No dia 28 de março, o Edifício Paço de Tavarede, na Figueira da Foz, recebeu a sessão temática “Desporto, Ética e Igualdade”. Numa sala lotada abordaram-se os temas da inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência, desde a formação à prática desportiva, à igualdade de oportunidades no desporto passando ainda pela ética desportiva.
Na sessão de abertura, a vice-presidente da Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP) e responsável pelo projeto “Reativar”, Marta Santos, adiantou que “as temáticas de igualdade de género são transversais a toda a sociedade” e que “num contexto democrático devemos lutar por uma sociedade mais justa onde homens e mulheres possam praticar todas as atividades de igual forma”. Mas não só, para Marta Santos “o acesso à prática desportiva por todos, num contexto de cidadania, é poder praticar toda a atividade de acordo com as dotações individuais e não de acordo com estereótipos que nos são transmitidos em termos de educação e culturalmente”.
“Temos de perceber que a prática desportiva de cooperação, e não meramente competitiva, pode levar os jovens a crescer num contexto de solidariedade, de respeito, de ética e que através da prática desportiva é importante para interiorizar esses valores”, acrescentou a vice-presidente da AFMP, desafiando as associações desportivas presentes a colaborar no programa “Namorar com Fair Play”.
Por uma sociedade de valores sem violência, a AFMP propõe-se a participar nas iniciativas desportivas promovidas no concelho da Figueira da Foz de forma a sensibilizar os jovens e as suas famílias para uma “sociedade sem violência, de cooperação e de ajuda”.
Na ocasião, a vereadora do desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Mafalda Azenha, destacou que se trata de um tema “premente que está em cima da mesa” por isso “devemos refletir sobre os aspetos da igualdade de oportunidades” estimulando o “nosso crescimento enquanto pessoas” e para “transformar jovens em bons cidadãos”.
A conversa teve como moderador o presidente da Associação de Karaté-Do da Figueira da Foz, Henrique Costa, que partilhou opiniões com a diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão, com o atleta internacional de basquetebol em cadeiras de rodas Nelson Oliveira, e com a ex-atleta olímpica da modalidade de canoagem Beatriz Gomes.
A sessão temática “Desporto, Ética e Igualdade” foi organizada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela Associação Fernão Mendes Pinto.
______________________