quarta-feira, 28 de abril de 2021

Consulta Pós-Covid

Hospital Fernando Fonseca disponibiliza consulta especializada.

O Serviço de Pneumologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) disponibiliza, desde o final do ano passado, uma consulta especializada para acompanhamento e reabilitação de doentes com sequelas persistentes do sistema respiratório, após infeção pelo SARS-CoV2.

A síndrome «Pós-Covid» é uma nova faceta da pandemia, que exige acompanhamento e cuidados de saúde especializados. O Serviço de Pneumologia do HFF tem como objetivo identificar, de forma precoce, se estão presentes sequelas que podem ser alvo de reabilitação, com vista a uma recuperação total.

Os doentes acompanhados nesta consulta especializada do HFF apontam o cansaço fácil e persistente, bem como a dificuldade em respirar, como as queixas mais frequentes.

Esta síndrome ocorre em casos de doentes que tiveram manifestações da doença Covid, e em doentes infetados que não necessitaram de internamento hospitalar, ventilação ou oxigenoterapia. Pode manifestar-se enquanto síndrome pós-agudo, quando os sintomas persistem após três semanas do diagnóstico Covid-19, ou enquanto síndrome crónico: neste caso, quando os sintomas persistem para além das 12 semanas após o diagnóstico. As queixas e sintomas dos doentes podem ser flutuantes, na presença e na intensidade, ao longo do tempo.

Este apoio especializado que o HFF disponibiliza aos seus utentes envolve, também, especialistas da especialidade da medicina física e de reabilitação, através de técnicas de reabilitação respiratória.

A referenciação para a consulta especializada “Pós-Covid” é efetuada pelo HFF, caso se tratem de doentes internados em enfermarias Covid-19 do hospital, ou, no âmbito dos cuidados de saúde primários, junto do médico de família.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário