Medicação antipsicótica disponibilizada gratuitamente a utentes.
O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disponibiliza de forma gratuita, desde final de março, medicação antipsicótica de longa duração aos seus utentes.
Para a diretora do Serviço de Psiquiatria, Dulce Maia, «por se tratar de medicação onerosa, constatou-se que por motivos económicos os pacientes adotavam uma toma inconstante ou simplesmente a suspendiam. Portanto, esta autorização de administração gratuita a pacientes em regime de tratamento ambulatório compulsivo ou com documentada insuficiência económica, representa um importante passo para garantir a continuidade destes tratamentos nestes pacientes».
São disponibilizados em Hospital de Dia «fármacos antipsicóticos intramusculares de segunda geração e de libertação prolongada, que permitem uma maior estabilização clínica e, consequentemente, uma menor taxa de recaídas».
Para a responsável, esta medida permite «uma melhoria cognitiva e motora importante, um mínimo de efeitos secundários e, portanto, menor abandono do tratamento de pacientes com patologias psicóticas e outras doenças mentais graves».
Dulce Maia acrescenta que «atualmente contamos já com cerca de 40 pacientes abrangidos por este programa, mas pretendemos chegar ao maior número possível e estamos já a trabalhar no alargamento deste regime de administração às outras unidades hospitalares”.
Para o Conselho de Administração do CHTMAD, esta medida torna os cuidados mais justos e inclusivos, permite um melhor acompanhamento dos doentes e, assim, uma melhor resposta às necessidades da população, garantindo uma cobertura universal em saúde.
Para saber mais, consulte:
CHTMAD – http://www.chtmad.min-saude.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário