segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

ENCERRAMENTO DO PLANO DE ACTIVIDADES DE 2025 DOS CUIDADORES INFORMAIS DE CASTELO DE PAIVA

Decorreu esta semana, no CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local, a actividade de encerramento do Plano Anual de Actividades dos Cuidadores Informais, do concelho de Castelo de Paiva. 
A Vereadora da Acção Social, Cristiana Vieira, marcou presença neste momento de partilha, onde foi enaltecido o trabalho, a dedicação e o papel fundamental dos cuidadores informais, bem como o balanço muito positivo das actividades que foram sendo desenvolvidas ao longo deste ano. 
Sob o lema “cuidar de si mesmo é a melhor forma de cuidar de quem você ama “, foi desenvolvido em Castelo de Paiva, durante este ano que em breve termina, o Plano de Actividades do Projeto de Intervenção Comunitária para a Capacitação do Cuidador Informal.
 Esta iniciativa, na área da acção social e saúde, visa fornecer informação e apoio, promover a auto-estima e estabilidade emocional, fomentar a intercomunicação e minimizar o isolamento social dos cuidadores informais. 
No âmbito deste projecto, a Segurança Social e a ULS Tâmega e Sousa e a UCC Terras do Paiva, em parceria com o Município de Castelo de Paiva, tem desenvolvido um conjunto de actividades direccionadas aos cuidadores informais durante o ano de 2025. 
Na sua intervenção, em nome do Município de Castelo de Paiva, a Vereadora Cristiana Vieira agradeceu e reconheceu o empenho de todos os cuidadores informais, reafirmando o compromisso municipal em continuar a apoiar quem cuida. 

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                      

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE PROMOVE REUNIÃO SOBRE REGULARIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS-SEDES DE ASSOCIAÇÕES

No passado dia 10 de dezembro de 2025, o Município da Marinha Grande realizou, no Auditório da Resinagem, uma reunião destinada a todas as associações do concelho, com o objetivo de esclarecer e informar sobre a Lei n.º 29/2024, de 5 de março, que estabelece um regime excecional de regularização urbanística para edifícios-sedes de associações sem fins lucrativos.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Paulo Vicente; e os Vereadores Carla Santana, Armando Constâncio e Sérgio Silva, bem como as técnicas da Divisão de Gestão Urbanística, Inês Marrazes e Marta Cordeiro. No público, marcaram presença cerca de 60 pessoas, representando 33 associações do concelho.
O Presidente da Câmara, Paulo Vicente, esclareceu que “este regime representa uma oportunidade para as associações regularizarem as suas instalações, garantindo segurança jurídica e adequação às normas urbanísticas”, pelo que “queremos que todas as associações tenham os meios para cumprir a lei”, afirmou.
A Lei n.º 29/2024, em vigor desde 2 de setembro de 2024, visa regularizar edifícios-sedes de associações sem fins lucrativos, incluindo clubes desportivos e culturais, permitindo legalizar instalações existentes sem licença ou corrigir/ampliar instalações com desconformidades. Os pedidos de regularização devem ser apresentados num prazo de três anos após a entrada em vigor da lei, simplificando procedimentos e dispensando alguns documentos técnicos.
Entre os principais pontos da lei destacam-se:
- Abrangência: inclui edifícios-sedes, áreas de convívio, instalações desportivas e culturais existentes à data da entrada em vigor da lei;
- Tramitação desmaterializada: os procedimentos podem ser realizados por email para regularizacao.associacoes@cm-mgrande.pt ou outro meio legalmente admissível;
- Procedimento de legalização: inclui a apresentação de documentação que comprove a titularidade, plantas do edifício e, se necessário, Deliberação fundamentada da Assembleia Municipal reconhecendo o interesse público da regularização;
- Conferência decisória e deliberação final: avalia a conformidade do projeto com os regulamentos territoriais, podendo ser favorável, favorável condicionada ou desfavorável;
- Adequação dos instrumentos de gestão territorial: prevê processos de revisão dos planos de ordenamento quando há desconformidades;
- Fiscalização e monitorização: garante o cumprimento da lei e a obtenção da licença de utilização definitiva.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CCDR Centro e União das Misericórdias Portuguesas reforçam cooperação para salvaguarda do património cultural material e imaterial

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) assinaram um protocolo de colaboração, que visa a valorização, estudo, conservação e divulgação do património cultural. Este protocolo, que estabelece uma estratégia conjunta entre a CCDR Centro e as 118 Misericórdias da região, integra ações dirigidas ao património imóvel, móvel, museológico e imaterial. As equipas técnicas da CCDR Centro prestarão apoio especializado nas áreas de inventário, diagnóstico, conservação, restauro, investigação e divulgação, garantindo intervenções qualificadas e alinhadas com a legislação e orientações estratégicas nacionais e regionais.
A vertente do património cultural imaterial, elemento central da identidade e da memória das comunidades acolhidas pelas Misericórdias, assume uma relevância acrescida. A CCDR Centro apoiará metodologias de inventariação e salvaguarda e colaborará na investigação e divulgação das expressões culturais das Misericórdia, como sejam práticas devocionais, rituais, festividades, tradições assistenciais, saberes ou memórias históricas.
Para a vice-presidente da CCDR Centro, Alexandra Rodrigues, este protocolo permitirá reforçar a valorização da identidade das Misericórdias, bem como a ligação da cultura à comunidade. “Ao valorizarmos de forma integrada o património material e imaterial, afirmamos uma visão completa da herança das Misericórdias, garantindo que tanto os bens físicos como as memórias, rituais e conhecimentos, transmitidos de geração em geração, continuam vivos e acessíveis. A CCDR Centro está plenamente empenhada em apoiar esta missão, fortalecendo, assim, a relação entre cultura, comunidade e território”.
O presidente da UMP, Manuel Lemos, sublinha que este protocolo dá continuidade a uma relação histórica de colaboração com o Governo, anteriormente desenvolvida através do Ministério da Cultura e das extintas Direções Regionais de Cultura. “Com a recente integração das competências culturais nas CCDR, esta parceria assegura a manutenção e o reforço do apoio técnico às Misericórdias, garantindo a valorização do seu património único”.

*Cláudia Araújo

CONCLUÍDA REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA RUA 5 DE OUTUBRO NA PRAIA DA VIEIRA

O Município da Marinha Grande concluiu a obra de requalificação do espaço público na Rua 5 de Outubro, na Praia da Vieira, uma intervenção que veio valorizar um local agora transformado numa nova zona de convívio e lazer para residentes e visitantes.
A empreitada incidiu numa área com de 315 m², situada no gaveto entre a Rua do Mar e a Rua 5 de Outubro, no núcleo urbano-turístico da Praia da Vieira, e teve como principal objetivo a criação de um espaço mais funcional, acessível, seguro e integrado no ambiente urbano e costeiro.
A intervenção permitiu devolver vida a um espaço anteriormente descaracterizado, através da introdução de novas zonas verdes, mobiliário urbano adequado, áreas de estadia e soluções que incentivam a permanência e o convívio. Foram ainda adotadas opções construtivas sustentáveis, com materiais resistentes à erosão marítima, como o betão, a pedra reconstituída, a madeira e o aço inoxidável, assegurando durabilidade e harmonia com o contexto envolvente.
A requalificação incluiu a regularização do pavimento, a melhoria da circulação pedonal e a eliminação de barreiras físicas, promovendo a acessibilidade universal. O espaço passou também a dispor de zonas de sombra, asseguradas pela plantação de espécies arbóreas e arbustivas adaptadas ao ambiente marítimo, com baixa necessidade hídrica e reduzida manutenção, reforçando a sustentabilidade ambiental da intervenção.

A obra resultou de uma empreitada promovida pelo Município da Marinha Grande, que representou um investimento de 41.500 euros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

EQUIPA INFANTIL DA SCC CONQUISTOU O 3º LUGAR NO MEMORIAL LUIS LOPES DA CONCEIÇÃO

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2025 do Memorial Luis Lopes da Conceição.
A competição que homenageou o antigo nadador de Coimbra contou a presença de 82 nadadores em representação de 11 clubes.

A Coletividade de Cantanhede esteve representada com 7 atletas, Maria Jesus, Maria Ribeiro, Leonor Ferreira, Gonçalo Lima, Afonso Fonseca, Tomas Rodrigues e Diogo Corte-Real foram os atletas que competiram nas 2 sessões do evento que se realizou no passado dia 14 de dezembro nas piscinas que tem o nome do homenageado.
Em termos coletivos a SCC alcançou a 3ª posição, a Louzan Natação ficou em 2º lugar  e o Condeixa Aqua Clube foi o vencedor da competição.


ULSRL REFORÇA MEDIDAS DE PREVENÇÃO EM FASE DE MAIOR PRESSÃO ASSISTENCIAL

 Após a ativação do Nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno, a Unidade Local de Saúde do Litoral Ribatejano (ULSRL) reforçou as medidas de prevenção, passando a ser obrigatória a utilização de máscara em todas as áreas de prestação de cuidados de saúde. A medida aplica-se a utentes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Esta decisão pretende proteger toda a comunidade, numa altura em que se verifica um aumento de infeções respiratórias, pressionando os serviços de saúde da região.

A ULSRL apela à colaboração de todos e recomenda a adoção das seguintes medidas essenciais à prevenção da doença:

  • Cumprimento rigoroso das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, incluindo higienização frequente das mãos, observância da etiqueta respiratória, limpeza e desinfeção regular de superfícies de contacto frequente e garantia de ventilação adequada dos espaços comuns;
  • Uso de máscara cirúrgica sempre que existam sintomas gripais, em locais de grande afluência de pessoas e em todos os contextos de prestação de cuidados de saúde;
  • Reforço vacinal por parte dos cidadãos que cumpram os critérios de elegibilidade.
Estas medidas são essenciais para garantir a segurança de todos e reduzir o impacto das infeções respiratórias durante o período de inverno.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE PROMOVE DEMONSTRAÇÕES E OFICINA CRIATIVA DE VIDRO SOPRADO

 O Município da Marinha Grande promove, no âmbito do programa da animação de Natal, duas atividades dedicadas à valorização da tradição vidreira, de 1e a 21 de dezembro, no Estúdio de Vidro PoeirasGlass, no Edifício da Resinagem, junto ao Museu do Vidro.
As demonstrações de vidro soprado realizam-se de 13 a 21 de dezembro, das 14h00 às 15h00, permitindo ao público assistir ao vivo ao processo de criação manual de peças em vidro. O Estúdio de Vidro PoeirasGlass recria o ambiente de uma fábrica tradicional, proporcionando uma experiência imersiva e pedagógica sobre uma arte profundamente ligada à identidade da Marinha Grande.
De 13 a 15 e de 19 a 21 de dezembro, das 15h00 às 17h00, no Estúdio PoeirasGlass, o Município promove a oficina “Soprar uma Bola de Natal em Vidro”, orientada pelo Mestre Vidreiro Alfredo Poeiras. Nesta atividade gratuita, os participantes poderão experimentar a técnica do sopro de vidro com a cana de vidreiro e criar uma Bola de Natal em vidro. Por motivos técnicos, a peça final será levantada no dia seguinte à sua execução.
A inscrição na oficina é obrigatória, para o email museu.vidro@cm-mgrande.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Monsaraz volta ao centro da antropologia com a apresentação do livro “Ricos e Pobres no Alentejo”, de José Cutileiro

 O livro “Ricos e Pobres no Alentejo”, de José Cutileiro (1934-2020), vai ser apresentado hoje, dia 15 de dezembro, pelas 18h, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, num evento promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz. A reedição desta obra, um clássico da antropologia portuguesa e europeia publicado em 1971, foi editada pela Imprensa Nacional e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O antropólogo José Cutileiro realizou em Monsaraz entre 1960 e 1967 o trabalho de campo que serviu de base para a sua tese de doutoramento na Universidade de Oxford, “A Portuguese Rural Society”, depois traduzida como “Ricos e Pobres no Alentejo”, que constitui um dos primeiros estudos antropológicos detalhados sobre uma comunidade rural portuguesa. Durante esses anos, estudou a vida social e económica de Monsaraz, que no livro aparece com o nome fictício de Vila Velha.
Foi em Monsaraz que José Cutileiro observou de perto a estrutura agrária tradicional, marcada pelo peso dos grandes proprietários e pela dependência económica dos trabalhadores rurais, que definiram durante décadas a organização social da região. A estratificação social, claramente visível em Monsaraz, permitiu ao investigador analisar de forma rigorosa as dinâmicas de poder e as fronteiras simbólicas entre proprietários, rendeiros e assalariados, descrevendo com detalhe as relações de trabalho sazonais, frequentes nas herdades em redor da vila, revelando o impacto direto dos ciclos agrícolas na vida das famílias locais.
O estudo destaca também a vitalidade da vida comunitária, centrada no centro da vila, na igreja e noutros espaços de sociabilidade onde se negociavam alianças, reputações e conflitos. Monsaraz surge como exemplo marcante de uma comunidade onde tradições, rituais e redes de parentesco desempenhavam um papel essencial na manutenção das identidades e na organização do trabalho. Ao revisitar esta obra, torna-se evidente que a profundidade do retrato social apresentado, deve muito ao contacto direto de José Cutileiro com os habitantes da vila.












*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Realização de uma Cimeira do Poder Local é prioridade para novo presidente da ANAM, Fernando Santos Pereira

 A realização, já em 2026, da 1ª Cimeira do Poder local é uma das prioridades do recém-eleito presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), Fernando Santos Pereira, que defendeu este sábado, em Viana do Castelo, que a concertação de posições entre as três principais associações autárquicas é fundamental para a sua afirmação política.  
“Será a primeira vez, desde o 25 de Abril, que as associações do Poder Local – ANAM, ANAFRE e ANMP - se sentarão em simultâneo à mesma mesa. Tenho esperança de que essa Cimeira do Poder Local possa ser o ponto de partida para um caminho comum que devemos percorrer”, afirmou, durante a sua intervenção no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O novo presidente pretende igualmente que as Assembleias Municipais portuguesas promovam, até ao dia 12 de dezembro de 2026, um programa de comemorações do que considera o 25 de abril do poder local já que, nessa data, comemoram-se os 50 anos das primeiras eleições autárquicas realizadas em Portugal.
Fernando Santos Pereira acrescentou, ainda, que “a ANAM e as Assembleias Municipais vão dinamizar a democracia local, na medida em que estas são cada vez mais o centro do debate político local, a verdadeira casa da democracia local e o crivo democrático das decisões das Câmaras Municipais”.
O novo presidente da ANAM anunciou, ainda, que a associação irá tentar a consagração legal das Assembleias Municipais Jovens, e sublinhou que as Assembleias Municipais estão cada vez mais preparadas para debater temas como a lei das finanças locais, o estatuto dos eleitos locais e a transparência e arquitetura do poder local.
A intervenção de Fernando Santos Pereira no XXVII Congresso da ANMP reforçou, assim, o início de um novo ciclo na ANAM, assente no reforço da cooperação entre as associações autárquicas, na valorização das Assembleias Municipais e na afirmação do poder local como pilar essencial da democracia portuguesa.
-------
Agradecemos a divulgação noticiosa e ficamos disponíveis para qualquer informação adicional que entendam necessária.

*Alexandra Martins
Head Clientes Porto e Norte

Marinha Grande | PASSEIOS EM BARCO DE ARTE XÁVEGA ANIMAM PARQUE DA CERCA


O Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe uma iniciativa dedicada à valorização das tradições locais, com a realização de passeios em Barco de Arte Xávega, de 18 a 23 de dezembro, das 14h00 às 18h00, no lago daquele espaço verde.
A atividade organizada pelo Município da Marinha Grande integra-se na programação da animação de Natal e convida a população a desfrutar de um passeio em barco de Arte Xávega a remos, proporcionando uma experiência única de contacto com uma das artes de pesca mais emblemáticas do concelho e da região.
Para além do lazer, a iniciativa pretende dar a conhecer melhor esta tradição ancestral, profundamente ligada à identidade cultural e marítima da Praia da Vieira.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ANIMAÇÃO DE NATAL COM FORTE ADESÃO NA MARINHA GRANDE

A Marinha Grande viveu, nos dias 13 e 14 de dezembro, um fim de semana marcado por forte participação do público, nas atividades de animação de Natal, que decorrem no centro da cidade, até ao dia 6 de janeiro.
Famílias, crianças e visitantes encheram o centro tradicional - na zona compreendida entre o tardoz do Arquivo Municipal, o Edifício da Resinagem e o Parque da Cerca - que se transformou num espaço de convívio, com múltiplas atividades pensadas para todas as idades. A Tenda de Animação de Natal, a Casa do Pai Natal, os jogos tradicionais, as oficinas criativas, o comboio de carril, a mini-roda gigante, o comboio de Natal e o Mercadinho de Natal foram alguns dos principais pontos de atração.
Um dos grandes destaques foi, uma vez mais, o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, patente no Edifício da Resinagem, que atraiu milhares de visitantes pela sua dimensão e valor artístico, afirmando-se como uma referência incontornável da quadra natalícia na região.
As demonstrações de vidro soprado e as oficinas “Soprar uma Bola de Natal em Vidro”, orientadas pelo Mestre Vidreiro Alfredo Poeiras, despertaram grande interesse do público, proporcionando uma experiência direta com a tradição vidreira que marca a identidade da Marinha Grande.
A componente cultural esteve, também, em evidência, com espetáculos muito participados, bem como iniciativas dedicadas ao público infantil, que contribuíram para um ambiente de alegria e partilha.
A programação de Natal prossegue até 6 de janeiro de 2026, com um vasto conjunto de iniciativas que prometem continuar a levar magia, cultura e animação a todo o concelho, que pode ser consultada em www.cm-mgrande.pt.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Município de Aveiro - Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Aveiro manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Engenheiro António Oliveira, presidente da OLI, figura incontornável do setor industrial e empresarial português.
Ao longo do seu percurso, António Oliveira afirmou-se como um exemplo de rigor, dedicação, responsabilidade e proximidade, valores que marcaram de forma decisiva o crescimento, a inovação e a projeção da OLI, em Portugal e além-fronteiras.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, destaca um trajeto pautado por uma liderança ímpar, visão estratégica e inovadora e uma notável capacidade de inspirar pessoas e organizações, sublinhando o contributo relevante deixado para o desenvolvimento económico nacional, a valorização da inovação e a afirmação internacional da indústria portuguesa.

Em nome do Presidente e de todo o Executivo Municipal, a Câmara Municipal de Aveiro endereça à família, amigos e colaboradores as mais sentidas condolências.

IMPORTANTE Inverno| Infeções respiratórias


A Direção-Geral da Saúde (DGS) reforça a recomendação para a vacinação contra a gripe e COVID-19bem como a adoção das seguintes medidas, para se proteger do frio e das infeções respiratórias:

FRIO

  • Mantenha o corpo quente: use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa; 
  • Hidrate-se: beba água e sopas; 
  • Mantenha a casa quente
  • No exterior, tenha cuidado com quedas
  • Mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde.

 

INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS

  • Se tem mais de 60 anos, ou faz parte de um grupo de risco Vacine-se contra a gripe e COVID-19
  • Numa altura em que são mais frequentes as infeções respiratórias, é importante: 
    • Lavar ou desinfetar as mãos
    • Adotar a etiqueta respiratória
    • Manter o distanciamento físico; 
    • Arejar e ventilar os espaços;
    • Optar por utilizar máscara em locais muito frequentados ou espaços fechados, sempre que tiver sintomas de infeção respiratória.
  • Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajudando-os a protegerem-se. 

 

PAPEL DAS ENTIDADES LOCAIS

No âmbito das medidas de contingência já existentes, reforçamos a importância da sua ativação e da articulação com as autoridades locais e, a divulgação das recomendações, fundamental para a proteção da saúde com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como pessoas com doença crónica, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento e pessoas em situação de sem abrigo, através da divulgação da informação: 

    • Diretamente junto da população;
    • Junto das suas estruturas internas;
    • Em coletividades, associações ou organizações locais;
    • Através de produtos de comunicação (em anexo);
    • Nas redes sociais e sites institucionais;
    • Através dos meios de comunicação social regional/local.


Mais informação pode ser obtida na página da DGS.

Recordamos ainda a importância de Ligue antes, Salve vidas.

Quando necessário, contacte o SNS 24 – 808 24 24 24 ou em caso emergência o 112.


 *Miguel Telo de Arriaga

Diretor da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde

Município de Silves promove atividades educativas no território Geoparque Algarvensis

 Assumindo a geoeducação como um dos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável e numa lógica de envolvimento da comunidade, o Município de Silves deu início, entre os dias 18 de novembro e 02 de dezembro, à dinamização das atividades educativas do ano letivo de 2025/2026.
Neste primeiro ciclo de atividades, 9 turmas das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Silves Sul, tiveram oportunidade de visitar, em São Bartolomeu de Messines, o Museu do Traje e das Tradições, a Casa-Museu João de Deus e a sua zona histórica, identificando nas ruas antigas, os caminhos do Grés de Silves.
 
Enquanto percorriam as ruas da zona histórica de São Bartolomeu de Messines, território do Geoparque Algarvensis, os cerca de 203 alunos e 18 professores e auxiliares de educação, aprenderam como se interliga a geologia, a biodiversidade, a cultura e as tradições, assim como a importância do Grés de Silves na história e economia da população do concelho de Silves através da sua utilização nas construções, nas tarefas quotidianas, e até no polimento das moedas.
Aprenderam ainda como, nos caminhos do Grés de Silves, se cruzaram animais que habitaram o território Algarvensis há cerca de 227 milhões de anos, tais como o Placodonte Henodus e o Metoposaurus Algarvensis.
 
Já no início de 2026, com os pés na terra e os olhos … na máquina do tempo do planeta terra, o Município levará outros alunos e professores a viajar até aos 330 milhões de anos e a conhecer os grandes episódios que o território do Geoparque Algarvensis tem para contar sobre este grande livro do planeta terra.
 
Esta oferta educativa é um serviço gratuito do município de Silves, dirigida a escolas desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário e encontra-se disponível através do setor da educação do Município de Silves e no site do Geoparque Algarvensis.

MARINHA GRANDE CELEBRA PASSAGEM DE ANO 2025/2026

 A Câmara Municipal da Marinha Grande preparou um programa especial para assinalar a Passagem de Ano 2025/2026, com o objetivo de proporcionar momentos de convívio, animação e celebração, ao mesmo tempo que promove a cultura e o turismo no concelho.

As comemorações decorrem na noite de 31 de dezembro em quatro locais distintos — Marinha Grande, Praia da Vieira, São Pedro de Moel e Moita — permitindo que residentes e visitantes celebrem a entrada no novo ano de forma descentralizada e próxima das populações. O programa inclui espetáculos musicais e lançamento de fogo de artifício à meia-noite, com entrada livre.

O programação da Passagem de Ano 2025/2026 é o seguinte:

MARINHA GRANDE
Local: Tenda instalada entre o Arquivo Municipal e os Bombeiros Voluntários

Dia 31/12/2025
  • 22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
  • 23h00 - Two Bro DJ’s
  • 00h00 - Fogo de artifício
  • 01h00 - Bad Guys 
PRAIA DA VIEIRA
Local: Tenda instalada no Largo dos Pescadores 

Dia 31/12/2025 
  • 22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
  • 23h00 - Banda Spice Boys 
  • 00h00 - Fogo de artifício
  • 01h00 - 4 Estaciones DJ
S. PEDRO DE MOEL 
Local: Tenda instalada na Praça Afonso Lopes Vieira 

Dia 31/12/2025
  • 22h30 - Abertura do espaço com música ambiente
  • 23h00 - Banda Shiver
  • 00h00 - Fogo de artifício
  • 01h00 - Dj AC
Dia 01/01/2026
  • 14h00 às 18h00 - Animação Infantil 
  • 16h00 - Espetáculo infantil com a “Palhaça Mimi”
MOITA
Local: Largo da Igreja

31/12/2025
  • 00h00 - Fogo de artifício.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

10ª edição dos Iberian Festival Awards decorre em março de 2026. Expofacic nomeada em quatro categorias dos Iberian Festival Awards

 
A EXPOFACIC - Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede foi novamente distinguida no Iberian Festival Awards, estando presente como finalista em quatro categorias desta edição Ibérica de 2025.
Trata-se de um reconhecimento significativo do impacto, da qualidade organizativa e da excelência do evento, que combina tradição, inovação e dinamismo social e económico.
A maior feira-festa de Portugal está nomeada nas categorias: Melhor Comunicação e Marketing (Best Communication & Marketing Strategy); Contribuição para a Sustentabilidade (Contribution to Sustainability); Melhor Festividade (Best Festivity – Contribution to Equality) e Prémio de Segurança no Evento (The Event Safety Award).
A nomeação para estes prémios representa um reforço internacional do prestígio da EXPOFACIC, destacando-a entre os eventos mais relevantes da Península Ibérica. Orgulhamo-nos de uma equipa de trabalho que dá força e faz acontecer a maior feira-festa de Portugal. Trata-se de um evento que, tanto pela estratégia de comunicação, como pela sustentabilidade, segurança, qualidade do cartaz e experiência global que proporciona, projeta Cantanhede para o mundo!”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da INOVA, Pedro Cardoso.
A 10ª edição dos Iberian Festival Awards, terá lugar a 14 de março de 2026, no âmbito do Talkfest - Music Fest Summit.
A cerimónia vai distinguir o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor dos festivais de música ao longo de 2025, em Portugal e Espanha. Estão a concurso 25 categorias, acrescidas de dois prémios de excelência. O público irá eleger 14 vencedores através de votação direta.
Até dia 15 de janeiro, os interessados podem votar através do link https://pt.surveymonkey.com/r/ifa2026.

Iscte inaugura novo modelo de residência universitária em Odivelas


O ministro da Educação, Fernando Alexandre, visita no dia 16 a residência que irá proporcionar “um novo tipo de experiência académica” a alunos nacionais e internacionais. “Será palco de programas especiais e de cursos intensivos e, ao mesmo tempo, constituirá para a comunidade uma interface muito acessível ao ensino superior e a atividades científicas”, afirma a reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues.
O Iscte vai inaugurar em Odivelas um novo modelo de residência universitária para proporcionar aos estudantes uma experiência académica com mais intensidade científica e maior contacto com a comunidade. O novo espaço para atividades de ensino e de investigação tem 204 camas e ocupa a área histórica do Mosteiro de Odivelas, onde está sepultado o rei D. Dinis. A inauguração, a 16 de dezembro, vai contar com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e com o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.

“O que o Iscte e a Câmara de Odivelas montaram em conjunto é um modelo muito inovador de residências universitárias que irá proporcionar aos estudantes um novo tipo de experiência académica e, à comunidade, uma interface muito acessível ao ensino superior e a atividades científicas”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte. “A residência será palco de programas especiais com estudantes internacionais, terá cursos intensivos no âmbito do Programa Erasmus. Segundo a reitora, “no futuro os estudantes residentes habituais irão também participar em estágios na autarquia e colaborar em atividades da biblioteca, do museu e da escola de música que irão funcionar no mesmo complexo patrimonial”.

No acordo entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Iscte para a instalação desta residência universitária está prevista a organização de programas de estágios na autarquia destinados a alunos do Iscte, assim como a criação de uma bolsa de projetos de investigação que articule a produção científica do Iscte com futuras necessidades autárquicas: será o caso de estudos de consultadoria para responder a necessidades pontuais identificadas pela Câmara. O Iscte oferecerá também conteúdos formativos dirigidos aos colaboradores da autarquia. E estão previstos seminários e workshops temáticos sobre gestão autárquica e desenvolvimento local.

Na próxima terça-feira, 16 de dezembro, a partir das 12:00, o ministro Fernando Alexandre visitará a nova residência instalada no conjunto monumental do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo em Odivelas. As 204 camas e os espaços sociais e funcionais para estudantes resultam da requalificação do antigo Instituto de Odivelas. No final da visita terá lugar uma cerimónia na qual irão intervir a reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, e o ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Um “espaço de educação-formação”
A residência universitária do Iscte tem 100 quartos simples e 52 quartos duplos, num total de 204 camas. A empreitada de adaptação e qualificação do edifício existente foi iniciada em novembro de 2023 e representa um investimento de 9,5 milhões de euros, financiado com 7,6 milhões (mais IVA) de verbas do PRR (mais IVA). A cedência de utilização do espaço pela Câmara Municipal de Odivelas ao Iscte tem a duração de 50 anos.

Já estão em funcionamento metade das camas, sendo que as restantes irão sendo progressivamente ocupadas até ao final do ano letivo. No início das aulas para 2026-2027, a residência já estará em pleno funcionamento (ver fotos anteriores e atuais da residência em anexo).

Durante o verão, quando a maioria dos estudantes do ensino superior se encontrar de férias, está previsto que a residência universitária seja usada para alojar outros públicos, como atletas que participem nos programas de treino desportivo promovidos pela Câmara de Odivelas. “Quer a residência universitária, quer as unidades e organismos que a autarquia terá a funcionar no mesmo conjunto patrimonial, irão criar em Odivelas um novo tipo de espaço de educação-formação”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues.

*Alexandra Magna
*
**Fotos anteriores e atuais da residência universitário.