quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Um buraco a crescer no Montepio # Sem defesa contra o Diesel

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Aqui estão as notícias desta noite:

O genro de Trump perdeu acesso a informações confidenciais, nomeadamente ao relatório de informação dos serviços governamentais que é fornecido ao Presidente diariamente. A 'culpa' é de John Kelly, chefe de gabinete de Trump.
Nicolas Maduro ganhou um adversário nas presidenciais. Henri Falcon, um ex-governador 'chavista' e militar reformado, classificou o actual líder da Venezuela como "o candidato da fome"
Foi descoberto um passaporte falso de Kim Jong-un. O documento foi emitido em 1996 e dava identidade brasileira ao líder norte-coreano, assim como ao seu pai. Foi com uma identidade brasileira que Kim conseguiu viajar pelo estrangeiro.
O Festival da Canção perdeu um candidato - e livrou-se de mais uma polémica: Diogo Piçarra desistiu, na sequência da acusação de plágio.

O que marca o dia

A nossa mancheteO buraco do Montepio agravou-se para cerca de 300 milhões. O Conselho Geral da associação mutualista vai reunir hoje para aprovar o relatório de actividade, não sendo de excluir que a discussão derive para ajustes nas listas candidatas aos órgãos sociais da Caixa Económica Montepio Geral, neste momento “bloqueadas” no Banco de Portugal. Mas tem, nas contas ainda de 2016, um problema por resolver, como explica a Cristina Ferreira.
Já a CGD, vai avançar com novo plano de rescisões. Em 2017, o banco público ficou com menos 547 trabalhadores.
O acordo sobre fundos comunitários está bem encaminhado. Governo e PSD mostraram optimismo à saída da primeira reunião. Mas o ministro não dispensa os parceiros à esquerda de um acordo.
Com tanta concórdia, há espaço para a discordância? A pergunta serve para a estreia de Fernando Negrão, no debate quinzenal de hoje. E os seuscríticos já lhe exigem uma "vitória" contra Costa.
À esquerda, o Bloco desconfia“O PSD está à procura de um palco que não tem à custa da chantagem do diálogo” com o PS, diz Pedro Filipe Soares, numa entrevista ao PÚBLICO. A “geringonça” está abalada pelo ciúme, Manuel Carvalho?
Amanhã, é a vez de Rui Rio se encontrar com Cristas. E a líder do CDS quer sair da reunião com uma alternativa às "esquerdas unidas".
Para já, o Governo tem outros problemas por resolver.
Na Saúdetrês directores do hospital de Faro pediram demissão por dificuldades nos serviços; vários hospitais admitem erros na contratação de médicos; e o centro de reabilitação do Sul fechou dois terços das camas por falta de profissionais.
Na Educaçãonem todos os alunos carenciados vão ser apoiados pelo Estado, conta a Clara Viana; e a negociação do tempo de serviço regressa, com poucas esperanças por parte dos professores.

"Então e nós?" - perguntam os militares. Se as negociações sobre carreiras não chegarem às Forças Armadas, os protestos chegarão lá, diz a associação sindical àTSF.
Deixo-lhe só mais duas notícias que merecem atenção:
O número de imigrantes com autorização para trabalhar em Portugal.Foram 3500 no ano passado, mas os dados ainda não permitem tirar conclusões sobre efeito de nova lei, que entrou em vigor em Agosto.
E a preocupação da nova presidente da Raríssimas"Há mecenas que disseram que não iam continuar a ajudar-nos”, diz Sónia Margarida Laygue, numa entrevista ao Observador.

Acrescentar um ponto 

1. Vamos proibir carros a Diesel nas cidades? O tema de ontem é o destaque do PÚBLICO hoje: Um tribunal alemão deu a opção aos autarcas, para combater níveis de poluição inadmissíveis e, com isso, abriu uma discussão cheia de interrogações. E por cá? Portugal não tem medidas de emergência, quando a qualidade do ar é má, explica a Ana Maia. E tem um sério problema de fiscalizaçãoonde já há carros proibidos de circular. Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, mantém a esperança: "Gasóleo fora das cidades? Talvez em breve"
2. Ghouta: a responsabilidade de proteger. "A questão central da Síria não era o extremismo fanático nem o seu fugaz Estado Islâmico. A questão primária era o conflito entre um regime ditatorial brutal e os seus cidadãos." Álvaro Vasconcelos, antigo director do Instituto de Estudos de Segurança da UE, explica-nos o que está em causa no maior massacre das últimas décadas.
3. A investigação sobre a Rússia bateu à porta da “fábrica de trolls”. O procurador especial Robert Mueller apresentou uma acusação contra uma empresa russa que executa campanhas de desinformação na Internet. No Podcast Fogo e Fúria, Alexandre Martins, Hugo Torres e João Ruela Ribeiro discutem a polémica e questionam-se se Portugal já foi alvo de campanhas semelhantes. 
4. Viver para sempre? Talvez sim, mas não tão cedo. A Immuneteph é uma empresa portuguesa que trabalha em terapias que melhoram o sistema imunitário, para o preparar contra as infeções bacterianas. O projecto parece tão promissor que a Fundação Gates já lhe concedeu apoio financeiro. Bruno Santos, um dos seus líderes, conversa connosco sobre uma das grandes dúvidas da humanidade: podemos viver para sempre? E queremos? No Podcast Mutante.

A agenda de hoje

É dia de estreia (e de teste) para Fernando Negrão, mas vai ser o PCP a abrir o debate quinzenal de hoje, com perguntas sobre "direitos dos trabalhadores". De manhã, o INE dá argumentos a Costa, ou não, confirmando o PIB de 2017 que ficou nos 2,7% - e explicando qual foi o motor desse crescimento. Um dos factores certos é o Turismo, que é alfa e ómega da BTL, que abre hoje portas.
Lá por fora, conhecemos o PIB americano (que se estima nos 2,5%). E tambémo ponto de situação sobre o Brexit, na versão do representante da Comissão Europeia, Michel Barnier.
Quanto ao desporto, hoje é dia grande na Taça de Portugal, com uma daquelas meias-finais imprevisíveis: o Aves recebe o Caldas, que veio do terceiro escalão para pôr "os grandes na linha". Chegará ao Jamor?
Fecho com uma sugestão: que marque lugar no Festival P deste sábado, no Porto. Nós reservámos o dia para falarmos de tudo, consigo. E para conversarmos sobre a memória, o tema sugerido pelo Vicente Jorge Silva, o nosso fundador, que é o "director por um dia" da nossa edição de aniversário, já na segunda-feira. O programa está aqui, cheio de surpresas - e o Podcast Reservado ao Público já destapa o véu. Amílcar, Vicente, podem explicar aos leitores por favor?
Encontramo-nos por lá?
Dia feliz, dia produtivo.
Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário