No momento em que a CMA inaugura um novo sistema partilhado de bicicletas promovendo os modos suaves de deslocação, o ambiente e a atividade física, o PS opta pela incoerência.
Depois da inauguração, na última semana, da nova BUGA, o PSD/ Aveiro faz um balanço muito positivo do trabalho realizado até ao momento, pelo Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (PSD/ CDS-PP/PPM), nomeadamente com o desenvolvimento da estratégia e opção política de prioridade ao Ambiente e à Mobilidade Suave no Município.
A nova BUGA coloca, uma vez mais, Aveiro na linha da frente do desenvolvimento sustentável, aliando a história, o ambiente a promoção de hábitos de vida saudáveis, à tecnologia, com o objetivo único e central de aumentar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e de melhorar a experiência vivida por quem nos visita.
De entre as várias novidades da nova BUGA, o PSD/ Aveiro destaca o sistema de GPS que vai permitir à Câmara de Aveiro conhecer as rotas mais percorridas e com base nesses mesmo dados, poder tomar opções informadas na qualificação urbana, na mobilidade e na execução de Políticas Ambientais no Município e na Cidade.
Após múltiplas obras realizadas e tendo em conta as empreitadas ainda em curso por todo o Município, é fácil perceber que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aborda de forma clara, objetiva e coerente o tema da Mobilidade e da Sustentabilidade Ambiental da Cidade e do Município, contribuindo de forma indelével para o aumento dos espaços de circulação pedonal e ciclável, através da criação de vias dedicadas para as bicicletas, o alargamento dos passeios, o aumento e sobre-elevação das passadeiras, o reordenamento do trânsito para vias externas aos polos centrais e mais urbanos da Cidade e a que se junta agora a nova BUGA.
Recordamos ainda que a Câmara de Aveiro tem em curso vários projetos e obras que vão significar a retirada de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera já em 2023 e a melhoria nos serviços de transporte. De todos esses investimentos, destacamos o novo Ferryboat 100% Elétrico, em fase final de construção e que vai operar entre São Jacinto e o Forte da Barra (menos 300 toneladas de CO2/ano), a aposta em autocarros elétricos na operação de transporte público municipal (menos 105 Ton. CO2/ano) e a alteração dos motores a combustão para sistema elétrico dos 27 barcos moliceiros em operação marítimo-turística no canal central da Ria de Aveiro (menos 400 Ton. CO2/ano).
Com tudo isto e de forma muito surpreendente, no rescaldo da inauguração e ativação da nova BUGA, o Partido Socialista em Aveiro, pela voz do Vereador Rui Carneiro e de Pedro Silva, decidiu criticar o novo sistema de bicicletas partilhadas.
Os Aveirenses sabem que não é possível contar com o PS, pela sua falta de coerência e estratégia para o Município. No momento em que a CMA inaugura um novo sistema partilhado de bicicletas e com isso promove os modos suaves de deslocação, o ambiente e a atividade física, o PS opta pela incoerência política, opondo-se à nova BUGA, às políticas que dão prioridade a meios de transporte alternativos ao carro e ao Ambiente. Na política e na vida, temos de ser coerentes e transparentes sobre o que queremos: não podemos defender uma ideia às segundas, quartas e sextas e outra às terças, quintas e sábados.
A única ideia conhecida e de uma insensatez total, veio a público pelo Socialista Alberto Souto, que em março deste ano, numa conferência da Delegação de Aveiro da SEDES, propôs a criação de novas ligações ferroviárias intramunicipais e o seu alargamento a poente ao Município de Ílhavo, como grande argumento para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis, num território (Aveiro e Ílhavo) que alberga apenas 120 mil habitantes, sendo certo que o único resultado desta proposta, seria uma segunda falência da CMA.
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD
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