sábado, 24 de maio de 2025

PROJETO-PILOTO “HOSPITAL NO DOMICÍLIO SÉNIOR” APRESENTADO NA MARINHA GRANDE

 Foi apresentado no passado dia 20 de maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, o projeto-piloto “Hospital no Domicílio Sénior”, uma iniciativa conjunta da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, em colaboração com o Município da Marinha Grande.
O evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Manuel José Carvalho; do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; e de vários parceiros do distrito.

O presidente da Câmara congratulou-se por “acolher a apresentação e a implementação inicial deste projeto inovador” e reforçou “a disponibilidade do Município para continuar a trabalhar com estas instituições, para a melhoria contínua dos serviços de apoio à população sénior do concelho.
O presidente da ULSRL esclareceu que “queremos evitar deslocações desnecessárias e garantir respostas clínicas de qualidade aos seniores”. Para o diretor da Segurança Social de Leiria, “esta articulação melhora a eficiência dos serviços e o bem-estar dos utentes”.

A criação deste novo modelo de intervenção resulta de uma análise conjunta entre a ULSRL e o Centro Distrital da Segurança Social, na qual se identificou a necessidade de uma resposta mais eficaz para as situações clínicas dos seniores acolhidos em instituições sociais.

Este projeto inovador visa otimizar o acesso dos idosos, acolhidos em respostas sociais, ao Serviço de Urgência hospitalar, através da criação de uma “Via Direta” de comunicação e consultadoria entre as instituições de acolhimento e os serviços hospitalares. O objetivo é reduzir deslocações desnecessárias, agilizar processos e melhorar a prestação de cuidados de saúde a uma população particularmente vulnerável.
Inspirado nos bons resultados da “Via Verde do AVC”, o “Hospital no Domicílio Sénior” procura promover um modelo de intervenção baseado numa relação próxima, ágil e eficaz entre os profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e os profissionais hospitalares, através de equipas técnicas multidisciplinares, espaços físicos adequados, comunicação estruturada, formação especializada e meios de transporte articulados.

O projeto irá arrancar em duas fases:
1.ª fase – de 1 de junho a 31 de agosto de 2025, envolvendo 9 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da região, incluindo o Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande;
2.ª fase – de 1 de setembro a 30 de novembro de 2025, dirigida a 7 Lares Residenciais, com destaque para a APPACDM da Marinha Grande;
3.ª fase - a partir de 1 de dezembro de 2025, com alargamento a outras respostas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário