sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia das Bandeiras Verdes decorreu em Guimarães, Município de Cantanhede em evidência na entrega das Bandeira Verdes Eco-Escolas



Os 15 estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede envolvidos no Programa Eco-Escolas acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). À semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos graus de ensino galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram, atingindo um plano de destaque na Região Centro (do Distrito de Coimbra). As insígnias foram entregues no decurso da Gala das Bandeiras Verdes Eco-escolas, evento que decorreu em Pavilhão Multiusos de Guimarães, hoje, 18 de outubro, com a presença de representantes das diversas comunidades educativas que participaram no programa.

A Câmara Municipal Cantanhede, enquanto entidade parceira no desenvolvimento da iniciativa, recebeu o Certificado de Município Parceiro, que foi entregue ao vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso. A acompanhar o autarca neste dia estiveram alunos, professores, educadores e técnicos das instituições de ensino envolvidos no desenvolvimento dos projetos que estiveram na base da atribuição da Bandeira Verde.
Na qualidade de responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso recebeu as insígnias de Município parceiro do programa recebeu das mãos de José Archer, presidente da ABAE.
Na ocasião, o número dois do executivo camarário cantanhedense assinalou “a extraordinária participação das escolas do concelho de Cantanhede na edição da Eco-Escolas relativa ao ano letivo 2018/2019” e manifestou “a intenção de acentuar os apoios do Município neste âmbito, de modo a implementar estratégias que sustentem o trabalho realizado junto das escolas do concelho, no sentido da melhoria contínua na resposta aos desafios da sustentabilidade ambiental”.
Pedro Cardoso elogiou o papel e o trabalho dos agentes educativos, sublinhando que “a Eco-Escolas é um projeto transformador de mentalidades e das comunidades escolares e por essa via da comunidade em geral. Trata-se na realidade de um verdadeiro programa de educação para a cidadania ativa em que cada aluno faz a diferença neste caminho de capacitação e de compromisso intergeracional com a sustentabilidade ambiental, social e económica", concluiu.
Destinado a todos os graus de ensino, o Eco-Escolas é um programa internacional operacionalizado através de uma metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Na edição correspondente ao ano letivo 2018/2019, do Concelho de Cantanhede foram distinguidas EB/JI de Vilamar, EB/JI de S. Caetano, EB/JI de Febres, EB de Covões, EB de Corticeiro de Cima, EB Carlos de Oliveira e Escola Secundária de Cantanhede (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB/JI da Tocha, EB/JI da Gesteira, EB da Sanguinheira, JI da Sanguinheira EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar), JI de Murtede e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como um estabelecimento de ensino não agrupado, designadamente a PRODECO – Centro Social de Covões.
Digno de referência é também o facto de o Agrupamento de Escolas Gândara-Mar ter sido reconhecido como Eco-Agrupamento, uma vez que conseguiu envolver, em mais de um ano letivo, todos os estabelecimentos de ensino do seu território educativo.
Relativamente ao ano letivo em curso, o Município de Cantanhede e as Eco-Escolas já iniciaram a sua atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário