da população, sendo que, está vocacionado também para o apoio na saúde, daí ter ao dispor dos clientes e associados, serviços médicos de clínica geral, medicina dentária, nutricionismo, psicologia, terapia da fala, enfermagem entre outros. A instituição tem um quadro de pessoal (técnicos, auxiliares, administrativos e outros) com mais de 70 funcionários e alguns colaboradores avençados (médicos, enfermeiro, professores entre outros).

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário