quinta-feira, 22 de maio de 2025

Hamlet por Nuno Cardoso no Teatro Aveirense; Cultura perto de Si promove Novo Circo e Música em várias localidades de Aveiro; II Seminário Local CreArt decorre a 4 de junho no Atlas Aveiro


I – Hamlet por Nuno Cardoso no Teatro Aveirense
Clássico de William Shakespeare é apresentado nos dias 30 e 31 de maio no TA; Um espetáculo do Teatro Nacional São João encenado por Nuno Cardoso; Os tempos modernos à luz da obra que mais literatura gerou depois da Bíblia
Depois da aclamada estreia em abril, no Porto, o Teatro Aveirense revela o olhar de Nuno Cardoso sobre Hamlet, de William Shakespeare, texto fundamental da dramaturgia universal e a obra que mais literatura gerou depois da Bíblia. Uma criação do Teatro Nacional São João para ver em Aveiro nos dias 30 e 31 de maio, às 21h00.
A história do Príncipe da Dinamarca é a história da nossa vacilação face a essa pergunta primordial: “Quem sou?”. Hamlet é o arquétipo da literatura ocidental sobre a consciência humana. O desejo de vingança, o engano e a duplicação (a peça dentro da peça) não escondem um vazio que corrói este Príncipe. É à inquirição da cegueira de si, patologia dos tempos modernos, que Nuno Cardoso se lança, nesta sua sexta incursão pelo universo do dramaturgo inglês.
Hamlet conta com o elenco residente do Teatro Nacional São João – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Almendra e Pedro Frias – ao qual se juntam Alberto Magassela, João Cravo Cardoso, Jorge Mota, Mário Santos e Sandro Feliciano. A música é de Pedro “Peixe” Cardoso, dos Ornatos Violeta, figurinos de Nelson Vieira e vídeo de Luís Porto. Um espetáculo realizado em coprodução com o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro.

II – Cultura perto de Si promove Novo Circo e Música em várias localidades de Aveiro
O programa municipal Cultura Perto de Si prossegue nos próximos dias com a apresentação de um espetáculo de novo circo e vários concertos musicais, que terão lugar em diferentes espaços das freguesias do concelho de Aveiro.
Na próxima sexta-feira, 23 de maio, pelas 21h30, o Centro Cultural de Esgueira acolhe o espetáculo “Lari – Fari”, pela companhia Cia. Marimbondo. A proposta junta humor, magia, malabarismo, música e interação com o público, numa apresentação dinâmica a cargo de uma divertida dupla cómica.
No sábado, 24 de maio, também às 21h30, a Casa de Música – Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro, em Aradas, recebe o concerto “Glória Heróica”, que junta a Associação Recreativa Eixense – Banda de Eixo, o Coro de Santa Joana e o Coro Graduale. O programa inclui a interpretação do “Glória”, de John Rutter, e das Canções Heróicas, de Fernando Lopes Graça.
O fim de semana seguinte arranca com o Concerto de Primavera, no dia 30 de maio, sexta-feira, às 21h30, no auditório da antiga Junta de Freguesia de Cacia. Em palco estará a formação de música ligeira Ria Jazz Orchestra, da Escola de Música da Quinta do Picado, com um repertório que celebra a chegada da primavera através de melodias inspiradas na renovação e alegria da estação.
No sábado, 31 de maio, também às 21h30, o auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha será palco de mais um Concerto de Primavera, desta vez protagonizado pela Banda Sinfónica da Escola de Música da Banda Amizade. O evento representa uma oportunidade para a comunidade se reunir e apreciar o talento dos músicos locais, num ambiente de celebração da cultura e da estação.
A entrada para todos os espetáculos é livre, estando sujeita à lotação dos espaços.

III – II Seminário Local CreArt decorre a 4 de junho no Atlas Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro promove, no próximo dia 4 de junho (quarta-feira), entre as 10h00 e as 17h30, no Atlas Aveiro, o II Seminário Local CreArt, subordinado ao tema “Gestão de Carreiras nas Artes – da Ideia ao Projeto”.
A iniciativa insere-se no âmbito do projeto CreArt 3.0 – Rede de Cidades para a Criação Artística, e integra o ciclo de Ações de Capacitação do Setor Cultural e Criativo, previsto no Plano Estratégico para a Cultura 2019–2030 do Município.
O seminário será orientado por Vanessa Pires e dirige-se a artistas, criadores, performers, músicos, produtores independentes e outros profissionais da cultura que procuram adquirir maior clareza, estrutura e autonomia na construção das suas carreiras artísticas.
O objetivo da formação passa por dotar os participantes de ferramentas práticas para a gestão estratégica da carreira artística, promovendo o empreendedorismo cultural e a tomada de decisões conscientes, através de uma abordagem que articula a visão criativa com a organização profissional.
Mais do que apresentar soluções pré-formatadas, este seminário oferece um espaço de reflexão e ação, sustentado na experiência concreta de profissionais das artes, num setor em constante transformação.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 2 de junho, através do endereço de e-mail: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário