sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Barcelos | Alexandra Malheiro tomou posse como Presidente do IPCA

 Alexandra Malheiro tomou posse como Presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) durante a Sessão Solene do Dia do IPCA, que assinalou os 31 anos da instituição.
Na sua intervenção de despedida, a Presidente cessante, Maria José Fernandes, sublinhou que “31 anos podem parecer pouco na vida de uma instituição, mas são uma vida inteira feita de pessoas, escolhas, desafios e coragem”, destacando o contributo dos anteriores presidentes — Lopes Nunes, Norberto Cunha, Agostinho Silva e, em particular, João Carvalho — para a afirmação do IPCA como uma instituição reconhecida a nível nacional e internacional. Agradeceu ao Conselho Geral, ao Conselho de Curadores, aos Presidentes de Câmara dos seis municípios onde o IPCA está presente e, de forma especial, a Fernando Reis, autarca que liderou o processo de instalação do IPCA em Barcelos, classificando essa decisão como “corajosa e visionária”. O agradecimento estendeu-se ainda às empresas e instituições parceiras, ao corpo técnico e docente, aos estudantes e à sua equipa dirigente, salientando o impacto do IPCA na região, no país e na vida das pessoas.
Já como Presidente do IPCA, Alexandra Malheiro deu posse à sua equipa dirigente e afirmou que este é “o início de um novo ciclo de continuidade, mas também de renovação, de escuta e de ação”, alinhado com o lema da sua candidatura, Identidade e Compromisso. Enalteceu a liderança da sua antecessora, destacando a sua visão estratégica, proximidade e profundo conhecimento das dinâmicas do ensino superior.
Referindo-se ao futuro da instituição, Alexandra Malheiro sublinhou que o IPCA atravessa uma fase determinante, nomeadamente com o processo de consolidação como universidade politécnica, que considera uma oportunidade estratégica para reforçar a missão da instituição no desenvolvimento regional, na inclusão social, na inovação e na excelência da formação.
Entre os projetos prioritários, destacou a concretização do BCRIC – Barcelos Research and Innovation Center, a implementação do edifício K2D, orientado para a inovação pedagógica e para a centralidade do ensino nos estudantes, e a criação do Barcelos Smart Digital and Design Hub, uma parceria com o Município de Barcelos e empresas da região dedicada à ciência, à inovação e à transferência de tecnologia.
A Sessão Solene contou ainda com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, e da Presidente da Associação Académica, Beatriz Medela. Ambos elogiaram o percurso de Maria José Fernandes enquanto Presidente do IPCA, e desejaram votos de sucesso à Presidente empossada.
O momento musical esteve a cargo de Pedro Melo e a cerimónia incluiu a entrega de prémios e distinções a professores e estudantes, encerrando com a atuação dos Grupos Académicos e a entoação do Hino do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Na segunda-feira, dia 15 de dezembro. Grupo Greenvolt atribui bolsas de estudo a estudantes do Município de Cantanhede

 
A Greenvolt, grupo global do setor das energias renováveis criado em Portugal, procedeu à entrega de oito bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, a alunos do Município de Cantanhede, que demonstraram mérito académico, situação de vulnerabilidade económica e intenção de prosseguir estudos a nível superior.
Esta iniciativa decorre no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social Corporativa e de aproximação às comunidades locais, denominado STOP – Share, Talk, Offer, Protect, que já ajudou alunos dos Municípios de Anadia, Mortágua, Estarreja, Ponta Delgada, Tábua, Águeda e Castelo Branco.
A entrega das bolsas decorreu na segunda-feira, 15 de dezembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.
Esta iniciativa pretende contribuir para a igualdade de oportunidades, para incentivar à construção de percursos académicos sólidos, de promover uma cultura de mérito, de trabalho, de esforço e estudo. Apostar na educação é investir no futuro e este gesto é uma forma de valorização e incentivo para a aposta na formação e qualificação", frisou o vice-presidente da autarquia, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso.
Coube ao Município de Cantanhede apoiar na divulgação da iniciativa junto dos agrupamentos de escolas do concelho.
Os alunos formalizaram as candidaturas diretamente junto da Greenvolt, através do envio do formulário e dos documentos exigidos. Posteriormente foi comunicada a lista de selecionados.
A Greenvolt é um grupo criado em Portugal, atualmente uma referência global no setor das energias renováveis em 20 geografias e que opera nas áreas da biomassa sustentável, projetos de grande escala (solar, eólica e baterias) e produção descentralizada de energia. A empresa desenvolve uma estratégia robusta de Responsabilidade Social Corporativa, centrada na aproximação às comunidades onde opera, e na promoção da literacia energética, da sustentabilidade e da equidade social.
Em Cantanhede a empresa instalou um parque solar fotovoltaico de grande dimensão, com cerca de 22 000 painéis solares distribuídos numa área de aproximadamente 15 hectares.
Em funcionamento desde final de 2022, este parque tem uma capacidade instalada na ordem dos 10 MW, o que permite uma produção anual estimada em cerca de 16 GWh de energia renovável, o que corresponde ao consumo médio anual de aproximadamente 5.000 habitações em Portugal
A energia gerada é injetada na rede elétrica nacional, contribuindo para uma maior penetração de fontes renováveis no balanço energético do país e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.



O PAI NATAL CHEGA A SILVES NO DIA 20 DE DEZEMBRO

 É já no sábado, dia 20 de dezembro, que a cidade de Silves se prepara para receber o Pai Natal, pelas 16h00.
Integrada no evento Silves Alegria do Natal, a iniciativa é promovida pelo Município de Silves e conta com entrada livre.
Vai ser uma tarde de verdadeira magia e muito espirito natalício que começa logo às 14h00 com a abertura do Mercadinho de Troca de Brinquedos pelo CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da IPSS - O Castelo de Sonhos.
O Pai Natal chega, às 16h00, acompanhado pela Mãe Natal, duendes, mascotes e animadores, ao Largo do Município, de onde irá partir em direção à Praça al-Muthamid, com passagem pelas ruas 5 de Outubro e Elias Garcia. Pelas 18h00, é a vez do espetáculo “As Músicas de Natal da Princesa Floco de Neve” subir ao palco da tenda principal inserida no recinto do Silves Alegria do Natal e encantar os mais pequenos.
Estão todos convidados a viver a Alegria do Natal, em Silves!
Até 04 de janeiro os melhores momentos estão no Silves Alegria do Natal, consulte o programa: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/4249/silves-alegria-do-natal-2025.aspx

Silves | RUA DO MERCADO E RUA DA FEIRA, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 20 DE DEZEMBRO

 A realização do Mercado de Natal irá obrigar ao corte total de circulação rodoviária da Rua do Mercado e Rua da Feira, em Pêra, no sábado, 20 de dezembro, entre as 08h00 e as 13h00.
O Município de Silves pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

Guias Intérpretes vieram conhecer a oferta turística do concelho de Cantanhede


Um grupo de Guias Intérpretes, constituído no âmbito do SNATTI – Sindicato Nacional de Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes, realizou em Cantanhede uma visita de carácter formativo integrada no seu plano anual de formação complementar.
O grupo foi recebido nos Paços do Concelho pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que na ocasião enfatizou “o interesse desta ação que pode ajudar a promover a diversidade dos recursos e dos produtos turísticos existentes neste território repartido entre a Gândara, a Bairrada e o Baixo Mondego”.  
Referindo-se “à aposta da autarquia na valorização da oferta turística", a líder do executivo camarário cantanhedense lembrou “as praias, o património edificado, os museus, os grandes eventos, com destaque para a Expofacic, os percursos naturais, a gastronomia e o enoturismo como alguns dos ativos mais relevantes deste setor de manifesta importância económica no concelho”.
Helena Teodósio manifestou ainda a total disponibilidade da Câmara Municipal para, através dos serviços de turismo, facultar todo o suporte aos Guias Intérpretes que organizem visitas para turistas no Município de Cantanhede”.
Depois da receção, o grupo partiu à descoberta do território segundo um programa que começou com o Percurso do Marquês, na cidade, e prosseguiu com a visita ao Museu da Pedra e ao Museu LOAD ZX.
Depois do almoço confeccionado pelos alunos do curso de cozinha e pastelaria e servido pelos alunos do curso de restaurante e bar da ETPC – Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, o programa incluiu as visitas à vila histórica de Ançã e ao Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede, bem como dois momentos de degustação de produtos locais, num dos casos proporcionada pela Junta de Freguesia de Ançã.

12ª Edição Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce “Os três castelos das três bruxas malvadas” já chegou às lojas Pingo Doce

 Lisboa, 19 de dezembro de 2025 – Já chegou às lojas Pingo Doce o livro “Os três castelos das três bruxas malvadas”, vencedor da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.  A obra, escrita por José Dias Pires e ilustrada por Maria Girão, junta-se à coleção exclusiva do Pingo Doce, criada para incentivar hábitos de leitura desde cedo e democratizar o acesso à literatura infantil.
 
O lançamento oficial aconteceu ontem, na NOVA Medical School, em Lisboa, numa cerimónia que celebrou mais um ano de promoção da literacia infantil.
“É com grande orgulho que assinalamos a 12.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, uma iniciativa que continua a reconhecer e a incentivar os talentos que dedicam a sua criatividade à escrita e à ilustração para os mais novos. No Pingo Doce, acreditamos que o contacto com os livros desde cedo é determinante para o desenvolvimento integral das crianças. Por isso, mantemos o nosso compromisso com a promoção da literatura infantil, tornando acessíveis histórias que inspiram, educam e enriquecem o universo das crianças”, afirma Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
 
A história de “Os três castelos das três bruxas malvadas” teve origem num desafio feito ao seu autor, numa escola, no qual José Dias Pires criou uma história original sobre as casas das bruxas. Entre castelos, feitiços e personagens mágicas, o conto explora o que acontece quando alguém tenta alcançar os seus objetivos através de ameaças. Com um ritmo dinâmico, trava-línguas e rimas, esta narrativa promete prender a atenção dos leitores mais pequenos, enquanto dá vida a protagonistas clássicos do imaginário infantil. A caracterização e o uso da cor das ilustrações complementam de forma dinâmica e envolvente o texto.
 
“O três castelo das três bruxas malvadas” está disponível nas lojas Pingo Doce pelo preço de 3,99€.
 
O maior prémio de literatura infantil em Portugal
 
Com 12 anos de existência, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior do género no país, distinguindo obras originais e inéditas de autores e ilustradores com obra publicada. Esta edição contou com mais de 1.600 candidaturas nas categorias de texto e ilustração.
 
As 11 obras previamente premiadas pelo Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce traduziram-se, até à data, em mais de 185 mil exemplares. No total de todas as edições o Pingo Doce já atribuiu 600 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.
 
A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 550 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros vendidos.
 
Sobre os autores:
 
José Dias Pires é um escritor, tradutor e educador português que nasceu e vive em Castelo Branco. Foi professor de todos os níveis de ensino e assume, atualmente, a função de Comissário do Festival Literário de Castelo Branco desde 2012. Tem-se dedicado, desde 2011, à tradução de literatura infantojuvenil e, para além de 11 obras de caráter pedagógico, tem editadas mais de duas dezenas de obras de poesia, teatro, ensaio e literatura para a infância.
 
Maria Girão, de 37 anos, formou -se em Design e Cultura Visual e tem vindo a desenvolver trabalho editorial, sobretudo na criação de capas. Colaborou com vários autores e editoras, entre os quais na antologia de poesia brasileira "Entre o Sono e o Sonho", que reúne cerca de 1.500 poemas de poesia contemporânea. Para a vencedora ilustrar é, também, uma forma de ler: escolher onde pousar o olhar.
 
*Ana Mendes

 

 

 

Porto de Mós | Orçamento para 2026 aprovado por unanimidade


Decorreu no dia 18 de dezembro, a reunião de câmara onde foi aprovado, por unanimidade e sem qualquer crítica por parte da oposição, o documento previsional para 2026, com um montante global que ascende a cerca de 41 milhões de euros.

O ano de 2026 será um ano de continuidade no que toca aos grandes investimentos definidos pelo Executivo. Destaca-se o grande foco na Educação, que ocupa mais de 40% das Grandes Opções do Plano, nomeadamente, com a execução da obra da Escola Secundária de Porto de Mós, com um investimento superior a 7 milhões de euros. Mas a nossa preocupação não está apenas centrada no investimento de capital, nas obras. O foco do Municipio está igualmente no bem-estar e qualidade de vida das famílias, na sua captação e fixação, por isso o Município pretende caminhar para a gratuitidade completa no acesso ao serviço de ensino no concelho, concedendo progressivamente isenção total dos serviços, do pré-escolar ao 12º ano como já existe nos transportes escolares e irá acontecer nas componentes de apoio à família, nas fichas de apoio e nas refeições escolares, com escalonamento anual até final do presente mandato.

Outro tema em destaque no orçamento para 2026 é a Saúde, onde estão vertidos diversos investimentos em infraestruturas com cerca de 1,5 milhões de euros, com destaque para a conclusão das obras no Centro de Saúde de Porto de Mós financiadas pelo PRR e a garantia de instalação do CDI-Centro de Diagnóstico Integrado (que inclui entre outras valência a radiologia) e que permitirão o reforço da qualidade da prestação de serviços aos munícipes, assim como a melhoria das condições para os profissionais de saúde. Nesta área, importa igualmente referir a continuação do investimento no plano de saúde gratuito para os cidadãos residentes no Concelho de Porto de Mós, cuja aplicação tem sido muito significativa por parte da população (já conta com mais de 16.000 munícipes aderentes), o que revela o sucesso da medida e incentivo para continuar tal investimento.

Uma das novidades deste orçamento é o inédito investimento em Segurança e ordem pública, cerca de 250 mil euros, com o objetivo de instalar um sistema de videovigilância nas vilas de Porto de Mós e Mira de Aire, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, com o objetivo de dissuadir a pequena criminalidade e sobretudo reforçar a sensação de segurança nestas duas vilas.

Como referências relevantes para o próximo ano, o Executivo destaca a aposta na Habitação, através de um projeto conjunto da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com a criação de uma agência para a habitação onde está prevista a criação de dezenas de fogos a custos controlados para apoio ao mercado de habitação que atravessa carências significativas. Vamos igualmente ampliar a oferta no transporte de passageiros com o reforço do serviço Vamós, através da disponibilização de mais uma viatura para responder à necessidade de aumentar linhas e adequar horários às necessidades dos utilizadores, a cobertura de todo o concelho com o serviço de transporte flexível a pedido, bem como a implementação da “rápida” Porto de Mós – Leiria – Porto de Mós, que permitirá uma mobilidade constante e diária para a capital do distrito.

Este é um orçamento em linha com os anteriores em termos de receitas fiscais, ou seja, os impostos continuarão nos mínimos para empresas e famílias, sempre com um desígnio na sustentabilidade financeira das contas do Município, que continuarão a merecer a maior atenção por parte deste Executivo, como demonstra o Anuário financeiro publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e que transmite anualmente a boa gestão e saúde financeira do Município nos últimos anos.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação